Translate

quinta-feira, 21 de março de 2013

Reflexão sobre mundo contemporâneo tem direção de Gilberto Gawronski


Com direção e cenografia do premiado Gilberto Gawronski, peça entra em cartaz no dia 28 de março. O texto é de Murilo De Paula, autor do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Sessões serão realizadas de quinta a domingo. A entrada é franca.

Buzinas, gritos, tiros. A luz acaba, elevadores, TVs e telefones não funcionam. Uma multidão ocupa as ruas, passa por cima das viaturas da polícia. Os trens do Metrô param no meio das linhas. Helicópteros sobrevoam o céu. Um casal refugiado, em seu apartamento, vive o desespero à espera da filha desaparecida. Teria Ana ido à casa de algum amigo? Com uma narrativa ágil, o drama contemporâneoANA NÂO ESTÁ estreia dia 28 de março, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, na Avenida Paulista. As sessões serão realizadas de quinta a sábado, às 20h30, e aos domingos, às 19h30. A entrada é franca.

Resultado da nova safra de talentos revelados pelo Núcleo de Dramaturgia SESI- British Council (projeto que fomenta a dramaturgia e apresenta uma peça a cada semestre), o espetáculo apresenta o texto de Murilo De Paula, a interpretação de Ederson Miranda, Eliot Tosta, Raiani Teichmann, Lívia Piccolo – atores (e o assistente de direção Maurício Schneider) semeados na entidade. A montagem inédita tem a direção do ator e diretor Gilberto Gawronski, figurino de Fabio Namatame, luz de Wagner Freire, trilha sonora deWarley Goulart e vídeos de Jorge Neto.

O drama tem como pano de fundo o sumiço de Ana durante um dia de caos na metrópole, agravado pelo apagão elétrico e pela falta de informação nos noticiários. Ninguém sabe o que está acontecendo na cidade. Em meio à desordem urbana, um casal espera angustiado pela volta de sua filha de 14 anos.

Com um olhar atento ao cotidiano e utilizando ferramentas da cena contemporânea (projeções, narrativas, sonoridades), o espetáculo faz uma radiografia dos personagens que interpretam os aflitos pais de Ana. Eles convivem e tentam lidar com a perda de suas ideologias juvenis, representando o típico casal que, durante o período da ditadura militar, absorveu importante bagagem de conhecimento sociopolítico e manteve compromisso ideológico com os problemas de seu tempo.

A iluminação enfatiza a dramaticidade e a trilha sonora é baseada em ruídos urbanos, usados com doses de musicalidade. O figurino tem como referência a rotina na metrópole. Já o cenário é a sala de estar de um apartamento: móveis, objetos e fotos remetem a lembranças. A janela utiliza projeções e faz referências à tecnologia atrelada ao dia-a-dia e seus múltiplos significados.


Carpintaria Teatral

Uma das inspirações para a criação da trama veio do livro Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman e da pintura de Iberê  Camargo. “Os personagens estão em um processo de transformação assim como a sociedade, buscam uma afirmação como propõe o conceito do sociólogo polonês. Assisti também a um vídeo do Iberê em que ele pintava diversas vezes um quadro até atingir o nível desejado. Baseei-me nesta ideia para a construção dramatúrgica”, conta o autor paulista Murilo De Paula.

 

O dramaturgo ressalta uma das principais intenções da trama: “a tentativa é de se criar uma estrutura que beire a lógica do sonho até uma aproximação com uma estética surrealista. O desejo é que as pessoas saiam com a sensação de que sonharam o que se passou no palco”.

 

Sobre o Núcleo de Dramaturgia SESI- British Council, Murilo De Paula diz que “durante o processo os participantes têm contato com profissionais renomados do teatro brasileiro e internacional. Existe uma troca de ideias e experiências nos encontros, uma oportunidadepara aprimorar o leque teatral”.

“A janela revela um mundo exterior. Esse ambiente fechado é uma metáfora para a atualidade. Somos conduzidos pelos meios virtuais como GPS ou ficamos focados em aparelhos eletrônicos. Na peça, os limites emocionais são rompidos, as fronteiras entre consciente e subconsciente tornam-se frágeis como o grande vidraça da sala do apartamento. Existe uma erupção de questões humanas e sociais”, diz o diretor.

