Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ana Brasil e Ronaldo Perez na Fnac Paulista


Pinacoteca esta recebendo Mira Haar e Carlos Moreno em Florilégio Musical


 
Além de abrigar um dos maiores acervos de arte do país com mais de oito mil peças, um dos museus mais antigos de São Paulo, a Pinacoteca do Estado, recebe o aplaudido espetáculo teatral Florilégio Musical. Peça leve tem Elias Andreatona direção e, no elenco, os atores Mira Haar e Carlos Moreno. Ótimo programa para o fim de semana prolongado, o musical entrou em cartaz dia 7 de julho. 
 
Visto por mais de 16 mil espectadores desde sua estreia, com muito bom humor e animação, o espetáculo homenageia nomes como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Carlos Gardel, e Edith Piaf, em um setlist de 40 músicas, intercaladas com leitura de poemas. A proposta é relembrar o público mais velho do encanto dos bailes e festivais da época e introduzir o público jovem a essas canções. 


PARA ROTEIRO
FLORILÉGIO – Espetáculo teatral musical Florilégio Musical, com Mira Haar e Carlos Moreno interpretando canções românticas e engraçadas, com humor e poesia para comemorar os 40 anos de amizade e marcar a reencontro deles no palco depois de 25 anos. Direção – Elias Andreato. Elenco – Carlos Moreno e Mira Haar. Roteiro - Mira Haar, Carlos Moreno e Elias Andreato. Arranjos e Direção Musical - Jonatan Harold. Preparação Vocal - Caio Ferraz. Tecladista - Jonatan Harold. Cenários e Figurinos - Mira Haar. Fotos - Ronaldo Aguiar.Gerência administrativa - Sonia Kavantan. Patrocínio: Bombril. Apoio: Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura.
Serviço

Estação Pinacoteca – Largo General Osório, 66, Luz. Próximo à estação da Luz. Telefone: (11) 33354999. Temporada: sábados e domingos às 16h. Preços - Sábado (gratuito) e domingo (R$ 6,00) Lotação: 150 lugares Duração: 50 minutos.

SESC Belenzinho apresenta espetáculos infantis, inspirados na história de Pinóquio



Dentro da programação da exposição Pinóquio: Uma Bela Arte, o SESC Belenzinho apresenta dois espetáculos teatrais (grátis) voltados para o público infantil: Pinóquio Etc e Tal (do Grupo Teatro Por Um Triz) e Pinóquio (com a Cia Mevitevendo).

Idealizada pela artista ítalo-brasileira Vera Uberti, esta mostra de arte contemporânea faz homenagem à obra literária do italiano Carlo Collodi,As Aventuras de Pinóquio, um clássico da literatura infantil. A programação inclui espetáculos de teatro, contação de histórias, oficinas e atividades lúdicas.

Pinóquio Etc e Tal
Com Teatro Por Um Triz - Cooperativa Paulista de Teatro
Criado a partir da obra de Carlo Collodi
Texto: Márcia Nunes e Péricles Raggio
Direção: Henrique Sitchin
Bonecos e cenografia: Teatro Por Um Triz
Trilha Sonora: Loop B
Elenco: Andreza Domingues, Márcia Nunes, Péricles Raggio e Wagner Dutra               
Convivência. Grátis. Indicação de idade: 2 anos. Duração 50 min.
14, 15, 21, 22, 28 e 29 de julho. Sábados e domingos, às 12h

Pinoquio etc e Tal -foto de Thiago de Mello -bb.jpgA aventura do boneco de madeira que queria ser gente é contada de forma original nesta adaptação. A montagem conta com quatro atores que, além de narrarem a história, assumem personagens e manipulam bonecos e objetos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras.

O espetáculo acontece dentro do ambiente de uma marcenaria. Quatro marceneiros, preocupados com a falta de trabalho e passando por dificuldades financeiras, recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Enquanto constroem o boneco, eles lembram da história de Pinóquio, o boneco feito por Gepeto, marceneiro pobre como eles, e resolvem contá-la ao público. Os serrotes viram o monstro marinho que engole Gepeto, o martelo vira personagem do teatro de Papa-Fogo, etc.

Pinóquio
Com a Cia. Mevitevendo
Livremente inspirado no livro de Carlo Collodi
Dramaturgia: Cleber Laguna
Atuação e direção: Marcia Fernandes e Cleber Laguna
Criação de bonecos, máscaras e cenário: Cleber Laguna
Figurinos e trilha sonora adaptada: Marcia Fernandes
Confecção plástica: Cia. Mevitevendo
Operação de som: Tarcísio Brum
Convivência. Grátis. Indicação de idade: 4 anos. Duração: 15 min.
14/07, 28/07 e 18/08 (sábados) e 19/08 (domingos), às 15h e às 16h

Pinóquio (Mevitevendo) -foto de Cleber Laguna -2bb.jpgInspirado no livro de Carlo Collodi, este pequeno espetáculo conta a história do surgimento do boneco Pinóquio e de suas primeiras aventuras. Gepeto, o habilidoso carpinteiro, constrói um curioso boneco que sonha ser um menino de verdade. Então o boneco-menino sai pelo mundo em busca de diversão e alegria, mas acaba encontrando Felinet e Volpe, uma dupla de trambiqueiros que fará de tudo para enganá-lo.

