Translate

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

YARA NANTES no Show Urbanos no Restaurante Lela


THE MODERN CRAFT PROJECT - MUBE


Teatro da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas recebe projetos de peças infantis e adultas para integrar sua programação artística de 2013




Produtores e atores interessados podem enviar proposta de seu espetáculo teatral 
 
 
Espaço para as artes cênicas do circuito comercial de São Paulo, aberto desde março de 2011, o Teatro da APCD  Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas está recebendo projetos de espetáculos para integrar sua programação cultural infantil e adulta em 2013. Os interessados devem enviar as propostas aos cuidados de Geondes, para o endereço do teatro, em Santana, zona Norte da Capital, na rua Voluntários da Pátria, 547 (a 100mts da estação do metrô Portuguesa/Tietê e a 100mts da Marginal Tietê). Os interessados devem enviar as propostas aos cuidados de Geondes Antonio, no emailprogramacao.teatro@apcdcentral.org.br 
 
 
Teatro da APCD funciona no interior da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (hoje, com 101 anos e mais de 40 mil associados). Com 1.662m², o teatro tem 800 lugares na plateia e 44 lugares distribuídos por dois camarotes. 
Com projeto arquitetônico de Heitor Coltro, possui poltronas vermelhas estofadas, palco de 7 por 6 metros, boca de cena de 16m por 5.80m, além de camarim com dois banheiros. Também oferece segurança e conforto, já que dispõe de estacionamento coberto e segurado e de uma cafeteria aconchegante no mesmo prédio do teatro.
 
 
 
Equipado com mesa de som de 32 canais, possui completo sistema de iluminação com varas no palco e na plateia, além de tela de projeção de 12mX 5m, chapelaria e acesso para deficientes na entrada com rampas.
 

ANA BRASIL E RONALDO PEREZ "Nosso Samba Bossa Nova" FNAC -Campinas


TERRA DE SANTO engata temporada no Espaço dos Fofos


Depois de Memória da Cana, 13 atores contam a relação do País com a cana-de-açúcar, depois de vasculhar tradições e ritos de índios, negros, católicos portugueses e judeus que trabalharam na indústria canavieira. Em cena, o elenco serve ao público um prato típico nordestino, preparado na sede da companhia


Após temporada no SESC Belenzinho, Os Fofos Encenam apresenta seu novo espetáculo TERRA DE SANTO na sede da companhia,Espaço dos Fofos, a partir de 24 de novembro, sexta-feira, às 21 horas, para temporada até 18 de dezembro. A peça será apresentada aos sábados, domingos, segundas e terças-feiras. 

O novo processo de montagem da cia Os Fofos Encenam dá continuidade a trajetória iniciada com as montagens Assombrações do Recife Velho (2005) e Memória da Cana (Prêmio APCA 2009 de Melhor Espetáculo, além dos prêmios Shell de melhor Direção e Cenário e os prêmios da Cooperativa Paulista de Teatro de Melhor Direção e Melhor Projeto Visual), resultado das investigações sobre os processos de formação do Brasil através da história e cultura do nordeste brasileiro.

Em Terra de Santo, o grupo permanece na seara da relação do país com a cana-de-açúcar, vasculhando tradições e ritos de etnias que trabalharam na indústria canavieira, mais especificamente índios, negros, católicos portugueses e judeus. “Desta vez, estamos construindo uma dramaturgia em rede colaborativa e enfrentando também a questão sempre urgente e delicada do trabalho no campo e distribuição de terra”, explica o diretor Newton Moreno.

De acordo com Newton,

“O conflito central se passa em uma comunidade de cortadores de cana que precisam devastar um lugar sagrado para ampliar o espaço de plantio a mando da usina. Mas a Usina enfrentará a resistência de um grupo de mulheres, moradoras desta área, que afirmam que o lugar foi dado em cartório ao santo protetor do lugar. A partir daí, várias tramas se desenrolam envolvendo famílias que trabalharam na cana e suas crenças, fé e tradição, em uma viagem por outros séculos”.

