Translate

terça-feira, 24 de julho de 2012

Francesca encerra temporada no Parlapatões

foto Bob Sousa

Comédia inédita de Luís Alberto de Abreu, inspirada
em A Divina Comédia, tem direção de Roberto Lage


A comédia dramática Francesca, texto inédito de Luís Alberto de Abreu, encerra sua temporada no dia 25 de julho no Espaço Parlapatões. A peça, que temdireção de Roberto Lage, foi inspirada em história contida no poema medieval Canto V de A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

A trama se passa às voltas de Francesca (Tatyana Figueiredo) que narra, no inferno, sua história e do amado Paolo (Márcio Bueno Dias) para o tribunal que irá julgá-los. Apaixonados, Francesca e Paolo têm que encarar, por imposição familiar, o casamento dela com o irmão dele. Isto os leva à traição; e esta transgressão às regras morais e sociais da época os leva à morte.

A montagem tem 18 personagens e 10 atores em cena. Além dos citados Tatyana e Márcio, o elenco é formado por Renata Zhaneta, Maria do Carmo Soares, Ando Camargo, Marco Aurélio Campos, Fernando Petelinkar, Raquel Marinho, André Grecco e Rodrigo Ramos.

Nesta adaptação o autor se valeu de tradições cujas origens estão enraizadas na arte popular. Na fábula, o conteúdo religioso (típico do período de Dante Alighieri) se soma a elementos da commedia dellarte, influente tradição cômica do teatro ocidental. EmFrancesca, temos os enamorados, o pai aburguesado, a alcoviteira e a criada, caracteres típicos desta prática teatral.

O diretor Roberto Lage explica que a montagem busca atingir todas as plateias e vários segmentos sociais. Isto quer dizer, no melhor sentido do termo, um espetáculo popular. É uma história de amor que transgride valores vigentes na Idade Média e que continua sub júdice no século XXI. Ele ainda questiona se não seria oportuno provocar na plateia uma reflexão sobre o fato de estarmos tão desenvolvidos científica e tecnologicamente e, mesmo assim, continuarmos presos a valores e preceitos sociais que travam o desenvolvimento do homem e geram tanto preconceito. Não preciso de nenhuma outra razão para dirigir e produzir um espetáculo tendo como base esse brilhante texto de Luis Alberto de Abreu. Finaliza.

Com maestria, Luís Alberto de Abreu se vale da estrutura da obra de Dante Alighieri - ao mesmo tempo, facilmente reconhecível e incomum em nossos tempos - para escrever Francesca. Elaborada, principalmente, em versos, a peça é um poema dramático, recurso pouco explorado na dramaturgia atual, na qual o autor exige do espectador um estado auditivo diferente do habitual. Mas nem por isso ele deixa de proporcionar um texto claro e fácil de ouvir.

O enredo

No inferno, diabos recebem os últimos pecadores chegados da esfera dos vivos. Entre eles estão Francesca e Paolo, um casal apaixonado que, por imposição das famílias e vítimas da moral vigente, são impedidos de ficarem juntos. Ela foi entregue em casamento ao irmão de seu amado, primogênito da família. Inconformada, ela propõe a transgressão e os amantes são mortos pelas mãos do primogênito com quem ela se casou.

Chegando ao inferno, onde eles serão julgados, Francesca pede permissão para contar-lhes sua história e explicar o que os levou à transgressão dos valores vigentes. Depois de muita luta para terminar o relato de sua saga, o veredito é pronunciado pelo líder do tribunal. Qual será esse veredito? Pode um verdadeiro amor ser condenado?
Francesca por Luís Alberto de Abreu

Francesca foi uma comoção imediata desde que li sua história no Canto V da Divina Comédia, de Dante, ainda numa velha e difícil tradução do século XIX, de Xavier Pinheiro. Ainda não havia sido publicada a excelente tradução de Cristiano Martins. Ao acabar o Canto V já havia me decidido a escrever a peça. Tocou-me a inesperada erupção da paixão entre Francesca e seu cunhado Paolo a partir da inocente leitura da história de dois outros apaixonados: Lancelot e Guinevere.

