Translate

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO APRESENTA PROJETO TEATRO NOS PARQUES 2011

A Cooperativa Paulista de Teatro e a TV Globo São Paulo oferecem à cidade, no seu aniversário de 457 anos, o projeto TEATRO NOS PARQUES, que se caracteriza pela realização de uma temporada teatral gratuita, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro de 2011, incluindo o dia do aniversário de São Paulo – 25 de janeiro - nos parques das zonas norte, sul, leste e oeste da cidade de São Paulo. O projeto conta com o apoio da TV Globo São Paulo.

Com a abrangência de 25 parques municipais, somando 32 apresentações teatrais e circenses, foram convidados grupos que já trabalham com uma linguagem teatral voltada para parques, ruas, espaços abertos ou alternativos, perfazendo um total aproximado de 300 artistas, entre atores, músicos e circenses, com linguagens acessíveis a todas as faixas etárias e camadas sociais.

VALOR CULTURAL

O objetivo do projeto é a inclusão cultural com a formação de espectadores para o teatro uma vez que os parques são freqüentados por todas as faixas da população, que poderão usufruir do bem cultural em agradáveis espaços públicos e gratuitamente. Espera-se com isso que os cidadãos paulistanos, e os que visitam a capital paulista, passem a se interessar pelas atividades culturais. Para tanto o projeto distribuirá de graça para os espectadores um folder com toda a programação do projeto TEATRO NOS PARQUES.

A programação completa acompanha está disponível no site www.teatronosparques.com.br


REALIZAÇÃO
Cooperativa Paulista de Teatro (www.cooperativadeteatro.com.br)
SUPERVISÃO
Ney Piacentini
IDEALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO GERAL
Edson Caeiro (Algazarra Teatral)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Letícia Holanda
imprensa@cooperativadeteatro.com.br
11 2117-4710



PROGRAMAÇÃO

22/01/2011
Parque Anhanguera – 15h
– Grupo Buraco d'Oráculo: A Farsa do Bom Enganador
Parque do Trote – 15h
– Cia Abacirco: Acuda Benedito
Parque Santos Dias – 15h
– Cia Pic Nic: Avoar
Parque Tiquatira – 15h
– Trupe Olho da Rua: Terra Papagalli

23/01/2011
Parque Consciência Negra – 15h
– Nucleo Pavanelli: O Básico do Circo
Parque Vila dos Remédios – 15h
– Cia Os Itinerantes: O Desejo de Catirina
Parque Chico Mendes – 11h
– Alexandre Roit: Pelada na Rua
Parque Santa Amélia - 15h
– Grupo Ivo 60: Sombras da Luz

25/01/2011
Parque Lydia Natalizio - 11 h
– Grupo Chão: Ruas de Barros
Parque Anhanguera - 15 h
– Teatro de Rocokoz - Um Show de variedades Palhacísticas
Parque Nabuco - 15 h
– Seres de Luz Teatro: A-la-pi-pe-tuá


29/01/2011
Parque São José - 15 h
– Grupo Namakaca: Zé Preguiça
Parque Raposo Tavares - 15 h
– Clã Estúdio das Artes Cômicas: Sonho de uma noite de verão
Parque São Jorge - 15 h
– Cia Baitaclã: Anuário Imaginário

30/01/2011
Parque da Luz - 15 h
– Companhia Estudo de Cena: O Mistério do Novo
Parque do Carmo - 15 h
– Trupe Sinhá Zózima: O Poeta e o Cavaleiro
Parque Raposo Tavares - 15 h
– Cia Pia Fraus: Bichos do Brasil
Parque da Barragem - 15 h
– Cia dos Inventivos: Canteiro

05/02/2011
Parque Lajeado - 15 h
– Cia Lúdicos de Teatro Popular: A ciranda do Villa
Parque Guarapiranga - 15 h
– Cia Mamulengo da Folia: A Folia no Terreiro de seu Mané Pacarú
Parque Raul Seixas - 11 h
– La Cascata Cia Cômica: Mãos à Obra

