Translate

terça-feira, 7 de agosto de 2012

SESC SP TERÁ PROGRAMAÇÃO CULTURAL DIVERSIFICADA DURANTE A 22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO




As Edições SESC SP levarão ao evento contações de histórias, vivências e as mais variadas apresentações artísticas.


Para o evento que acontece entre os dias 9 e 19 de agosto de 2012, no Pavilhão do Anhembi, o estande das Edições SESC SP contará com uma área de convivência repleta de atividades culturais, onde serão oferecidas programações que aproximam o público do universo cultural do livro e da leitura.

Contações de histórias para adultos, crianças e portadores de necessidades especiais, bate-papo sobre o samba do carioca Cartola e o trabalho do multiinstrumentista Garoto, aula-show com o compositor e ensaísta Jose Miguel Wisnik e o músico Swami Jr. e workshop com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo sobre seu método de reeducação do movimento são algumas das atrações do estande, em uma programação que conta, ainda, com vivências de ilustração, intervenções artísticas, performances literárias e a releitura de clássicos na estética da radionovela.

Para o diretor regional do SESC, Danilo Santos de Miranda, “ao estreitar a parceria cultural com a Câmera Brasileira do Livro (CBL), o SESC traz para a edição deste ano duas novidades: a participação na equipe curatorial do Salão de Ideias; e a facilidade dos matriculados do Sesc em adquirir seu ingresso em uma das unidades do Estado de São Paulo ou no Parque do Anhembi com 50% de desconto. Além disto, mais uma vez marca presença com o estande das Edições SESC SP, que além de fomentar a leitura e apresentar a produção de sua editora, busca democratizar e difundir o conhecimento produzido cotidianamente pela instituição”.

Para facilitar ainda mais o acesso, uma parceria cultural realizada com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) proporciona desconto de 50% no valor do ingresso da Bienal para todos os matriculados no SESC SP, mediante apresentação do cartão de matrícula SESC nas bilheterias das unidades no Estado de São Paulo ou no guichê exclusivo do SESC no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Essa parceria cultural estende-se ainda na participação do SESC na programação de 15 mesas no Salão de Ideias, destacando-se pela presença de grandes intelectuais e escritores discorrendo sobre pensadores, personalidades e autores brasileiros como Mário de Andrade, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade e Patativa do Assaré.

Como destaque, no sábado (11), 20h, Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC em SP) é o mediador do debate sobre um tema atual, a internacionalização da literatura brasileiraque conta com a participação do escritor Milton Hatoum e de Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional e do Conselho do Cerlalc/Unesco. 

O mais recente livro da Coleção Mutações, Elogio à preguiça, será debatido pelos filósofos Adauto Novaes, Vladimir Safatle e Olgária Matos, e o poeta Antonio Cicero. Antecipando as discussões, uma mesa com pesquisadores e estudiosos do trabalho de Edgar Morin debruça-se sobre os escritos daColeção Diários de Edgar Morin – a ser lançado pelas Edições SESC SP em outubro deste ano. O espaço será garantido, também, aos novos escritores que nunca publicaram: a mesa Escritores in progress resulta de uma ação inédita no hot site do SESCSP, dando voz a escritores inéditos.

Recém lançado, o livro Passagens de tempo é objeto de reflexão com a participação, no dia 10 de agosto (sexta), 18h, do autor do livro, o filósofo e médico psiquiatra italiano Mauro Maldonato e do educador e filósofo Mario Sergio Cortella.

Compõem ainda a programação do SESC para o Salão de Ideias, debates sobre a Semana de 1922,  jornalismo e crítica cultural e ações artísticas no contexto da cidade.

No espaço Telas e Palcos, o SESC também estará presente apresentando a mesa O cinema brasileiro por seus diretores, com a presença de renomeados cineastas e uma mesa sobre teatro brasileiro, com a presença do jornalista e crítico de teatro Jefferson Del Rios, entre outros.

Dentre as atividades do SESC que fazem parte das ações de fomento à leitura está a biblioteca volante BiblioSesc - programa de incentivo à leitura que oferece gratuitamente empréstimo e consulta de livros, jornais e revistas. O caminhão - com cerca de 4 mil livros - estará no Pavilhão de Acesso de Escolares, durante a Bienal, possibilitando o acesso à literatura para o público de todas as idades.

