Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Grupo OMSTRAB estreia novo espetáculo Cidade, dia 20 de outubro, na Galeria Olido

foto Gal Oppido
São Paulo ganha foco com espetáculo de dança CIDADE, nova montagem do Grupo OMSTRAB

Público poderá reconhecer o barulho de aeroporto e o som do vendedor ambulante nas ruas, entre outras situações. Pesquisa foi baseada no universo urbano de São Paulo. No palco, sete bailarinos e quatro músicos encenam o dia a dia do paulistano, com direção de Fernando Lee, direção musical de Eder O Rocha, direção de arte de Rodrigo Araújo (Bijari) e ensaio fotográfico de Gal Oppido.

Após percorrer os cinco cantos da cidade de São Paulo para se apropriar da sonoridade e movimentos do cotidiano do paulistano, o grupo OMSTRAB estreia seu novo espetáculo de dança CIDADE dia 20 de outubro, quinta-feira, às 20 horas, na Galeria Olido. Depois de quatro apresentações no Centro, a montagem tem sessões também nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, na Sala Crisantempo, na Vila Madalena. A coreografia, com 7 bailarinos e 4 músicos em cena, lança um novo olhar sobre a capital paulista por meio da percepção de sons e movimentos que se perdem na vida cotidiana.

Com direção do bailarino e coreógrafo Fernando Lee, direção musical do percussionista Eder O Rocha (Mestre Ambrósio), direção de arte de Rodrigo Araújo (Bijari), direção de vídeo de Osmar Zampieri, ensaio fotográfico de Gal Oppido e figurino de Adriana Vaz Ramos, o OMSTRAB – que em, 2011, completou 16 anos - investiga a cidade, revelando situações e sonoridades presentes na metrópole.

Contemplado pelo Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, o OMSTRAB buscou nas ruas a inspiração para os movimentos coreográficos após mapear as cinco zonas da capital paulistana (Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro).

O Núcleo partiu em pesquisa de campo procurando estabelecer um diálogo direto com a metrópole, por meio da percepção de elementos sonoros e de movimentos que acabam se perdendo na urgência do dia-a-dia. “Buscamos reavaliar o lugar onde a gente vive, mora e trabalha e passamos a enxergar a cidade com outro olhar. O espetáculo foi concebido nas ruas, dialogando com a cidade e os moradores de São Paulo”, explica Fernando Lee. Durante a criação e montagem, os bailarinos foram estimulados a experimentar intensidades, gestos, respirações, movimentos e situações estabelecendo um diálogo direto, corporal e auditivo.

O processo de pesquisa e montagem durou sete meses e se deu em várias etapas. Primeiro, o OMSTRAB realizou pesquisa de campo observando os diferentes locais, tendo como norteadores aspectos culturais relevantes de cada um deles, como ambientação, características do espaço físico, dimensional, fontes sonoras, pessoas etc.

Em seguida, o grupo promoveu intercâmbio com um artista freqüentador ou residente influente na manifestação cultural local. Participaram dessa etapa os músicos Agnaldo Martins, da região Norte; Wanderlei Lucentini, da região Sul; Raberuan e Akira, da região Leste; Tião Carvalho, da região Oeste, e o fotógrafo Gal Oppido, do Centro. Posteriormente, o grupo voltou às regiões para realizar intervenções públicas nos espaços pesquisados.

O mapeamento do material e a compilação das experimentações em ensaios culminaram no espetáculo, integrando linguagens de dança, música, teatro e vídeo. "Realizamos observações e captações de sons característicos, comportamento e gestual de seus habitantes", explica Fernando Lee.

Assim, o público pode reconhecer o barulho do aeroporto, o aperto do metrô ou ônibus indo para o trabalho, o café da manhã, o vendedor ambulante das ruas e outras situações tão presentes na vida do paulistano. “Não se trata de um espetáculo descritivo, mas uma apropriação dos elementos e ambientação presentes na cidade,” ressalta Lee.