Pinóquio é a criança entediada com o mundo dos adultos, cheio de regras e obrigações. Ele é a criança em estado original: aventureira, curiosa e arteira. É o boneco que quer ser criança; mas as crianças que lhe conhecem é que querem ser boneco, para viverem suas histórias e aventuras. Pinóquio, ao explorar o mundo, corre riscos, faz descobertas e se transforma – este é o caminho do herói, esse é o caminho do ser humano. O boneco - dividido entre o dever e o prazer, entre a liberdade e as normas, entre o imaginário e o real - revela nossa contraditória natureza. Ele é a criança perdida, a criança diferente, o ser em transformação. Pinóquio pode ser todos nós.

SESC Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700 - www.sescsp.org.br/Belenzinho
Estacionamento
Para atividades gratuitas:
R$ 6,00 (1ª hora) + R$ 1,00 (p/hora) - não matriculado
R$ 3,00 (1ª hora) + R$ 1,00 (p/hora) - (matriculado no SESC)

Assessoria de Imprensa – SESC Belenzinho
Jacqueline Guerra: (11) 2076-9762

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Marcela Lima
Tel.: (11) 3079-4915 / 9373-0181

Cia Solas de Vento apresenta espetáculos na cidade de São Carlos

                                                                foto: Mariana Chama

Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues encenam o infantil premiado A Volta Ao Mundo em 80 Dias e o espetáculo adulto Homens de Solas de Vento em São Carlos

Coreografia circense aliada ao tema viagem é a característica principal do trabalho da Cia. Solas de Vento, que conta com os atores Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. O grupo fará apresentações da premiada peça infantil A Volta Ao Mundo em 80 Dias (Femsa e APCA 2011, direção de Carla Candiotto) nos dias 20, 21 e 22 de julho às 16hs e do espetáculo adulto Homens de Solas de Vento nos dias 20 e 21 de julho às 20hs.  Ambas as montagens se apresentarão no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão, em São Carlos, interior paulista.

“É a oportunidade de mostrar o trabalho da Cia e comemorar os cinco anos de estrada. Queremos oferecer os dois trabalhos para um público novo e ao mesmo tempo contemplar o público da Grande São Paulo que não conseguiu acompanhar as temporadas que aconteceram na Capital. É um privilégio mostrar nossa maneira de fazer teatro, de contar uma história”, conta Ricardo Rodrigues. Ambos os espetáculos estiveram em cartaz em São Paulo este ano com temporadas bem-sucedidas.

A Volta ao Mundo em 80 Dias
Com direção da premiada Carla Candiotto, espetáculo foi sucesso de crítica e de público, além de ter premiado o ator Bruno Rudolf na categoria de Melhor Ator de espetáculo Infantil no FEMSA e APCA e a diretora Carla Candiotto como melhor diretora no Prêmio APCA.

Na trama, a extraordinária aventura de Mr. Fog – um Lord inglês apaixonado por geografia e Passepartout  – seu criativo criado francês começa quando Mr. Fog decide dar a Volta ao Mundo em 80 dias. Mas eles não contavam com a aparição do misterioso Mr. Fix, que durante toda a trama surge de forma inusitada para atrapalhar a viagem dos dois aventureiros.

É dada a partida para uma grande viagem repleta de peripécias, na qual a dupla corre contra o tempo e contra as armadilhas provocadas por Mr. Fix. A historia é contada pelos dois atores que, para dar vida a todos os personagens, utilizam técnicas acrobáticas, dança e comedia.

O enredo é baseado na obra literária de Júlio Verne. A concepção da montagem foi idealizada por Carla Candiotto e Solas de Vento a partir de um jogo de Tangram, que é um quebra-cabeça chinês. Os dois atores manipulam peças de sucata de ferro para construir os diversos lugares e transportes usados na viagem. “Utilizamos peças de ferro e sucatas para a construção de cada cenário, criando novas imagens. Imagens essas recriadas a cada episódio da história”, explica a diretora.

“Depois de passar pelo roteiro de ações da história, começamos a criação do nosso Tangram, o fio narrativo que trouxe unidade ao espetáculo, sem comprometer a inventividade fantasiosa que o autor propõe”, conta a diretora Carla Candiotto. Como e onde essas peças de sucata poderiam se transformar num trem, num barco ou até mesmo num elefante, seriam as próximas descobertas.

