Translate

terça-feira, 17 de abril de 2012

"A Alma do Negocio" no Teatro São Paulo



 Dobra Schumanniana apresenta a atualidade da obra de 
Robert Schumann no século 21
 
.
 
Música e linguagem eletrônica videográfica encontram-se no concerto-instalação, interpretado ao piano pelo Duo Heloisa e Amilcar Zani e projetado em vídeo por Branca de Oliveira, que acontece de 18 a 22 de abril. 
Em pauta, a obra do grande músico e compositor alemão do século 19 Robert Schumann(1810-1856). O espaço, em formato de arena, abriga um palco central, redondo e elevado e, no centro, está um piano para a performance dos músicos Heloisa e Amilcar Zani. Envolve o palco uma tela transparente e circular, usada para a multiprojeção em vídeo criada pela artista visual Branca de Oliveira. Entrada franca. Censura: Livre.
 
 
 
 
 
 
 













PARA ROTEIRO:
A DOBRA SCHUMANNIANA
projeto A Dobra Schumanniana visa a realização de um conjunto de atividades culturais relacionadas à importância deste compositor e pensador do século XIX, que, pelo seu gênio criativo e singularidade de procedimentos, se conjuga hoje a experimentos artísticos originais, tornando-se simultaneamente fonte de inspiração e objeto de estudo.

De 18 a 22 de abril na Caixa Cênica do SESC Pompeia - Rua Clélia 93Caixa Cênica. Com retirada de ingressos 1h antes das apresentações. Livre para todos os públicos. Grátis (inteira); Grátis (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). De 18/04 a 22/04. Quarta a Sexta, às 21h30. Sábado e Domingo, às 16h e 19h30Duração – 50 minutos. Encontro com os artistas dia 19 de abril, às 20hO espaço permanecerá aberto ao público de quinta a sexta das 10h às 21h e sábado e domingo das 10h às 15h30, com projeções de imagens e sons da performance musical.Telefone - (11) 3871-7700. Não temos estacionamento. Portal www.sescsp.org.brFuncionamento da bilheteria do SESC Pompeia – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos e feriados, das 9h às 19h.



ARTEPLURAL – Assessoria do eventoFernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Douglas Picchetti - 11. 9814-6911
www.twitter.com/arteplural  Facebook – Arteplural

Músicas de Roberto Carlos na trilha de
As canções que você dançou pra mim,
agora nos palcos do Sesc Belenzinho
Foto Cintia Pimentel

CalhambequeAmada amanteSplish SplashFera FeridaNamoradinha de um amigo meuDesabafoFalando sérioCama e mesa são algumas canções do pout-pourri que embala a coreografia