Sobre o OMSTRAB
Desde 1994, quando estreou seu primeiro espetáculo na Bienal de Lyon, o Núcleo OMSTRAB se dedica à pesquisa e produção cultural seguindo um conceito de integração de linguagens - dança contemporânea, música ao vivo e teatro - para a criação de um espetáculo contemporâneo. Ao longo de sua trajetória, recebeu importantes prêmios e representou o Brasil em Festivais e apresentações na Europa, Ásia, América do Norte e América Central. Paralelamente à criação artística, realiza regularmente um trabalho didático e de formação de público através de oficinas, aulas-espetáculo, debates e performances em espaços públicos, teatros de bairro, CEUs, Casas de Cultura e Universidades. O grupo pretende, ao longo de sua história, não só a formação de novas plateias e divulgação da dança, por meio da circulação com espetáculos de seu repertório, mas também a manutenção de seu núcleo artístico e realização de novas pesquisas, contribuindo para a difusão e diversidade da cultura brasileira e a democratização dos bens culturais de qualidade.

Entre os prêmios Destaque para: Prêmio Circulação de Dança - Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2004), Prêmio Klauss Vianna - Funarte/Petrobras (2006, 2009 e 2010), ProAC - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (2007, 2009, 2010 e 2011) 1º, 3º, 5º e 10º editais do Programa Municipal de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo (2006-2011).

Para roteiro:
Grupo OMSTRAB apresenta Cidade – Dias 20, 21, 22 e 23 na Galeria Olido - Quinta, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19 horas. Dias 4, 5, 11 e 12 na Sala Crisantempo. Sexta e sábado, às 21 horas.
Elenco - Fabiana Granusso, Fernando Lee, Marcio Greyk, Silvana de Jesus, Suzana Bayona e Vagner Cruz. Músicos - Lloyd Bonnemaison, Pedro Peu, Eder O Rocha e Thiago Duar. Aprendizes - Cláudia Nwabasili, Roges Doglas (elenco) e Daniel Lins (vídeo). Direção de vídeo - Osmar Zampieri. Direção de arte - Rodrigo Araújo. Direção musical - Eder O Rocha e Thiago Duar. Figurinos - Adriana Vaz Ramos. Fotos - Gal Oppido. Produção executiva - Andrea Pedro. Assistente de Produção - Nayane Pertile. Direção geral - Fernando Lee. Duração - 50 minutos. Faixa etária - Livre. Grátis.

GALERIA OLIDO - Av. São João, 473 - 2º andar - Centro - São Paulo – SP. Telefone: 3397-0171. Ingresso: Entrada Franca (retirada de ingresso uma hora antes do espetáculo). Acesso para deficiente. Sala Paissandu - Centro de Dança Umberto da Silva – Capacidade: 136 lugares.

SALA CRISANTEMPO - Rua Fidalda, 521 - Vila Madalena - São Paulo – SP. Telefone: (11) 3819.2287. Ingresso: Entrada Franca. Acesso para deficiente. Capacidade: 100 lugares.

ARTEPLURAL - Assessoria do espetáculo
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli - (11) 9245-4138
Douglas Picchetti - (11) 9814-6911
http://www.artepluralweb.com.br/
Twitter - www.twitter.com/arteplural
Facebook - Arteplural







João e o Pé de Feijão, com direção de Carla Candiotto

Mais uma parceria bem-sucedida de Carla Candiotto, desta vez com o CIRCO MÍNIMO, o espetáculo João e o Pé de Feijão – clássico da literatura infantil - volta em cartaz dia 15 de outubro, sábado, às 17h30, no Teatro da União Cultural. Trata-se do primeiro espetáculo para crianças do - grupo que vem se destacando, ao longo dos seus 20 anos de existência à pesquisa das técnicas circenses aliadas ao teatro.


Apenas dois atores, Rodrigo Matheus, fundador e diretor artístico do CIRCO MÍNIMO e Ricardo Rodrigues, também integrante do grupo, se revezam para interpretar os diversos personagens da história. Com cenário e figurinos de Kléber Montanheiro, a direção é de Carla Candiotto, que também assina a adaptação do conto, ao lado de Rodrigo Matheus.

