Translate

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Réplicas de obras do MASP são espalhadas por São Paulo

Mais visitado museu do país, o Masp reúne em seu acervo milhares de obras emblemáticas da arte produzida na Europa e América nos últimos 500 anos. As reproduções selecionadas pelo curador do museu, Teixeira Coelho, terão legendas explicativas e serão distribuídas em uma região centralizada a partir da sede do MASP, com distância de até 1,5 km. O quadrilátero é formado pelas ruas da Consolação e Estados Unidos, avenidas Radial Leste-Oeste e Brig. Luís Antônio, com ênfase no eixo da Av. Paulista.


O registro do projeto e a reação popular a essa intervenção urbana dará origem a um catálogo com 48 páginas, produzido pela Metalivros, com textos de Teixeira Coelho. Além de fotos dos ambientes onde foram expostas as cópias, reações e depoimentos de donos de estabelecimentos comerciais cujos muros abrigarão as obras, o catálogo trará ainda as primeiras repercussões da iniciativa na mídia.

Descrição:

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890). Pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade.
A pintura da foto faz parte do acervo do MASP (Museu de Arte de São Paulo).




Norah Jones vem ao Brasil e fará show gratuito em SP

A cantora americana Norah Jones fará quatro apresentações no Brasil em novembro, entre elas um show gratuito no Parque da Independência, em São Paulo, no dia 14 de novembro. No dia 12 ela canta em Curitiba, no Teatro Positivo, no dia 16 no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, e encerra a passagem pelo Brasil em 18 de novembro, em Porto Alegre.


O anúncio foi feito pela produtora Dançar Marketing & Comunicações, que organiza a turnê, mas as datas ainda não constam do site oficial da cantora. Norah está em turnê mundial para promover seu álbum mais recente, The Fall. Em novembro ela lança a coletânea ...Featuring, com as parcerias feitas na última década com nomes como Ray Charles, Willie Nelson, Foo Fighters e Willie Nelson.

Fonte: site Terra

ZÉLIA DUNCAN -amanhã 01/10 em Recife

Paulo Ricardo faz show em homenagem a Cazuza

O cantor Paulo Ricardo, ex-vocalista do RPM, fará no dia 2 de outubro no clube Hebraica um show em homenagem a Cazuza. No show, o artista destacará a aproximação que Cazuza fazia, por exemplo, entre Chico Buarque e Led Zeppelin.


“Cazuza conseguia transitar entre o rock ácido na mesma fluência que a bossa nova. Cazuza conseguiu uma façanha que todos tínhamos em mente: o casamento entre o rock e a música brasileira”, diz o cantor.

Paulo Ricardo interpretará 17 canções de Cazuza, entre elas Ideologia, Exagerado, Faz Parte do Meu Show, Preciso Dizer que Te Amo e Pro Dia Nascer Feliz.

Acompanhado pela Orquestra Sinfônica, sob a regência do maestro León Halegua, Paulo Ricardo fará uma releitura das canções de Cazuza. “Haverá algumas canções com orquestra, outras com banda e outras, ainda, com alguns instrumentos da banda e a orquestra”, explica.

O show faz parte da série In Concert, que apresenta durante 2010, quatro concertos de artistas homenageando outros ícones da música nacional. Em abril, Toquinho prestigiou Vinicius; em maio, foi a vez de Miúcha cantar Tom Jobim; em outubro, Paulo Ricardo apresenta obras de Cazuza; e, em novembro, Daniela Mercury cantará Dorival Caymmi.
--------------------------------------------------------------------------------
SÉRIE IN CONCERT - PAULO RICARDO
Quando: 2 de outubro, a partir das 21h
Onde: Teatro Arthur Rubinstein - Rua Hungria nº 1000 – Jardim Paulistano
Quanto: R$ 50,00 (sócios); R$ 100,00 (não sócios)
Ingressos: Ingresso Rápido - Telefone: 4003-1212

O Pelicano retorna ao Viga Espaço Cênico com direção de Denise Weinberg e idealização da Cia Mamba de Artes

      Com Denise Weinberg na direção, O Pelicano

    reestreia dia 2 de outubro no Viga Espaço Cênico 

"É sempre bom revisitar um texto um tempo depois." Nas mãos da experiente e talentosa Denise Weinberg, a encenação de O Pelicano - em sua terceira temporada, a partir de 2 de outubro no Viga Espaço Cênico, com interpretação da Cia. Mamba de Artes - promete envolver o público mais ainda no universo do sueco  Johan August Strindberg (1849 - 1912), um dos mais importantes dramaturgos da história.

