Translate

quarta-feira, 28 de março de 2012

Teatro - 'O Idiota' em Curitiba, em São Paulo, Rio e BH



O Idiota – Uma Novela Teatral
faz pausa para ir ao
Festival de Teatro de Curitiba
e volta para São Paulo para as oito apresentações finais na cidade



Em junho, a companhia viaja para o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte e em julho aporta no Rio de Janeiro no Centro Municipal De Arte Hélio Oiticica

O IDIOTA – UMA NOVELA TEATRAL, da mundana companhia, feita a partir da obra de Fiódor Dostoiévski, viaja para o Festival de Teatro de Curitiba para se apresentar de28 de março a  2 de abril de 2012 e volta para São Paulo, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, para fazer as oito apresentações finais, no período de 10 a 20 de abril de 2012.
Desde que estreou em 2010, a peça acumulou vários prêmios, o mais recente foi o Questão de Crítica (RJ) nas categorias direção, iluminação e espetáculo, além de ser indicada a várias outras mais. Antes angariou o APCA (prêmio especial pela realização do projeto), além da indicação a outros: prêmio BRAVO, Cooperativa Paulista de Teatro (melhor elenco e espaço não convencional), Shell (cenário, figurino, iluminação e direção).
A direção do espetáculo é de Cibele Forjaz e a adaptação do romance para o teatro é de Aury Porto com a colaboração de Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e de Cibele Forjaz. A montagem está dividida em três partes, apresentadas em conjunto; cada sessão do espetáculo tem a duração de seis horas e meia, com dois intervalos.
Esta é a terceira e derradeira temporada de O Idiota – Uma Novela Teatral na cidade de São Paulo. A primeira aconteceu entre março e maio de 2010 e a segunda entre janeiro e abril de 2011.
Em junho, a companhia viaja para o Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte e na sequência aporta no Rio de Janeiro para sua segunda temporada, agora no Centro Municipal De Arte Hélio Oiticica - a primeira foi no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico.

Vale lembrar que O Idiota foi apresentado num galpão do porto de Santos; nas dependências todas do Teatro José de Alencar em Fortaleza e em dezembro último no Festival Europalia, em Bruxelas.
FICHA TÉCNICA
Autor: Fiódor Dostoievski
Tradução: Paulo Bezerra
Roteiro Adaptado: Aury Porto
Colaboração dramatúrgica: Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e Cibele Forjaz
Direção: Cibele Forjaz
Elenco: Aury Porto, Beatriz Morelli, Fredy Allan, Luah Guimarãez, Luís Mármora, Otávio Ortega, Sergio Siviero, Silvio Restiffe, Sylvia Prado e Vanderlei Bernardino
Direção musical /Trilha sonora / Música ao vivo: Otávio Ortega
Cenografia: Laura Vinci
Figurinos: Joana Porto
Luz: Alessandra Domingues
Direção de Movimento: Lu Favoreto
Direção Vocal e Interpretativa: Lucia Gayotto
Arte gráfica: Simone Mina
Consultoria Teórica: Elena Vássina
Direção de Produção: Marlene Salgado
Realização e Produção: mundana companhia
SERVIÇO
Local Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Tres Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Fones: 011 32215558 / 011 32214704
Lotação 80 espectadores por apresentação
Duração 410 minutos, com 2 intervalos (o 1º de 30 minutos e o 2º de 20 minutos)
Recomendação A partir de 14 anos
Acesso a deficientes
Entrada franca – Os ingressos da semana serão distribuídos na Oficina Cultural Oswald de Andrade às sextas-feiras a partir das 18h30.

1 - FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBAde 28 de março a 02 de abril de 2012
Local: CIETEP HORÁCIO COIMBRA
horário: 19h30

2 - SÃO PAULO – Oficina Cultural Oswald de Andrade
Terça (10/04), quarta (11/04), sexta (13/04), sábado (14/04), domingo (15/04), quarta (18/04), quinta (19/04) e sexta (20/04), às 18h
Distribuição dos ingressos gratuitos: 
Dia 09/04 às 18h30: para as apresentações no período de 10 a 15 de abril
Dia 16/04 às 18h30: para as apresentações no período de 18 a 20 de abril

Informações para imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
(11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425 – Márcia Marques

Zeca Baleiro no HSBC Brasil - Projeto nova Brasil FM

Concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, com o Coro da CIA MINAZ e solistas no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto


Concerto Internacional OSRP Abril 2012 - Gian Luigi Zampieri, regente
Coro da CIA MINAZ - Solistas Adélia IssaGisele GanadeOzório Christóvam  e Carlos Eduardo Marcos
Dia 7 de abril, sábado, às 21h, acontece o Concerto Internacional OSRP Abril 2012, sob a regência do maestro italiano Gian Luigi Zampieri, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, dentro da sérieConcertos Internacionais. No programa, obras de Gioacchino Rossini, incluindo seu famoso STABAT MATER, com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, o Coro da CIA MINAZ, sob regência de Gisele Ganade, e os solistas Adélia Issa (soprano), Gisele Ganade (mezzo-soprano),Ozório Christóvam (tenor) e Carlos Eduardo Marcos (baixo).
Programa
Gioacchino Rossini (1792 - 1868)
"O Assedio de Corinto",  abertura
"STABAT MATER" para Solistas, Coro e Orquestra

Gian Luigi Zampieri
É considerado um dos últimos alunos do grande maestro FRANCO FERRARA, responsável pela formação moral e artística de Zampieri. Sob sua orientação, Zampieri iniciou o estudo da música em Roma, em 1978, aos 13 anos de idade.
Organista e maestro, nasceu em Roma em 1965, estudou com Francesco De Masi, Carlo Maria Giulini, Gennadi Rozhdestvensky e Leonard Bernstein, frequentando o curso de aperfeiçoamento da Accademia Nazionale de S. Cecilia em Roma e a Accademia Musicale Chigiana de Siena, onde, em 1988, recebeu diploma de honra como regente de orquestra.
Em 1980, com 15 anos, foi nomeado organista titular da Basilica de S. Maria em Trastevere, onde permaneceu ativo por vinte anos.
Como regente de orquestra, venceu a 5ª edição (1997) do concurso internacional “A. Pedrotti” e também foi premiado no concurso internacional “C. Zecchi” (1989).
Já se apresentou com prestigiadas orquestras, dentre elas: Orquestra Sinfônica da Radio de Moscou (Russia), Orquestra Filarmônica de Bucareste (Romênia), Haifa Symphony Orchestra (Israel), Orquesta de Euskadi (País Baixo Espanha), Orquestra de Câmara Rádio Bucareste (Romênia), Teatro S. Carlo de Napoles, Orchestra di Padova, Orchestra Sinfonica Siciliana, Orchestra Internazionale d´Italia, Orchestra di Roma e del Lazio, Orchestra Sinfonica Abruzzese, Orchestra Sinfonica di Sanremo, I Filarmonici di Verona, Roma Sinfonietta, Opera di Tirana (Albania), Orchestra Haydn di Bolzano, Arena di Verona, Teatro dell´Opera di Roma, Orchestra J-Futura di Trento.
Em suas apresentações, regeu vários solistas de renome como: Stefano Zanchetta, Glauco Bertagnin, Francesco Manara, Francesco Pepicelli, Enrico Dindo, Ricardo Gallèn, Duo Melis, Massimo Quarta, Florin Ionescu-Galati, Stan Zanfirescu, Vincenzo Bolognese, Nello Salza, Peter Sadlo, Ricardo Gallèn, Il Duo Chitarristico Melis, Alessandro Safina oltre a Shirley Verrett, Pietro Ballo, Peter-Lukas Graf, Mariana Sirbu, Rocco Filippini, Daniela Mazzucato, Mario Ancillotti, Carla Fracci, Antonio Salvatore, Massimo Mercelli etc.
Foi assistente de Gennadi Rozhdestvensky na London Symphony, na BBC Symphony, e na Accademia Chigiana. Foi assistente do grande maestro Lorin Maazel.
Desde a metade dos anos 1980 se dedica à divulgação das obras de Astor Piazzolla pela qual é considerado, pela crítica, um dos maiores experts no campo internacional.
Cultiva releitura do repertório italiano do século XX. (Respighi, Pizzetti, Malipiero, Rota, Ghedini, Ferrara) e é ativo também como compositor. Realizou na Rádio Romênia um programa especial, com apresentação de uma composição própria - "Non nobis Domine" – Retrato de Jacques de Molay - por ocasião do 700° aniversário do processo da Ordem dos Cavaleiros Templários. Foi responsável pelo programa e conduziu uma transmissão pela Radio Vaticana. Como maestro, regeu concertos que foram gravados pela RAI, Rádio Vaticana, TV Espanhola, Rádio Russa, Rádio Romênia, União das Rádios Europeias.
Organista da Corte di Borbone Reali das Duas Sicilias, desde 1996, é Cavaleiro de Mérito da Ordem Costantiniana de S. Giorgio.
Realizou várias conferências e seminários sobre a técnica instrumental e as formas musicais e sobre o tema “A Sinfonia Juppiter .'. Mozart construtor entre o Justo e o Perfeito”.
Foi o curador de artigos sobre o cristianismo gnóstico, templarística e geometria sacra. É estudioso e profundo conhecedor do simbolismo e tradição hermética, onde observa os princípios simbológicos e suas aplicações na música e outras formas de arte.
Na Itália foi professor de estudos orquestrais nos conservatórios do Estado desde 1986 até 2011.