A atriz - da Cia Le Plat du Jour - este ano dirigiu vários grupos como Cia Delas (em Histórias por Telefone, que volta em cartaz no Teatro Eva Herz), Solas de Ventos ( em A Volta do Mundo em 80 Dias, que também volta em cartaz no Sesc Belenzinho e depois no Teatro Folha), Circo Amarillo ( em Sem Concerto, em cartaz no Teatro União Cultural) e Linhas Aéreas ( em Galinhas Aéreas ).

João é um menino pobre que troca o único bem da família, a vaquinha Mimosa, por alguns feijões mágicos. Os feijões brotam e nasce um enorme pé de feijão, que chega até o céu. João sobe e descobre o castelo do Gigante, a galinha dos ovos de ouro e a harpa, analogias para a maturação da criança que descobre o trabalho, a independência e a arte.

A história sobre a busca da maturidade, sobre a capacidade criativa da criança, em uma das fábulas infantis mais populares do mundo, é contada através de técnicas de teatro físico, em que o circo está a serviço do espetáculo. Apenas dois atores, Rodrigo Matheus, fundador e diretor artístico do CIRCO MÍNIMO e Ricardo Rodrigues, também integrante do grupo, se revezam para interpretar os diversos personagens da história.

O espaço cênico é limpo, ocupado por elementos mínimos manipulados pelos próprios atores, como cordas penduradas e estruturas leves. Os atores utilizam não só o palco como também o espaço aéreo, evidenciando a magia proposta pelas linguagens utilizadas.

O cenário e os figurinos de Kléber Montanheiro preservam a aura de magia dos contos de fadas. A trilha sonora é de Tunica, as coreografias de Chris Belluomini e a iluminação de Douglas Valiense – “profissionais que estão entre os mais respeitados do teatro paulistano, tendo inclusive recebido vários prêmios”, lembra Rodrigo.

A diretora Carla Candiotto tem se destacado, ainda, por seu trabalho no grupo Le Plat du Jour (“Chapeuzinho Vermelho”, “Os Três Porquinhos”, “João e Maria”, “Peter Pan e Wendy”, “Alice no País das Maravilhas” e “Pinocchio”, este último para o Teatro Imprensa). O espetáculo traz a presença marcante de sua direção, na forma de um humor sutil e inteligente, e de marcações ágeis e precisas.

“Vale a pena conferir.” Dib Carneiro Neto, Caderno 2, Jornal O Estado de São Paulo.
“Encanta o público do início ao fim do espetáculo”. Mônica Rodrigues Costa, Guia da Folha de S.Paulo.


Para roteiro:
João e o Pé de Feijão – Reestreia dia 15 de outubro, sábado, às 17h30, no Teatro União Cultural. Temporada - sábados e domingos, às 17h30. De 15 de outubro a 13 de novembro. Direção: Carla Candiotto. Texto: Carla Candiotto e Rodrigo Matheus. Elenco: Ricardo Rodrigues e Rodrigo Matheus. Contraregragem e manipulação: Luís Ângelo Pizzonia Cunha. Coreografia: Chris Belluomini. Cenografia e Figurinos: Kléber Montanheiro. Trilha Sonora: Tunica. Iluminação: Douglas Valiense. Operação de Som: Fernando Cervantes Delgado. Operação de luz: Maria Druck. Fotografia: Luiz Doroneto. Duração – 55 minutos. Livre.

Teatro União Cultural – Rua Mario Amaral, 209. Telefone 2148 2900 / 2148 2904. Horário de funcionamento da bilheteria: Segunda e terça, das 9h às 17 horas. Quarta a domingo, das 13h às 21h30. Preço: 20 (Inteira) e R$ 10 (meia). Aceita os cartões de crédito e débito: Visa, Máster, American Express e Diners. Possui acesso para deficientes e ar condicionado. Estacionamento conveniado na Rua Teixeira da Silva, 560 a R$10,00.