A presença do SESC SP na Bienal reforça sua ação cotidiana ao longo de 66 anos trabalhando para o bem estar da população de trabalhadores do comércio de bens e serviços e da comunidade em geral.


PROGRAMAÇÃO ESTANDE EDIÇÕES SESC SP

Todos os dias

10h às 22h - LITERATURA MÓVEL
Microcontos de 20 escritores de diferentes nacionalidades enviados para celulares dos visitantes da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.
Para receber, ative seu bluetooth no modo visível.
Curadoria de texos: Marcelino Freire.

Sexta, 10 de agosto

11h às 19h - TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM
Intervenção artística com a Cia. Ilustrada

15h- HOJE É DIA DE HISTÓRIA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças.
Com a Cia. A Hora da História.

16h - ILUSTRANDO COM EVA FURNARI
Vivência com a autora e ilustradora, que conversa com as crianças sobre literatura infantil enquanto realiza ilustrações.

18h - SARAU 1922
A atividade reproduz um sarau de época, como uma volta aos anos 1920, década em que ocorreu a Semana de Arte Moderna. Com o grupo Osnáuticos.

20h - UTOPIA DE ITAPUÃ
Aula show com José Miguel Wisnik e Swami Jr. Uma seleção de canções entremeadas de conversas sobre a preguiça e outros temas.

Sábado, 11 de agosto

11h às 19h - CHUVA DE HISTÓRIAS E POEMAS
Intervenção artística com a Cia. Suno.

15h - AS TRÊS TORRES DA PRINCESA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Prosa dos Ventos.

18h - LEITURAS DE PATATIVA
Leituras musicadas e performances artísticas inspiradas no espetáculo Concerto de Ispinho e Fulô, que transita pela obra do poeta popular Patativa do Assaré. Com a Cia. do Tijolo.

20h - SARAU 1922
A atividade reproduz um sarau de época, como uma volta aos anos 1920, década em que ocorreu a Semana de Arte Moderna. Com o grupo Osnáuticos.

Domingo, 12 de agosto

11h às 19h -  POLVO POÉTICO
Intervenção artística com o Grupo Sensus.

15h - TODO MUNDO SOLTA PUM
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Polichinelo.

16h - HISTÓRIAS ILUSTRADAS
A Cia. A Hora da História conta uma história a ser ilustrada em quadrinhos em tempo real pelo cartunista Ricardo Soares.

18h - ZÉ DO CAIXÃO, HELOÍSA PRIETO E A CIDADE DOS DEITADOS
Bate-papo e leitura dramática com o diretor, autor e ator Zé do Caixão e com Heloísa Prieto, escritora infantojuvenil e autora do livro Cidade dos deitados.

20h -  CONTOS, CRÔNICAS & POEMAS: KARINA BUHR E LIRINHA
A cantora e atriz e o músico leem e comentam textos de seus autores favoritos e de autores homenageados pela Bienal (Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Mario de Andrade e Oswald de Andrade).

Segunda, 13 de agosto

11h às 19h - EXPEDIÇÃO PELA RUA DAS LETRAS
Intervenção artística com Ricardo Napoleão.

15h - A CHUVA DE PIPI
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Polichinelo.

18h - RADIONOVELA MÁRIO DE ANDRADE
Inspirada na época de ouro do rádio, a atividade apresenta textos do livro Contos de Belazarte adaptados para o formato radionovela.
Com a Cia. O Grito.

20h - CARTOLA E GAROTO
Os possíveis diálogos entre as obras do multiinstrumentista Garoto e do poeta-músico Cartola, pontuados por breves demonstrações musicais e comentários sobre seus importantes universos artísticos. Com Elton Medeiros e Jorge Mello.

Terça, 14 de agosto.

11h às 19h -  POLVO POÉTICO
Intervenção artística com o Grupo Sensus.

16h -  ILUSTRAÇÕES E MÍDIAS DIGITAIS
O cartunista, ilustrador e pintor, André Dahmer, conversa sobre ilustração, quadrinhos e mídias digitais.

18h - NA MONTANHA-RUSSA COM FERNANDO BONASSI E EDGAR SCANDURRA
Conversas, leituras e canções com Edgar Scandurra e Fernando Bonassi sobre o universo do livro juvenile Montanha-russa, de autoria de Bonassi.