A encenação usa recurso de três câmeras de vídeo e projeção ao vivo, o que cria cenas inusitadas e traz uma dimensão fantástica aos episódios da historia. As imagens são transferidas do chão diretamente para a parede de fundo do teatro, dando a sensação de os atores estarem em um trem ou barco. Para contar essa história, os atores, que são circenses e dançarinos, partem de um lugar não definido e, ao longo do tempo, como têm necessidade de chegar em 80 dias, inventam e transformam seus transportes de um país ao outro para poderem realizar essa aventura.

De acordo com a diretora, “esse quebra-cabeça, é um instrumento facilitador da compreensão da história e desenvolve a criatividade e o raciocínio de criança. Espero que o resultado se transforme num exercício de criatividade e cumplicidade entre o público e os atores, e que pais e filhos descubram que dar a volta ao mundo em 80 dias seja uma idéia possível.”

Homens de Solas de Vento
Sob direção de Rodrigo Matheus - fundador do Circo Mínimo – a dupla de atores, que são circenses e bailarinos, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, alternam cenas cômicas e momentos imagéticos para contar a história de dois estrangeiros presos na sala de imigração de um aeroporto. Sem uso da palavra, a dupla utiliza técnicas de circo, dança e teatro em uma trama que aproxima a vida desses dois estranhos. “Os atores criaram um espetáculo contundente, imaginativo e belo. Foi muito bacana dirigi-los, eu já os conhecia de outras peças e sabia de suas qualidades”, explica o diretor.

“É uma encenação que tem uma multiplicidade de leituras, pode ser um branco e um negro, um europeu ou um latino, qualquer pessoa independente da nacionalidade. Envolve uma relação de convivência, aproximação, brigas, algo que está na vida de todo ser humano”, diz Bruno Rudolf.

Ricardo Rodrigues comenta um dos diferenciais do espetáculo. “O trabalho de dança é muito presente em nossos corpos e desenha a movimentação de cada cena, o corpo ganha clareza na hora de passar a informação e o circo é o elemento que traz magia, leveza e ganha até um lado cartunesco.”

Música e iluminação também interferem em cena ao simbolizar um órgão de vigilância que verifica se os dois homens estão se comportando nessa sala isolada. A trilha sonora foi composta originalmente para a peça por Marcelo Lujan, integrante do Circo Amarillo e do Circo Zanni. Algumas músicas foram criadas ao vivo em cima da movimentação dos atores na sala de ensaio. Outras, encomendadas para expressar características de cada personagem e exprimem sentimentos como medo, frio, estranhamento, calor, encontro, solidão ou nostalgia. Os sons foram tirados de instrumentos como acordeão, pandeiro, piano, guitarra, baixo, violão e passam por ritmos como valsa, bossa, entre outros.

Ao longo do espetáculo, são utilizadas trilhas incidentais que se encaixam perfeitamente com as notas musicais, como, por exemplo, sons de goteiras, de avião, de vento, das portas das salas administrativas. Para Rudolf, o argentino Lujan usa sua própria experiência de “estrangeiro” para criar um universo musical próprio. São canções que trazem emoção na condução da jornada desses dois homens.

Durante a peça, impossibilitados de seguir seus caminhos, os personagens tentam se instalar contando apenas com uma mala, cada um. Um recurso que abre um universo cheio de imaginação com adereços cênicos e coloridos ao fazer a composição do cenário. Os elementos enchem os espaços vazios e se transformam, abrindo possibilidades para a encenação aérea com trapézio, rede e objetos como roupas, plantas, livros, quaisquer itens que tragam valor afetivo para os personagens.

Uma curiosidade, as malas sólidas de madeira foram feitas pelos pais dos atores. Algo que acrescentou um caráter ainda mais íntimo ao espetáculo. “Esse aspecto tem a ver com a partida de casa, suas raízes, o local que lhe traz identidade”, explica Rudolf.

Na composição de figurino, calças e sapatos ganham cores e modelos iguais para os atores. Um recurso que deixa a plateia se perguntando quem está no comando dos movimentos quando ambos interagem na hora das acrobacias. Ocasião que simboliza a troca de experiências entre eles e a disponibilidade para conhecer um mundo novo.

Homens de Solas de Vento é apresentado pela Usiminas e tem co-patrocínio da Te Connectivity e apoio da Razzo. Já A Volta ao Mundo em 80 Dias é apresentado pela Usiminas e tem co-patrocínio da Akzo Nobel. Esse é um projeto aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Programa de Ação Cultural 2011.


Sobre Cia Solas de Vento
Ao conhecerem suas criações individuais, Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues identificaram uma prática semelhante e um olhar sobre o fazer teatral. Nas criações do duo, as habilidades acrobáticas e a dança, aliadas ao preparo do ator, oferecem novos recursos ao ator de contar uma história. Dessa simbiose de possibilidades corporais nasce uma única linguagem plural, em que o corpo é motor da dramaturgia. Os artistas trabalharam em parceria com as companhias Circo Mínimo, Cia. Druw, Linhas Aéreas, Circo Zanni, Trixmix Cabaret, Núcleo de Artérias e com os diretores Francisco Medeiros, Cristiane Paoli Quito e Carla Candiotto.