Após curta temporada no Sesc Pompéia, com sessões lotadas, As canções que você dançou pra mim, volta aos palcos mas agora no Sesc Belenzinho nos dias 21, 22, 28 e 29 de abril de 2012.
Eleito um dos melhores espetáculos de dança de 2011 pelo jornal O GLOBO, se debruça, ineditamente pela companhia, na obra do rei Roberto Carlos, e visita as décadas de 1960, 1970 e 1980.
A Focus Cia. de Dança está sediada na cidade do Rio de Janeiro, e desde 2000, sob direção de Alex Neoral, montou dez coreografias que foram reconhecidas e premiadas. Atualmente é uma das principais companhias da cena brasileira, tendo obtido grande repercussão inclusive no exterior, quando excursionou por 30 cidades da França entre 2010 e 2011 com os espetáculos do seu repertório.
No palco, oito bailarinos dançam embalados ao som de CalhambequeAmada amanteSplish SplashFera FeridaNamoradinha de um amigo meu,DesabafoFalando sérioCama e mesa, entre outras eternizadas na voz de Roberto Carlos. “É a primeira coreografia que crio a partir da palavra cantada, característica que leva a dança para novos caminhos”, afirma Neoral.
A coreografia
Quatro casais são embalados por um grande pout-pourri com 72 canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos. Músicas que marcaram épocas e que já se tornaram clássicos da MPB aparecem agora como mote principal de As canções que você dançou pra mim.
Focus cia de dança
A Focus Cia. de Dança é hoje uma das mais atuantes companhias de dança carioca. Entre 2010 e 2011, a cia. se apresentou em 32 cidades francesas destacando a aclamada Bienal da Dança de Lyon em setembro de 2010. No exterior já levou sua arte também para Alemanha e Panamá e no Brasil, para quase 50 cidades, entre capitais e cidades do interior. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a cia. tem o apoio do SESC Rio, e por dois anos consecutivos fez parte do Projeto de Residência Artística SESC Rio. Em 2007 e 2008 foi indicada entre os melhores trabalhos do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. E em 2011 teve o trabalho “As canções que você dançou pra mim” entre os 10 melhores pelo Jornal O Globo.
Em seu repertório coreográfico destacam-se As canções que você dançou pra mim (2011), Impar (2010); Strong Strings (2009); Interpret. (2009); Um a Um (2009); Ao Vivo (2009); Zap (2009) que fez parte da 10ª edição do SOLOS DE DANÇA DO SESC; Pathways (2008) criado especialmente para o JUNGE CHOREOGRAPHEN 2008 em comemoração aos “50 Jahre Noverre-Gesellschaft” em Stuttgart na Alemanha; B612 - O essencial é invisível aos olhos (2008); Outro Lugar (2007) criado especialmente para o projeto 4Movimentos do CCBB e que teve seu vídeo-dança selecionado para a programação do Dock 11/Pool 07 em Berlim, Dança em Foco no Brasil e eleito um dos dez melhores de 2007 pelo Caderno B - Jornal do Brasil; Quase Uma (2005).
As apresentações no SESC Belenzinho fazem parte da série Outro Repertório, projeto que convida artistas para releituras e reinvenções da obra de compositores significativos na história da música. Em abril, Roberto Carlos será homenageado no projeto. Além do espetáculo de dança As Canções que Você Dançou pra Mim, haverá shows com Célia & Wanderléa, Lafayette & Os Tremendões, Marcelo Jeneci, Del Rey e Teresa Cristina.
A escolha do repertório musical, pelo diretor Alex Neoral
“Sempre tive o desejo de coreografar canções de Roberto Carlos, o nosso rei da música popular brasileira. Mas confesso que, pela sua popularidade e presença há tanto tempo na vida e memórias de tantas pessoas, levar Roberto para a cena se torna algo sério... Suas músicas já inspiraram muitos outros criadores, tanto na dança, como no cinema, teatro, e até em escolas de samba... E foi através de uma brincadeira que consegui enxergar algo novo para essa nova criação. A brincadeira foi na composição da trilha do trabalho: um grande pout-pourri que compõe uma grande história. Músicas que fizeram e farão histórias de tantos Robertos, Carlos, Claudias, Marias, e tantas outras pessoas que ainda se apaixonarão pelas baladas do nosso rei. E para um rei, mais uma homenagem nunca é demais!", destaca o coreógrafo e diretor Alex Neoral, de 32 anos, que está prestes a completar 18 anos de trajetória profissional.

Ficha técnica
Direção, Concepção, Coreografia: Alex Neoral Direção de Produção: Tatiana Garcias Produção Executiva: Náshara Silveira Produção Local (SP): Jhefferson FilóIluminação: Binho Schaeffer Operação de Luz: Phelipp Raposo Criação e Edição Musical: Alex Neoral Edição de Som: Rodrigo Marçal Figurinos e Visagismo: André VitalAmbientação Cênica: Marcio Jahu Confecção de Figurinos: Jacira Garcias Assessoria de Imprensa: Márcia Marques | Canal Aberto Fotos: Marian Starosta e Cintia Pimentel Programação Visual: Gabi Caspary Técnico de Palco: Wellison Rodrigues Dançado e Criado com: Alex NeoralCarol PiresClarice Silva, Lucas Nunes, Marcio JahúMarisa TravassosMônica Burity Rodrigo Werneck ProduçãoNeoral Garcias Produções Artísticas LTDA. Realização: SESC SP

SESC BELENZINHO - Dias 21, 22, 28 e 29 de abril de 2012
Duração: 55 minutos Recomendação: 12 anos

