Translate

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Esther Góes em "Weigel" no CCSP

Esther Góes leva peça sobre vida e obra de Heléne Weigel ao palco do Centro Cultural


A montagem Determinadas Pessoas - Weigel, interpretada por Esther Góes, cumpre temporada na Sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo até 15 de agosto. Escrita pela própria atris e por Ariel Borghi, também diretor da montagem, a peça trata da vida e obra de Heléne Weigel - atriz, militante política na Alemanha dos anos 20 do século passado, mulher do dramaturgo Bertold Brecht e uma das fundadoras do Berliner Ensemble.



O espetáculo conta com participação especial em vídeo dos atores Renato Borghi e Henrique Schafer (ambos como Bertold Brecht) e Eucir de Souza (como Emigrado), além do próprio diretor Ariel Borghi, este atuando ao vivo.


Determinadas Pessoas - Weigel narra a trajetória de Heléne, a partir de sua juventude, durante a República de Weimar (1919-1933), época em que atua ao lado de segmentos da esquerda, como o Teatro Proletário de Erwin Piscator e o Partido Comunista Alemão. Nesse ambiente de criação política e estética ela encontra seu parceiro de toda a vida: Bertold Brecht. Com a chegada de Adolf Hitler ao poder, em 1933, o casal se exila em vários países da Europa e nos EUA, onde Brecht acaba realizando trabalhos para Hollywood. Em 1948, eles retornam à Europa e se estabelecem definitivamente na República Democrática Alemã, onde fundam, em 1949, a companhia Berliner Ensemble.


A encenação é apresentada sob forma de recortes na vida de Heléne Weigel. Uma cena retrata seu encontro, aos 24 anos, com Brecht, na Itália, para decidirem se ela terá o filho que espera dele. Nessa época, já era uma mulher independente, liberada e comunista. Outra se passa no camarim, após a encenação da peça A Mãe, quando Weigel já está engajada no teatro épico e assume postura contra o nazismo. O exílio, passando pela Dinamarca, aparece junto com a crise conjugal do casal, antes de chegarem aos Estados Unidos, quando estão sem dinheiro, vivendo com muita dificuldade à base de uma pensão. Esther também retrata a faceta debochada da atriz, interpretando Hitler na peça Schweik na Segunda Guerra Mundial, e revive seu retorno à Alemanha, quando foi convidada para fazer Mãe Coragem e Seus Filhos; na sequência aborda a fundação do Berliner Ensemble. A parte final do espetáculo traz Weigel aos 70 anos. Brecht já está morto, e fica claro o esforço que ela fez para levar, incólume, à Alemanha Ocidental a obra do dramaturgo.
SERVIÇO:

Espetáculo: Determinadas Pessoas - Weigel

Texto e concepção geral: Esther Góes e Ariel Borghi
Direção: Ariel Borghi
Interpretação: Esther Góes
Participação especial: Ariel Borghi
Part. especial/cenas gravadas: Renato Borghi, Henrique Schafer e Eucir de Souza
Figurinos: Beth Filipecki
Música original: Lincoln Antonio
Desenho de luz: Lúcia Chedieck
Cenografia: Ulisses Cohn
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso/SP – Tel: (11) 3397-4002
Temporada: 25 de junho a 15 de agosto – sexta e sábados (21h) e domingos (20h)
Ingressos: R$ 20,00 (¹/2 entrada: R$ 10,00) – Capacidade: 324 lugares
Duração: 80 min – Classificação etária: 16 anos – Gênero: Drama
Bilheteria: 2 horas antes das sessões. Ar condicionado e acesso universal.

Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

MAM-BA convida: Abertura da Exposição 'SOBRE A PRAÇA E SEUS MÚLTIPLOS' - GAIO MATOS




















A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA, ATRAVÉS DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA, DA DIRETORIA DE MUSEUS E DO MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA, CONVIDA PARA


ABERTURA -12.07.10 -SEGUNDA-FEIRA - 19H
VISITAÇÃO- 13.07.10 A 15.08.10
TERÇA A DOMINGO -13H ÀS 19H
SÁBADOS -13H ÀS 21H
ENTRADA GRATUITA

ATIVIDADES EDUCATIVAS
COM O ARTISTA GAIO MATOS
21 A 23.07 DAS 9H ÀS 12H
INSCRIÇÕES: 71 3117 6141
MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA
AV. CONTORNO, S/N, SOLAR DO UNHÃO
SALVADOR – BAHIA – BRASIL
http://www.mam.ba.gov.br/
MAM@MAM.BA.GOV.BR