Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Crikka Amorim no Café Paõn

SESI RIO CLARO-SP AGENDA CULTURAL SUPER ESPECIAL

6º Festival Cine Favela de Cinema - em novembro

A periferia além do muro: de 9 a 15 de novembro acontece o 6º Festival Cine Favela de Cinema

Festival, que até 2010 era restrito à Comunidade de Heliópolis, em 2011 chega a 5 unidades do SESC, 2 estações do metrô, 4 periferias e à cidade de Campinas.

Em sua sexta edição ininterrupta, o Festival Cine Favela de Cinema, que já se tornou uma referência na difusão do cinema periférico, não será restrito à Comunidade de Heliópolis. Neste ano, o cinema produzido por ONGs, Associações, Coletivos e Produtores Independentes e Periféricos estará presente em 12 pontos de exibição e o evento de abertura será no CINESESC. “É a periferia chegando aos grandes centros”, comenta o coordenador e diretor da mostra, Daniel Gaggini.

Realizado pela Associação Cine Favela e pelo SESC-SP, o festival deste ano acontece no período de 9 a 15 de novembro, tendo como tema o “Pixo como Expressão da Periferia”. O evento propõe que a sociedade, o poder público e os pixadores reflitam sobre a questão desta forma de expressão ser considerada como arte ou vandalismo. Serão exibidos 32 curtas-metragens (22 deles em competição) e cinco longas-metragens, além de encontros, palestras, oficinas e uma exposição de fotos do projeto Ponto de Equilíbrio Imagens - RJ.

Sob curadoria de Daniel Gaggini e Luciana Rossi, a Mostra Competitiva se divide em quatro programas: Documentários, Coletivos, Primeiros Passos e Novas Linguagens. O cinema periférico rompe, em 2011, as barreiras das comunidades e chega a 13 pontos de exibição com a pretensão de atingir mais de um milhão de pessoas. As sessões acontecem em quatro unidades da Rede SESC (Osasco, Interlagos, Itaquera e Santana), SENAC Osasco, três Comunidades populares (Heliópolis, Cidade Tiradentes e Paraisópolis), duas estações do metrô (Paraíso e Corinthians-Itaquera), na região central da cidade (Praça Roosevelt), no bairro do Cambuci e na cidade de Campinas. O melhor filme periférico brasileiro será escolhido pelo voto popular.

Evento de abertura no CINESESC, dia 9/11
O evento de abertura do 6º Festival Cine Favela de Cinema acontece dia 9 de novembro, quarta-feira, no CINESESC (Rua Augusta, 2075, Cerqueira César/SP, Tel: 3087-0500), com entrada franca. A partir das 19h30, o público será recebido pela Conexão MC Liu Mr. e participação do DJ Jamal. A intervenção será transmitida ao vivo para a Rádio Comunitária de Heliópolis contando os detalhes que antecedem a cerimônia de abertura da mostra.

Dois curtas-metragens foram escolhidos para aquecer a noite inaugural, às 21 horas: Oscar (filme que resultou da Oficina de Cinema do 5º Festival Cine Favela, em 2010) e Picolé, Pintinho e Pipa (vencedor da Mostra Competitiva no mesmo ano). Na sequência, o longa-metragem Pixo, de João Wainer e Roberto T. Oliveira, abre oficialmente a mostra. Este filme foi escolhido por ser um documentário que registra a realidade dos pichadores, indo de encontro ao tema deste ano. O filme acompanha algumas ações, registra os conflitos com a polícia e apresenta um olhar sobre algumas intervenções muito exploradas pela mídia. Ele não traz respostas, mas fornece argumentos para o debate: pichação é arte ou é crime?

Outros destaques
No SESC Osasco haverá bate papo com Jeferson De (também no SESC Interlagos), Laís Bodansky, William Hinestrosa e Rubens Rewald. Já no SESC Santana, os encontros serão com Willian Hinestrosa, Luiz Villaça (também no SESC Itaquera), Helena Ignez (também no SESC Osasco) e Fausto Noro.

Duas mostras não competitivas ajudam a rechear a programação do 6º Festival Cine Favela de Cinema: a Retrospectiva Cavi Borges (Cavídeo), nas Estações Paraíso e Corinthians-Itaquera e na NET Comunidade Campinas e Cambuci, e Os Melhores do 5º Festival Cine Favela de Cinema em vários locais. Outro destaque do festival é a Oficina de Pinhole (fotografia artesanal) na NET Comunidade Cambuci.

