Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Exposição Festividades Natalinas com Arte

A Galeria Mali Villas-Bôas apresenta em última exposição de seus artistas em 2010, obras de vários formatos para " presentear" no Natal.

Noite Cultural na Galeria de Arte da FCBC/SC

                                                     Sexta tem noite cultural na FCBC


A Fundação Cultural de Balneário Camboriú (FCBC) convida a comunidade para a abertura de mais uma exposição individual na Galeria Municipal de Arte, programada para sexta-feira, 3 de dezembro, a partir das 20h30. As artistas plásticas Lana Lanna e Arlete Santarosa apresentam a mostra ‘Diálogos Gravados’. A noite se completa com Eulina Silveira, que vai autografar seu livro autobiográfico ‘Trajetória e conquistas de uma aposentada’, e ainda será responsável pela interferência musical com sua genuína seresta da mais alta qualidade, ao lado de seus amigos seresteiros. “É com muita honra que convidamos a comunidade para este importante evento, que fecha a programação da Galeria Municipal de Arte em 2010”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Eduardo Torto Meneghelli Júnior.

“‘Diálogos Gravados’ representa uma nova proposta na área da gravura. O conjunto das obras é uma sequência de xilogravuras e gravura em metal intercaladas e diferentes, numa simbiose e numa conexão de ideias, pensamentos e criação. Desenvolvido em módulos, de maneira progressiva, conforme o desenrolar das dificuldades surgidas, o processo exigiu uma troca permanente, onde cada artista elaborou sua imagem tendo como base e ponto de partida o que foi feito pela outra. A investigação do conceito da individualidade, das diferentes maneiras de ver e sentir o mundo e lidar com uma mesma ideia tornou-se fonte permanente de pesquisa e de documentação”, explicam as artistas.

Lana Lanna estudou desenho e aquarela na Colorado State University, Fort Collins, USA, em 1977. Frequentou o Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre entre 1982 e 1995. Estudou gravura em metal e xilogravura com Armando Almeida, desenho com Plínio Bernhart, Mara Caruso e Aniko Herskovitcz. No Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre participou de oficinas sobre gravura em metal com Sheila Goloborotko, Marco Buti e Cláudio Mubarac. Na Fundação Iberê Camargo participou de oficinas sobre gravura em metal com Ana Letícia e Evandro Jardim. Na Gráfica Contemporanea em Buenos Aires estudou gravura em metal com Matilde Marin e com Torben Bo Halbriek. Também estudou pintura com Regina Ohlweiller. Desde então participa de exposições individuais e coletivas dentro e fora do Brasil, conquistando prêmios importantes como o I° Certamen Internacional de Artes Plásticas “Aires de Córdoba”, Espanha (2004), onde recebeu o 1º prêmio em gravura.

Arlete Cousandier Santarosa é gravadora com formação em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul/RS. Frequentou cursos regulares de gravura no CDE e no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. A partir dos anos 80, passou a trabalhar com xilogravura participando de inúmeras mostras coletivas, bienais, salões de arte e de exposições individuais. Suas obras integram vários acervos institucionais e particulares do Brasil e exterior, como o Acervo do Instituto de Cultura Portoriquenha-San Juan, em Porto Rico e o Museu de Gravura Olho Latino de Campinas/SP. Promoveu mais de uma dezena de exposições individuais, entre elas na Galeria Domplein, em Utrecht/Holanda (1999) e na Univates (Lajeado), em 2007.


Literatura/Música
Eulina Ladewig Silveira, primeira-dama da seresta catarinense, nasceu em Tijucas (SC) em 1930. Neta de alemães e italianos, Eulina cresceu, estudou e trabalhou em Gaspar e em Blumenau, tendo escolhido Balneário Camboriú para viver a partir de 1992. Gravou seu primeiro CD aos 65 anos e não parou mais. O livro que lança na noite desta sexta-feira, 3, é o segundo de sua carreira, ambos autobiográficos.