Gilberto Gawronski - um apaixonado pela dramaturgia contemporânea - mergulha no universo criado pelo autor Murilo De Paula, usando na montagem uma estética moderna. “O diálogo ágil que o autor construiu imprime ritmo e ao mesmo tempo estimula os demais atores a jogarem”, revela o diretor. Segundo ele, o trunfo da peça é colocar no centro da encenação o jogo da interpretação com os principais aspectos estéticos que estão a serviço do ator. “Esse grupo de novos talentos conseguiu uma unidade de estilo e interpretação. O público pode esperar ver atores buscando uma linguagem do seu tempo sem esquecer os princípios básicos que formam um artista”, define, com entusiasmo, Gawronski.

Gawronski enxerga similaridades da peça com Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, trabalho com o qual teve uma história de 15 anos de estrada. “Ambos os espetáculos tem uma identificação com São Paulo, porém transcendem o lugar em que foram criadas. Os medos e angústias dessa história podem se passar em qualquer metrópole.”


Sobre o diretor
Gaúcho, 51 anos, o diretor mudou-se para o Rio depois de encenar a peça Pode Ser que Seja só o Leiteiro lá Fora, de Caio Fernando Abreu. Criou efeitos de vídeo e sonorização para o monólogo Ato de Comunhão (eleito entre os 10 melhores espetáculos em cartaz) e recebeu os seguintes prêmios: Shell pela cenografia de Por uma vida um pouco menos ordinária, APCA pela direção cênica deSertão, Qualidade Brasil pela direção de Mulher Desiludida e SHARP pela direção de Dama da Noite, de Caio Fernando Abreu, em 1998. Foi apontado pela mídia por sua irreverência como encenador, em Pop by Gawronski.

Assinou a direção cênica do trabalho Cruel (de Deborah Colker) e foi precursor em montar o autor Bernard Marie Koltès no Brasil - atuação e direção por Na solidão dos campos de algodão, espetáculo integrante da lista dos 100 melhores espetáculos da História do Teatro Brasileiro, segundo a Revista Bravo, além de Mambembe de melhor espetáculo e melhor ator para Ricardo Blat. Por sua atuação em Dorotéia, de Nelson Rodrigues, Gawronski foi considerado o destaque da montagem. 

Ficha Técnica:

Texto: Murilo De Paula. Direção: Gilberto Gawronski. Trilha: Warley Goulart. Elenco: Ederson Miranda, Eliot Tosta, Raiani Teichmann e Lívia Piccolo.Assistência de direção: Maurício Schneider. Figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Wagner Freire. Cenografia: Gilberto Gawronski. Direção de Produção:Wagner Uchoa. Produtora Executiva: Isabel Gomez.


SERVIÇO:

Ana Não Está. Mezanino do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (SESI) – Avenida Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp. Temporada: de 28 de março a 30 de junho - de quinta-feira a sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30. Classificação: 14 anos. Capacidade: 50 lugares. Duração: 70 minutos. Gênero: Drama.Informações: (11) 3146-7405.

Entrada: franca - A distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria no mesmo dia do evento. São distribuídos dois ingressos por pessoa.

Horário de funcionamento da bilheteria em março: de quarta a sábado, das 13h às 21h; domingo, das 13h às 20h.
Horário de funcionamento da bilheteria em abril: de quarta a sábado, das 13h às 21h; domingo, das 11h às 20h.

Realismo e fantasia na obra ‘animalista’ de Mozart Guerra


O que? O artista pernambucano, radicado em Paris, apresenta suas obras “animalistas”
Quando? De 03 a 07 de abril
Onde? No stand da galeria Klaus Steinmetz Contemporary, durante a edição de 2013 da SP-Arte, no Pavilhão da Bienal.


Impossível passar em frente a um trabalho esculpido por Mozart Guerra e não permanecer com os olhos fixos ali por um bom tempo. Há sempre uma imagem forte carregada por uma mensagem intrigante, uma crítica. E desde que ele começou a se dedicar a escultura foi assim.