Rua Padre Adelino, 1000 - CEP 03303-000 - Telefone: (011) 2076-9700
Sábados, às 21h30. Domingos, às 18h30
Local: Sala de Espetáculos II Lotação: 120 lugares
Horários: Dia 21/04 (feriado), às 18h30 
        Dia 28/04 (sábado), às 21h30
        Dias 22 e 29, domingos, às 18h30
Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00 / R$ 5,00 (Ingressos à venda pela Rede INGRESSOSESC a partir das 14h de 30/03).
sescsp.org.br
ESTACIONAMENTO
Para espetáculos com venda de ingressos: 
R$ 6,00 (não matriculado);
R$ 3,00 (matriculado no SESC - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo / usuário)

CANAL ABERTO ASSESSORIA DE IMPRENSA
Márcia Marques – email: canal.aberto@uol.com.br
Fones: 011 2914 0770/ 011 3798 9510/Celular: 011 9126 0425

SESC Belenzinho
Assessoria de Imprensa
Jacqueline Guerra: (11) 2076-9762
Sueli Freitas: (11) 2076-9761
Priscila Capistrano: (11) 2076-9763

Projeto Grandes Vozes traz o grande barítono italiano Renato Bruson


Dia 27 de abril, sexta-feira, às 20h30, o Projeto Grandes Vozes traz o grande barítono italianoRenato Bruson, um dos mais importantes barítonos internacionais, no Theatro São Pedro, em São Paulo. Opianista é Anderson Brenner. No repertório, trechos de óperas de VerdiPuccini, Tosti, Ponchielli e Cilea. Participam do recital Mere Oliveira (Mezzo-soprano), Rinaldo Leone (Tenor) e Tati Helene (Soprano). O recital integra o Momento Itália Brasil. Realização: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, através do Instituto Pensarte. Apoio: Consulado Geral da Itália, Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e Instituto Europeu de Design. Ingressos a R$ 20,00.

Projeto Grandes Vozes traz anualmente os mais importantes cantores líricos internacionais.

Renato Bruson realizará três master-classes no Theatro São Pedro, nos dias 24, 25 e 26 de abril, das 15h às 19h. Há vagas para ouvintes. Grátis!

Programa completo:

Primeira parte:

F. P. Tosti (1846-1916)
L´ultima canzone
A vucchella
solista: RENATO BRUSON

A. Ponchielli (1834-1886)
Stella del marinar da ópera La Gioconda
solista: Mere Oliveira

G. Puccini ( 1858-1924)
E lucevan le stelle da ópera Tosca
solista: Rinaldo Leone

Senza mamma da ópera Suor Angélica
solista: Tati Helene

G. Verdi ( 1813-1901)
Reverenza...buon giorno, buona donna... Alice è mia da ópera Falstaff
solistas: RENATO BRUSON e Mere Oliveira

Segunda parte:

G. Verdi
Madamigella Valery....pura siccome un angelo...siate felice da ópera La
Traviata
solistas: RENATO BRUSON e Tati Helene

