Translate

sábado, 2 de julho de 2011

AUTOR DÁ DICAS PARA QUEM PRETENDE ESCREVER BIOGRAFIAS

 Com base na sua experiência com a bigrafia O Maestro, sucesso de lançamento no Rio e São Paulo, o jornalista Fabio Steinberg pretende compartilhar com os interessados a necessidade de escrever suas histórias de vida, pessoais ou familiares. O seu livro, que retrata um entre tantos imigrantes que fizeram a história do Brasil, ele constatou como a preocupação crescente das pessoas em resgate o seu passado, o que o motivou a iniciar um ciclo de palestras e debates sobre este assunto. Os primeiros encontros serão em livrarias no interior de São Paulo, começando por Santos e Itu.


O Maestro, biografia de Mayer Ambar, fundador da Bel Air Viagens, narra também a vida dos judeus egípcios no início a metade do século passado até sua expulsão do país pelo regime nacionalista em 1956. Traz ainda um panorama do Rio de Janeiro nos anos 50, na fase áurea como capital federal, que coincide com os primeiros anos de Ambar no país. Com introdução do maestro João Carlos Martins, a narrativa se baseia em depoimentos dos que conviveram com Ambar, produzindo o retrato de um empreendedor e líder nato, ser humano exemplar, e grande amante da música.
O LIVRO
Sinopse:

Retrata a vida de Mayer Ambar, de sua infância no Cairo à chegada ao Brasil, do aprendizado da língua ao primeiro emprego, da luta para sobreviver até a fundação da Bel Air Viagens, que se torna a maior de sua época na nascente indústria do turismo brasileiro. Mostra a força de vontade de Ambar na superação dos problemas contínuos de saúde, e seu otimismo, realizações e visão que o transformam em ser humano querido e ícone no turismo, numa história que se confunde com a de todo imigrante que luta para começar e vencer em território desconhecido. Destaca a solidariedade de pessoas ou coletividades que acolhem com carinho e amor compatriotas que chegam ao país. Neste sentido, a vida exemplar de Mayer Ambar é universal e fonte de inspiração.

Detalhes complementares:
Influenciado pela obra Brasil, País do Futuro do famoso escritor austríaco Stefan Zweig, o jovem judeu egípcio Mayer Ambar resolve emigrar para o Brasil em 1946. Além de dominar várias línguas, traz na bagagem apenas coragem, otimismo e simpatia. Dotado de espírito democrático e personalidade cativante, é carinhoso com todos. Idolatra a música clássica e faz dela companheira inseparável em sua existência, nos bons e maus momentos. Sem ter estudado música, encanta pessoas ao piano que toca de ouvido, enquanto abre caminho pessoal e profissional no novo território. Nem mesmo a saúde precária, seu único inimigo, reduz sua vontade de viver, e ele sabe driblar as enfermidades com alegria e humor.

A partir de depoimentos de parentes, colegas e amigos, gravados há 15 anos, somados a entrevistas e pesquisas, o livro resgata a epopeia de Mayer Ambar. O Maestro trafega pela sua infância no Cairo em sua época de ouro à chegada ao Rio de Janeiro em seu auge como capital do Brasil. Cobre do aprendizado do jovem do novo idioma ao seu primeiro emprego, até a fundação da Bel Air Viagens, que se tornaria a maior de sua época e modelo para a nascente indústria do turismo brasileiro. As suas realizações e visão o transformam em ícone do mercado do turismo e modelo de ser humano.

Tendo como pano de fundo o cotidiano dos judeus-egípcios no começo do século 20 até sua expulsão pelo governo Nasser, o livro expõe a extensão e o significado desse êxodo, um assunto pouco explorado no Brasil. Destaca a férrea determinação de um imigrante, a mesma de tantos outros que trocam o universo conhecido pela esperança no novo território. Registra também a solidariedade de pessoas ou coletividades que acolhem seus compatriotas com carinho e amor.

O AUTOR
Fabio Steinberg, carioca radicado há 17 anos em São Paulo, é formado em Jornalismo e Administração. Foi por quase 25 anos executivo de empresas como IBM, AT&T, Hill & Knowlton e TV Globo. Há 15 anos tornou-se consultor em comunicação empresarial, atividade que exerce com a de jornalista. Colunista das revistas Alfa e Viagens S.A. e do jornal Diário do Comércio de São Paulo, colabora também para diversas publicações e blogs. É autor dos livros Ficções Reais (Campus) e Viagem de Negócios (Panda).


SERVIÇO:
O Maestro
Publicação: Editora C4 / It Books
R$ 34,00
16 x 23 cm
180 páginas
Brochura
ISBN: 978-85-99353-25-7

VENDAS:
São Paulo:
Livraria da Vila
Alameda Lorena, 1731
Jardins

Rio de Janeiro:
Livraria Leonardo da Vinci
Av. Rio Branco 185 - Subsolo
Ed. Marques de Herval


MAIS INFORMAÇÕES:
Fabio Steinberg
fabio@steinberg.com.br
(11) 9958-2000
(11) 5055-5002
(11) 4023-3900



Nenhum comentário:

Postar um comentário