Translate

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Funarte abre inscrições para oficinas gratuitas em São Paulo

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) está com inscrições abertas para sete oficinas gratuitas nas áreas de teatro, literatura e artes visuais. A maioria das atividades não exige conhecimento prévio e todas elas integram a etapa paulistana do Circuito Interações Estéticas, promovido pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC) e pela Funarte, por intermédio do seu Centro de Programas Integrados (Cepin).


Seis das oficinas acontecem dias 9, 10 e 11 de setembro (quinta, sexta e sábado), no Complexo Cultural da Funarte São Paulo, e são resultado de parcerias entre Pontos de Cultura de todo o Brasil e os artistas Fernando Yamamoto (oficina de Teatro), Ângela Escudeiro (oficina de Bonecos), Gui Mallon (Dinâmica de Palco), Carol Ribeiro (Haicai), Ronaldo Robles e Silvia Godoy (Teatro de Sombras) e Luciana Taniguti (Xilogravura).

De 13 de setembro a 20 de dezembro, o dramaturgo Francisco de Assis também ministrará gratuitamente, no Teatro de Arena Eugênio Kusnet, da Funarte, a oficina Dramaturgia de atores. Nesta, o número de vagas é limitado a 30 participantes e será dada prioridade a candidatos que estejam vinculados a Pontos de Cultura.

Com o objetivo de mobilizar e articular em rede linguagens artísticas e estéticas de diferentes regiões e traçar novas trajetórias para a circulação da produção cultural no Brasil, o Circuito Interações Estéticas é um desdobramento do Prêmio Interações Estéticas, promovido pela SCC/MinC e Funarte desde 2008. O Circuito Interações Estéticas abrangerá, em quatro etapas, atividades artísticas em São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife. A primeira rodada é em São Paulo, entre 9 e 12 de setembro, nas instalações do Complexo Cultural da Funarte (veja a programação completa no Portal das Artes: www.funarte.gov.br).

Serviço:
Oficinas do Circuito Interações Estéticas
Inscrições: oficinasfunartesp@gmail.com ou (11) 3662-5177
Informar: nome completo, e-mail, telefone e oficina desejada.
Para a oficina “Dramaturgia de Atores”, enviar também pequena carta de interesse.



•Quinta-feira – 09/09/10

Oficina de Teatro
Horário:14h às 16h
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Arquimedes Ribeiro
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos
Artista: Fernando Yamamoto
Título: Conexão Shakespeare-Nordeste: possibilidades shakespearianas
Ponto de Cultura: Teatro Vila Velha (BA)


A partir da experiência acumulada pelo projeto Conexão Shakespeare-Nordeste, entre os grupos de teatro Clowns de Shakespeare (RN) e A Outra Cia. de Teatro (BA), este último residente do Ponto de Cultura Teatro Vila Velha, os participantes farão um exercício de análise e leitura de textos e experimentos cênicos.


Oficina de Bonecos

Horário:14h às 16h
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Carlos Miranda
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos
Artista: Ângela Escudeiro
Título: Oficina de Ator e Boneco no Universo da Interpretação e Manipulação
Ponto de Cultura: Anima Bonecos (SC)

Quem é manipulado, o ator ou o boneco? Com esta interrogação, a busca dentro do universo da interpretação do ator e boneco segue seu caminho de dúvidas. Recriar e refletir sobre as formas de lidar com essa linguagem é o objetivo da oficina. Cada participante pode levar um boneco de luva (fantoche) ou outra técnica.

•Sexta-feira – 10/09/10
Oficina de Dinâmica de Palco
Horário:14h às 16h
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Carlos Miranda
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos
Artista: Gui Mallon
Ponto de Cultura: Oficina Escola de Artes (RJ)

Na primeira parte será apresentado um pequeno histórico da evolução das técnicas de arte coletiva utilizadas no Mosartes, com uma breve descrição dos projetos em que o artista esteve envolvido, entre eles a “garage-band” de rock da adolescência. No segundo momento, os participantes mesclam ações criativas coletivas e individuais.