Coro da CIA MINAZ
Fundado em 1992, o Coral Minaz é um grupo que se dedica à divulgação do repertório lírico e à formação de profissionais e público para a ópera. Formado por 80 cantores, profissionais de vários setores da sociedade de Ribeirão Preto e região, realiza um repertório que inclui trechos de óperas, musicais e cantatas sacras e profanas. Durante seus anos de existência, o grupo realizou inúmeras apresentações, algumas delas em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto estando presente no concerto oficial de reinauguração do Theatro Pedro II, bem como nas montagens das Óperas “A Flauta Mágica” de Mozart, “Cavalleria Rusticana” de Mascagni e “La Traviata” de Verdi. O grupo realizou em 2003 a “Missa de Glória” de Puccini junto à Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob a regência do maestro italiano Antônio Pantaneschi e participou de concertos e óperas sob a regência de maestros como Roberto Minczuk, Abel Rocha, Túlio Colacciopo, Cláudio Cruz entre outros. Em outubro de 2005 integrou a montagem da Cia. Minaz “Carmina Burana” de Carl Orff, espetáculo este apresentado no programa da TV SENADO “Quem tem medo de Música Clássica”. Em 2006 integrou a montagem da “Ópera do Malandro” de Chico Buarque e ainda, em dezembro do mesmo ano, a ópera “Pagliacci” de Leoncavallo. Em 2007 e 2008 o espetáculo “Divas da Ópera” e o musical “Hair” respectivamente. O Coral Minaz, regido pela maestrina Gisele Ganade, fundadora da Cia. Minaz, tem como “celeiro” de vozes os corais infantil e infanto-juvenil que formam jovens músicos e cantores para a manutenção da sua qualidade artística e crescimento de suas atividades culturais.http://www.minaz.com.br/
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto   
Há 70 anos, a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) conta uma história de devoção e amor à arte. Desde que foi fundada em 22 de maio de 1938 pelo alemão Marx Bartsch, a OSRP desenvolveu e participou de importantes projetos que difundiram a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional. 
A credibilidade conquistada através dos anos justifica o fato de ser a segunda orquestra mais antiga do Brasil em atividade constante, apesar de ser gerida por uma entidade totalmente privada – a Associação Musical de Ribeirão Preto, que conta com parcerias desenvolvidas junto às iniciativas pública e privada. Essa mesma característica atraiu para a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, regentes consagrados como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Filipe Lee, Spartaco Rossi, Roberto Minczuk , Ricardo Kanji, João Carlos Martins, Gunter Neuhold. 
Já participaram dos concertos realizados pela OSRP solistas de destaque como Nelson Freire, Dang Thai Son, Jacques Klein, Yara Bernette, Ruggiero Ricci, Nathan Schwartzman, Antônio Meneses, Duo Assad, Ricardo Castro, Trio Brasileiro, além de artistas brasileiros como Naná Vasconcelos, Dori Caymmi, Yamandú Costa, Leo Galdeman, Ivan Lins,Toquinho.
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: http://www.osrp.org.br/

Adélia Issa (crédito da foto: João Pires)
Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, cidade onde nasceu, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Carmo Barbosa e Graziella Sciutti e, mais recentemente, com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York. Em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.
Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Roberto Minczuk, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi, e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.      
Vem desenvolvendo um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jocy de Oliveira, Paulo Costa Lima, e no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor. Merece destaque sua atuação em Pierrot Lunaire, de Schoenberg, com recriação em português de Augusto de Campos.
Artista versátil, tem participado de shows com Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Marília Pêra, Grupo Uakti, e de espetáculos multi-meios dirigidos por Gerald Thomas, William Pereira, Lívio Tragtemberg e Ivaldo Bertazzo, entre outros.   
Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata.    

Serviço:
Dia 7 de abril - Sábado - 21hs

Série "Concertos Internacionais"

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Gian Luigi Zampieri, regente

Adélia Issa, Soprano
Gisele Ganade, Mezzo soprano
Ozório Christóvam, Tenor
Carlos Eduardo Marcos, Baixo

Coro da CIA MINAZ
Gisele Ganade, regente do coro
Local: Theatro Pedro II - Rua Álvares Cabral, 370 - Centro
Ribeirão Preto

Plateia e frisas: R$40,00/inteira e R$20,00/meia
Balcão nobre: R$30,00/inteira e R$15,00/meia
Balcão simples: R$20,00/inteira e R$10,00/meia
Galeria: R$10,00/inteira e R$5,00/meia
Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br

