Translate

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Funarte apresenta repertório e processo de criação do Coletivo de Teatro Alfenim, da Paraíba





Entre 25 de junho e 15 de agosto, a Sala Renée Gumiel da Funarte São Paulo recebe o grupo de João Pessoa, PB, Coletivo de Teatro Alfenim e a Ocupação Fora do Eixo. Fundado e dirigido pelo dramaturgo Márcio Marciano, o grupo apresenta os espetáculos Quebra-Quilos (2008) e Milagre Brasileiro (2010), vencedor do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2008, além de fragmentos de Contos do Ponto de Cem Réis (peça em processo de criação e com estreia prevista para agosto).


 Além das apresentações do repertório, o projeto prevê duas sessões em horário alternativo para estudantes de escolas próximas à Funarte, seguidas de debates, uma vez que o tema de Quebra-Quilos é a rebelião popular ocorrida no séc. XIX contra a implantação do sistema métrico decimal e Milagre Brasileiro fala dos “anos de chumbo” da Ditadura Militar. Ambos constam da grade curricular do ensino médio.

Será realizada também a oficina A Ação Física Como Suporte Para a Narrativa Cênica, sob coordenação de Márcio Marciano; uma mesa-redonda com a presença de Sérgio de Carvalho sobre as dramaturgias do Coletivo de Teatro Alfenim e da Companhia do Latão; e o lançamento do livro Caderno de Apontamentos do Milagre Brasileiro, que reúne artigos, entrevistas e ensaios do grupo e de colaboradores sobre o processo de criação da peça.
Programação - Alfenim: Ocupação Teatro Fora do Eixo
Espetáculo: Milagre Brasileiro

Temporada: 25 de julho a 1º de agosto - sextas e sábados (21h30) e domingo (20h30)
Duração: 80 min – Classificação etária: 14 anos – Gênero: Drama
Texto, direção e cenário: Márcio Marciano
Elenco: Adriano Cabral, Ana Marinho, Daniel Araújo, Daniel Porpino, Fernanda Ferreira, Paula Coelho, Verônica Souza e Zezita Matos.
Direção musical: Wilame AC e Diego Souza
Figurinos: Maria Botelho e Vilmara Georgina
Iluminação: Ronaldo Costa
Músicos: Wilame AC (piano e viola) e Diego Souza (Violoncelo)

Milagre Brasileiro é um espetáculo experimental que aborda os “anos de chumbo” da Ditadura Militar, culminando com a decretação do AI-5. Seu foco é o desaparecido político, sujeito cuja estranha condição, nem morto nem vivo, serve de ponto de partida para a investigação de um dos períodos mais sombrios da história brasileira. A partir da experimentação de novas formas narrativas e com a execução ao vivo de sua partitura musical, o espetáculo põe em cena a figura mítica de Antígona para dialogar com nossos mortos. Também utiliza como referência o “teatro desagradável” de Nelson Rodrigues e seu Álbum de Família.

Marciano afirma ter observado uma coincidência entre a imaterialidade do “desaparecido político” e a condição da “personagem” na dramaturgia pós-dramática. Para alcançar uma dimensão trágica dessas coincidências, o grupo recorreu à Antígona, tanto a de Sófocles quanto a de Brecht. A confrontação desses materiais gerou uma dramaturgia que põe em crise a narratividade pós-dramática, “mas não porque queríamos abrir mão da ‘fábula’, e sim, porque preferimos pôr em cena a supressão de nossa própria História. Afinal, tanto no período da Ditadura quanto no âmbito da dramaturgia contemporânea, parece que a ‘fábula’, que teria a função de nos situar criticamente diante do mundo, foi abolida”, explica o diretor.
Serviço:
Complexo Cultural Funarte De São Paulo

Coletivo de Teatro Alfenim: Ocupação Teatro Fora do Eixo
De 25 de junho a 15 de agosto de 2010
Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos/SP - Tel: (11) 3662-5177
Ingressos: R$ 10,00 (meia: R$ 5,00) – Bilheteria: 1h antes das sessões - Capacidade: 60 lugares
Aceita cheque e dinheiro – Ar condicionado e acesso universal. Não possui estacionamento.

SESI - AGENDA CULTURAL ESPECIAL DE COPA

                            ARTES CÊNICAS - VIAGEM TEATRAL ::

SESSÕES APENAS NO DOMINGO, ÀS 18H E ÀS 20H Viagem Teatral 2010 - 2ª temporada

A peça conta a história de uma mulher dotada de um poder capaz de converter imaginação em realidade, através de seus fios. Aqui é utilizado o mito de Aracne - a mais famosa tecelã da mitologia grega, que venceu Atenas na arte de tramar os fios - para falar da solidão feminina, da capacidade humana de criar novas realidades a partir do pensamento e da dificuldade de expressar-se e relacionar-se com o parceiro.


Ficha técnica:
Encenação, dramaturgia e concepção: Paulo Balardim
Elenco: Carolina Garcia, Alice Ribeiro e Rita Spier
Iluminação: Bathista Freire e Daniel Fetter
Direção musical e composição de trilha original: Nico Nicolaiewsky
Operador de luz: Daniel Fetter
Técnico, Operador de Som e Manipulação de Imagens em Vídeo: José Derli
Coordenação de Produção: Carolina Garcia
Realização: Caixa do Elefante
Duração: 50 minutos / Gênero: drama; teatro de animação / Classificação Etária: Livre para todos os públicos.
INGRESSOS A PARTIR DE 1H DE ANTECEDÊNCIA
OBS: Lembrando que esse horário especial, é em função do Campeonato Mundial de Futebol, prezando pelos jogos da Seleção Brasileira. Atenção nesta próxima semana, o espetáculo monólogo "Sobre Tomates, Tamancos e Tesouras" será apresentado durante a semana, em vez do final de semana costumeiro. Sessão na quarta-feira (07) e quinta-feira (08), ambos às 20H. Em breve mais informações.
GRATUITO E IMPERDÍVEL!
SESI - RIO CLARO -SP

VEM AÍ, A SEGUNDA TEMPORADA DO PROJETO 'MÚSICA' 2010! AGUARGEM!!!

Mitologia e Religião no Antigo Egito


O curso tem por objetivo apresentar ao público as principais características da religião no Egito Antigo, destacando as práticas feitas pelo Estado faraônico e a população em geral. Compreender a percepção egípcia sobre a morte e a relação entre as divindades e a natureza.

Aula 1
as religiões no mundo antigo e o caso do Egito Antigo.
Aula 2
as principais manifestações religiosas no Egito Antigo.
Aula 3
a religião de Estado: o faraó e a família real na manutenção da ordem.
Aula 4
os deuses e as principais cosmogonias.
Aula 5
a religião privada e a religião funerária: a mumificação e o livro dos mortos.
Sobre a Professora
Thais Rocha é mestranda em arqueologia no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, sob orientação do Prof. Antônio Brancaglion.
Vagas Limitadas


Inscrições Abertas












ProjetoCultura
http://www.projetocultura.com.br/
Telefone: (11) 2307-0767 ou (11) 2339-0767
email contato@projetocultura.com.br
Local dos Cursos: Fundação Ema Klabin
Rua Portugal, 43 – Jardim Europa (esquina com a Avenida Europa, em frente ao MIS e ao MuBE)

ÓPERA FRANCESA - THEATRO SÃO PEDRO