20H -  PRÊMIO SESC DE LITERATURE
Bate-papo com Luisa Geisler (RS), vencedora na categoria romance, e Rafael Gallo (SP), vencedor na categoria contos da edição 2011/2012 do prêmio realizado pelo SESC para descobrir novos talentos da literatura nacional. Mediação Lúcia Bettencourt.

Quarta, 15 de agosto

11h às 19h - TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM
Intervenção artística com a Cia. Ilustrada

14h e 15h – SAPUCAYA: A GRANDE ÁRVORE
Contação inclusiva de histórias. Com o escritor João Bosco de Souza.
*Sessão com interpretação em Libras.

17h -  PARA LÁ DAS PALAVRAS
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças.
Com o Núcleo Pé de Zamba.

18h -  RADIONOVELA NELSON RODRIGUES
Inspirada na época de ouro do rádio, atividade apresenta textos do livro A vida como ela é adaptados para o formato radionovela. Com a Cia. O Grito.

20h -  CONTOS, CRÔNICAS & POEMAS: FRED ZERO QUATRO E ZECA BALEIRO
Os músicos leem e comentam textos de seus autores favoritos e de autores homenageados pela Bienal (Nelson Rodrigues, Jorge Amado, Mario de Andrade e Oswald de Andrade).

Quinta, 16 de agosto

11h às 19h -  CHUVA DE HISTÓRIAS E POEMAS
Intervenção artística com a Cia. Suno.

14h E 15h - SAPUCAYA - A GRANDE ÁRVORE
Contação inclusiva de histórias. Com o escritor João Bosco de Souza.
*Sessão com interpretação em Libras.

17h -  AS TRÊS TORRES DA PRINCESA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com a Cia. Prosa dos Ventos.

20h -  DICIONÁRIO: DESAFIO DE POETAS E MCS
Desafio poético tendo como tema verbetes do Dicionário SESC : A linguagem da cultura. Com Marcelino Freire, Chacal, Emicida, Max B.O., Nelson Maca e Paulo Scott.

Sexta, 17 de agosto

11h às 19h - TODAS AS PALAVRAS ME CONVÉM
Intervenção artística com a Cia. Ilustrada

15h  - HOJE É DIA DE HISTÓRIA
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças.
Com a Cia. A Hora da História.

16h - ILUSTRAÇÃO E IMPROVISO
Enquanto desenha, o cartunista conversa com o público sobre técnicas de ilustração e improviso. Com Paulo Caruso.

17h E 18h -  CORPO VIVO: WORKSHOP COM IVALDO BERTAZZO
Vivências corporais baseadas no método Reeducação do Movimento, voltadas ao contexto dos visitantes da Bienal do Livro.

20h - RADIONOVELA JORGE AMADO
Inspirada na época de ouro do rádio, a atividade apresenta textos da obra de Jorge Amado adaptados para o formato radionovela. Com a Cia. O Grito.

Sábado, 18 de agosto

11h às 19h -  POLVO POÉTICO
Intervenção artística com o Grupo Sensus.

15h E 16h - VIAJANDO COM AS HISTÓRIAS
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com Ana Luísa Lacombe.

18h -  MPB NA VITROLA DE MÁRIO DE ANDRADE
Bate papo sobre as impressões de audição de Mário de Andrade, que costumava fazer anotações críticas nas capas dos discos que ouvia em sua vitrola. Com a pesquisadora Flávia Camargo Toni.

20h - ZAP! SLAM
Campeonato de poemas com performances dinâmicas em que o público vota e participa. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

Domingo, 19 de agosto.

11h às 19h - EXPEDIÇÃO PELA RUA DAS LETRAS
Intervenção artística com Ricardo Napoleão.


15h - PARA LÁ DAS PALAVRAS
Contação de histórias que estimulam a imaginação e o hábito de leitura nas crianças. Com o Núcleo Pé de Zamba.

17h - ZAP! SLAM
Campeonato de poemas com performances dinâmicas em que o público vota e participa. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

PARCERIA CULTURAL SESC E BIENAL DO LIVRO

SALÃO DE IDEIAS

SEX 10
18h - PASSAGENS DE TEMPO
Mauro Maldonato (Itália) e Mario Sérgio Cortella.
Mediação Marta Colabone

SAB 11
18h - JORGE AMADO NO CINEMA
Com Sergio Machado e Cecília Amado.
Mediação Fernão Pessoa Ramos.