SESI SP apresenta Mundo Livre S/A nas Quartas Musicas -

Dia 21/10 tem pocket-show com Junior Ribas

Concerto gratuito com Orquestra Laetare no Liceu Coração de Jesus

ORQUESTRA DE CORDAS LAETARE E CORAL VOX AETERNA APRESENTAM-SE NO LICEU CORAÇÃO DE JESUS


23 de Outubro (domingo) – 19h30 - Concerto gratuito e aberto ao público

Regida pela maestrina, pianista e professora Muriel Waldman, a Orquestra de Cordas Laetare - composta por 23 músicos de várias idades (violinistas, violistas, violoncelistas e contrabaixistas) - apresenta-se no dia 23 de outubro (domingo), no Santuário do Colégio Liceu Coração de Jesus, às 19h30 horas.

A apresentação, com duração aproximada de uma hora, será acompanhada pelo Coro de música sacra Vox Aeterna. O concerto é gratuito e aberto ao público.

No repertório obras de: Giacchino Rossini, Antonin Dvorak, Felix Mendelssohn, Leonard Bernstein e Cesar Franck.

Sobre a Orquestra de cordas Laetare

Desde que foi criada, no início de 2007, para as apresentações do projeto "Quem tem medo de música clássica?" que aconteceram em parceria com a Secretaria de Cultura em diversas escolas públicas da periferia de São Paulo, a Orquestra de Cordas Laetare leva através dos concertos gratuitos que realiza, informações a respeito da música erudita, dos ritmos, dos diferentes estilos musicais e também da vida de músico a um público distante das salas de concerto, freqüentemente desfavorecidos na oferta de espetáculos e informações culturais.

Desta forma a Orquestra tem conseguido despertar o interesse e a curiosidade dos espectadores, apresentando concertos comentados e elucidativos que fornecem detalhes pitorescos sobre a vida dos compositores e as circunstâncias de cada composição, chamando a atenção do mesmo para detalhes característicos das obras e de seus estilos.

A Orquestra também está ampliando seu quadro de músicos e oferece vagas em todos os naipes de cordas para jovens profissionais. Mais Informações no site: www.laetare.com.br ou pelo telefone: (11) 3825 1007, no horário comercial, com Cecília.

Sobre o Coro Vox Aeterna
O Coro Vox Æterna de São Paulo é uma iniciativa para a divulgação da música erudita na cidade de São Paulo, sendo fundado pela maestrina Muriel Waldman em fevereiro de 2007.

O grupo é formado por adultos já com alguma experiência em canto, apaixonados por Música Sacra, e com a determinação de se aprimorar em música. Apesar de formado recentemente, o grupo recebe elogios pela sonoridade e grande sensibilidade demonstrada em suas apresentações. Ocasionalmente, apresenta-se em conjunto com a Orquestra de Cordas "Laetare" e com o Coro "Canticorum Jubilum", sempre regido pela Maestrina Muriel Waldman. Os ensaios acontecem semanalmente. www.voxaeterna.org

Serviço/Programa:
Concerto com a Orquestra de Cordas Laetare e Coro Vox Aeterna
Regência e direção artística: Muriel Waldman
Data: 23 de Outubro 2011 (domingo)
Horário: 19h30 - duração aproximada: 1 hora
Local: Santuário do Liceu Coração de Jesus
Endereço: Largo Coração de Jesus, 154 - Campos Elíseos - SP - fone: (11) - Tel.: (11) 3221 3622
Duração: 1 hora
Faixa etária livre
Concerto Gratuito e Aberto ao Público
Capacidade: 700 lugares

Programa:
Gioacchino Rossini: Sonata n. 6
Antonin Dvorak: Serenata para cordas, op. 22 / Scherzo: Vivace, Andante, Tempo Primo / Larghetto
(com o Coral Vox Aeterna):
Felix Mendelssohn: Salmo 42: Wie der Hirsch
Leonard Bernstein: Chichester Psalms III: Salmos 131 e 133
Cesar Franck: Salmo 150

Informações para Imprensa:
Denise Monteiro - (11) 9442-7777
denisemonteiro.comunicacao@gmail.com