Numa primeira fase de sua trajetória, os trabalhos eram marcados pela criação de corpos humanos opulentos que ganhavam características realistas através da seleção das cores da pele a do molde da expressão dos personagens.
De 2004 para cá, sua identidade como escultor passou por uma transformação. “Atualmente ocorre o inverso. As formas são realistas, mas estão cobertas por um tratamento pictórico imaginário e com um grafismo que distância essa forma da realidade”, explica acrescentando que hoje o molde de animais se impõe em seu trabalho. “Em ambas as fases eu associo sempre realismo e fantasia”.
A técnica e materiais que ele utiliza são praticamente os mesmos: poliestireno (isopor) ou a espuma de poliuretano expansiva para dar a forma. O que mudou foi a maneira de cobrir cada peça. Saiu o papel pintado e entraram as cordas coloridas. “São uma nova ‘pele’ que recobre as minhas esculturas até hoje”, diz. 
Como caracterizar a obra de Mozart? Em suas próprias palavras, “realizo um trabalho inevitavelmente contemporâneo quando dou uma forma de expressão a materiais criados para outras finalidades. Não se trata de um trabalho de reciclagem, mas de, como diz-se em francês, do détournement do material, ou seja, um desvio proposital de sua utilidade”.
E é exatamente dentro desse conceito de subversão que podem ser enquadrados os trabalhos que Mozat preparou para a SP-Arte 2013. “Será uma irônica montagem sobre a relação ambígua que o ser humano exerce com a natureza. Ao mesmo tempo em que ele a admira , ele a destrói. O jogo de dardos ao alvo será um símbolo frequente nas peças. Uma certa leveza que não esconde o senso critico que eu tento transmitir”, finaliza.  
Cada uma das obras que estarão na feira foram trabalhadas em seu atelier em Montmartre, Paris, cidade em que vive há exatas duas décadas e onde começou a dar seus primeiros passos como escultor. No stand da galeria Klaus Steinmetz Contemporary, o público pode conferir – ao lado das criações de artistas como Rolando Cladera  e Alex Rodriguez – as obras que passaram pela edição 2012 da  ArtRio Fair 2012, na cidade do Rio de Janeiro.
Mozart Guerra
Mozart é pernambucano e tem em sua bagagem a formação como arquiteto, em Recife. Nesta época também fazia cenários e adereços para teatro.

“Não tenho formação artística acadêmica. Aprendi a esculpir no dia a dia. Gosto muito do espontâneo e do minucioso na arte popular latino-americana e do refinamento e precisão da arte asiática”. Ele mantém um elo com suas raízes brasileiras, evitando todo o tipo de clichê. “Nada nacionalista, nem ufanista. Mas sim um apego à arte popular, à historia do país e à arte moderna e contemporânea”.
Mozart Guerra começou a expor, sem galerias, em feiras de arte que divulgavam artistas de forma independente em Paris, como a “Marché d'Art Contemporain de la Bastille” e “MAC 2000” – nesta última recebeu o "Prix du Publique". Depois disso, foi descoberto por várias galerias na França, Luxemburgo, Itália, Portugal, Canadá e Holanda.

Entre seus principais projetos estão a participação de feiras como “SCOPE Basel 2012", na Suíça, “Art Paris 2011", no Grand Palais, e "Art Elysées 2011", no Champs Elysées, a representação do Brasil na exposição “Latitudes Terres d'Amazonie", que aconteceu no Hotel de Ville de Paris em 2007, e a parceria de três anos com o renomado designer japonês Yasumichi Morita em trabalhos realizados em Hong Kong, Tókio e Osaka. Em novembro deste ano ele recebe o prêmio "Coup de Coeur du Jury" do "Salon National des Artistes Animaliers" na França.
Para conhecer a obra completa de Mozart Guerra, visite www.mozartguerra.com. Não deixe também de se conectar com a fan page da Klaus Steinmetz Contemporaryclicando aqui.
SP-Arte
A SP-Arte – Feira Internacional de Arte de São Paulo – foi criada em 2005 e hoje é o mais relevante evento do mercado das artes no hemisfério sul. O evento reúne galerias de arte do Brasil e de vários lugares do mundo e apresenta, em cinco dias, uma oportunidade única para se travar contato com obras, artistas, curadores e outros profissionais do sistema das artes.
Serviço
SP-Arte 201303 de abril [somente para convidados], das 14h às 22h [preview] e das 17h às 22h [abertura]
 04 e 05 de abril, das 14h às 22h
 06 e 07 de abril, das 12h às 20h

Pavilhão Ciccillo Matarazzo
[Pavilhão da Bienal]
 Parque do Ibirapuera, Portão 3
 São Paulo, Brasil

Bilheteria
 R$ 30,00 [inteira]
 R$ 15,00 [meia entrada*]
 *estudantes, pessoas com deficiência e idosos [mediante apresentação de documento]

Último acesso permitido até 1 hora antes do encerramento do evento.

