Translate

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mandaia convida Rita Tavares no “Quintas do choro”




















O Grupo Mandaia, considerado um dos melhores do choro na Bahia, convida esta semana à Varanda do Sesi do Rio Vermelho - onde vem atuando há quase sete anos com o projeto “Quintas do choro” - a cantora e compositora Rita Tavares. O show acontece amanhã, 13, a partir das 21 horas e incorpora ao repertório canções de autoria de Rita e leituras de alguns clássicos do choro.


Formado por músicos experientes, que têm em suas trajetórias uma intensa relação com a autêntica música brasileira, o Grupo Mandaia foi formado em junho de 2003. Logo após sua criação, foi convidado a inaugurar um projeto idealizado pelo Teatro do Sesi, com o objetivo de consolidar um espaço voltado para a divulgação de artistas baianos com propostas artísticas de qualidade.

Deu-se início então ao projeto “Quintas do Choro”, que tem acontecido desde agosto de 2003. Hoje, o Mandaia leva à Varanda do Sesi um público expressivo de todas as idades, fiel e amante da boa música brasileira. Além disso, músicos respeitados de diferentes estilos passaram a ter a oportunidade de ouvir e compartilhar a experiência fundamental para a continuidade de qualquer tradição. “Esse projeto vem possibilitando o resgate da nossa história musical, sem esquecer, no entanto, a dinâmica natural que atinge qualquer processo histórico, o que inclui, naturalmente, a renovação e a reelaboração criativa”, conta Lula Gazineo, compositor, violonista e líder do grupo.

Compõem o Mandaia, Lula Gazineo (violão 7 cordas), Hélio Gazineo (violão), Ailton Reiner (bandolim), Messias Brito (cavaquinho), Sérgio Coentro e Raul Pitanga (percussão).

Rita Tavares - Baiana de Santana, Rita Tavares assumiu sua veia musical quando se mudou para Brasília, no final dos anos 80. Logo depois mudou-se para Espanha, e em Barcelona montou sua primeira banda “Coração Brasileiro”, tocando em vários espaços musicais da capital catalã.

Em Tenerife, onde morou 11 anos, consolidou sua carreira musical, tocando em vários teatros no Arquipélago Canário e gravando o seu primeiro CD Arrebenta, praticamente autoral. Com o Arrebenta foi selecionada pelo projeto “Artistas em Ruta” para tocar em várias províncias espanholas, como Galícia, País Basco e Andaluzia, o que possibilitou a divulgação do seu trabalho em toda a Espanha.

Em 2005 voltou definitivamente para o Brasil. Apresentou o seu CD no teatro do Sesi, e em temporada no Gamboa Nova em 2008 e 2009, sucessivamente. Este ano estreou novo show “Canções que o amor me rendeu”, no teatro do Sesi, cujo repertório totalmente autoral, comporá o seu próximo rebento discográfico.