06/02/2011
Parque Vila do Rodeio - 15 h
– Brava Cia: A Brava
Parque Rodrigo de Gasperi - 15 h
– Cia Forrobodó: O Pavão Misterioso
Parque Lions Club Tucuruvi – 11h
– Cia Circo de Trapo: Dupla de Dois
Parque Pinheirinho d'água - 15 h
– Trupe Lona Preta: O circo da lona preta

12/02/2011
Parque Nabuco - 11 h
– LaMinima: Reprise
Parque Vila do Rodeio - 15 h
– Circo Navegador: Quixotes
Parque Shangrilá - 15 h
– Teatro Girândola: Conto de todas as cores

13/02/2011
Parque Raul Seixas - 15 h
– Cia do Miolo: O Doente Imaginário
Parque Chácara das Flores - 15 h
– Cia Trilhos Urbanos: Bumba meu Fusca
Parque Cidade de Toronto - 15 h
– Cia do Feijão - Reis da Fumaça
Parque Lions Club Tucuruvi - 11 h
– Cia Pasárgada: O Lixão


SINOPSES DOS ESPETÁCULOS



Acuda Benedito com a Companhia ABACIRCO - Explorando a linguagem do mamulengo e outras técnicas circenses, o grupo narra a estória de Benedito, um matuto que se muda para a cidade grande, onde vence todos os seus desafios.

A-La-pi-pe-tuá com o Seres de Luz Teatro - O público está aguardando o começo do espetáculo, os clowns chegam com tanta bagagem que poderíamos falar que a trupe está formada por muitos artistas, mas são Tanguito e Jasmim.

Anuário Imaginário com a Cia Baitaclã - O fio condutor dessa história é o calendário que nos leva a percorrer as diversas manifestações populares do Brasil que acontecem o ano todo.

Avoar com a Cia Pic Nic - Numa metrópole qualquer, entre edifícios e confusão do dia-a-dia, personagens melancólicos movidos pela saudade de um tempo feliz quebram a monotonia com brincadeiras e canções.

O Básico do Circo com o Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo- Uma trupe circense tem em sua companhia uma nova bailarina, desastrada e trapalhona, mas conquista o coração dos palhaços que disputam sua atenção, enfrentando até mesmo o dono do circo.

Bichos do Brasil com Cia. Pia Fraus - O espetáculo é um resgate para que não ocorra a extinção de nossos animais, dentro do imaginário popular, que tanta influência exerce como fonte inspiradora dos mitos populares brasileiros.

A Brava com a Brava Cia. - A Brava é um espetáculo inspirado na história de Joana D`Arc que propõe uma reflexão sobre os objetivos, rumos e escolhas de cada individuo, e a sua postura frente às conseqüências destas escolhas.

Bumba meu Fusca com o Grupo Trilhos Urbanos - O enredo preserva as figuras originais do folguedo “O Bumba meu Boi”. Em Bumba meu Fusca Mateus e Catirina estão em São Paulo e enfrentam as agruras da metrópole.

Canteiro com a Cia dos Inventivos - Livremente inspirado na obra “Viva o Povo Brasileiro” de João Ubaldo Ribeiro, em um canteiro de obras, trabalhadores finalizam a construção de um Monumento.

A Ciranda do Villa com a Cia. Lúdicos de Teatro Popular - O pequeno e curioso Tuhu – apelido dado a Heitor Villa-Lobos em sua infância – faz uma viagem em sonhos por todas as regiões do Brasil e se depara com as culturas regionais e com cantigas populares.

O Circo da Lona Preta com a Trupe Lona Preta - É um espetáculo que, através de diversas linguagens artísticas, celebra cenas clássicas do circo tradicional e mambembe.

Conto de todas as cores com o Teatro Girandolá – Os artistas, após sofrerem uma grave crise de idéias, ficam impossibilitados de continuar contando histórias sozinhos e decidem unir cores e inspirações para contarem uma história única: a da menina Lili.

O Desejo de Catirina com a Cia. Os Itinerantes - Espetáculo que mistura em seu enredo drama e comédia, encenado por atores, músicos e bonecos numa fusão de teatro, dança, música (toadas), poesia e circo.