Crianças até 10 anos e portadores do cartão vip não pagam entrada [mediante apresentação de documento].

A SP-Arte distribuiu 4000 convites gratuitos nos seguintes Museus e Instituições Parceiras: MAM SP [Museu de Arte Moderna de São Paulo], MIS [Museus da Imagem e do Som], Pinacoteca do Estado de São Paulo, SESC Pompéia, MAC USP [Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo], CCSP [Centro Cultural São Paulo] e Itaú Cultural.  Visite estes locais de 23 a 31 de março e obtenha o seu ingresso para SP-Arte. [disponibilidade limitada de ingressos]

Guarda Volumes
 A SP-Arte possui serviço de guarda volumes gratuito localizado em ambas as portarias, nos pavimentos térreo e primeiro. É proibido o acesso ao evento com malas, mochilas e bolsas de grande vulto.

Máquinas Fotográficas
 É permitido o uso de máquinas fotográficas sem o flash. O uso do tripé deve ser mediante autorização do Expositor.

Visite o site: www.sp-arte.com

Exposição da Galeria Mali Villas-Bôas em comemoração aos 200 anos da Casa da Fazenda do Morumbi


Marcos Sacramento no Rio de Janeiro


Bruna Caram no show " Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso"




Dois álbuns de sucesso, duas turnês pelo Brasil todo. Um curso de educação musical concluído pela UNESP. Muitas parcerias e amigos no palco. E Bruna Caram está de volta, para cantar como se fosse a primeira vez. A cantora faz seu show do terceiro álbum “Será Bem-Vindo Qualquer Sorriso” – ou simplesmente “Bem-Vindo”, como ela mesma apelidou –, produzido por Otávio de Moraes. A sonoridade do espetáculo traz elementos do blues, jazz e soul.

Auditório Ibirapuera

  • Dia:

    29 de março de 2013
  • Horários:

    Sexta, 21h.
  • Duração:

    90 min (aproximadamente)
  • Ingressos:

    R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)
  • Classificação Indicativa:

    Livre para todos os públicos


Humorista Diogo Portugal apresenta o show de comédia Portugal é Aqui na noite de 1 ano do Teatro APCD


Teatro APCD - polo cultural da Zona Norte de São Paulo - completa um ano de atividades com uma programação ininterrupta e celebra a data com apresentação única de Diogo Portugal. O comediante traz uma performance que mescla stand-up e esquetes com diferentes personagens

De uma manicure famosa a um porteiro fofoqueiro, de uma ex-prostituta palestrante a um office-boy humilde, Diogo Portugal interpreta inusitados personagens e apresenta as piadas de stand-up comedy em Portugal é Aqui. O espetáculo terá apresentação única dia 5 de abril, sexta-feira, às 21h30 no Teatro APCD. O show celebra o primeiro ano do teatro que fica na Zona Norte da capital paulista.

Com versatilidade na troca rápida entre personagens e na caracterização com perucas e maquiagem e outros acessórios, Diogo Portugal vive Ediomar (O Porteiro de Prédios), Pamela Conti (Ex-Protistuta), Bomba (O Lutador), Dani Ficado (O Estilista), Humberto (O Publicitário), Cremilda (A Velhinha), Raimundo (O Compositor) e Elvisley (O Office Boy).

O último personagem teve notoriedade quando Diogo participou do programa Zorra Total, da TV Globo. “A inspiração para a criação desses papeis vem por meio da observação das pessoas no meu dia a dia. Qualquer situação pode ser usada enfatizando o lado cômico ou fazendo uma sátira”, diz o humorista.

Outra faceta do show é o stand-up comedy, onde Diogo utiliza técnicas de improvisação e tem apenas a companhia de um microfone no palco. O texto, a concepção e direção são do comediante. A surpresa a cada minuto e o distanciamento do óbvio são as razões que lhe atraem no seu tipo de humor. “Em todos os lugares que já me apresentei, a receptividade foi bem positiva. As pessoas até acabaram voltando e assistiram ao show mais de uma vez.”