Ricardo Rodrigues
Ator Graduado pela USJT/1996, em São Paulo. Artista circense desde 1999, nas especialidades de técnicas aéreas e palhaço, vem atuando em espetáculos que aliam o teatro e a dança às técnicas circenses.

Bruno Rudolf
Bailarino, formado pelo Conservatório de Dança de Mulhouse (França), reside no Brasil desde 2001. Ainda na França, estudou teatro físico, mímica clássica e técnicas circenses (acrobacia e malabarismo). Em solo brasileiro, se especializou em técnicas aéreas e estudou palhaço. Vencedor do Prêmio APCA 2011 por A Volta ao Mundo em 80 Dias.

A Volta Ao Mundo em 80 Dias
Adaptação livre do romance homônimo de Julio Verne. Criação: Carla Candiotto e Solas de Vento. Direção: Carla Candiotto. Texto:Carla Candiotto e Pedro Guilherme. Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Coreografia: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Direção de Arte e Cenografia: Lu Bueno. Ilustrações: Iara Jamra. Figurinos: Olintho Malaquias. Trilha sonora original: Exentrimusic. Iluminação: Wagner Freire. Operação de Vídeo: Bruno Bachy. Operação de Audio: Luana Alves. Operação de luz: Roseli Martineli, Tamiris Alves e Amanda Felisbino Fotografia: Mariana ChamaProdução: Aymberê Produções Artística LTDA. Gestão Cultural: Doble Cultura + Social. Programação Visual: Sato – casadalapa. Duração: 50 minutos. Realização: Solas de Vento. Recomendado para crianças a partir de 04 anos.

SÃO CARLOS – Dias 20, 21 e 22 de julho às 16hs
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1735 - São Carlos - SP
Telefone: (16) 3371-4339
Grátis. Retirar na bilheteria meia hora antes

Homens de Solas de Vento
HOMENS DE SOLAS DE VENTO – Criação e Atuação: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues. Direção: Rodrigo Matheus. Trilha Sonora:Marcelo Lujan. Iluminação: Douglas Valiense e Maria Druck. Orientação de Arte: Lu Bueno. Orientação Circense:             Erica Stoppel.Orientação Coreográfica: Adriana Grecchi. Orientação de Segurança em Altura: Alex Marinho. Operação de luz: Maria Druck. Operação de Som: Luana Alves. Produção: Aymberê Produções Artística LTDA. Gestão Cultural: Doble Cultura + Social. Programação Visual: Sato – casadalapa. Duração: 60 minutos. Classificação: 10 anos.

SÃO CARLOS – Dia 20 e 21 de julho às 20hs
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão - Rua Sete de Setembro, 1735 - São Carlos - SP
Telefone: (16) 3371-4339.
Grátis. Retirar na bilheteria meia hora antes.

ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Douglas Picchetti – (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703
Facebook – Arteplural

Última semana para visitar a exposição O Fantástico Corpo Humano, em cartaz até 20 de julho no Shopping Eldorado


Desde a inauguração em São Paulo (em abril deste ano), a exposição foi vista por mais de 20 mil pessoas na capital. Mostra reúne 150 espécimes de órgãos e 12 corpos completos, trazendo cada detalhe dos sistemas do corpo humano. Já passou por 40 países e foi vista por mais de 11 milhões de pessoas, incluindo o público das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Fortaleza e Belém. Além da função didática e científica, a exposição é uma celebração da vida, já que os corpos se transformam em obras de arte com o processo de plastinação

A Exposição O Fantástico Corpo Humano se prepara para se despedir de São Paulo e fica em cartaz só até dia 20 de julho no Shopping Eldorado. Pacotes promocionais oferecem ingressos a partir de R$ 25.

Esta exposição é inédita, pois tem acervo diferente das outras duas que já estiveram em São Paulo.  O Fantástico Corpo Humano é dividido em9 galerias com um monitor da área de ciências biológicas em cada uma, reúne 150 espécimes de órgãos e 12 corpos completos, mostrando cada detalhe dos sistemas do corpo humano.

São corpos preservados para fins educativos por um processo chamado de plastinação. Durante esse método, o espécime é dissecado e submergido em acetona para extrair todos os líquidos corporais. Depois é colocado em um banho de polímero de silicone, vai para uma câmara a vácuo, que substitui a acetona pelo polímero até o nível celular mais profundo. Essa substância, ao endurecer, deixa o corpo em estado de preservação permanente.

“A exposição proporciona um entendimento único dos sistemas e funções do nosso corpo de maneira prática e objetiva. Tudo o que se estuda sobre a necessidade de alimentação saudável, exercícios físicos e outros procedimentos visando qualidade de vida estão ali, bem diante de nossos olhos. Por exemplo, temos a oportunidade de ver um pulmão saudável colocado ao lado de um pulmão de um fumante”, diz o coordenador da exposição Lúcio Oliveira.