No Metrô, estações Corinthians-Itaquera e Paraíso, uma programação especial começa já no dia 1º de novembro e segue até o dia 30, dentro do Encontros, projeto que transforma as estações do metrô em polos culturais: Mostra dos Melhores do 5º Festival Cine Favela de Cinema, Mostra Competitiva 2011; Retrospectiva Cavi Borges; Mostra de Longas-Metragens; e bate papo com Liu Mr. (MC e ator da Comunidade de Heliópolis), Daniel Gaggini (Diretor do Festival), representante da EloCompany (empresa que atua na difusão de audiovisuais) e Reginaldo Túlio (fundador do Cine Favela em Heliópolis).

Serviço
Festival Cine Favela de Cinema
De 9 a 15 de novembro de 2011

Abertura: Dia 9 de novembro – quarta-feira
19h30 - Conexão MC Liu Mr.
21h – Cerimônia de Abertura
21h10 – exibição dos filmes: Oscar, Picolé Pintinho e Pipa e Pixo

Local: CINESESC - Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César/SP – Tel: (11) 3087-0500
Programação completa abaixo ou no site oficial do evento: www.festivalcinefavela.com.br. Twitter: www.twitter.com/cinefavela. Facebook: http://migre.me/5oGdr.
Contatos/Festival: Tel: (11) 7722-3202 – festival@festivalcinefavela.com.br

Ficha técnica
Idealização: Reginaldo de Túlio
Direção e coordenação: Daniel Gaggini
Identidade visual: David Galasse
Curadoria: Daniel Gaggini e Luciana Rossi
Direção produção: Flávia Tonalezi
Produção: Geneci Ledo de Túlio
Assistente de produção: Vando Ledo
Assistente identidade visual: Muhammad Umm
Site: Mateus Souza
Edição das grades: Na Laje Filmes

Contatos / locais de exibição
CINESESC: Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César/SP – (11) 3087-0500 – www.sesc.sp.org.br/cinesesc
SESC Santana: Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Santana/SP - (11) 2971-8700 - www.sesc.sp.org.br
SESC Itaquera: Av. Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera/SP – (11) 2523-9200 - www.sesc.sp.org.br/itaquera
SESC Interlagos: Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial/SP - (11) 5662-9500 - www.sesc.sp.org.br/interlagos
SESC Osasco: Av. Sport Club Corinthians Paulista, 1300 – Jardim das Flores/Osasco – (11) 3184-0900 - www.sesc.sp.org.br/osasco
SENAC Osasco: Rua Dante Batiston, 248 – Osasco/SP (11) 2164-9822 - www.sp.senac.br/osasco
NET Comunidade Campinas: Rua Dusolina Leone Tournieux, s/nº - Vila União/Campinas – (19) 2103-9557 - www.neteducacao.com.br/comunidade
NET Comunidade Cambuci: Rua Otto de Alencar, 270 – Cambuci/SP – (11) 3805-7319 - www.neteducacao.com.br/comunidade
Cineclube PAC LEE: Rua dos Têxteis, 2.910 – Setor 81 (COHAB) – Cidade Tiradentes - (11) 3869-8054 http://gectiopac.ning.com
Cine Favela: Rua do Pacificador, 251 – Heliópolis - (11) 2954-2275 - www.cinefavela.org.br
Espaço Parlapatões (Satyrianas 2011): Praça Franklin Roosevelt, 158 – Centro/SP – (11) 3258-4449 – www.parlapatores.com.br
Estação Paraíso e Corinthians-Itaquera (Projeto Encontros): www.projetoencontros.com.br

Assessoria de imprensa – Verbena Comunicação
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

A Serpente, de Nelson Rodriugues, estreia dia 5 de novembro em montagem do Grupo Gattu

Em tons de azul, violeta, roxo e rosa, a luz compõe a atmosfera da trama, cria ambientes distintos e marca a passagem de tempo. No som, os artistas impressionistas Erik Satie, Gabriel Fauré e Claude Debussy ajudam a criar a atmosfera de sedução. No palco, personagens sugados por uma torrente de desejos contracenam em meio a uma cama, uma escada, o para-peito e um gira-gira de parque de diversões. Assim, o Grupo Gattu dá vida a seu quarto espetáculo de Nelson Rodrigues. A Serpente estreia dia 5 de novembro, sábado, às 21 horas, no Teatro Gil Vicente, com direção de Eloisa Vitz, também no elenco ao lado de Daniela Rocha Rosa, Elam Lima, Diogo Pasquim e Laura Vidotto.