Tocou-me a violência da também inesperada chegada do marido, Gianciotto, que assassinou os dois amantes antes de terminarem o primeiro beijo. Tocou-me o rigor cruel da justiça divina ao sentenciar aquelas almas ao inferno. Tocou-me ver as duas almas, ainda abraçadas e amantes, sendo arrastadas eternamente contra os penhascos pelos turbilhões de ventos do círculo segundo do inferno. Tocou-me, sobretudo, a impressão que a história causou no próprio Dante que descreve seu impacto com um de seus mais belos e pungentes versos: "E cai como um corpo morto cai!" Dante apaixonado por Beatriz, Francesca por Paolo, Lancelot por Guinevere. Histórias de paixão sobre paixões. Foi um impulso apaixonado escrever a minha. Continuar o caudal de histórias de paixão e escrever de novo e para hoje essa comovente história. Creio, corria o ano de 1993. De lá para cá este texto dormiu. Dos meus mais de 60 textos teatrais escritos este era o último não encenado. Obrigado, Lage e atores e equipe, por despertá-lo.

Ficha técnica
Espetáculo: Francesca
Texto: Luís Alberto de Abreu
Direção: Roberto Lage
Diretor assistente: Paulo H. Jordão

Elenco: Tatyana Figueiredo (Francesca), Márcio Bueno Dias (Paolo e Pecador 1), Renata Zhaneta (Nora), Maria do Carmo Soares (Isabel e Alma), Ando Camargo (Minos e Pai), Marco Aurélio Campos (Gian e Pecador 2), Fernando Petelinkar (Caracane e Convidado), Raquel Marinho (Cococalvo e Convidada), André Grecco (Naparasa e Amigo 1) e Rodrigo Ramos (Malabéstia e Amigo 2).

Direção musical: Paulo Herculano
Música original e arranjos: Matias Capovilla e Paulo Herculano
Cenografia e adereços: Heron Medeiros
Figurino e adereços: Fabio Namatame
Assistente de figurino: Juliano Lopes
Iluminação: Wagner Freire
Assistente de iluminação: Alessandra Marques
Design gráfico: Heron Medeiros
Fotos: Bob Sousa
Operação de luz: Reynaldo Thomaz
Operação de som: Fábio Galvão
Cenotecnia: Estúdio Flux
Direção de produção e administração: Maurício Inafre
Produção executiva: Regilson Feliciano
Assistente de produção: Jô Nascimento
Idealização do projeto: Charles Geraldi
Realização: Roberto Lage Produções Artísticas
Co-realização: Uma Arte Produções Artísticas

Serviço
Espaço Parlapatões www.parlapatoes.com.br
Praça Franklin Roosevelt, 158 Consolação/SP Tel: (11) 3258-4449
Ingressos: R$ 30,00 Bilheteria: 16h às 22h (terça a dom.)
Temporada: terças e quartas - às 21 horas Até 25 de julho
Duração: 70 min. - Gênero: Comédia dramática - Classificação etária: 14 anos
Antecipados: www.ingressorapido.com.br - (4003-1212) - Estreou em 5/6/12

Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO
Tel (11) 3079-4915 / 9373-0181- verbena@verbena.com.br

Nova no Teatro apresenta Pedro Mariano


ANELIS ASSUMPÇÃO apresenta "NOT FALLING" no Bourbon Street Show nesta terça, 24/07, integra a série Para Elas por Elas, e dá continuidade ao lançamento do novo compacto da paulistana, um disco em vinil de 45 rotações com a faixa "Not Falling".


Reggae da lavra de Anelis Assumpção com Giba NascimentoNot Falling está sendo lançado pela cantora e compositora paulista em Vinil Compacto de 45 rotações por minuto. O lado A traz a gravação original, produzida por Anelis e Zé Nigro. O lado B traz "Not Falling' em outra versão, aditivada com dub remix de Victor Rice no azeitado registro de Anelis.



Anelis sobe ao palco do Bourbon Street acompanhada por Zé Nigro (teclados), Cris Scabello (guitarra), Mau (baixo), Lelena Anhaia (guitarra e violão), Edy Trombone (trombone) e Bruno Buarque (bateria).



SERVIÇO:

Ingressos: R$ 35,00
Terça, 24/07/2012 - 22h30 (abertura da casa às 20:00)
Rua dos Chanés, 127 - Moema - tel: 5095-6100
Produção: Scubidu Prods.



Assessoria de Imprensa Anelis Assumpção
Bebel Prates – bebelprates@uol.com.br – tel: (21) 3874 0544
Marcos Sassa – msassa@uol.com.br – tel: (11) 3032 4801



Claudia Cunha no Circuito SESI SP 2012



SERVIÇO
SESI Música 2012 – CLÁUDIA CUNHA
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Ingressos: Entrada Franca

27/07 (sexta), às 20h
Teatro Sesi Vila das Mercês
Rua Júlio Felipe Guedes, 138 - Vila das Mercês
(11) 6946-8172

28/07 (sábado), às 20h
Teatro Sesi Santo André
Pça Dr Armando de Arruda Pereira, 100 - Sta Terezinha
(11) 4996-8601