Oficina de Haicai

Horário:14h às 16h
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Flávio de Carvalho
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos
Artista: Carol Ribeiro
Ponto de Cultura: Da Oca/Alter do Chão (PA)





A prática do Haicai pode ser estimulada o tempo todo, em qualquer idioma, por pessoas de todas as idades. Permite aguçar a percepção para a natureza, para a passagem do tempo e a mudança das estações. Diz da vida e sua transitoriedade. Agrega poesia à objetividade.


 
•Sábado – 11/09/10

Oficina de Teatro de sombras – quase cinema
Horário:14h às 16h
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Carlos Miranda
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos
Artistas: Ronaldo Robles e Silvia Godoy
Ponto de Cultura: Bola de Meia (SP)



Será oferecido um olhar ocidental contemporâneo, onde a dança, expressão corporal, performance e artes plásticas se encontram. Os participantes terão contato com a técnica do teatro de sombras e suas diversas possibilidades artísticas e educacionais, além de conhecer o trabalho etnográfico e imagético feito junto às comunidades.


Oficina de Xilogravura

Horário:14h às 16h
Local: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Sala Arquimedes Ribeiro
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos
Artista: Luciana Taniguti
Ponto de Cultura: Casa da Criança e do Adolescente de Valinhos - Grupo Gente Novo Rumo (SP)

O projeto Xilomóvel – Ateliê Itinerante apresenta ao público a xilogravura, um procedimento artístico e técnico de grande relevância histórica e cultural. O projeto visa desenvolver atividades artísticas práticas, com a facilidade de se transportar um ateliê de xilogravura em um veículo e montá-lo em diferentes espaços.



De 13/09 a 20/12/2010

Oficina de Dramaturgia de atores - Projeto Atores em ação

Horário: Segundas-feiras, 19h às 23h
Local: Teatro de Arena Eugênio Kusnet. Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque
Público-alvo: será dada prioridade p/ integrantes dos Pontos de Cultura. 30 vagas.

Ministrada pelo professor Francisco de Assis (Chico de Assis), coordenador do SEMDA – Seminário de Dramaturgia do Teatro de Arena, a Oficina de Dramaturgia de atores abordará técnicas de ação direta (Stanislawski e Actor’s Studio); teoria e prática do Método com exercícios específicos para o desenvolvimento do ator em acordo com as estruturas dos textos.

--------------------------------------------------------------------------------
Mais informações:
Funarte São Paulo – Assessoria de Comunicação Social
(11) 3662-5177

Centro Cultural Banco do Brasil apresenta a montagem “As Três Velhas”

de Alejandro Jodorowsky, inédita mundialmente.

Com Luciano Chirolli, Pascoal da Conceição e Marco Luz, Teatro Pândega encena peça sob a direção de Maria Alice Vergueiro.
 
 
 
 
 
“Noite escura da alma/ Não peço uma estrela / Somente um vagalume”


Trecho da peça “As Três Velhas”, de Alejandro Jodorowsky




Duas marquesas decadentes, octogenárias, Melissa (Luciano Chirolli) e Graça (Pascoal da Conceição), vivem em uma mansão em ruínas, devastadas pela fome e pelo abandono, sempre vigiadas pela centenária criada Garga (Maria Alice Vergueiro). Como numa fábula, uma única noite de assombrosas revelações familiares transformará para sempre a história dessas estranhas figuras. Riso e tragédia se misturam em um gênero inesperado, batizado pelo próprio autor, Alejandro Jodorowsky, de melodrama grotesco.

O Teatro Pândega, companhia fundada há três anos por Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado e Luciano Chirolli, será o primeiro grupo a encenar “As Três Velhas”. “Até hoje só a Bélgica fez uma montagem desse texto, utilizando marionetes. O que estamos realizando é inédito mundialmente”. – afirma Maria Alice Vergueiro.