Quando o pai morre, a família começa a viver uma forte decadência financeira, o que acaba culminando em uma necessidade de reaproximação afetiva entre todos os seus membros, afeto esse esquecido com o tempo. Tal necessidade leva mãe, filho, filha, genro e governanta a perambularem pelos corredores da casa remoendo suas angústias, passando humilhações, vexames, privações, fazendo revelações escandalosas e ouvindo insultos uns dos outros.

A mãe (Sheila Gonçalves) que se vangloria em ser o pelicano para seus filhos, a ave que dá seu próprio sangue para alimentar a cria, se revela uma mulher infame, calculadora, diabólica, perversa, obscena, que “matou” seu marido de desgosto, casou sua filha (Patricia Castilho) com seu próprio amante (Flavio Baiocchi), e condenou seu filho (Flavio Barollo) a um desespero alcoólico. A governanta Margret (Lilian Blanc) vaga durantes anos nesta casa soturna e fria, testemunhando a avareza, a amoralidade, a fome e o frio desta família que se mantém apegada aos valores burgueses, sempre mantendo as aparências acima de tudo.

 A peça recebeu o convite da direção do Teatro Íntimo de Estocolmo, o próprio teatro fundado pelo Strindberg, para se apresentar lá em 2012, ano do centenário da morte do autor, já que O Pelicano foi o espetáculo que inaugurou o teatro.

Para roteiro:
O PELICANO – Estreia dia 2 de outubro, sábado, às 21h, no Viga Espaço Cênico. Temporada: Sábado, às 19h* e às 21h e domingo às 19h - até 19 de dezembro. Texto: August Strindberg. Direção: Denise Weinberg. Elenco: Sheila Gonçalves, Flavio Barollo, Patrícia Castilho, Flavio Baiocchi e Lilian Blanc (substituta Mari Nogueira). Duração: 70 minutos. Classificação etária: 14 anos.  Capacidade: 74 lugares. 

Dia 10 de outubro, às 20h.
Palestra com a diretora Denise Weinberg e o psicoterapeuta e psiquiatra Jair Fuchs.

Serviço:
VIGA Espaço Cênico - Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros (ao lado do metrô Sumaré). Telefone: (11) 3801-1843. Capacidade – 74 lugares. Não aceita cheque. Não aceita cartão. Estacionamento próximo, na Rua Amália de Noronha, 137 Ao lado do metrô Sumaré­. Site - www.viga.art.br

 

SESI ESPECIAL - TEATRO + NOVA MOSTRA DE CINEMA- Rio Claro

SESI - AGENDA CULTURAL ESPECIAL SÁBADO (02/10) E DOMINGO (03/10) ÀS 16h
                                       INGRESSOS COM 1H DE ANTECEDÊNCIA



                                                              Opereta Pé de Pilão

Turma do Pé Quente
L - Livre para todos os públicos

Cinco atores-músicos contam e cantam a história do menino que virou pato e de sua avó enfeitiçada que perde seu encanto, o de nunca envelhecer. O pato envia uma foto na tentativa de reencontrar sua avó, mas é preso pelo cavalo-polícia, junto com o macaco retratista e o passarinho da máquina fotográfica. A aventura envolve cobra, fada enfeitiçada, Nossa Senhora, meninas traquinas, professor Dom Galaor e muitos feitiços até o menino reencontrar a sua avó enfeitiçada.

Musical, Infantil, 50 min.

Autor: Mário Quintana
Direção: Claudio Levitan
Elenco: Cláudio Levitan, Luiz Angelo Pizzonia Cunha, Adriana Fonseca, Guilherme Ferreira de Toledo e Clara Priscila de Araujo Coelho
Direção musical: Cláudio Levitan
Música: Cláudio Levitan, Nico Nicolaiewsky e Vitor Ramil
Cenário: Cláudio Levitan
Bonecos e adereços: Florencia Beber, Maíra Coelho e Patrícia Preiss
Figurinos: Margarida Rache, Maíra Coelho e Florencia Beber
Criação de luz e iluminação: Bathista Freire
Produção: POP Club Produções Artísticas, Cíntia Betina.

                                   ESTREIA DIA 04/10 (SEGUNDA-FEIRA)


                         "MOSTRA PAULISTA DE CINEMA NORDESTINO"

15h
Patativa do Assaré - Ave Poesia
CE, 2007, cor, 84 min, documentário, livre
Aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância de seus poemas, o significado político de seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira.

