Translate

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sesc Pinheiros Apresenta SOLOS DE DUOS


Direção e Concepção Diogo Granato

Espetáculo de dança estreia dia 17 de abril na Sala de Leitura do Sesc Pinheiros

Um trabalho de depoimentos pessoais em dança sobre relacionamentos amorosos nos dias de hoje. Os intérpretes-criadores usam a abstração da dança para contar histórias que aconteceram com eles, expondo a dificuldade de se relacionar em uma época onde não há mais padrões a serem seguidos.

Cada intérprete, ou cada dois intérpretes, escolhe um tema, músicas, qualidades corporais e dramaturgia que são trabalhadas e verticalizadas em colaboração com o grupo e guiadas pelo diretor.

Dentro do conceito-mãe de Solos de Duos, os intérpretes começam a exercitar a conceituação de suas danças, entrando em outra fase da experiência artística. Neste trabalho parte da criação vem da direção e passa para as mãos dos intérpretes.

Solos de Duos é um espetáculo do Silenciosas+GT’aime  criado para ser apresentado em lugares alternativos, como ambientes públicos, abertos ou não, que estejam situados ou ligados a espaços culturais diversos. Podem ser eles: salas multiuso, salas de exposição, corredores, pátios, jardins, vãos, bibliotecas, centros e praças de convivência, restaurantes ou outros espaços de alimentação, entre outros lugares designados à circulação de pessoas dentro desses espaços culturais. Faz parte do conceito-mãe também, a proposta de que os intérpretes desenvolvam solos adaptáveis a diferentes ambientes, visto que o trabalho será apresentado em lugares alternativos diferentes entre si.

“Site Specific” é um termo que significa, além de sua tradução literal de “lugar específico”, uma criação artística especialmente desenvolvida para acontecer em um lugar alternativo. Solos de Duos é um trabalho que se encaixaria melhor no termo “Site non-specific” (lugar não específico), pois pretende ocupar vários lugares alternativos, e não um lugar alternativo específico.
A característica de arte ambiente, de arte que transforma e evidencia, levando em conta o lugar que ocupa, é igual a do Site Specific. Esse termo, mais conhecido nas artes plásticas geralmente lida com uma obra, e quando falamos de intérpretes cênicos ocupando esse ambiente, ampliamos a capacidade de adaptação em tempo real, e se tratando de improvisação, ampliamos ainda mais essa adaptabilidade da obra, podendo ambientá-la em novos lugares mantendo sua relação com o ambiente.
O Espetáculo Improvisos explorou a Dança Artesanal no teatro, Dançando na Cidade, nas ruas e praças (lugares públicos sem qualquer pré indicação de atividade cultural), Jam Session, nos lugares destinados a interação com a plateia, e agora Solos e Duos pretende explorar a Dança Artesanal em lugares alternativos, porém com notória atividade cultural.

Silenciosas + GT’aime
O grupo surgiu da união de dois grupos de pesquisa dirigidos por Diogo Granato. As Silenciosas possuem experiência na pesquisa do movimento específico, produzindo experimentações em dança. O GT’aime tem maior experiência nos jogos e estado cênico, tendo como base de seu trabalho a mistura de técnicas de dança, teatro e artes marciais. 
Os trabalhos do grupo são ricos em humor, jogo teatral, relação direta com o público e dança vista como um depoimento pessoal. O grupo descobre seus conceitos artísticos através da experimentação e do treinamento. 
Os trabalhos criados pelo coletivo dentro de sua proposta de realização de Jogos de Dança são: ImprovisosDançando na CidadeJam Session e Solos de Duos.

SOLOS DE DUOS
Sesc Pinheiros – Sala de Leitura (50 lugares)
Rua Paes Leme, 195 - Tel. 3095.9400
Informações da bilheteria: Terça a sexta das 10h às 21h30. Sábados das 10h às 21h, domingos e feriados das 10h às 18h30. www.sescsp.org.br/pinheiros

 Terças e Quartas, às 20h30
Grátis

 Duração:  40 minutos
Recomendação:  livre para todos os públicos

  Somente 7 apresentações

Abril: 17, 18, 24 e 25
Maio: 02, 08 e 09 (exceto dia 1º)

Ficha Técnica:

Direção e Concepção: Diogo Granato 
Intérpretes-criadores:
Ana Noronha
Carolina Brandão
Flavio Falcone
Michelle Farias
Nathalia Catharina 
Iluminador-Intérprete: Marcelo Esteves
Produção: Cau Fonseca
Assistente de Produção: Guilherme Funari