20h - INTERNACIONALIZAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA
Com Galeno Amorim e Milton Hatoum.
Mediação Danilo Santos de Miranda.

DOM 12
16h - LEITURAS DE PATATIVA
Com Tiago Santana e Gilmar de Carvalho.
Mediação Assis Ângelo.

18h - LEITURAS DE JORGE AMADO
Com Tom Zé, Ilana Goldstein e José Castello.

SEG 13
20h - A SEMANA DE 1922
Com Marcos Augusto Gonçalves e Francisco Alambert.
Mediação José Antonio Pasta Jr.

TER 14
18h - JORNALISMO E CRÍTICA CULTURAL
Com Ademir Assunção e Jorge Mautner.
Mediação Maurício Kubrusly.

QUA 15
14h - A GARÇONNIÈRE DE OSWALD DE ANDRADE
Com Jorge Schwartz, Renato Borghi e Zé Celso Martinez Correa.

20h - DIÁRIOS DE EDGAR MORIN
Com Edgar de Assis Carvalho e Izabel Petraglia.
Mediação Ernani Guimarães.

QUI 16
20h - O TEATRO DE NELSON RODRIGUES
Com Marco Antonio Braz e Eduardo Tolentino.
Mediação Luis Fernando Ramos.

SEX 17
20h - ELOGIO À PREGUIÇA
Com Antonio Cícero, Olgária Mattos e Vladimir Safatle.
Mediação Adauto Novaes.

SAB 18
16h - ARTE NA CIDADE
Com Laura Guimarães, Lucas Pretti e Nelson Brissac.

20h - ECOS DE MÁRIO DE ANDRADE
Com Lígia Cortez e Paschoal da Conceição.
Mediação Flavia Toni.

DOM 19
14h - SOBRE BICICLETAS
Com Argus Caruso e Tiago Benicchio.
Mediação Aldo Quiroga.

16h - ESCRITORES IN PROGRESS
Com escritores inéditos selecionados em ação no site do SESC na Bienal.
Mediação Fabrício Carpinejar.

ESPAÇO TELAS E PALCOS

QUA 15
17h - O CINEMA BRASILEIRO POR SEUS DIRETORES
Com Beto Brant, André Klotzel e Toni Venturi.
Mediação Fernão Ramos Pessoa.

Para conferir as demais atividades presentes no Salão de Ideias, acesse: www.bienaldolivrosp.com.br

Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo
Rua Porangaba, nº 149, Bosque da Saúde
04136-020 - São Paulo - SP
+55 11 3482-2510 | +55 11 3482-6908

SESC Belenzinho apresenta a música e os ritmos do Pitanga em Pé de Amora


No dia 17 de agosto, sexta-feira, o grupo paulistano Pitanga em Pé de Amoraapresenta-se no Teatro do SESC Belenzinho, às 21 horas. O show é formado por canções autorais que flertam com ritmos populares como marchinhas carnavalescas, tangos nazarethianos, baiões e jongos, numa mistura natural com acordes jazzísticos e discursos de vanguarda.

Fundado em 2008, o Pitanga em Pé de Amora apostou, desde o início, nas composições próprias, tendo como norte a canção popular brasileira. Com passagem por diversas casas de shows e espaços culturais em São Paulo , encanta tanto pelariqueza das canções como pelos elaborados arranjos que pontuam todas as suas referências culturais.

A banda é formada pelos músicos Diego Casas, Angelo Ursini, Gabriel Setúbal, Flora Poppovic e Daniel Altman que se destacam como multi-instrumentistas. Outra característica do grupo é o caráter colaborativo nas composições. Todas as músicas sãoletradas por Diego que, além de letrista titular, canta a maioria delas junto com Flora e Daniel.

Versáteis, os músicos transitam entre voz, violão, 7 cordas, instrumentos de sopro (clarinete, flauta, trompete, quena,  escaleta, sax), instrumentos de percussão (coquinho, ovinho, agogô, pandeiro, derbak, surdo, castanhola, triângulo, caxixi) e sons como assobios e palmas. A criação coletiva é também percebida na performance no palco: os integrantes fazem rodízio de instrumentos ao término de cada música, mostrando a espontaneidade e o improviso do grupo.