A Serpente, última peça escrita por Nelson Rodrigues, em 1978, conta a história de duas irmãs, Lígia (Daniela Rocha Rosa) e Guida (Eloísa Vitz), que vivem no mesmo apartamento com seus respectivos maridos, Paulo (Elam Lima) e Décio (Diogo Pasquim). Cúmplices e muito íntimas, casaram-se no mesmo dia, na mesma igreja e com o mesmo padre. Uma relação de intimidade ingênua, misteriosa e perigosa. Completa a ação a personagem Crioula (Laura Vidotto), a emprega da casa, espécie de personificação da sexualidade - já que é com ela que Décio conhece o prazer. Como ele diz, “a crioula das ventas triunfais”.

A trama gira em torno de um triângulo amoroso formado pelas irmãs e o marido de Guida. Lígia é sexualmente infeliz. Ainda virgem depois de quase um ano de casada, desfaz seu relacionamento e pensa em morrer. Para ajudar a irmã, Guida sugere a Lígia passar uma noite com seu marido. A partir daí, estabelecem-se os conflitos. É delineado um triângulo amoroso capaz de alcançar todos os extremos.

O Gattu - que já encenou 11 peças e realizou 18 temporadas - costuma montar textos de autores nacionais, "obras de fundamental importância para a cultura nacional, como Jorge Andrade e Artur Azevedo". Trabalha com pesquisa de linguagem teatral, imprimindo uma leitura cênica dinâmica, estética marcante e humor inteligente. O grupo tem sede no Teatro Gil Vicente, instalado na Uniban, na avenida Rudge, 315, Campos Elíseos, no centro da cidade de São Paulo.

Para roteiro:
A Serpente - – Estreia dia 5 de novembro, sábado, às 21 horas, no Teatro Gil Vicente. Texto – Nelson
Rodrigues. Direção – Eloísa Vitz. Assistência de direção – Daniela Rocha Rosa. Elenco - Eloísa Vitz, Daniela Rocha Rosa, Elam Lima, Diogo Pasquim e Laura Vidotto. Até 18 dezembro. Censura – 16 anos. Duração – 70 minutos.

Teatro Gil Vicente – Avenida Rudge 315, Campos Elíseos. Sábados às 21h e domingos às 20h. Bilheteria abre com 2 horas de antecedência. Capacidade - 155 lugares. Informações - 3618.9014 www.gattu.com.br.





Fritz Dobbert promove concurso para doar um piano para uma escola de música

Fritz Dobbert fabrica o piano número 90.000 e comemora apoiando escolas de música no Brasil.

Concurso: “Porque minha escola merece ganhar um piano Fritz Dobbert?”

A frase vencedora irá garantir um piano vertical Fritz Dobbert modelo 121 PT para uma escola de música.

A Fritz Dobbert produz diferentes modelos de pianos de cauda e verticais, há mais de 60 anos, e agora em 2011 chega à impressionante marca do piano número 90.000. A empresa sempre foi reconhecida por ser autenticamente brasileira e por suas ações fomentadoras da música e da cultura. “É nesse sentido que queremos compartilhar esse feito com quem dedica suas vidas ao ensino da música no Brasil, com mais uma ação digna em nossa história,” Célio Bottura, Sócio-Diretor da Fritz Dobbert.

Seguindo a tradição de seus fundadores de contribuir para a formação musical e cultural do país, a Fritz Dobbert traz para os profissionais de escola de música, um concurso de caráter exclusivamente cultural sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, onde as escolas podem concorrer ao piano número 90.000 fabricado pela Fritz Dobbert!

O concurso é destinado a toda e qualquer escola sediada no território nacional, inscrita no CNPJ-MF e com atividade comprovada exclusivamente na área de ensino de música. Para participar a escola deverá se inscrever através do hot site www.piano.com.br, entre o período de 13 de outubro de 2011 a 30 de novembro de 2011, até as 23h59 deste último dia, preenchendo um formulário online e criando uma frase que responda a pergunta: “Porque minha escola merece ganhar um piano Fritz Dobbert?”.

A frase vencedora irá garantir um piano vertical Fritz Dobbert modelo 121 PT para sua escola de música. O prêmio é intransferível, não sendo possível a realização de troca por outro de igual valor ou por dinheiro. A premiação será feita na cidade de São Paulo, na sede da Fritz Dobbert, dia 10 de dezembro de 2011, no endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5028.

Caso a escola ganhadora seja de outra cidade ou estado, os custos da viagem e hospedagem serão também por conta da Fritz Dobbert, sendo essa viagem destinada ao proprietário (a) da escola e um acompanhante.