“Nise da Silveira – Senhora das Imagens” prorroga temporada no Teatro Eva Herz


Espetáculo fica em cartaz até 26 de abril, às quartas e quintas, 21 horas

Devido ao sucesso da temporada paulistana do espetáculo NISE DA SILVEIRA – SENHORA DAS IMAGENS, a peça estende até 26 de abril suas apresentações no Teatro Eva Herz (Avenida Paulista 2.073, Livraria Cultura | Conjunto Nacional). Os ingressos, sempre esgotados no início da semana, demonstram o carinho e a atenção que a personagem Nise desperta no público em geral, não só o específico da área de psiquiatria e/ou psicologia.
O espetáculo trata da história de uma das mulheres mais importantes do século XX: Nise da Silveira,  médica psiquiatra alagoana que virou referência no tratamento da esquizofrenia no Brasil ao implantar ateliês de pintura em hospitais psiquiátricos, contrapondo-se aos polêmicos tratamentos com eletrochoque aplicados nos pacientes, tipo de método vigente na época. A partir dos trabalhos artísticos surgidos desse processo, Nise iniciou um estudo profundo das expressões simbólicas das pinturas para penetrar no universo do inconsciente de cada um deles, o que, talvez, tenha sido o seu grande trunfo. “A força daquela mulher  revolucionou a psiquiatria através da arte e de um processo mais humanitário de cura, de um olhar para o seu semelhante, que não fosse um olhar tão duro, um olhar tão científico, mas um olhar de amor ao próximo”, explica o diretor Daniel Lobo.
“Nise da Silveira – Senhora das Imagens” apresenta um painel dos acontecimentos marcantes na vida da psiquiatra. Fatos como a chegada ao Rio de Janeiro, em 1927, a amizade com Manuel Bandeira, a prisão no governo Getúlio Vargas, a aproximação com o escritor Graciliano Ramos e a relação com o psicanalista Carl G. Jung, estão na narrativa que culmina na consagração internacional das obras criadas por seus pacientes.
Criado pela Essencial Cia. de Teatro, o espetáculo tem direção e dramaturgia de Daniel Lobo (Prêmio APCA com o espetáculo “O menino detrás das nuvens”), atuação solo de Mariana Terra, coreografias da bailarina Ana Botafogo e trilha sonora inédita do pianista João Carlos Assis Brasil. Em cena, participações especiais do poeta e crítico de arte Ferreira Gullar (em vídeo), do ator Carlos Vereza, cuja voz, ouvida em off, dá vida ao psicanalista Carl Gustav Jung (que, inclusive, visitou o Museu de Imagens do Inconsciente, instituição criada por Nise da Silveira), importante referência na vida da psiquiatra e de José Celso Martinez Corrêa, admirador de longa data da psiquiatra.“Procuramos fazer do espetáculo um grande caleidoscópio, assim como era o trabalho da própria Nise”, conta Daniel Lobo.
Ficha Técnica
Dramaturgia, concepção multimidia e direção: Daniel Lobo. Interpretação e co-dramaturgia: Mariana Terra. Coreografia: Ana Botafogo Trilha original: João Carlos Assis Brasil Participações de Carlos Vereza (como a voz de Carl Jung) e Ferreira Gullar, José Celso Martinez Corrêa, Ednaldo Lucena e Gilray Coutinho (em vídeo) Preparação vocal: Angela Herz Cenografia e figurino: Ronald Teixeira Desenho de luz: Djalma Amaral Percussão: Marco Lobo Ensaiadora: Inês Pedroza Edição: Personal Filme (Daniel Trindade) Realização: Essencial Companhia de Teatro.
Serviço
Nise da Silveira – Senhora das Imagens
Local: Teatro Eva Herz - Livraria Cultura | Conjunto Nacional - Avenida Paulista, 2.073 - Bela Vista - São Paulo/SP
Temporada: de 01 de fevereiro a 26 de abril de 2012, Quartas e Quintas, às 21h
Fone bilheteria: 11 3170-4059 Site: www.teatroevaherz.com.br e www.ingresso.com
Capacidade: 168 lugares (Quatro espaços para cadeirantes) Duração: 1h30 min
Classificação: a partir de 16 anos
Ingresso: R$50,00. Meia-entrada para estudantes, idosos, professores da rede pública de ensino e portadores de necessidades especiais
Horário de atendimento da bilheteria: de Terça a sábado: das 14h às 21h e domingos: das 12h às 19h
Acesso para deficientes/Banheiro para deficientes/Ar condicionado/Aceita todos os cartões/Não aceita pagamento em cheque.


CANAL ABERTO ASSESSORIA DE IMPRENSA
Márcia Marques – email: canal.aberto@uol.com.br
Fones: 011 2914 0770/ 011 3798 9510
Celular: 011 9126 0425