Além do caráter didático e científico, O Fantástico Corpo Humano agrada a todos os públicos, adultos e crianças. O processo de plastinação valoriza cada detalhe do corpo e não deixa escapar nenhuma peculiaridade desta instigante máquina de vida.

Passo a Passo: O Fantástico Corpo Humano

A exposição faz um mergulho tri-dimensional dentro dos sistemas do corpo humano. Veja o caminho que público percorre durante a mostra:

Esqueletos/MúsculosAs estruturas de suporte do esqueleto e dos músculos que trabalham em conjunto;

Sistema respiratórioOs órgãos que trazem ar para cada centímetro do nosso corpo e tornam possível a fala;

Sistema Digestivo: O processo que move a comida através de 9 metros de trato digestivo, extraindo os nutrientes necessários para nossa sobrevivência;

Sistema Nervoso: O cérebro é o centro da consciência e a medula espinhal que envia impulsos para ele na velocidade da luz;

Sistema Cardiovascular: Coração, o responsável por bombear sangue vital para todas as células do sangue;

Sistema Circulatório: Uma visão única e inspiradora dos vasos que carregam o sangue através do corpo;

Sistema reprodutivo/urinário: Um sistema com duas funções: eliminar e reproduzir;

Vida Fetal: A vida e desenvolvimento;

Medicina Moderna: Proteção e detecção à medida que envelhecemos.

Para roteiro:
Exposição O FANTÁSTICO CORPO HUMANO – No Shopping Eldorado. Estacionamento G4 - acesso pelo 2º piso do Shopping (Av. Rebouças, 3.970 - Pinheiros - São Paulo – SP (11) 2197-7810 55). Horário: de segunda a sábado de 10 às 22hs, domingo de 12h às 21h.Ingressos - R$ 50 e R$ 25 (meia- entrada) durante a semana e R$ 60 e R$ 30 (meia entrada) fim de semana. *Meia entrada válida para menores de 12 anos, maiores de 60 e estudantes conforme a Lei. Até 20 de julho. Bilheteria9h às 21h. Domingos e feriados das 11h às 21h.www.fantasticocorpohumano.com.br

PROMOÇÕES DE PACOTE FAMÍLIA – Ingresso especial para grupos de 3 a 5 pessoas, desde que ingressem juntos na exposição: De segunda a sexta: 3 pessoas R$ 75,00; 4 pessoas R$ 100,00 e 5 pessoas R$ 125,00. Sábado e Domingo e feriados: 3 pessoas R$ 90,00, 4 pessoas R$ 120,00 e 5 pessoas R$ 150,00. Estas promoções não são cumulativas com outras que já existirem ou vierem a existir.

PROJETO ESCOLA:  R$ 20,00 por aluno. Venda de Ingressos especiais para grupos de no mínimo 30 pessoas. Visitas em horários diferenciados. Tele-vendas: (11) 4119-9804


Outras informações:

ü       Criança de até 2 anos não paga.
ü       A visita não tem tempo limitado.
ü       As visitas não são guiadas, os visitantes poderão percorrer os salões livremente, mas existem monitores de plantão para dar informações adicionais quando solicitados.
ü       Todos os espécimes expostos possuem totens com textos informativos e informações interessantes e curiosas.
ü       Ao final da exposição será vendido um livro com fotos e todas as informações exibidas na exposição (preço de venda R$25,00).
ü       Não é permitido fotografar ou filmar no interior da exposição.
ü       Não é permitido entrar com alimentos ou bebidas na exposição. Não é permitido fumar na exposição. Não é permitido tocar nos objetos expostos.

Recitais Eubiose apresentam Leonardo Hilsdorf


No dia 21 de julho, sábado, às 20h, os Recitais Eubiose apresentam o pianistaLeonardo Hilsdorf. No repertório obras de Villa-Lobos, Rachmaninoff, Connesson e Stravinsky. Ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (Meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados).

Leonardo Hilsdorf acaba de ganhar primeiro lugar no 8º Concurso de Piano Adilia Alieva, em Gaillard, sul da França.

Considerado um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros,Leonardo Hilsdorf vem se apresentando em diversas cidades do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Noruega.

Sociedade Brasileira de Eubiose sempre esteve ligada às atividades artísticas como música, canto, exposições e teatro. Além dos Recitais Eubiose, a Sociedade promove cursos, palestras, master-classes e workshops de temas variados.

Programa



H. VILLA LOBOS - (1887-1959) 

Impressões Seresteiras   


S. RACHMANINOFF - (1873-1943)

Sonata nº 2 - Opus 36


G. CONNESSON - (1970)

Slow Dance


STRAVINSKY  (1882-1971)

Trois mouvements du Petrouchka

Considerado um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso em diversas cidades do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Noruega. Após obter o título de Bacharel em Piano na Universidade de São Paulo em 2008 sob os cuidados de Eduardo Monteiro. Foi aceito no mesmo ano, com apenas 20 anos, no curso de mestrado em Performance do New England Conservatory de Boston, recebendo a "Buttenweiser scholarship" da própria instituição. Concluiu seu diploma em 2010, tendo sido orientado pelos renomados professores Wha Kyung Byun e Russell Sherman. Atualmente reside em Paris, onde se aperfeiçoa com Guigla Katsarava na École Normale de Musique A. Cortot.