O repertório do show é formado por: “Vai Com Deus” (Diego Casas); “Quem Ouvirá”, “Papel Passado” e “Maré Baixa” (Daniel Altman e D. Casas); “Chegou”, “Shot“ e “Ninguém Viu” (de Gabriel Setubal e D. Casas); “Bate Boca”, “Marchinha” e “Sempre Adelante” (de Angelo Ursini e D. Casas), entre outras.

Show: Pitanga em Pé de Amora
Integrantes: Diego Casas, Angelo Ursini, Gabriel Setúbal, Flora Poppovic e Daniel Altman (multi-instrumentistas: violão, sopros percussões e outros).
Dia 17 de agosto – sexta-feira - às 21 horas
SESC Belenzinho – www.sescsp.org.br/belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho/SP - Tel: (11) 2076-9700
Teatro (396 lugares). Ingressos/INGRESSOSESC: R$ 24,00, R$ 12,00 (usuário matriculado, +60 anos, estudantes e professores da rede pública) e R$ 6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado). Duração: 1h. Classificação etária: 12 anos. Estacionamento: R$ 6,00 (não matriculado) e R$ 3,00 (matriculado).

Assessoria de Imprensa – SESC BELENZINHO
Jacqueline Guerra: (11) 2076-9762
Sueli Freitas: (11) 2076-9761

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Marcela Lima
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br


SESC Belenzinho apresenta peça inédita de João Fábio Cabral com a Cia. dos Inquietos


Um Verão Familiar tem direção de Eric Lenate e elenco formado por Ed Moraes, João Bourbonnais, Lavínia Pannunzio e Renata Guida.

Depois do sucesso da montagem de 2011, Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete, do carioca Jô Bilac, a Cia. dos Inquietos aposta em outro texto inédito de autor contemporâneo. Um Verão Familiar, de João Fábio Cabral, estreia dia 16 de agosto, quinta-feira, no SESC Belenzinho, às 21h30, com direção de Eric Lenate.

No elenco, além do fundador do grupo Ed Moraes, estão os atores convidados João Bourbonnais,Lavínia Pannunzio e Renata Guida. A peça narra o drama de Júlio (Ed Moraes) um homem simples, sensivel e solitário. De volta às sua origens, ele revive suas angústias e traumas, diante da complexidade da relação familiar.

Para o diretor, a memória e as reminiscências da vida familiar constituem o cerne da narrativa, marcada pela profunda solidão dos personagens. “Comumente associada às tentativas frustradas de salvar relações, a solidão culmina na loucura e no desamor. Por essa razão e por expor faces contraditórias da sensibilidade contemporânea, Um Verão Familiaraproxima o homem de si mesmo.” Comenta Eric Lenate.

“O acesso à memória de nossa própria infância foi a principal motivação para esse trabalho. Criamos um diálogo entre os argumentos propostos pelo autor e nossa vivência. Mergulhamos em fatos que podem ter sido esquecidos, deturpados pelo tempo ou até mesmo serem pura ficção”. Revela o diretor. Para ele, João Fábio Cabral consegue dar forma e expressão para uma das estruturas arquetípicas de maior poder na história da formação da psique humana: a família: “ele propõe um retrato fracionado, bastante borrado do que um dia foi uma estrutura familiar”.

Outra característica fundamental em Um Verão Familiar é a narrativa fragmentada. Uma espécie de quebra cabeças oferece diversas possibilidades de entendimento. Cabe ao espectador distinguir o que é real e o que é ficção em cada drama vivido pelo protagonista, em cada trauma processado por sua memória.

Apoiado pelo tom confessional de Júlio, com interferências precisas e determinantes dos outros personagens (Pai, Mãe e Irmã), João Fábio estabelece uma linha narrativa oscilante entre a realidade e a ficção. O autor não estabelece linhas limítrofes entre uma coisa e outra, muito menos traça uma linha cronológica dos acontecimentos. Tecidos neste emaranhado de memória, que poderia ser de Júlio ou de qualquer um de nós, o espetáculo abre à visitação a um espaço do inconsciente coletivo.