A peça une os históricos de Maria Alice Vergueiro e Jodorowsky, ambos da mesma geração e com atuações no teatro de vanguarda, cujo primeiro encontro se deu em 2007, numa sessão de leitura de tarô dentro da mostra Festival Jodorowsky, no CCBB. Além disso, retoma a parceria de Luciano Chirolli. O encontro, já consagrado pelo sucesso da peça “No Alvo” (1996), do dramaturgo austríaco Thomas Bernhard, rendeu à Maria Alice os prêmios Shell e Mambembe de melhor atriz, e a Chirolli as indicações aos prêmios Shell de melhor diretor e Sharp de melhor espetáculo. Maria Alice Vergueiro também reencontra Pascoal da Conceição no palco, ambos frutos de uma época do Teatro Oficina.

Para Marcelo Mendonça, diretor do CCBB, “Jodorowsky é um artista reconhecido mundialmente pela excentricidade em suas obras. Já esteve presente em São Paulo, a nosso convite, para mostrar sua produção cinematográfica e agora é a vez do público conferir o estilo único do autor em textos dramatúrgicos. E a direção de Maria Alice Vergueiro torna essa parceria ainda mais instigante”.

Alejandro Jodorowsky
Nascido em 1929, em Tocopilla, no Chile, Alejandro Jodorowsky, artista da contracultura, começou a ganhar reconhecimento internacional nos contestadores anos 1960 e 1970 e foi apontado como um dos precursores da arte multimídia. Artista de múltiplos talentos, além de cineasta e dramaturgo, também se consagrou como quadrinista após o sucesso de “Incal”, em parceria com Moebius.

Autor de seis longas-metragens, seu primeiro filme “Fando e Lis”, apresentado durante o Festival de Acapulco, México, causou enorme alvoroço. “El Topo”, sua segunda película, utiliza o western norte-americano como ponto de partida para o desenrolar da viagem espiritual humana. Graças à admiração expressa de Yoko Ono e John Lennon, “El Topo” alcançou enorme repercussão no cinema não-comercial.

Uma das inspirações para a presente montagem de “As Três Velhas” foi o cult “Santa Sangre”, um de seus filmes mais recentes e prestigiados.

Ficha Técnica:
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Texto: Alejandro Jodorowsky
Idealização: Teatro Pândega
Produção: Luciano Chirolli Produções Artísticas
Direção: Maria Alice Vergueiro
Elenco: Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli, Pascoal da Conceição e Marco LuzTradução: Fábio Furtado
Assistência de Direção: Carolina Splendore, Aila Rodrigues e Viviane Palandi
Direção de Produção e Administração: Marcio Gallacci
Produção Executiva: Marco Luz
Assistente de Produção e Direção de Palco: Tiago Miranda
Direção de Arte: Simone Mina e Carolina Bertier
Desenho de Luz: Alessandra Domingues
Programação Visual: Simone Mina e Carolina Bertier
Design Gráfico: Natália Zapella
Fotógrafo: Fábio Furtado
Desenhos: Ricardo Reis
Trilha Sonora Original: Otavio Ortega
Cenotécnia Artística: Cenotech Cenografia

SERVIÇO:
“As Três Velhas”, de Alejandro Jodorowsky
Com Maria Alice Vergueiro, Luciano Chirolli e Pascoal da Conceição
Direção: Maria Alice Vergueiro

Período: de 20 de agosto a 31 de outubro
Duração: 1h10
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Horários: sexta e sábado, 19h30. Domingo, 18h.
Ingressos: R$ 15,00 (R$ 7,00 meia)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro - São Paulo
Número de lugares: 125. Classificação indicativa: 14 anos
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Café Cafezal

Estacionamento conveniado:
Estapar Estacionamentos
Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos)
(R$ 10,00 pelo período de 5 horas.
Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).

Traslado faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.