A proposta da peça surgiu durante a temporada de Memória da Cana, quando sentiram que tinham um rico material a pesquisar no contato com os cortadores de cana de Pernambuco. Assim, o grupo partiu para duas linhas de investigação diferentes: os estudos in loco e a pesquisa sobre as etnias que sustentaram a história da cana-de-açúcar.

“Fomos para Vicência, em Pernambuco, e para Piracicaba, em São Paulo, conviver um pouco com as pessoas”, conta Newton Moreno, completando que o grupo experenciou nesses locais a realidade dos que vivem o corte de cana. “Ficamos alojados em um antigo engenho e pudemos conversar com os cortadores de cana da região.”

Para produção desse novo espetáculo, o grupo conta com o patrocínio do PETROBRAS CULTURAL, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O patrocínio compreende ainda a manutenção da Cia. e da sede do grupo pelo período de 2 anos, a realização da pesquisa deste novo processo e a sua temporada, além da temporada do repertório no Espaço dos Fofos, realizada em 2011.

SOBRE A ENCENAÇÃO, por Newton Moreno

Com TERRA DE SANTO, damos continuidade ao nosso olhar cênico sobre matrizes formadoras do Brasil. Como nos dois trabalhos anteriores, centramo-nos na cultura e história do nordeste brasileiro, mais especificamente no universo do cultivo da cana, para pensarmos a construção de nosso país e as heranças desta construção na sociedade contemporânea.

 

A proposta desta aventura cênica à equipe criadora equilibra-se em dois fortes temas: relações do Brasil com a cana e discussões sobre o sagrado, a tradição, a religiosidade desta sociedade. Através das nossas fábulas, queremos propor uma discussão sobre a relação do homem brasileiro com sua sacralidade.


EQUIPE
São 13 atores no palco: Carlos Ataíde, Carol Badra, Cris Rocha, Eduardo Reyes, Erica Montanheiro, José Roberto Jardim, Kátia Daher, Luciana Lyra, Marcelo Andrade, Paulo de Pontes, Simone Evaristo, Viviane Madu, Zé Valdir e como (stand-in) Rafaela Penteado. Texto de Newton Moreno em processo colaborativo com o grupo, direção de Newton Moreno e Fernando Neves, com figurinos e maquiagem de Carol Badra e Leopoldo Pacheco, direção musical de Fernando Esteves, cenários de Newton Moreno, Marcelo Andrade e Zé Valdir, iluminação de Eduardo Reyes e direção de produção de Emerson Mostacco.

Também fruto de intensa pesquisa, a trilha sonora - com gravações feitas e executadas ao vivo pelo elenco, baseada na oficina de Renata Rosa - mescla cantos tradicionais de terreiro (a composição original Odoyá, de Juçara Marçal, desenvolvida na oficina da autora, com consultoria de Marcelo Boffa), a tradicional cantiga de ninar ladina (Durme, durme mi linda donzeya, pesquisada na oficina de Beny Zekhry) e a prece tradicional judaica Kadish, além de trecho do Kyrie e do Agnus Dei, da Missa em Si menor de J. S. Bach.

 

SOBRE O GRUPO

Os Fofos Encenam têm sua trajetória iniciada em São Paulo no ano de 2001 com o espetáculo Deus Sabia de Tudo..., escrito e dirigido por Newton Moreno. Em 2003 estrearam A Mulher do Trem, comédia de Circo-Teatro dirigida por Fernando Neves e vencedora do Prêmio Shell de Melhor Figurino.

Com o incentivo da Lei de Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo montaram, em 2005, Assombrações do Recife Velho, texto e direção de Newton Moreno a partir da obra homônima de Gilberto Freyre. Assombrações recebeu 3 indicações ao Prêmio Shell (Melhor Iluminação, Melhor Figurino, Melhor Direção).

