Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

Exposição Colectiva de Pintura, amanhã em Portugal

Morada:


Palácio dos Aciprestes
Av. Tomás Ribeiro, n.º 18
2795-183 Linda-a-Velha
fatima.spinola@gmail.com
http://paginamarelas.blogspot.com/









ERVILHA SAPO JUNIOR fala de sonhos, amor e preconceito para o público jovem

No espetáculo – que reestreia dia 19 de março no Teatro Juca Chaves – o público acompanha a cena no palco e o que acontece nos bastidores, desvendandoseu mistério. Com texto e direção de Marcus Vinicius de Arruda Camargo, peça trata da dificuldade do ser humano em conviver com as diferenças.



“Seu sonho pode ter qualquer tamanho. Pode ser alto, diferente, até estranho. Mas sonhe sempre, noite e dia, o tempo inteiro. Mesmo impossível, sonhe um sonho verdadeiro.”
Este é um trecho da trilha sonora de ERVILHA SAPO JUNIOR, espetáculo infanto-juvenil que reestreia dia 19 de março, sábado, às 16 horas, no Teatro Juca Chaves. Com texto e direção de Marcus Vinicius de Arruda Camargo, peça tem cinco composições de Marcelo Quintanilha, entre elas a música tema Ervilha Sapo Junior, interpretada por Vânia Abreu (leia letra completa no final do texto).



Em 2007, ERVILHA SAPO JUNIOR cumpriu feliz temporada em São Paulo e foi indicado ao Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem em 5 categorias (melhor espetáculo do ano, melhor autor, melhor iluminação, melhor música composta e melhor cenografia). Agora, volta para mais uma temporada com grande parte do elenco renovado, com a mesma delicadeza ao falar sobre amor, preconceito e sonhos para o público infanto-juvenil.

Bidú (Carol Hubner) deseja ser atriz e escolhe como nome artístico Ervilha (por considerar ecológico), Sapo (julgando causar estranhamento) e Junior (porque ninguém viu uma menina ser chamada assim). Suas amigas Giu-Giu (Carol Ghirardelli) e Nani (Paola Rodrigues) querem ajudá-la a virar uma estrela, mas não entendem nada de artes cênicas.

Para ensaiar e aprender a interpretar, Ervilha Sapo Junior recorre ao seu amigo Cabelo (Theo Moraes), que chama seu vizinho Dodô (Denis Doná), um garoto que gosta de livros, mas, no fundo, adora mesmo é jogar futebol. Do encontro com Dodô explode um romance juvenil. À noite, os dois se encontram em cima do muro que divide suas casas e revelam sonhos secretos.

“Quando assisti à peça em 2007, fiquei apaixonada. É um espetáculo que toca o público. O primeiro sonho da Ervilha é ser atriz, o mesmo que eu tinha quando era mais nova. A peça faz a gente crer que tudo é possível, tudo pode, a esperança nunca morre. É lindo”, diz a atriz Carol Hubner, que ganhou o papel-título nesta nova temporada ao lado de mais 11 jovens atores do elenco.

"O grande desafio que se impõe para a humanidade é a intolerância cultural, religiosa e racial. Um dos resultados que a temporada de 2007 gerou foi o diálogo entre pais e filhos sobre o preconceito. Os pais e os jovens espectadores, os verdadeiros agentes da construção da vida social, além de se divertirem e se emocionarem, saíam envolvidos diretamente com os temas”, conta o diretor Marcus Vinicius.

Na peça, três estruturas de ferro (de 5m e 2m de altura) se transformam em praça, rua e casa. “Nas mudanças de cenário não há black-out, para o público ver a transformação e a sua criatividade ser despertada, ao entrar em contato com o construtivismo teatral”, diz Marcus Vinicius de Arruda Camargo. O encenador lança mão de outro recurso para atrair a atenção da plateia: a coxia fica à vista o tempo todo. Os atores trocam de figurino atrás de duas araras de roupas. “O espectador poderá acompanhar a cena no palco e o que acontece nos bastidores, desvendando seu mistério”, diz.

