Translate

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Coro da Osesp toca dia 9 no Teatro do SESC Pompeia

                                                foto: Ana Fuccia


Um dos principais grupos vocais do Brasil, referência na área no País, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta-se gratuitamente no Teatro do SESC Pompeia dia 9 de agosto, quinta-feira, às 21 horas. No repertório, peças de Ernani Aguiar, Heitor Villa-Lobos, Carlos Alberto P. Fonseca, José Vieira Brandão, Francisco Mignone, Osvaldo Lacerda, Paulo Vanzolini, Tom Jobim e Vinícius de Moraes. A regência é de Naomi Munakata.

A combinação de um grupo de cantores de sólida formação musical com a condução de uma das principais regentes brasileiras faz do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo uma referência em música vocal no Brasil. O grupo aborda diferentes períodos musicais, com ênfase nos séculos 20 e 21 e nas criações de compositores brasileiros, como Almeida Prado, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Liduíno Pitombeira, João Guilherme Ripper e Villa--Lobos, entre outros.

 À frente do grupo, Naomi Munakata tem regido também obras consagradas, que integram o cânone da música ocidental, como os Réquiem, de Verdi e de Mozart; aMissa em Si Menor, o Oratório de Natal e as Paixões, de Bach; o Réquiem Alemão e as canções para coro e orquestra, de Brahms.

O grupo comprova sua qualidade em peças raramente apresentadas no Brasil, como a Cantata Profana, de Bartók; Chichester Psalms, de Bernstein; Psalmus Hungaricus, de Kodály; Réquiem Polonês Os Sete Portões de Jerusalém, de Penderecki; e O Festim de Baltazar, de Walton.

Criado como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo em 1994, passou a se chamar Coro da Osesp em 2001. Em 2009, o Coro da Osesp lançou seu primeiro disco,Canções do Brasil, que inclui obras de Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Villa-Lobos, entre outros compositores  brasileiros.

Sobre Naomi MUNAKATA REGENTE
Coordenadora e regente dos coros Sinfônico e de Câmara da Osesp, Naomi é também diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo e diretora artística e regente do Coral Jovem do Estado. Iniciou seus estudos musicais ao piano aos quatro anos de idade e começou a cantar aos sete, no coral regido por seu pai. Estudou ainda violino e harpa. Formou--se em Composição e Regência em 1978, pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo, na classe de Roberto Schnorrenberg. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973, com os maestros Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e John Neschling.
  
Anos depois, essa opção lhe valeu o prêmio de Melhor Regente Coral, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte do Brasil. Estudou ainda regência, análise e contraponto com Hans Joachim Koellreutter. Como bolsista da Fundação VITAE, foi para a Suécia estudar com o maestro Eric Ericson. Em 1986, recebeu do Governo japonês uma bolsa de estudos para aperfeiçoar-se em regência na Universidade de Tóquio. Foi regente assistente do Coral Paulistano e lecionou na Faculdade Santa Marcelina e na Faam.

SERVIÇO:
SESC Pompeia apresenta Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Dia 9 de agosto, quinta-feira, às 21 horas, no Teatro

Duração: 90 minutos 
Classificação - 
Não recomendado para menores de 12 anos
Ingressos – Grátis. Retirada de Ingressos com 1h de antecedência.
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades doSESC). Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Assessoria de Imprensa - SESC POMPEIA:
Roberta Della Noce (11) 3871-7740roberta@pompeia.sescsp.org.br

Marina Pereira
(11) 3871-7776
mclaudia@pompeia.sescsp.org.br

ARTEPLURAL - Assessoria de Imprensa – SESC Pompeia
Fernanda Teixeira  - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli - (11) 9245-4138
Douglas Picchetti - (11) 9814-6911