O Doente Imaginário com a Companhia do Miolo - A descoberta de que O Barão foi traído leva as personagens a reconstituírem todos os passos do Barão no seu último dia de vida, convidando o público a achar o culpado.

Dupla de Dois com a Cia. Circo de Trapo - Dois palhaços percorrem o mundo apresentando seus números. Enquanto seu parceiro está preocupado em mostrar ao público o espetáculo, seu Marcolino Antonio Sã só quer saber de brincar e se divertir.

A Farsa do Bom Enganador com o Buraco d'Oraculo - Adaptação da sátira clássica medieval do século XV, de autor anônimo, A Farsa do Mestre Pierre Pathelin. Dr. Calafanje, advogado falido e sua esposa Nuculote, mestres na arte de enganar, se envolvem com o inescrupuloso comerciante Salabaeto.

A Folia no Terreiro do Seu Mané Pacarú com o Mamulengo da Folia - Seu Mané Pacaru celebra o casamento de sua filha Marieta com o vaqueiro Benedito. Para o acontecimento, uma grande festa será realizada. Mas o Diabo invade a festa impedindo o casamento.

O Lixão com o Grupo Pasárgada - A convivência de uma comunidade com um lixão altera as relações pessoais, ninguém assume a responsabilidade pelo seu aparecimento e todos reclamam do incômodo vizinho. Até que resolvem fazer alguma coisa...

Mãos à Obra com La Cascata Cia Cômica - Os palhaços Mané e Zacarias são dois pedreiros que construirão o condomínio Garden Golden Towers Boulevard Shopping Business & Residence. O espetáculo aborda de maneira cômica a relação ambígua do homem com seu meio ambiente.

O Mistério do Novo com a Companhia Estudo de Cena - O espetáculo é uma investigação sobre o nosso modo de vida, apresentada pela Trupe Fulero Circo composta por desempregados e trabalhadores ocasionais.

O Pavão Misterioso com a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular - A saga de Evangelista, jovem corajoso que se apaixona por uma condessa da Grécia, filha de um conde muito malvado.

Pelada na Rua com Alexandre Roit - A proposta do espetáculo é revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que irá transformar um cidadão comum no maior jogador do mundo.

O Poeta e o Cavaleiro com a Trupe Sinhá Zózima - Findomundo era uma cidade pacata, risonha e livre, até que um dia um estrondo enorme atinge o ônibus de Findomundo. Surge o herói Dom Pendragon de Cantalupo determinado a restabelecer a ordem.

Quixotes com o Circo Navegador - O mundo dos pícaros, dos malandros são traduzidos aqui pelo ator, pelo saltimbanco, pelo artista de circo, pelo contador de histórias.

Reis de Fumaça com a Cia. Do Feijão - Um espetáculo composto de fragmentos: danças populares, depoimentos de personalidades ligadas a estas manifestações, documentos históricos relacionados à escravidão no Brasil.

Reprise com o Grupo LaMínima - Ao chegarem no local de sua apresentação, dois palhaços descobrem que foram contratados para o mesmo local, no mesmo horário, pela mesma pessoa.
Ruas de Barros com o Grupo Chão – O espetáculo narra os encontros do poeta Manoel de Barros com seus mais importantes personagens.

Um Show de Variedades Palhacisticas com o Teatro de Rocokoz - Uma carroça de saltimbancos surge no meio da praça, expondo a rotina de uma família de mambembes.

Sombras da Luz com o Grupo Ivo60 - A peça traz histórias de quem já perdeu tudo, menos a sensibilidade. Gente que acredita que “a buniteza é compartilhar os fracassos”.

Sonho de uma Noite de Verão de Shakespeare com o Clã Estúdio das Artes Cômicas. A peça une o clássico e o popular, a partir da linguagem de máscaras cômicas, do cordel brasileiro, do circo e trilha sonora popular executada ao vivo.

Terra Papagalli com a Trupe Olho da Rua - O espetáculo conta a história de um degredado do início do século XVI, tido como o primeiro rei do Brasil: O Bacharel de Cananéia.