 Em agosto passado, Leonardo recebeu o 1º prêmio, prêmio especial da banca, e prêmio de favorito do público no concurso "Pianale Klavierakademie" realizado em Fulda (Alemanha) e em Dezembro, o 2o. prêmio no "Concours International de piano de Séte", no sul da França. Como vencedor do "I Concurso Grieg Nepomuceno", realizado em Brasília em 2005, Leonardo realizou uma turnê pela Noruega no ano seguinte, se apresentando como solista e camerista em prestigiados festivais, como o "Grieg Festival" in Oslo e "Grieg in Bergen". Participou ainda da gravação de um CD dedicado a esses dois compositores. Ainda no Brasil, recebeu o 1o prêmio em diversos outros concursos de piano: Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, Artlivre, Villa-Lobos, Paulo Giovaninni entre outros. Realizou gravações para Rádio e TV Cultura e Rede Vida de televisão.

Em 2007 foi convidado a realizar a abertura de dois recitais do celebrado pianista brasileiro Nelson Freire, na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro e no Teatro Municipal de São Paulo, recebendo diversos elogios da crítica especializada. Ainda no Brasil, se apresentou em salas como o Teatro Nacional de Brasília, Teatro Castro Alves (Salvador), Carlos Gomes (Vitoria), São Pedro (São Paulo), Álvaro de Carvalho (Florianópolis), Centro Cultural São Paulo e Fundação Maria Luisa e Oscar americano (São Paulo).

Em 2010 foi um dos 6 jovens pianistas de todo o mundo selecionado para participar de um curso de verão ministrado por Joseph Kalichstein (Julliard School) no sul da França, na Academie Musicale de Villecroze. Foi convidado também a participar como bolsista do prestigiado Kneseil Hall chamber music Festival nos EUA, e do Centre d'arts Orford no Canadá; tendo aulas com artistas como Seymour Lipkin, John Perry (EUA), Andre Laplante e Jane Coop (Canadá). Em 2011 foi selecionado para um curso intensivo em Fellbach (Alemanha) com o renomado professor Klaus Hellwig. Participou ainda de duas edições do Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão e se apresentou em diversas Masterclasses de artistas consagrados, como Leon Fleisher, Russell Sherman (EUA); Konstantin Scherbakov (Russia), Stanislav Ioudenitch (Uzbequistao); Einar Steen-Noklemberg e Jiri Hlinka (Noruega);  Itamar Golan (Israel); Gilberto Tinetti e Luciana Sayure (Brasil). Atuou como solista da Orquestra Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Piracicaba e da Rádio e TV Cultura.

Sociedade Brasileira de Eubiose aprofunda, através de cursos e práticas, o estudo da Cosmogênese (origem dos universos) e da Antropogênese (origem do homem) para o oferecimento de subsídios com vistas a uma construção crítica do autoconhecimento ancorada no crescimento coletivo e na fraternidade universal dentro de uma visão espiritualista comprometida com a realidade. Com esse foco se dedica também a ações sociais, culturais e artísticas.

Serviço:
Dia 21 de julho, sábado, às 20h
Recitais Eubiose
Leonardo Hilsdorf  (Piano)

Sociedade Brasileira de Eubiose
Sala Henrique José de Souza (201 lugares)
Av. Lacerda Franco, 1059
Aclimação
Tel: 3208-9914 / 3208-6699
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (Meia-entrada para terceira idade, estudantes, e associados)
Retirar os ingressos até uma hora antes do recital. Antecipadamente após as 14h30, por telefone, ou por email  contato@recitaiseubiose.com.br
Adquira seu ingresso on-line pelo site www.recitaiseubiose.com.br
Estacionamento conveniado no número 1074 até às 23h.


Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mailmiriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br


Mais informações sobre a divulgação com Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mailmiriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br
 
Miriam Bemelmans
(11) 3034-4997
(11) 9969-0416
miriam@bemelmans.com.br
http://www.bemelmans.com.br

Club Noir apresenta Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea com 8 peças inéditas de novos autores brasileiros

foto: Bob Sousa


Roberto Alvim encena simultaneamente as primeiras peças da história do teatro (as tragédias do projeto 
PEEP CLASSIC ÉSQUILO) e as mais recentes escritas até o momento (da Mostra de Dramaturgia Contemporânea) em dois projetos no Club Noir


Formado por espetáculos inéditos da nova geração de autores, a Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea apresenta peças de julho de 2012 a abril de 2013 no Club Noir, trazendo a público 8 espetáculos inéditos escritos entre 2009 e 2011 por novos autores. Os textos foram selecionados pelo diretor e dramaturgo Roberto Alvim entre centenas de obras recebidas de diversos Estados do Brasil.