Finalista do Prêmio Multishow do Bom Humor Brasileiro e participante do concurso de humoristas do Fantástico de 2005, Diogo Portugal ficou nacionalmente conhecido pelo trabalho no programa Zorra Total, da Rede Globo e por sua participação no programaLuciana By Night, de Luciana Gimenez.

Fora dos palcos, Diogo é organizador do maior festival de humor da América do Sul, o Risorama, de Curitiba, e curador do 3º Festival de Humor de São Paulo, o Risadaria. Seus vídeos no YouTube já tiveram mais de 20 milhões de acessos.

Teatro APCD foi inaugurado no mês de março de 2012, e funciona no interior da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD). Com 1.662m², o espaço tem 800 lugares na plateia e 44 lugares distribuídos por dois camarotes. Com projeto arquitetônico de Heitor Coltro, o local possui poltronas vermelhas estofadas, palco de 7 por 6 metros, boca de cena de 16m por 5.80m. Atualmente, tem uma programação de espetáculos adulto e infantis.


Conheça os personagens

Elvisley – O Office Boy
Como todo office-boy, Elvisley pega ônibus e fila do banco todo dia. A narrativa de suas peripécias na movimentada metrópole marca o espetáculo.

Ediomar – O Porteiro de Prédios
O porteiro Ediomar sabe tudo que se passa no prédio e um pouco da vida de todo mundo. Diz que não gosta de fazer fofoca, o que de vez em quando faz é apenas comentar a verdade. Inferniza a vida dos moradores e até chantageia o sindico.

Pamela Conti – Ex-Protistuta
Ex-garota de programa. Atualmente, é uma personal fucker, viaja o país com sua palestra motivacional.

Bomba - O Lutador
É o lutador de Jiu jitsu. Faz o tipo de machão marrento e até intimida com seu sotaque carioca. Enquanto fala sobre suas experiências no ringue, o personagem revela seus gostos e hobbys.

Dani Ficado – O Estilista
Pessoa totalmente descolada, estilista e conectado com o mundo fashion.

Humberto – O Publicitário
Metrosexual assumido, ele apresenta suas campanhas publicitárias que ele mesmo cria, dirige, coordena, atua e é premiado.

Cremilda – A Velhinha
Adora frequentar as missas do padre Paulo e ir ao médico pra fazer exame. Interage com a plateia e até muda de personalidade.

Raimundo – O Compositor
O compositor que nunca é reconhecido pelo seu trabalho. O personagem é o retrato do compositor brasileiro que não consegue viver de direito autoral.

Sobre Diogo Portugal
Além de Portugal é Aqui, o humorista tem mais dois shows. HÃ?! reúne alguns de seus textos no stand-up que aborda assuntos como casamento, religião, sexo e paternidade. Sempre comentando assuntos factuais ou brincando com as peculiaridades da cidade onde realiza a apresentação.

O outro é Acusticozinho, em parceria com o músico e dentista Rogério Cordoni. Com formato musical, a dupla insere textos bem humorados entre uma música e outra, muitas vezes explicando a razão ou o modo de como a composição surgiu. Como humor é uma coisa para ser degustada. A dupla criou um clima mais intimista para que esse espetáculo seja mais teatral do que para grandes públicos, onde a piada se perderia. Essa também é a razão por terem optado por um trabalho mais acústico, sendo um violão e um contrabaixo, e em alguns momentos uma guitarra e um contrabaixo.

A vontade de criar o Acusticozinho vem da veia musical de Portugal. Antes da carreira
humorística, ele se dedicava à música, sendo baixista de uma banda de rock e também
criador de trilhas e jingles publicitários.


Para Roteiro:
Portugal é Aqui – Dia 5 de abril, sexta-feira, às 21h30

Ficha Técnica
ElencoDiogo Portugal. Concepção e Direção: Diogo Portugal.