Zé Preguiça com Grupo Namakaca - Com palhaçadas, malabarismos e contação de história, o Grupo Namakaca narra às peripécias de “Zé Preguiça”.

Os Três Porquinhos da Le Plat Du Jour reestreia, dia 22/01, no Centro da Terra

O infantil Os Três Porquinhos – de Alexandra Golik, Carla Candiotto e Alexandre Roit (Cia. Le Plat Du Jour) – entra em cartaz dia 22 de janeiro, no Teatro do Centro da Terra, para cumprir temporada até 20 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas.


No enredo de Os Três Porquinhos dois "açougueiros", Pipo e Pepe, interpretados por Aline Moreno e Vivian Bertocco, contam a história. Eles têm um açougue muito diferente dos convencionais. Nele há todo tipo estranho de carne: carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, menos carne de verdade.

Num certo dia aparece alguém querendo comprar carne de porco e então é armada toda a confusão. Um dos açougueiros se veste de lobo para, desta forma, entrar na clássica história Os Três Porquinhos e conseguir a carne tão almejada.

Será que eles conseguirão? Onde conseguirão? Como conseguirão? A montagem deixa estas perguntas no ar que são as outras surpresas prometidas pela companhia. O espetáculo tem um toque cartoonesco, é irreverente e musical, tendo na linguagem do palhaço o principal fio condutor.

O espetáculo foi contemplado com o Prêmio APCA 2003 de Melhor Autor e Prêmio Coca-Cola Femsa de Melhor autoria, melhor direção e melhores atrizes (para Alexandra Golik e Carla Candiotto).



SERVIÇO:
Espetáculo: Os Três Porquinhos

Criação: Alexandra Golik, Carla Candiotto e Alexandre Roit
Elenco: Aline Moreno e Vivian Bertocco
Direção: Alexandre Roit
Cenografia e figurinos: Luciana Bueno
Figurinista e assistente: Olintho Malaquias
Adereços: Ivaldo de Melo
Execução de cenografia: Nani Brisque, José Godoi e Sandra Helena Nunes
Operação de som e luz: Valdilho Cruz
Produção/realização: Cia Le Plat Du Jour

Reestreia: 22 de janeiro – sábado – às 16 horas
Teatro do Centro da Terra – www.centrodaterra.com.br
Rua Piracuama, 19 – Sumaré/SP – Tel: (11) 3675-1595 - Lotação: 100 lugares
Temporada: 22/01 a 20/02 – sábados e domingos – às 16 horas

Ingressos: R$ 30,00 (meia: R$ 15,00) – Bilheteira: seg. a sex. (10h às 17h) ou 2h antes das sessões – Aceita cheque e dinheiro. Não aceita cartões - Ing. antecipados: www.bilheteria.com, tel: (11) 3030-9544 - Ind. de idade: 4 anos Duração: 55 min Estacionamento grátis (vagas limitadas) - Acesso universal - Serviço de bar e café.

Créditos de Fotos: Luiz Doroneto
Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA

Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

Exposição PARABÉNS SÃO PAULO (São Paulo/SP)

O vernissage será realizado dia 20 janeiro, das 20h às 23h. Participam da exposição: Alfredo Monteiro, Ana Júlia Del Bianco Afarelli, Ana Maria Bittar, Betty Buarque, Cristina Okuhara, Darcy Rossi, Heloisa Afarelli, Joferraz, Katia Velo, Marcio Labate, Marco Oliveira Pinto, Olivia Carnevale, Rogério Romanek, Rosina D´Angina, Taisa Nasser, Teresinha César e Zatti.


Abertura:
Dia 20 de janeiro, das 20h às 23h.
Período de visitação:De 21 de janeiro a 28 de fevereiro de 2011
Informações:
Academia Brasileira de Arte, Cultura e História
Telefones: 11- 2836-3082 /11-7317-4160
Celular: 11-8019-5104
E-mail: abachsw@ig.com.br

KEILA ABEID & Quarteto no Café Piu Piu - SP