O projeto abre com Hieronymus nas Masmorras dia 17 de julho, terça-feira, às 21 horas.  Texto de Luiz Felipe Leprevost, direção de Roberto Alvim, reúne os atores Juliana GaldinoRenato Forner e Ricardo Grasson. Na mesma noite será lançado livro com textos das duas primeiras peças e a obraDramáticas do Transumano, de Roberto Alvim. Cada obra ficará em cartaz por um mês, de terça a quinta-feira, sempre às 21h, no Club Noir (Rua Augusta, 331 - Consolação).

O livro Dramáticas do Transumano (Ed. 7 Letras), de Roberto Alvim, traça um mapeamento dessa produção dramatúrgica atual. Todos os textos também serão publicados. Cada livro contém 2 peças e serão lançados a cada dois meses.

Assim, até o final do ano, o Club Noir terá em cartaz, simultaneamente, as primeiras peças da história do teatro - as tragédias de Ésquilo, que estão sendo encenadas no projeto PEEP CLASSIC ÉSQUILO de sexta a domingo - e as mais recentes escritas até o momento.

O projeto prossegue com as estreias mensais dos outros textos (Em) Branco, de Patrícia Kamis (de 14 de agosto a 6 de setembro); Aqui, de Martina Sohn Fischer (de 11 de setembro a 4 de outubro); Happycinio, de Angélica Kauffmann (de 9 de outubro a 1º de novembro); Procurado, de Diego Fortes (de 13 de novembro a 6 de dezembro); Fatia de Guerra, de Andrew Knoll (de 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013); Agro Negócio, de Marco Catalão (de 12 de fevereiro a 7 de marçoGrimorium, de Alexandre França (de 12 de março a 4 de abril). Ver sinopses na programação completa.

O diretor destaca que a mostra “compõe um panorama riquíssimo da nova produção autoral em nosso país, com sua notável variação de interesses temáticos e estratégias inovadoras de construção, que colocam a dramaturgia nacional em um lugar de ponta na criação de novos sistemas dramatúrgicos na contemporaneidade”.

Por Roberto Alvim“Buscamos reunir neste projeto autores inéditos e oriundos de diversos Estados do Brasil para produzir uma MOSTRA BRASILEIRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA, através de textos que se inscrevem no campo da Arte: configuram um contra-fluxo às estratégias de construção da cultura de massa. São oito textos que salvaguardam o teatro como um espaço para a ampliação da experiência humana, através da invenção de sistemas formais complexos que nos conduzem por veredas estéticas desconhecidas. Constituem-se como escrituras que nos confrontam, de diferentes e imprevisíveis maneiras, com a reinvenção absoluta do mundo e do ser humano.

Recusando estereótipos, negando a imagem-padrão acerca da condição humana com que somos bombardeados diariamente, os oito dramaturgos aqui reunidos encetam tentativas de instaurar campos de invenção radical que apontam para outras possibilidades de compreendermos e experienciarmos o tempo, o espaço, a vida.

A única arma de que fazem uso é a linguagem – é através de insuspeitadas manipulações das palavras que criam fissuras, interstícios nos discursos padronizados, abrindo e habitando regiões desconhecidas da experiência humana. Estas obras forçam os limites estabelecidos do teatro em direções insuspeitadas, ressignificando a atuação e a encenação na medida em que ressignificam nossa ideia acerca do que seja a humanidade.

O que estas peças (poéticas e múltiplas de significados) afirmam, em sua diferença em relação a todos os territórios estéticos reconhecíveis, é a necessidade imperiosa de conquistarmos uma visão de mundo singular, descolada das formas hegemônicas – visões críticas e reflexivas, poéticas e transfiguradoras do senso-comum. As obras são alteridades radicais – não espelham o mundo, mas criam outros/novos mundos, habitados por outras/novas formas de vida.

Juntas, estas oito peças inéditas configuram um mapa impressionante de visões singulares e possibilidades inaugurais para a dramaturgia produzida em nossos dias. Agem como um Norte, problematizando (com coragem e propriedade) todos os esteios do drama tradicional, sugerindo caminhos e desdobramentos para as perguntas mais urgentes de nosso teatro – e, inevitavelmente, de nossa complexa vida contemporânea.

Tenho a certeza de que será imensa a contribuição que esta MOSTRA do trabalho de oito novos autores (a serem apresentados pela primeira vez ao público neste projeto) dará para o fomento da produção da dramaturgia nacional, para a descoberta e invenção de novas experiências estéticas que ampliem a criação cênica para além de convencionalismos, assim como para o debate e produção de pensamento de ponta nas Artes Cênicas brasileiras.

O meu livro, DRAMÁTICAS DO TRANSUMANO, a ser publicado pela Editora 7 LETRAS e lançado na estreia do projeto (juntamente com os 8 textos a serem encenados), procura conceituar esta nova produção dramatúrgica, em seu impulso pela reinvenção do homem e pela instauração do teatro como alteridade radical em relação ao nosso mundo.”