Hoje, por ser a maior indústria de pianos da América Latina e líder na produção de pianos acústicos no Brasil, a Fritz Dobbert é referência entre os grandes nomes da música nacional e internacional, professores e iniciantes, escolas de música, conservatórios e universidades. Convocamos todos que se dedicam a ensinar música no país a fazer parte desta família com sua escola e participar do concurso!

Inscrições para o concurso de 13 de outubro a 30 de novembro de 2011, até as 23h59 pelo site www.piano.com.br

Premiação na sede da Fritz Dobbert
Dia 10 de dezembro
Endereço: Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 5028
São Paulo-SP

Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br

João Paulo Lorenzon estreia Água, seu novo monólogo a partir de 12 de novembro, no Espaço Parahaus

João Paulo Lorenzon encena peça dentro de 3 toneladas de água em galeria de arte

Tem algum amor que a gente não morre um pouco afogado?Partindo de experiências reais, o ator constrói espetáculo dentro da água. A proposta é mostrar a semelhança entre o final de um romance e a sensação de afogamento. A peça reúne 20 pequenas histórias, entre elas fragmentos literários de Umberto Eco, Péter Esterházy, Vinícius de Moraes, Garcia Lorca, Paul Celan, Sándor Marai e William Blake. Estreia dia 12 de novembro na galeria de arte Espaço Parahaus

Mergulhado em três toneladas de água, dentro de um cilindro de acrílico transparente de 3 metros de comprimento por 110 cm de diâmetro (o acquabox), João Paulo Lorenzon interpreta seu quarto monólogo. Traçando uma linha tênue entre o fim de uma paixão e a sensação de afogamento, o espetáculo Água estreia no Espaço Parahaus, no Alto de Pinheiros, dia 12 de novembro, sábado, às 19h30. A direção é do próprio ator, com a colaboração da co-diretora Karim da Hora.

Ora se debatendo na turbulência das águas, ora flutuando em sua suavidade, o personagem interpreta 20 pequenas histórias - textos de sua autoria mesclados a fragmentos literários de Umberto Eco, Péter Esterházy, Vinícius de Moraes, Garcia Lorca, Paul Celan, Sándor Marai, William Blake, entre outros. Assim, desenvolve uma espécie de balé, coreografia com movimentos delicados e bruscos.

Para criar o conceito do espetáculo, João Paulo se inspirou na própria vida. Ele sofreu três afogamentos, um na infância e dois quando era mais jovem. “O estado de afogamento e o fim de um relacionamento são situações diferentes, todavia estão bem próximos. Sonhamos tanto e imaginamos ser felizes; entretanto, após o final de um romance, é como se a água nos inundasse, saímos exaustos, sem fôlego ou mesmo aliviados.”

A trama não é fechada, propõe uma multiplicidade de leituras. A água funciona como outro personagem - pode simbolizar o lado feminino com sua delicadeza, o tempo como se fosse uma ampulheta, a representação do fim ou uma purificação a cada mergulho.

A co-diretora Karim da Hora é a responsável por dar um olhar especial ao espetáculo. “Essa é uma parceria que dura 9 anos, pois fui aluna de teatro do Lorenzon. A peça tem uma pluralidade, os mergulhos funcionam como uma dança e a música se casa com cada movimento.”

Acquabox – espaço inusitado
Não é de hoje que Água está na mente do ator. O espetáculo vem se desenhando desde sua interpretação em De Verdade , onde um homem contava seus fracassos amorosos. Nessa montagem, ele já queria usar um aquário, contudo esbarrava na dificuldade de encontrar o recipiente certo. O projeto do novo espetáculo se concretizou a partir do encontro de João com o artista plástico italiano Maurizio Mancioli, proprietário da galeria de arte Espaço Parahaus, onde está instalado o acquabox.

Não existe um desperdício de água em função da arte, pois esse “aquário humano” tem um sistema de drenagem que garante a renovação do líquido, um conceito de sustentabilidade. Mancioli mora no Brasil há 18 anos e informou que, antes da concepção do espetáculo, o dispositivo era usado para performances subaquáticas.

Sobre os monólogos de João Paulo
Água é o quarto monólogo da carreira de João Paulo Lorenzon. O ator já estrelou Memória do Mundo (2008); O Funâmbulo (2009) e De Verdade (2010). “Não foi algo planejado, simplesmente aconteceu.”