A encenação

O diretor Eric Lenate explica que, para dar vida ao texto de João Fábio Cabral, eles (atores e diretor) emprestaram muitas coisas à encenação. Um Verão Familiar exala desejos que ficaram guardados na infância, pedaços confusos de lembranças, portanto mexe com nossas próprias histórias, diz. Todos colaboraram no processo, inclusive com objetos e adereços pessoais para as cenas, criando uma maior empatia entre atores e personagens. Lenate explica que descobriram juntos a linguagem exata da peça trabalhando nos planos menos palpáveis da lembrança e da memória. Exploramos um maior grau de subconsciência para expor o que acontece em cena

Calcada mais em um plano impressionista que concreto, a direção optou por uma encenação limpa e concisa, principalmente porque o texto já traz uma carga dramática bastante forte. A encenação segue como uma pintura, como quadros que desenham a história dessa família. Neste ponto iluminação (de Aline Santini) é fundamental. A base é um grande ciclorama que contorna esses quadros e valoriza as silhuetas em um desenho pouco usual em iluminação teatral.

Para sintetizar a ambientação desse apartamento que há muito não é habitado, a cenografia  (de Eric Lenate) não é realista. Alguns elementos sintetizam esta ideia, a exemplo do piso imitando um ladrilho antigo. Uma mesa de jantar tem grande significância, pois representa a reunião familiar, onde muita coisa deveria ter sido dita. A solidão e o abandono (tanto da casa quanto do interior do protagonista) também tem reflexo é um tonel que acumula a água de chuva vinda de uma crescente goteira.

Sinopse

Júlio, personagem central da trama, é jardineiro: homem sensível, apaixonado por plantas e pelas artes. Criado num ambiente hostil, opressivo e contrário à sua personalidade, passa a dialogar com um universo paralelo, somente seu. Ao visitar a casa onde viveu a infância, traz à cena suas memórias e fragmentos de lembranças. Recordações da convivência com o Pai, a Mãe e a Irmã envolvem o espectador em seus conflitos e perturbações. Numa imersão não cronológica, oscilando entre presente e passado, Júlio revive relações familiares e os efeitos destas sobre sua individualidade. Quadros de memória vão se encaixando como um quebra cabeça ao mesmo tempo em que abre diversas possibilidades de entendimento sobre o que realmente aconteceu no seio desta família.

Ficha técnica
Espetáculo: Um Verão Familiar
Com a Cia. dos Inquietos
Texto: João Fábio Cabral
Direção e cenografia: Eric Lenate
Elenco: Ed Moraes (Júlio) e atores convidados: João Bourbonnais (Miguel, o pai), Lavínia Pannunzio (Mãe) e Renata Guida (Maria, a Irmã).
Assist. de direção e direção de palco: Diego Dac
Iluminação: Aline Santini
Figurino: Rosângela Ribeiro
Trilha sonora original: Fernanda Maia (piano) e Beatriz Navarro (violoncelo)
Cenotécnica: PalhaAssada Atelier
Vídeos: Fabi Loyola
Fotos: Gustavo Porto
Operação de som: Pedro Fontana
Operadora de Luz: Pilar C. Valdelvir
Costureira: Noeme Costa
Produção: Cia dos Inquietos
Coprodução: Arrumadinho Produções Artísticas
Produção Executiva: Palipalan Arte e Cultura-Renata Pimenta
Direção de produção e coordenação geral de projeto: Ed Moraes

Serviço
Estreia: 16 de agosto – quinta-feira – às 21h30
SESC Belenzinho - www.sescsp.org.br/belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000 – Belenzinho/SP - Tel: (11) 2076-9700
Sala de Espetáculos I (120 Lugares)
Temporada: 16 de agosto a 9 de setembro de 2012.
Quinta a sábado (às 21h30), domingo e feriado/7 de setembro (às 18h30)
Ingressos: R$ 24,00, R$ 12,00 (usuário matriculado, +60 anos, estudantes e professores da rede pública) e R$ 6,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado).
Gênero: Drama - Classificação etária: 16 anos - Duração: 1h20
Estacionamento: R$ 6,00 (não matriculado) e R$ 3,00 (matriculado).