Assessoria de Imprensa “As Três Velhas”:
Baobá Comunicação
11 3482-2510
11 3482-6908
erika.balbino@baobacomunicacao.com.br
celina@baobacomunicacao.com.br

Assessoria de Imprensa CCBB São Paulo:
Camila Val – (11) 3113-3623 – camila.val@bb.com.br
Eduardo Vasconcelos – (11) 3113-3628 – eudu@bb.com.br

Shows GRÁTIS 10 e 11/9 na Funarte

SCC e Funarte lançam em S. Paulo o Circuito Interações Estéticas que traz shows grátis

A Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançam o Circuito Interações Estéticas. A primeira edição - em São Paulo , de 9 a 12 de setembro - reúne artistas, especialistas em diversas artes e também o público para compartilhar e refletir sobre as experiências adquiridas nas residências artísticas em Pontos de Cultura.



Na etapa paulistana, o Circuito contempla exposições, mesas com especialistas em vários temas, oficinas de teatro e poesia, mostra de cinema e audiovisual, apresentações musicais e teatrais, fanzine, xilogravura e rádio itinerante. O evento, que promove o intenso intercâmbio entre artistas de todo o país, é gratuito e aberto ao público.

Evento/shows: Circuito Interações Estéticas

Programação completa do Circuito Interações Estéticas no Portal das Artes: www.funarte,gov.br


9 de setembro - quianta-feira - 20h às 22h
Show: Grupo Uirapuru
Funarte São Paulo (Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP) - Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis - Cpacidade: 100 lugares - Duração: 50 min - Classificação etária: Livre
O grupo musical Uirapuru – Orquestra de Barro é formado por jovens do povoado de Moita Redonda, em Cascavel (CE), e usa instrumentos confeccionados em barro pela própria comunidade, promovendo a cultura e a inclusão social e proporcionando acesso aquela população para as possibilidades transformadoras da arte.

10 de setembro - sexta-feira - às 20 horas
Show : Grupo Bongar (PE)
Funarte São Paulo (Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP) - Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis - Cpacidade: 100 lugares - Duração: 50 min - Classificação etária: Livre
O grupo pernambucano apresenta o espetáculo Coco de Xambá, resultado de um trabalho de pesquisa, na qual a tradição se reinventa a partir dos seus própcultura@culturando.com;emerson@culturando.comrios valores. O repertório tem origem no universo popular, com influências de diversas manifestações culturais de Pernambuco, entre elas o coco de roda, o maracatu e toques do candomblé.

10 de setembro - sexta-feira - às 21 horas
Show: Banda Carnavale (PE)
Funarte São Paulo (Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP) - Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis - Cpacidade: 100 lugares - Duração: 50 min - Classificação etária: Livre

A banda recifense Carnavale é um grupo com grande densidade poética, influenciada por diversos estilos musicais. Com o nome baseado em uma expressão latina que originou o termo ‘carnaval’, a banda tem estilo singular, colocando a música acima de tudo num misto de libertinagem, bagunça, folia e emoção.

11 de setembro - sábado - às 20 horas
Show: Iara Rennó (SP)
Funarte São Paulo (Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP) - Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis - Cpacidade: 100 lugares - Duração: 50 min - Classificação etária: Livre
No show "Oriki", a artista Iara Rennó (e sua banda) apresenta as músicas criadas após pesquisa com mestres griôs da cultura nagô de diferentes Pontos de Cultura, como Fundação Pierre Verger e Terreiro da Casa Branca, para a instalação sonora Oriki In Corpore, montada em outubro de 2009 no Pontão de Cultura Museu Afro Brasil.


11 de setembro - sábado - às 21 horas Show: Zé Bonina (PE)
Funarte São Paulo (Al. Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP) - Informações: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis - Cpacidade: 100 lugares - Duração: 50 min - Classificação etária: Livre
Jovem no cenário musical pernambucano, o grupo Zé Bonina – cujo nome foi inspirado no personagem do folclore de Pernambuco – nasceu da junção de sete artistas. Com influências diversas, a banda constrói seu trabalho a partir das diferenças entre seus integrantes.

Mais Informações - Eliane Verbena
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br