TEATRO APCD - Rua Voluntários da Pátria 547 – Santana – São Paulo/SP. Telefone: (11) 2223-2424  Lotação: 800 lugares. BilheteriaDe quarta-feira a sábado, das 15h às 22h, e domingo, das 15h às 20hCapacidade: 800 lugares. Ingressos: R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia) e R$ 25 (Associados APCD/ABCD). Duração: 70 minutos Classificação: 12 Anos. Estacionamento no local, coberto e com seguro. A 100 metros da estação do metrô Tietê. (http://www.apcd.org.br/teatroapcd/)

ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Renato Fernandes – (11) 97286-6703
Facebook – Arteplural

Mariane de Castro -Lançamento do DVD " Ser de Luz"





Auditório do Ibirapuera-SP

  • Dia:

    30 de março de 2013'
  • Horários:

    às 21
  • Duração:

    90 min (aproximadamente)
  • Ingressos:

    R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
  • Classificação Indicativa:

    livre para todos os públicos
    http://www.auditorioibirapuera.com.br

Frejat no RJ na Turnê: “A Tal da Felicidade”!

No dia 14 de abril, FREJAT volta ao Rio Water Planet para mais um show da turnê “A Tal da Felicidade”!

Dessa vez, a apresentação acontece num domingo. Quem adquirir o ingresso, além de assistir ao show, também poderá curtir todas as dependências do parque, que abre às 10h. Horário do show: 17h. 

Esperamos você lá!

O parque aquático fica na Estrada dos Bandeirantes, 24.000, em Vargem Grande. 

Mais informações: 

(21) 2428-9000

As Aventuras de Gulliver


As Aventuras de Gulliver estreia no projeto
O Herói Viajante, da Cia Articularte, que reúne peças, contação
de história e vivências no Sesc Bom Retiro

Clássicos de Júlio Verne, Antoine de Saint-Exupèry e Irmãos Grim, entre outros estão no projeto da Cia Articularte, dirigida por Dario Uzam, que apresenta o
espetáculo Aventuras de Gulliver (aos domingos, a partir de 07 de abril), além de contação de histórias e vivências (aos sábados e domingos).  Em todos os finais de semana de março e abril.

O universo recheado de ação e aventura dos heróis que navegam por mares revoltos e desbravam florestas vai ser transportado para oSESC Bom Retiro, aos sábados e domingos de março e abril. Estes seres inquietos e corajosos, sempre em busca de novas experiências, poderão ser vistos no projeto O Herói Viajante, programação de espetáculos teatrais, contação de histórias e vivências a cargo da Cia Articularte, dirigida por Dario Uzam.

A primeira atração é o espetáculo A Volta do Mundo em 80 Dias (de Júlio Verne), que fica em cartaz até até 31 de marçoAs Aventuras de Gulliver (de Jonathan Swifté a segunda peça a ser apresentada, a partir de dia 7 de abrilaté 28 de abril. As peças terão sessões sempre aos domingos, às 12 horas.

Além dos espetáculos, a garotada pode conhecer outras aventuras de heróis por meio das Contações de Histórias. Nestas atividades, os atores do grupo tocam flautas, cordas, gaitas e tambores. A Cia Articularte apresenta fábulas tradicionais como João e o Pé de Feijão (Joseph Jacobs e Irmãos Grimm), 20 mil Léguas Submarinas (Júlio Verne), História sem Fim (Michael Ende), O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupèry) e Os Músicos de Bremen (Irmãos Grimm), de forma lúdica e divertida. Durante todos os finais de semana de março e abril.

A terceira atração é a Vivência, que convida pais e filhos a experimentarem sensações sonoras, visuais e táteis em divertidas brincadeiras que exploram temas do universo infantil. Para essas atividades, o grupo preparou cinco temas:

Viagem ao tesouro do fundo do mar (expedição sonora ao fundo do mar em busca do tesouro).
Como as coisas vivas crescem e dançam? (criação de pequenos chocalhos de feijão e latinhas para extrair ritmos dançantes).
Viajando com fim (exercícios que recriam sons de monstros, ondas, rios, animais e pássaros).
Construindo um Pequeno Planeta (planeta imaginário é desenhado a partir do som).
Uma Força Animal (brincadeira de ritmos com as mãos).

"Os heróis e aventureiros escolhidos pela companhia vão às ruas, às estradas, navegam pelos mares ou florestas em busca de novas aventuras e experiências humanas. Temos o propósito de estimular o instinto de curiosidade infantil", explica o autor e diretor Dario Uzam.