ERVILHA SAPO JUNIOR completa a Trilogia do Muro, tríade de peças que enfoca as barreiras entre as ideologias, religiões e relações humanas e discute a dificuldade do ser humano em conviver com as diferenças, definindo preconceitos. Desce do Muro, Moleca! (encenada em 1996, três indicações para o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem 1996, como melhor texto, direção e cenografia) e Um Jeito Assim... (encenada em 1998, conquistou o prêmio de melhor diretor e teve indicação para o Troféu Mambembe como melhor autor, em 1998), estiveram em cartaz em São Paulo. Ambas com autoria e direção de Marcus Vinicius


Elenco de Ervilha Sapo Junior:

Bidu (Ervilha) - Carol Hubner
Dodô - Denis Doná
Cabelo - Theo Moraes
Nani - Paola Rodrigues
Giu-Giu - Carol Ghirardelli
Dona Concheta - Samara Pereira
Dentinho - Felipe Mattar
Mãe de Ervilha - Ursula Brinker
Tia Sandra - Cássia Bressan
Verdureira - Gabriela Scarceli
Guarda / Médico - Tiago Gomes
Melody - Geórgia Hubner


Música tema Ervilha Sapo Junior

De Marcelo Quintanilha, intepretada por Vânia Abreu

ERVILHA SAPO JUNIOR – Estreia dia 19 de março, sábado, às 16h, no Teatro Juca Chaves - Rua João Cachoeira 899 – Telefone: 3168-2015. Temporada – Sábados às 16h. Ingressos – R$ 30. Texto e direção – Marcus Vinicius de Arruda Camargo. Trilha – Marcelo Quintanilha. Figurino – Gabriela Scarcelli. Duração - 80 min. Até 2 de setembro. Recomendação etária: 9 anos. Capacidade: 350 lugares. Até 28 de maio.


Assessoria de Imprensa Arte Plural




















PROMOÇÃO -No mês do Dia Internacional das Mulheres

Sortearemos um Livro por Semana para AS RESPOSTAS MAIS CRIATIVAS.
E nesta semana o LIVRO sorteado, em parceria com Baobá Comunicação, Cultura e Conteúdo e oferecimento da Editora Fundação Perseu Abramo, será:
“Gênero, patriarcado e violência”, de Helena Saffioti.


Com data de lançamento após as comemorações do Carnaval, “Gênero, patriarcado e violência”, de Heleieth Saffioti (R$ 25,00) recorta a questão, a partir da perspectiva do conceito de patriarcado na sociedade. Com um olhar instigante sobre a violência, as opressões e as formas de coerções contras as mulheres, a respeitada estudiosa do tema, busca esclarecer, questionar e abrir novas perspectivas ao debate.


Sobre a Editora Fundação Perseu Abramo:

Fundada em 1997, a Editora Fundação Perseu Abramo é um espaço para o desenvolvimento de atividades de reflexão político-ideológica, estudos e pesquisas, destacando a pluralidade de opiniões, sem dogmatismos e com autonomia. Com mais de 180 livros em catálogo, a editora conta com autores importantes como Antonio Candido, Celso Furtado, Aloysio Biondi, Michael Löwy, Marilena Chaui, Lélia Abramo, Milton Santos, Maria da Conceição Tavares, Francisco de Oliveira, Maria Rita Kehl e Leandro Konder, entre outros.

www.efpa.com.br twitter:@editora_perseu


Para Concorrer responda nos comentários deste artigo até quinta feira, 17/03/2011. Não esqueça de  escrever junto seu email para contato.  BOA SORTE!
Porque você mulher,  deseja ler este tema?

 

Realização do Versão Cultural, Baobá Comunicação eEditora Fundação Perseu Abramo.