Programação Completa – MOSTRA BRASILEIRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

HIERONYMUS NAS MASMORRAS – de 17 de julho a 9 de agosto
Texto: Luiz Felipe Leprevost. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Renato Forner e Ricardo Grasson. Iluminação e Cenografia: Roberto Alvim. Figurinos: Juliana Galdino. Adereços: Juliana Fernandes. Trilha Sonora Original: Felipe Ribeiro.

SINOPSE - Uma saga épica, passada em um mundo inteiramente inventado, no qual a luta entre formas híbridas de vida cria a possibilidade do surgimento de  outra civilização.

(EM) BRANCO - de 14 de agosto a 6 de setembro
Texto: Patrícia Kamis. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Frann Ferrareto, José Geraldo Jr. e Fernando Gimenes.

SINOPSE A criação de uma obra de arte e um assassinato tem algo em comum? Em uma atmosfera misteriosa, pistas se sobrepõe, em um labirinto no qual criminosos e vítimas se confundem. Em deslocamentos permanentes de tempo, espaço e sujeito, a peça promove uma imersão nas forças inconscientes e incontroláveis que perpassam um ato transformador.

AQUI - de 11 de setembro a 4 de outubro
Texto: Martina Sohn Fischer. Direção: Juliana Galdino. Elenco: Gabriela Ramos, Fernando Gimenes, Ricardo Grasson, Bruno Ribeiro, José Geraldo Jr., Renato Forner, Paula Spinelli e Juliana Galdino.

Sinopse: A peça instaura um outro mundo, habitado por outras formas de vida, não-humanas. A proposição de uma nova mitologia, de novos arquétipos, através de uma obra que se desenvolve como um estranho conto-de-fadas.

HAPPYCINIO - de 9 de outubro a 1º de novembro

Texto: Angélica Kauffmann. Direção: Juliana Galdino. Elenco: Anapaula Csernik, Ricardo Grasson, Marcelo Rorato e Bruno Ribeiro.


Sinopse: A contemporaneidade vista como um pesadelo, no qual a alegria se coloca como uma terrível obrigação. O mundo como uma orgia permanente, na qual todas as ações flutuam sem gravidade. Uma festa da qual não conseguimos sair, assombrados por um inimigo que, suspeitamos, nos espera atrás da porta.


PROCURADO - 13 de novembro a 6 de dezembro

Texto: Diego Fortes. Direção: Juliana Galdino. Elenco: José Geraldo Jr., Fernando Gimenes, Jackeline Stefanski, Renato Forner, Bruno Ribeiro, Marcelo Rorato e Ricardo Grasson

 

Sinopse: Explorando de modo transfigurador o universo dos westerns, no qual a morte e a violência estão sempre à espreita, a peça se estrutura em torno de um cowboy fora-da-lei que aterroriza e fascina uma pequena cidade localizada no deserto.  


FATIA DE GUERRA - de 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013

Texto: Andrew Knoll. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Paula Spinelli, Fernando Gimenes, Renato Forner e Jackeline Stefanski.

 

Sinopse: O mundo visto pelos olhos de um cão doente, prestes a ser sacrificado por seu dono. Em meio a um cenário de guerra, diversas guerras íntimas são travadas, em uma peça que se instaura em deslocamentos entre pontos-de-vista insuspeitados: a visão do cão, a visão da paisagem, a visão de uma arma. 


AGRO NEGÓCIO - de 12 de fevereiro a 7 de março
Texto: Marco Catalão. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Paula Spinelli, Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Marcelo Rorato e José Geraldo Jr.

Sinopse: Um assassinato é cometido em uma plantação de cana-de-açúcar: o proprietário é morto. Mas sua cabeça, decepada, continua a falar. A peça entrecruza, poeticamente, uma série de discursos - de políticos, repórteres, policiais, bóias-frias e latifundiários -  acerca do agro-negócio no Brasil.

Grimorium- de 12 de março a 4 de abril
Texto: Alexandre França. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Fernando Gimenes, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos, Jackeline Stefanski, Bruno Ribeiro e José Geraldo Jr.

Sinopse: Qual é o limite que separa aquele que cria daquilo que é criado? A peça remete ao gêneses bíblico: um homem e uma mulher inventam, como deuses, uma nova criatura, que vai habitar e povoar um novo mundo. Mas a criatura, uma vez invocada, passa a habitar os corpos daqueles que a criaram, transformando-os completamente.

CLUB NOIR – Rua Augusta, 331 – Consolação – Telefone - 3255-8448 / 3257-8129. Ingresso: gratuito (senhas distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo). Duração: 40 minutos. Temporada: terças, quartas e quintas às 21h. Produção Executiva: Danielle Cabral. Assessoria de Imprensa: Arteplural. Realização: CLUB NOIR.