Em 2006, partiram, sob a direção de Fernando Neves, para o drama circense Ferro em Brasa, com subsídio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, concluindo uma primeira fase com quatro espetáculos. Ferro em Brasa foi indicado ao Prêmio Shell nas categorias Melhor Atriz (Cris Rocha) e Prêmio Especial pela pesquisa do grupo sobre o universo do Cirto-Teatro.

A partir daí iniciou-se uma segunda fase: a busca por um espaço que abrigasse a evolução das investigações cênicas e que possibilitasse de forma continuada a apresentação do repertório dos Fofos.

Em 2007, a cia. é contemplada com a Lei de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo pelo projeto O Ninho. Com esse subsídio, é inaugurado no bairro da Bela Vista o Espaço dos Fofos, sede para atividades teatrais que tem contribuído para o aperfeiçoamento das peças de seu repertório e das suas novas investidas estéticas, além de abrigar temporadas de espetáculos de outras companhias convidadas. 

Em 2009, estreia no Espaço dos Fofos o quinto espetáculo da Cia., Memória da Cana. Com dramaturgia e direção de Newton Moreno,Memória da Cana é uma adaptação do texto Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, alimentada pela leitura das obras de Gilberto Freyre e pela interlocução memorial dos atores-criadores. Memória da Cana recebeu os prêmios Shell (Melhor Direção e Melhor Cenário); Prêmio APCA 2009 (Melhor Espetáculo), além dos prêmios da Cooperativa Paulista de Teatro (Melhor Direção e Melhor Projeto Visual). 

A atual empreitada da Cia., patrocinada pela Petrobras, é o espetáculo Terra de Santo. O projeto elege a cana-de-açúcar como um pretexto para estabelecer um olhar sobre o país, sua identidade e sua volátil questão socioeconômica nos seus quinhentos anos de existência. Terra de Santo terá texto inédito de Newton Moreno e direção do autor em parceria com Fernando Neves, com estreia prevista para outubro de 2012. 

Os Fofos Encenam são Carlos Ataíde (ator), Carol Badra (atriz / figurinista), Cris Rocha (atriz), Eduardo Reyes (ator / iluminador / designer gráfico), Emerson Mostacco (Diretor de produção / Administrador), Erica Montanheiro (atriz), Fernando Esteves (diretor musical e pianista), Fernando Neves (ator e diretor), José Roberto Jardim (ator), Kátia Daher (atriz), Leopoldo Pacheco (ator / cenógrafo / figurinista / consultor artístico / maquiador), Luciana Lyra (atriz / preparadora corporal), Marcelo Andrade (ator / cenógrafo / cenotécnico), Maria Stella Tobar (atriz), Newton Moreno (diretor / dramaturgo), Paulo de Pontes (ator), Rafaela Penteado (assistente de direção / stand-in), Silvia Poggetti (atriz), Viviane Madu (atriz / preparadora corporal) e Zé Valdir (ator / contra-regra / diretor de palco).

SERVIÇO:

LOCAL: ESPAÇO DOS FOFOS
ENDEREÇO: RUA ADONIRAN BARBOSA, 151 – (TRAVESSA DA RUA JACEGUAI, EM FRENTE AO TEATRO OFICINA), BELA VISTA
FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA NO ESPAÇO DOS FOFOS: 2 HORAS ANTES DO ESPETÁCULO.
FONE DO ESPAÇO DOS FOFOS: (0XX11) 3101 6640
DATA DA REESTÉIA: 24 DE NOVEMBRO DE 2012
HORÁRIO: ÀS 21h00
TEMPORADA: 25 DE NOVEMBRO À 18 DE DEZEMBRO DE 2012
SESSÕES: DE SEGUNDA E TERÇA 20H00, SÁBADO 21H00 E DOMINGO 18H00
CATEGORIA: TEATRO ADULTO.
GÊNERO: DRAMA.
INDICAÇÃO ETÁRIA: NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS.
DURAÇÃO: 2H00
CAPACIDADE: 50 LUGARES.
INGRESSOS: R$ 30,00 (INTEIRA) / R$ 15,00 (MEIA ENTRADA)
MEIA ENTRADA: (PARA ESTUDANTES, CLIENTES DO CARTÃO PETROBRAS COM                                       ACOMPANHANTE E PESSOAS MAIS DE 60 ANOS).
COMPRA DE INGRESSOS PELO SITE: WWW.OSFOFOSENCENAM.COM.BR E PELA INGRESSOS.COM
ASSESSIBILIDADE: TEM ACESSO A DEFICIENTES.
ACEITA: CARTÃO DE DÉBITO E CRÉDITO (VISA, MASTERCARD)