Direção, Roteiro e Montagem Rosemberg Cariry, Produção Executiva Petrus Cariry e Teta Maia, Edição Digital Kin, Débora Lima e Felipe Lobovsky, Edição de Som Kin, Coordenação de Produção Adriana Amaral e Bárbara Cariry, Realização Cariri Filmes e Iluminura Filmes.




e as 20h

Cinema, Aspirinas e Urubus


                                                      PE, 2007, cor, 99 min, drama, 14 anos

No sertão nordestino, nos anos 40, dois homens se encontram e estreitam amizade através do relacionamento profissional, apesar do percurso inverso de cada um. Percorrem estradas exibindo filme sobre aspirina para pessoas que nunca tiveram contato com o cinema.
Direção Marcelo Gomes, Roteiro Marcelo Gomes, Paulo Caldas e Karim Ainouz, inspirado em relato de viagem de Renulpho Gomes, Produção Sara Silveira, Maria Ionescu e João Vieira Jr, Fotografia Mauro Pinheiro, Edição Karen Harley, Elenco Peter Ketnath, Mano Fialho, Francisco Figueiredo, Arilson Lopes, João Miguel, Hermila Guedes, Zezita Matos, Sandro Guerra, Madalena Accioly.


                    GRATUITO E IMPERDÍVEL!!!














Exposição do Artista Cesar da Hora - Itajaí -SC

Convite para a Exposição de Entalhe em Madeira do artista César da Hora que acontecerá no dia 30 de Setembro de 2010, às 19h30, no endereço provisório da Casa da Cultura Dide Brandão, à Rua Tubarão, 305, Fazenda –Itajaí/SC. A Exposição permanecerá aberta à visitação até o dia 20 de Outubro de 2010, de segunda à sexta-feira das 09h às 21h.

César da Hora (23-01-1956) é natural de Itajaí e trabalha como artista e professor de Entalhe em Madeira nos espaços da Casa da Cultura Dide Brandão desde 1986, onde iniciou sua produção a convite do então Diretor, o artista Silvestre Souza com quem dividiu trabalhos e aperfeiçoou técnicas. Começou seus estudos e práticas de Entalhe em Madeira com o artista Argentino, Alberto Cedrón, em 1982, na Casa da Cultura de Itajaí. Suas obras passeiam entre o cotidiano, o natural e o místico, o real e o surreal por identificação e inspiração, mas atende também a simples pedidos de placas com nomes e ditos e outras encomendas aos quais igualmente se esmera. Sua primeira e notória obra foi “O Mago” (Capa, 1986) painel que literalmente abriu as portas para César da Hora que entalhou dezenas de portas, painéis, quadros e esculturas desde então. Nessa mostra, encontramos algumas de suas obras, cedidas pelos atuais proprietários, fotografias de outras tantas, inclusive de seus alunos, além das mais recentes e inéditas produções desse artesão e artista itajaiense, também conhecido pelas histórias guardadas e narradas com carinho, sobre acontecimentos e personalidades culturais da nossa região.

Realização: Jussanete Vargas
Patrocínio: 150 Anos; Prefeitura Municipal de Itajaí; Lei de Incentivo à
Cultura; Fundação Cultural de Itajaí; Casa da Cultura; Teconvi
Apoio: Angel; Catedral; Confeitaria; Madeira; Salão Marinho; Tacprint; Viaseg
29/09/2010 - César da Hora abre amanhã exposição com obras raras e inéditas

AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA


AULAS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA CORPO/INTÉRPRETE
NOVA TURMA


Com João Andreazzi

Terças das 19h30 às 21h30
Início das aulas 05/10/2010
Andreazzi criou esta aula de dança contemporânea a partir de experiências corporais vivenciadas desde os anos 80. A aula, fruto de um trabalho corporal que deu origem a uma linguagem de movimentos, foi elaborada em 1999, quando o coreógrafo retornou da Holanda, após dois anos de estudo na School for New Dance and Development. Esse trabalho que também deu origem à Cia. Corpos Nômades, surgida em 2000, e que carrega princípios da idéia do nomadismo na dança, tem os seguintes preceitos: permitir a fluidez do corpo pelo espaço utilizando o próprio impulso, sem ficar preso em contagens, formas, marcas; deixar o corpo experimentar o espaço externo e interno através do movimento. No escopo do curso há uma ênfase no trabalho de chão (floor work) e na técnica de expansão das articulações partindo da fonte do movimento, respeitando os órgãos e os sistemas do corpo. Por meio desse método, Andreazzi tem propiciado uma sólida formação a muitos artistas em dança contemporânea.

Investimento: R$100,00 por mês, sem taxa de matrícula.
Desconto de 10 % para classe artística e estudante. Maiores informações favor entrar em contato ou no site da Companhia.

O LUGAR -CIA. CORPOS NÔMADES
Rua Augusta, 325 - CEP- 01305-000
telefone-05511-32373224
e-mail: ciacorposnomades@gmail.com
http://www.ciacorposnomades.art.br/