“A seresteira Eulina Silveira gosta de música desde pequena. Começou a cantar na escola e depois nunca mais parou. Hoje, aposentada, casada, mãe de três filhos e com quatro netos, diz que nunca abandonou a paixão. “Sempre que saía dava uma canja”, relembra. Na época, morando em Gaspar, ela fazia questão de cantar quando frequentava locais com música ao vivo. Eulina recebeu em casa visitas como Inezita Barroso e Egon Fischer, considerado por ela o maior seresteiro de Santa Catarina. Depois de aposentada, mudou-se para Balneário Camboriú. Como a vida noturna da cidade é mais agitada, as cantorias ficaram ainda mais intensas”. (Texto de Ainá Vietro/RBS/A Notícia)


AGENDA
Abertura de exposição Diálogos Gravados (Arlete Santarosa e Lana Lanna)

Lançamento do livro ‘Trajetória e conquistas de uma aposentada’ (Eulina Ladewig Silveira)

Interferência musical Eulina Silveira e os Seresteiros
Sexta-feira, 3 de dezembro de 2010, 20h30

Galeria Municipal de Arte
Rua 2412, nº 111 – Centro

Visitação: 6 a 30 de novembro de 2010, das 13h às 19h


Prefeitura de Balneário Camboriú - FCBC
Assessoria de Comunicação Social
Texto: Vânia de Campos
Fotos: Divulgação
Design convite: Guilherme Schumacher
http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/

Tablado de Arruar encerra 29ª Bienal com Helena Pede Perdão... e leitura de texto inédito de J. Agripino nos dias 11 e 12 de dezembro

Como parte da leitura, grupo pretende colocar um  fusca lotado no meio da Bienal

Conhecidos por seus espetáculos de rua, os membros do Tablado de Arruar farão duas apresentações nos dias 11 e 12 de dezembro, encerrando a participação das manifestações performáticas na 29ª. Bienal de Arte de São Paulo, que acaba oficialmente às 19h do dia 12 de dezembro.


A primeira performance, Nações Unidas de J. Agripino de Paula por Tablado de Arruar, dia 11 às 17h, trata de uma leitura-intervenção de um texto inédito de José Agripino de Paula – o guru do tropicalismo – buscando referências no filme dirigido pelo autor, “Hitler Terceiro Mundo”. Para encenação, o grupo colocará um Fusca lotado no meio da Bienal. "O fusca é uma citação de uma das cenas do filme de Agripino, assim como fato de ele estar abarrotado de gente”, explica o diretor João Otávio.


Já no dia 12, também às 17h, os atores encenarão a já conhecida Helena Pede Perdão e é Esbofeteada, que ganhará uma versão especial para ser apresentada no último dia da Bienal. Helena faz referência à heroína das novelas de Manoel Carlos, numa chave totalmente subvertida. Como de praxe, a peça contará com equipamentos de vídeo e uma televisão que transmite ao vivo a própria encenação, criando planos diferentes de visão.


Serviço
Leitura Cênica - Nações Unidas de J. Agripino de Paula por Tablado de Arruar,- dia 11/12 - 17h - Bienal – Terreiro.

Peça-Intervenção "Helena pede perdão e é esbofeteada" dia 12/12 - 17h - Bienal – Terreiro.

CÉU nas Quartas Musicais Davene

Unindo Beleza e Arte, Davene Quartas Musicais apresenta:


Céu - Quarta - 15 de Dezembro as 21h

Teatro Bradesco

Bourbon Shopping 3o. piso (Pompéia)

Vendas na bilheteria do Teatro ou pelo Ingresso Rápido - 4003-1212

Lançamento do CD ir além de Junior Ribas

Pocket show com Paulinho Boca de Cantor no MIS

SESI RIO CLARO - AGENDA CULTURAL

Centro Cultural FIESP Ruth Cardoso – dezembro – Espetáculo HELL

Making of da gravação do novo cd de GLAUCIA NAHSSER

Antes mesmo de receber o convite para o Lançamento deste novo e diferente trabalho de Glaucia Nahsser, não contive a alegria ao receber o video do Making Of do trabalho e coloca-lo aqui.
Tenho uma verdadeira admiração e respeito pela pessoa e pela artista Glaucia e por isso compartilhar com cada um de vocês é um bálsamo para minha arte de divulgar.
Parabéns Glaucia Nahsser!
Rose de Paulo