Parmi veder le lagrime da ópera Rigoletto
solista: Rinaldo Leone

A. Boito (1842-1918)
L`altra notte in fondo al mare da ópera Mefistofele
solista: Tati Helene

G. Puccini
Ah Mimi tu più non torni da ópera La Bohème
solistas: RENATO BRUSON e Rinaldo Leone

F. Cilea (1866-1950)
Acerba voluttà da ópera Adriana Lecouvreur
solista: Mere Oliveira

G. Verdi
Di Provenza il mare, il suol da ópera La Traviata
solista: RENATO BRUSON

O barítono vêneto Renato Bruson estreou profissionalmente em 1961, em Il Trovatore. No ano seguinte, fez sua estreia em Roma, em I Puritani. Os primeiros anos de sua carreira foram inteiramente dedicados a concertos e recitais. Em 1968,  estreou triunfantemente, no Metropolitan Opera de Nova York, numa montagem brilhante de Lucia di Lammermoor.
Ganhou notoriedade internacional como um dos grandes intérpretes de Verdi e Donizetti, em montagens de OtelloUn Ballo in Maschera, La Forza del Destino, Macbeth, Simon Boccanegra, Don Carlo, La Traviata, Rigoletto ,Nabucco, Lucia di Lammermoor, Belisário, Poliuto, La Favorita, Andrea Chénier e Don Giovanni, entre outras.
Na década de 1980, voltou a se apresentar em recitais, obtendo grande sucesso em Londres, Viena e Paris. São inúmeras suas participações em óperas lançadas em Discos, DVDs, CDs, em títulos comoDon Carlo, Macbeth, Falstaff, Cavalleria Rusticana Rigoletto. Sua discografia é imensa, com destaque para as gravações de Macbeth e Rigoletto, o que o tornou um daqueles raros exímios artistas a alcançar grande popularidade. Vencedor de um Grammy, teve seu enorme talento reconhecido também com um Prêmio da Academia Japonesa, o Orfeu de Ouro da Academia Internacional do Disco Lírico, Cavaleiro da Ordem de Malta e o cobiçado Kammersanger da ópera de Viena.
Renato Bruson se apresentou em todos os grandes teatros italianos como Scala de Milão, Regio de Parma, San Carlo de Nápoles, Regio de Torino, La Fenice de Veneza, Ópera de Roma, Palermo, Catania, Carlo Felice de Gênova e nas principais casas de ópera do mundo como Viena, Zurique, Berlim, Buenos Aires, Barcelona, Madri, Ópera de Paris, Metropolitan de Nova York, São Francisco, Los Angeles, Tóquio.
Atuou ao lado dos mais célebres colegas como Montserrat Caballé, Kátia Ricciarelli, Mara Zampieri, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, José Carreras, Jaime Aragall, Alfredo Kraus, Fiorenza Cossotto, Elena Obraztsova e das brasileiras Eliane Coelho e Martha Herr, sob as mais ilustres regências como Abbado, Von Karajan, Kleiber, Bernstein, Levine, Maazel, Giulini, Mehta, Mackerras, Conlon, Gavazzeni, Sinopoli , Muti e Oren.
É casado com a prestigiosa cenógrafa e figurinista Tita Tegano que idealizou muitos de seus figurinos.
Seu nome figura como um dos principais cantores de ópera de sua geração, um marco na história da discografia e do teatro de ópera internacional. Atua ainda em produções de ópera como protagonista e diretor de cena, além de ministrar máster classes em vários países da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Renato Bruson  em São Paulo

1976 – La Traviata – 03 récitas no Theatro Municipal
1978 – Simon Boccanegra – 03 récitas no Theatro Municipal
1989    Recital de Gala – 02 apresentações no Auditório Elis Regina
1996 – Falstaff – 03 récitas no Theatro Municipal
1997 – Otello – 03 récitas no Theatro Municipal
2001 – La Traviata – 04 récitas no Theatro Municipal

Vídeo no Youtube:
Renato Bruson "Cortigiani, vil razza dannata" Rigoletto - http://youtu.be/6o2rUGWX9wE
Renato Bruson "O Carlo ascolta" Don Carlo - http://youtu.be/G6HrSVpd9eE
Renato Bruson en Don Giovanni - http://youtu.be/8GkME-LkUjc
Renato Bruson - Verdi - Nabucco - "Dio di Giuda!" - M. Arena – 1981 - http://youtu.be/wbwfnL1DWqg


Nesses 7 anos, o Projeto Grandes Vozes trouxe ao Brasil nomes como Bruna Baglioni, Bruno Praticò, Fiorenza Cossotto, Giovanna CasollaMara Zampieri e Maria Pia Piscitelli (Itália),Juan PonsMaria Bayo, Mariola Cantarero  Jaime Aragall (Espanha), Elena Obraztsova Yevgeny Nesterenko (Rússia), Niza de Castro Tank (Brasil), Nancy Fabiola Herrera (Venezuela) e Rita Contino (Uruguai).

Serviço:
Dia 27 de abril, sexta-feira, às 20h30
Recital de Renato Bruson
Projeto Grandes Vozes
Realização: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, através do Instituto Pensarte Momento Itália Brasil.
Apoio: Consulado Geral da Itália, Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e Instituto Europeu de Design.
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171
Barra Funda
Tel. 3667-0499
636 lugares.
Ingressos a R$ 20,00 e meia-entrada
Classificação indicativa: 8 anos
Os ingressos poderão ser retirados antecipadamente na bilheteria até uma hora antes do espetáculo
Horário da bilheteria: De quarta a domingo - Das 14h às 19h ou até o início do espetáculo
Meia Entrada: alunos de ensino fundamental, médio e superior, professores da rede estadual de ensino, cidadãos com 60 anos ou mais, alunos de cursinho pré-vestibular e de cursos técnicos de São Paulo, mediante apresentação de documento comprobatório na entrada para o espetáculo.

Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br
 
Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam@bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br