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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Workshop de Verão - Técnica em Dança Contemporânea – Corpo / Intérprete e Improvisação como Processo Cênico

                                                     Workshop de Verão

Técnica em Dança Contemporânea – Corpo / Intérprete e Improvisação como Processo Cênico.
Coordenação João Andreazzi

Essa aula de dança contemporânea tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo da aula há uma ênfase no trabalho de chão (floor-work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo, em um segundo momento será abordada a improvisação como processo cênico.


De segunda a quarta das 19h00 às 22h00.
Dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2011.
Valor do investimento: R$120,00.
Desconto de 10 % classe artística e estudantes
Público alvo: bailarinos e atores com mais de 16 anos.
Local: Espaço Cênico O LUGAR – Rua Augusta, 325 – São Paulo – SP
Inscrições: por e-mail ou telefone:
ciacorposnomades@gmail.com e 05511-32373224



Orinoco, de Carballido, CANCELADO

"Reestreia da peça Orinoco foi cancelada

Por motivo de doença na família de uma das atrizes, o espetáculo Orinoco (de Emilio Carballido, direção de Dagoberto Feliz) cancelou sua reestreia, prevista para 26 de fevereiro na Sede da Companhia do Feijão.

Por enquanto não temos nova data, o que informaremos oportunamente.
Pedimos desculpas pelo trantorno e contamos com sua compreensão.
Obrigada, abraço...

Eliane Verbena
eliane@verbena.com.br
Verbena Comunicação "





Um barco à deriva. Reflexões sobre a comédia da vida!...



A comédia Orinoco, do dramaturgo mexicano Emilio Carballido, reestreia dia 26 de fevereiro, sábado, na Sede da Companhia do Feijão, às 20h. Sob direção de Dagoberto Feliz, a montagem traz Bete Dorgam e Daniela Carmona interpretando duas atrizes decadentes a caminho de um campo petroleiro, mas se descobrem sozinhas num barco à deriva.


A montagem, que fez sua primeira temporada, em 2009, no Teatro João Caetano, rendeu a Bete Dorgam a indicação ao Prêmio QUEM de Melhor Atriz.

O enredo de Orinoco se desenvolve a partir de situações que beiram o absurdo. As duas artistas de cabaré, Mina e Fifi (respectivamente Bete Dorgam e Daniela Carmona), encontram-se em um barco cargueiro nos confins do caudaloso Orinoco a caminho do campo, aonde farão um show. O rio nasce nas Guianas, cruza a floresta amazônica, separa a Venezuela da Colômbia e deságua no Atlântico. Numa manhã que parecia comum elas despertam e se dão conta de que estão sozinhas. A tripulação desapareceu misteriosamente. Com elas restou apenas um homem que foi esfaqueado e está caído na cabine do capitão.

Mina é a mais velha. Perto de completar 50 anos, ela não tem muitas esperanças nem se ilude mais com o futuro. A mais jovem, Fifi, transborda alegria e agitação. É ela quem tece sonhos em busca do sucesso da dupla. A personalidade de cada uma fica evidente diante da inusitada situação do barco desgovernado: Mina se conforma e aguarda pelo destino cruel, mas Fifi não descansa e busca soluções para evitar a tragédia.

No borbulhar da trágica situação Mina revela a verdade para a amiga. O emprego que as espera não se trata de um cabaré, mas de um bordel comandado por um gangster sem escrúpulos. Fifi se depara com a realidade sem perspectiva alguma de um final feliz. E as tensões se agravam em direção a um final cada vez menos previsível.

A encenação de Dagoberto Feliz passa pelo fantástico. Um barco permanece em cena podendo ser também uma casinha de bonecas ou um palco de cabaré. “O texto de Emílio Carballido pode ser encenado como a metáfora dessa angústia artística de duas mulheres que se portam em cima de um palco como duas meninas em uma casinha de boneca”, afirma o diretor. “Não é um teatro realista, as personagens são meninas que brincam de contar essa história. Tudo é considerado um número teatral”, completa. A maioria das coisas em cena é manipulada pelas atrizes, como os ensaios que se transformam em números musicais; o CD que colocam para praticar seus passos de dança é a trilha da peça; um varal de roupas se transforma em uma cortina.

Orinoco disserta sobre a vida humana em geral e sobre a vida do artista. As personagens, apesar de estarem inseridas em uma comédia, são marginais e não vêem luz no final do túnel. “É uma metáfora da vida do artista e de toda pessoa que pensa estar indo para um lugar e percebe que vai para outro diferente”

Ficha técnica

Espetáculo: Orinoco
Texto: Emilio Carballido
Direção: Dagoberto Feliz
Elenco: Bete Dorgam e Daniela Carmona
Direção musical: Dagoberto Feliz
Cenários: Flavio Tolezani
Figurinos: Daniel Infantini
Iluminação: Aline Santini
Assistência de direção e coreografias: Kátia Naiane
Trilha sonora: Dagoberto Feliz, Bruno Maia e Diogo Monteiro
Música original (Tesouras): Dagoberto Feliz e Daniela Carmona
Fotos: Flavio Tolezani
Projeto gráfico: Daniela Carmona
Produção: Mauricio Inafre
Realização: Skenes Consultoria, Desenvolvimento e Arte

SERVIÇO:
Reestreia: 26 de fevereiro – sábado – às 20 horas

Local: Sede da Companhia do Feijão
Endereço: Rua Teodoro Baima, 68 – Vila Buarqeue/SP - Tel: (11) 3259-9086
Informações sobre o espetáculo: 7874-7623, com Daniela.
Temporada: de 26/02 a 10/04 - sábados e domingos - às 20 horas
Ingressos: R$ 20,00 (½ entrada p/ estudantes, maiores de 60, classe teatral. Promoção especial: R$ 5,00 p/ os alunos da SP Escola de Teatro, c/ comprovante). Bilheteria: 1h antes das sessões. Não faz reserva. Aceita cheque e dinheiro – Ar condicionado - Capacidade: 50 lugares - Duração: 80 min Gênero: comédia - Classificação etária: 14 anos.

Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br








Grupo Gattu mergulha no universo feminino com Doroteia, de Nelson Rodrigues, em temporada no Mube

Com uma linguagem contemporânea e dinâmica, a companhia faz sua leitura da peça censurada em 1949, mesclando sensualidade, suspense e humor. Na montagem, música clássica, luz cinematográfica e técnicas circenses. Pesquisadores da obra rodrigueana, em 2010 foi o grupo que mais montou Nelson Rodrigues. A diretora EloísaVitz prepara, ainda para este ano, outro espetáculo do repertório do mais controverso dramaturgo brasileiro.
Desde 2001 no cenário do teatro brasileiro com suas leituras contemporâneas para textos clássicos, o Grupo Gattu reestreia Doroteia, de Nelson Rodrigues (1912-1980), dia 17 de fevereiro, quinta, às 21 horas, no Mube, Museu Brasileiro da Escultura. Com direção de Eloísa Vitz, a montagem - da peça mais controversa de Nelson Rodrigues - inova com diálogos rápidos, movimentos cinematográficos, atores ágeis e um narrador, que, em determinados momentos, entra em cena para conduzir a história com pitadas de humor. No elenco, além da diretora, estão Daniela Rocha Rosa, Diogo Pasquim, Elam Lima, Laura Knoll, Laura Vidotto, Marcos De Vuonno, Marcos Machado e Miriam Jardim.



Em 2010, o Gattu montou também Boca de Ouro e Viúva Porém Honesta, sendo o grupo que mais esteve em cartaz com textos de Nelson Rodrigues no ano passado. A companhia pesquisa sua obra há 4 anos e prepara, ainda para este ano, a montagem de mais um texto do dramaturgo.


O Gattu já encenou 11 peças e realizou 18 temporadas (veja perfil da companhia abaixo). Trabalha com pesquisa de linguagem teatral, imprimindo uma leitura cênica dinâmica, estética marcante e humor inteligente. O grupo tem sede no Teatro Gil Vicente, instalado na Uniban, na avenida Rudge, 315, Campos Elíseos, no centro da cidade de São Paulo. Informações.Tel.: (11) 3618-9014.


Além da proposta de trabalhar com temas da cultura nacional ("costumamos montar textos de autores nacionais, obras de fundamental importância para nossa cultura, como Jorge Andrade e Artur Azevedo"), o Grupo Gattu pretende formar um público jovem de teatro, não habituado a frequentar esta forma de expressão artística e favorecer o acesso a qualquer classe social. Para tanto, investe em produção elaborada, excelência artística e linguagem cênica divertida.


Em março, a trupe apresenta a peça Boca de Ouro - tragédia carioca em três atos, escrita por Nelson Rodrigues em 1959, montada pela primeira vez em 1960, com o diretor polonês Ziembinski no papel-título - no Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo. A sessão acontece no dia 20 de março, no Memorial da América Latina.


“Montamos textos clássicos com uma linguagem contemporânea, porque sentimos a necessidade de iniciar o público que nos assiste,” explica Eloísa. “Acreditamos muito na inteligência do espectador, que tem interesse em assistir a peças de qualidade, independente de ser um texto contemporâneo ou não,” completa.


Segundo a diretora Eloísa Vitz, a paixão por Nelson Rodrigues surgiu naturalmente. “Nós não programamos, simplesmente não conseguimos largá-lo. E cada vez mais a obra do Nelson nos instiga, comove, perturba e desafia”, afirma.




Doroteia é uma linda mulher que, após perder o filho, decide abandonar a vida de prostituição e alcançar a redenção na casa de três primas. As três mulheres abominam a ideia da entrega amorosa e vivem uma vida casta e cheia de privações. Para aceitar Doroteia, impõem-lhe uma condição: ficar feia. O enredo, meramente fantasioso à primeira vista, mescla as múltiplas facetas do ser humano, capaz de surpreender, encantar ou chocar.


“Em Doroteia abordamos o universo feminino. Criamos o que chamamos da poética da feiúra. O espetáculo mescla sensualidade, suspense e humor. Combinamos uma luz cinematográfica com técnicas circenses. O cenário possui poucos elementos, que flutuam criando uma atmosfera para onde convergem o sonho e a realidade”, conta a diretora.


A iluminação é responsável pelas mudanças de tempo, atmosfera e humor do espetáculo. A luz, quase sempre indireta, forma sombras e as cores também contribuem para o clima das cenas. A trilha sonora, executada ao vivo, utiliza obras dos compositores clássicos Mozart (1756-1791) e Jean Sibelius (1865-1957). “O primeiro nos remete ao que é sublime, a delicadeza das harmonias, a sensualidade e encanto imediato. Sibelius, a tudo que é trágico, os grandes abismos e as mudanças abruptas”, explica Eloísa.


Escrita em 1949, Doroteia foi alvo de inúmeras críticas, sendo considerada um fracasso de público para aquela época. O próprio autor a definiu como parte de sua obra chamada de “teatro do desagradável”. Atualmente, porém, a discussão profunda de Nelson Rodrigues sobre a sexualidade humana e a repressão fazem de Doroteia um clássico da dramaturgia brasileira moderna. Para muitos, é simplesmente a peça mais genial do autor.