PROMOÇÃO:
·                     Meia entrada para grupos com mais de 10 pessoas;
·                     Cota de ingresso gratuito (limitado a 10% dos totais comercializados) para moradores dos arredores do teatro (levar comprovante de residência – conta de luz, conta de telefone, conta de gás, conta de água, correspondência bancária);
·                     Serão oferecidos uma cota de ingressos diários gratuitamente para pessoas de baixa renda (limitado a 10 % dos totais comercializados).

PRODUÇÃO:    COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
                                   CIA. OS FOFOS ENCENAM
                                    MOSTACCO PRODUÇÕES

PATROCÍNIO:  PETROBRAS
MINISTÉRIO DA CULTURA - LEI DE INCENTIVO À CULTURA

Primavera dos Livros 2012 tem início no dia 22 e reafirma a importância da produção editorial independente





Com entrada gratuita, evento promoverá programação cultural e descontos de até 50% para aquisição de livros

Entre 22 e 25 de novembro a cidade de São Paulo receberá a tradicional Primavera dos Livros, maior evento de editoras independentes da América Latina. A iniciativa, organizada pela LIBRE (Liga Brasileira de Editoras), com apoio da Secretaria de Cultura do Estado, contará com programação diversa para crianças e adultos, tais como música, debates, contação de histórias e lançamentos de livros.

A Primavera dos Livros será realizada na Biblioteca de São Paulo, localizada no Parque da Juventude (Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana), e tem como uma de suas principais virtudes a promoção de maior contato entre público, obras literárias e profissionais da área. O conceito de bibliodiversidade cerca todas as ações do evento, abrindo espaço para a produção editorial que não se curva à lógica do best seller.

“Muitas vezes, desconsideramos o poder das boas ideias. Ainda que elas não bastem, são elas as verdadeiras forças por traz das realizações. A volta da Primavera dos Livros para São Paulo, neste espaço simbólico de uma nova biblioteca, é uma vitória dessas ideias que, felizmente, não se cansam de renascer. A Primavera dos Livros, que a Liga Brasileira de Editoras tem o orgulho de organizar em conjunto com as Secretarias de Cultura e do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é o resultado de uma delas”, destaca Haroldo Ceravolo Sereza, presidente da LIBRE.

Realizada desde 2001, com edições no Rio de Janeiro e São Paulo, a Primavera dos Livros virou uma referência no mercado como um espaço que apresenta uma produção vibrante e diversificada. Desta forma, o evento empenha-se em trazer uma programação de qualidade, respeitoso a um público cada vez mais exigente. Destaques para apresentação musical da Big Band Villa Lobos, que será realizada durante a cerimônia de abertura, no dia 22/11, para palestras e debates, que promoverão a troca de experiências nos mais variados temas, entre eles literatura infantil, humor e valorização de culturais nacionais, além da homenagem ao compositor e cantor Luiz Gonzaga, que contará com show de Chambinho do Acordeom. Além disso, haverá oferta de livros com até 50% de desconto.