João Fábio Cabral – autor

João Fábio Cabral é dramaturgo, ator, diretor e roteirista. Foi integrante do grupo Cemitério de Automóveis, onde participou de vários espetáculos. Reconhecido representante da dramaturgia contemporânea, seus textos encenados são: Rosa de VidroFlores BrancasUm lugar Que Nunca TiveDelicadezaTantoAguardo Notícias da PolôniaSobre a Neve em Frente à Torre EiffelMe Leva Pra Casa e Distante, entre muitos outros. Como roteirista assina, ao lado de Leandro Godinho, o curta metragem Darluz - adaptação da obra de Marcelino Freire, com direção de Leandro Godinho. O filme é ganhador de 35 prêmios, entre eles de Melhor Roteiro nos Festival de Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Eric Lenate - diretor

Eric Lenate é ator e diretor de teatro com uma trajetória de mais de 10 anos. Por quatro anos fez parte do Grupo Teatral do Colégio Progresso, A Trupe D’Uou, quando teve as primeiras experiências como ator, diretor, cenógrafo e figurinista, além de receber prêmios de melhor cenógrafo, melhor ator e melhor figurinista. Profissionalmente, trabalhou com Reginaldo Nascimento (Teatro Kaus Cia. Experimental), Mário Bortolotto (Cemitério de Automóveis) e CPT (Centro de Pesquisa Teatral com direção Antunes Filho). Foram quatro anos em contato com Antunes, sendo inclusive coordenador do Núcleo de Cenografia e atuando nas montagens do Grupo Macunaíma: O Canto de GregórioA Pedra do Reino eSenhora dos Afogados. No CPT dirigiu sua primeira peça, O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade, de Silvia Gómez, indicado aos prêmios Qualidade Brasil (Melhor Espetáculo) e Shell (Melhor Atriz para Paula Arruda), além de ser eleito pelo público como um dos três melhores trabalhos no FIT de São José do Rio Preto.

Em 2009, inicia a fase de diretor independente, dirigindo os espetáculos Natureza Morta, de Mário Viana, e Celebração, de Harold Pinter, premiado como melhor espetáculo no 13º Cultura Inglesa Festival. Na sequência, integrou o elenco de Sideman, de Warren Leight, e Cabul, de Tony Kuschner, ambos com direção de Zé Henrique de Paula. Eric Lenate assina a direção e cenografia de Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpete, de Jô Bilac, da Cia. dos Inquietos, além de dirigir diversas leituras dramáticas para diferentes projetos culturais e participou de dezenas de festivais de artes cênicas pelo Brasil.

Cia. dos Inquietos

A Cia. dos Inquietos - um coletivo em movimento, como preferem ser chamados - é um espaço de pesquisa que surgiu, em 2009, com a junção de integrantes oriundos de diversas companhias e grupos teatrais. Unidos pelas mesmas inquietações, resolveram se debruçar na pesquisa sobre o comportamento do homem contemporâneo e as relações estabelecidas nos dia de hoje, fator que vem de encontro à relação do grupo com a arte que produzem.

O primeiro trabalho foi realizado à convite do dramaturgo carioca Jô Bilac, para montagem do texto Limpe Todo o Sangue Antes Que Manche o Carpete, que estreou em abril de 2011 e continua em repertório até dezembro de 2012 com apresentações em eventos como FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto SP, FIT - Festival Internacional de Teatro Dourados (MS), mostra Encena Jacarezinho (PR), João Pessoa –(PB), além de apresentações agendadas em 20 cidades do Estado de São Paulo.

Em 2012, surgiu o convite para uma nova montagem vindo de outro representante da nova geração de autores: João Fábio Cabral, dramaturgo com mais de 40 textos teatrais escritos, diversos deles montados entre eles: Rosa de Vidro (dir. Ruy Cortez), Delicadeza (dir. Marcos Loureiro),TantoAguardo Notícias da Polônia e Melodia Cinza dirigido (dirigidos por ele próprio), entre outros. Assim nasceu a montagem de Um Verão Familiar, que motivou a companhia tanto pela dramaturgia quanto pela abordagem da sociedade  contemporânea.

Como um coletivo em movimento, atores e técnicos participam como profissionais convidados, integrantes ocupam novas funções e tudo o mais que for necessário para dar vida às obras.

Assessoria de Imprensa – SESC BELENZINHO
Jacqueline Guerra: (11) 2076-9762
Sueli Freitas: (11) 2076-9761

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Marcela Lima
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br