Memória do Mundo era inspirado em Jorge Luis Borges e tinha direção de Élcio Nogueira. “Para falar desse escritor argentino tinha que ser um monólogo, só na solidão é possível falar de um homem diante do infinito, de um labirinto.”

Já O Funâmbulo - de Jean Genet, direção de Joaquim Goulart - retratava a vida de um equilibrista, o ator foi até a França para conseguir os direitos do espetáculo. “Em função da peça tive até que aprender andar no fio de aço, uma ótima experiência.” Com De Verdade, João Paulo Lorenzon já era acompanhado pelos versos de Sándor Márai e pela direção de Antonio Januzelli. A montagem mostrava um homem que falava de seus fracassos amorosos.

Em 2011, ele esteve ao lado de Helô Cintra no espetáculo Decifra-te ou Me Devora, com direção de Elias Andreato. “Monólogos não são mais trabalhosos do que um espetáculo convencional, pois toda obra que é bonita é desafiadora, seja no coletivo ou sozinho”, enfatiza o autor.

Exposição
Antes da sessão do espetáculo, quem quiser pode conferir uma exposição com curadoria de Jurandy Valença e Maurizio Mancioli, criador da cenografia de Água, e proprietário do espaço onde funciona a galeria. Trata-se de uma mostra de arte contemporânea que reúne fotografias, pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, instalações, vídeo-arte, performances e teatro. A primeira exibição da mostra ocorreu paralela à Bienal de São Paulo em 2010.

“E se não tivéssemos sido amantes, você não teria fugido da cidade, do convívio comigo, do lugar de sua falta, como fazem as fugitivas, mas teria ficado aqui, me enganado e traído, como todas as pessoas, o que me teria feito mal, mas teria sido menos grave do que tudo o que fez justamente por sermos amantes. E agora devo dizer algo que fui percebendo aos poucos, algo que custei a crer e que inclusive procurei negar a mim mesmo: ainda hoje e apesar de tudo, nós dois somos amantes.”

PARA ROTEIRO:
ÁGUA – Estreia dia 12 de novembro, sábado, às 19h30 no Espaço Parahaus. Rua Caminha de Amorim, 532 – Alto de Pinheiros. Telefone: 8974-7869 Temporada de 12 de novembro a 4 de dezembro. Sextas às 21h, sábados e domingos às 19h30. Ingressos: R$ 20,00 e meia R$ 10,00. Vendas também pelo site: www.clubtickets.com.br. Lotação: 30 lugares. Duração: 40 minutos.


FICHA TÉCNICA:
De João Paulo Lorenzon. Direção: João Paulo Lorenzon. Co-direção: Karim da Hora. Realização e Direção de Produção: Fernanda Bianco. Preparação do ator: Janô – Antônio Januzelli. Cenografia e iluminação: Maurizio Mancioli Fotografia: Juliana P. Neumann, Karim da Hora e Maurizio Mancioli.


ARTEPLURAL – Assessoria do espetáculo
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Douglas Picchetti – (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703
http://www.artepluralweb.com.br/
Twitter – www.twitter.com/arteplural
Facebook – Arteplural



ATOR MENTADA - ESTREIA DIA 04

                                                                     Mara Carvalho

                                                                            em

                                                               ATOR MENTADA

Estreia dia 04 de novembro no Teatro Incenna


Em ATOR Mentada, Mara Carvalho se une a três músicos para cantar um pouco de vida e sonhar um pouco de música.

A atriz fala da sua vida revelando suas decepções e alegrias com muito humor. Uma comédia sensível que envolve seu público em lindas canções num expressivo momento de reflexão.

“A musica traduz nossos sentimentos, fala melhor por nos do que nos mesmos!”, afirma Mara que realiza seu “Show up” no Teatro Incenna, de sexta a domingo.


ATOR MENTADA
Teatro Incenna (50 lugares)
Rua Bagé, 308 – Vila Mariana.
Fone: 5083.7444
Bilheteria: de quarta a domingo, das 09h às 21h.
Aceita cheque e todos os cartões de débito e crédito.
Sextas e Sábados às 21h13. Domingos às 19h13.
Ingressos: R$ 40
Duração: 73 minutos
Recomendação: 13 anos
Estreia dia 04 de novembro
Temporada: até 11 de dezembro
Texto e Direção: Mara Carvalho
Co-direção: Genilda Mansonari
Iluminação: Domingos Quintiliano
Fotografia: Lenise Pinheiros
Produção: Eduardo Moreno
Com: Mara Carvalho
Músicos:
Silvio Venosa (PIANO); Renato Loyola(BAIXO); Douglas Andrade(BATERIA)