Entre ações e atividades que promovem a leitura e o letramento, a Libre sugere uma visita ao maior número possível de stands das editoras participantes da Primavera dos Livros. Não perca a oportunidade de conferir ricos catálogos e entrar em contato com mais de 100 editoras e partilhar experiências. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO


22 de novembro (quinta-feira)

10h às 15h – Assembleia das Editoras da LIBRE
Local: auditório

18h – Abertura Oficial
Concerto da Big Band Villa Lobos
Local: tenda

23 de novembro (sexta-feira)

16h às 17h – Ficções Paulistanas
Com Clara Averbuck, Ademir Assunção e Joca Terron.
Mediação: Luis Maffei
Local: auditório

18h às 19h – Palestra: Aprendendo Inteligência
Com Pierluigi Piazzi.
Local: auditório

19h às 20h – Lançamento de livro
Tradição Liberal e Política Externa nos Estados Unidos, de Geraldo Zarhan (Apicuri).
Local: tenda

24 de novembro (sábado)

11h às 12h – Tricotando Histórias
Com o grupo Circo de Trapo.
Local: tenda

14h às 15h – Corpo e Ambiente
Vamos mudar o mundo brincando! – Evoluir Cultural
Local: tenda

15h – Lançamento de livro
Carnebruta, de Rodrigo Novaes (Apicuri).
Local: tenda

16h – Caravana de Escritores – Biblioteca Nacional
Mesa redonda: Conflitos humanos e conflitos literários, com Marcelo Mirisola, Juliano Garcia e Rodrigo Novaes.
Mediação: Lucas Callegari
Local: auditório

17h – Cordelistas em ação
Local: tenda

25 de novembro (domingo)

11h às 12h– Tricotando Histórias
Com o grupo Circo de Trapo.
Local: tenda

14h – Corpo e Ambiente
Vamos mudar o mundo brincando! – Evoluir Cultural
Local: tenda

14h às 15h – Bate papo com Marisa Oliveira
Autora do livro Guga Niquim: o menino-homem-onça (Oficina Raquel).
Local: auditório

15h às 16h – Humor nos levará a guerra?
Com Mauricio Stycer, Laerte Sarrumor e Gisela Rao.
Mediação: Ivan Finotti
Local: auditório

16h às 17h – Viva Luiz Gonzaga!
Homenagem ao rei do baião. Com Roniwater Jatobá, Assis Angelo e Chambinho do Acordeom.
Mediação: Mirian Paglia
Local: auditório

17h – Show de encerramento
Viva Luiz Gonzaga, com Chambinho do Acordeom.
Local: tenda

EDITORAS PRESENTES:
7 Letras Editora
Garamond
Alameda
Gryphus
Aleph
Ibis Libris
Anita Garibaldi
Imprensa Oficial
Apicuri
Lazuli
Artes e Oficios
Livro Falante
Autêntica
Maco
Biruta / Gaivota
Manati
Boitempo
Matrix
C/Arte
Mauad
Callis Editora
Mazza Edições
Contraponto / Vermelho Marinho
Memória Visual
Cosac e Naify
Musa
Duna Dueto
Nitpress
Edições Rosari
Nova Alexandria / Claridade
Editora 34
Odysseus
Editora Azougue
Oficina Raquel
Editora Horizonte
Palas Athenas
Elementar
Pallas Editora
Estação Liberdade
Peirópolis
Evoluir
Perseu Abramo
Fino Traço
Pinakotheke
Gaivota
Quartet
Garamond
Sá Editora
Gryphus
Terceiro Nome

Terra Virgem

Para mais informações, acesse: www.libre.org.br

SERVIÇO:
Primavera dos Livros 2012
Data: de 22 a 25 de novembro
Horário: das 10h às 19h (quinta-feira e sexta-feira) e das 10 às 18h (sábado e domingo)
Local: Biblioteca de São Paulo (Tenda de Eventos) ao lado do Parque da Juventude
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana (próximo à Estação Carandiru do Metrô)
Entrada Franca