Sobre o espetáculo Aventuras de Gulliver 
A encenação é pautada nos quatro elementos: terra, fogo, ar e água - para contar a fragilidade dos sonhos, como se fossem esculturas que podem ser feitas e desfeitas de areia. O texto de Dario Uzam, que também assina a direção, foi elaborado a partir de poemas curtos, adivinhações, provérbios, ditados populares e frases rimadas. No elenco estão Renato Bego, Surley Valério, Paulo Mendonça, Leticia Simões, Luiza Andrade e Camila Lobo.

O espetáculo é dividido em duas partes: na primeira, no pequeno reino de Lilipute, Gulliver é interpretado por um ator e os demais habitantes da cidade são bonecos. Já na segunda parte o personagem é vivido por um boneco que enfrenta o mundo de gigantes e dragões.

Na montagem são utilizadas invenções e ousadias no gênero de teatro de bonecos e formas animadas. Bonecos gigantes formam alegorias, cordas servem de trilho para o deslocamento dos bonecos, um varal de ráfia (material leve de plástico) simboliza o mar vindo do chão. Bonecos manipulados pelos atores como luvas usam
figurinos inspirados em épocas antigas. Tecidos sugerem as ondas do mar.

MARÇO

Espetáculo
Volta ao Mundo em 80 Diasclássico de Júlio Verne
Dias 3, 10, 17, 24, 31/3, domingos, às 12h. Ingressos: R$ 8,00 (inteira), R$ 4,00 (usuário matriculado no Sesc e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante), R$ 2,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).


Ficha técnica:
Dramaturgo e Diretor: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Elenco: Camilla Lobo, Paulo Mendonça, William Lobo, Surley Valério, Tanagra Andria. Cenografia, Figurinos, Adereços: Carlos Colabone. Sonoplastia e Iluminação - Charles Raszl. Iluminação: Domingos Quintiliano. Produção: Deborah Corrêa, Cia Articularte  Teatro e Bonecos. Duração: 50 minutos. Indicado para crianças a partir de 04 anos de idade.

Contações de Histórias:
Dias 2 e 10/3, sábado e domingo, às 15h. - Vinte Mil Léguas Submarinas.
Dias 3 e 23/3, sábados e domingos, às 15h – João e o Pé Feijão.
Dias 9 e 31/3, sábado e domingo, às 15h - História Sem Fim.
Dias 16 e 24/3, sábados e domingo às 15h. – O Pequeno Príncipe.
Dias 17 e 30/3, sábados e domingos às 15h. Músicos de Bremen.
Gratuito. Classificação: Livre. Área de Convivência

Vivências:
Dias 2 e 10/03, às 16h - Viagem ao Tesouro do Fundo Mar.
Dias 3 e 23/3, sábados e domingo às 16h. – Como As Coisas Vivas Crescem e Dançam.
Dias 9 e 31/3, domingo, às 16h - Viajando com Fim.
Dias 16 e 24/3, sábados e domingos, às 16h – Construindo um Pequeno Planeta.
Dias 17 e 30/2, sábados e domingos, às 16h – Força Animal.
Gratuito. Classificação: Livre. Área de Convivência
__________________________________________________

ABRIL

Espetáculo Aventuras de Gulliver, de Jonathan Swift.
Dias 7, 14, 21, 28 de abril, domingos, às 12hIngressos: R$ 8,00 (inteira), R$ 4,00 (usuário matriculado no Sesc e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante), R$ 2,00 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).

Ficha técnica:
Clássico de Jonathan SwiftTexto e Direção: Dario Uzam. Elenco: Renato Bego, Surley Valério, Paulo Mendonça, Leticia Simões e Luiza Andrade (Camila Lobo: substituta).Trilha sonora: Raul Teixeira. Iluminação: Guilherme Bonfanti. Cenografia e Figurinos: Carlos Colabone. Bonecos: Surley Valério.Duração: 50 minutos. Indicado para crianças a partir de 04 anos de idade.

Contações de histórias:
Dias 6 e 21/04, sábado e domingo, às 15h – João Pé Feijão.
Dias 7 e 20/4, sábado e domingo às 15h – O Pequeno Príncipe.
Dias 13 e 28/4, sábado e domingo às 15h – Vinte mil Léguas Submarinas.
Dias 14, 27/4, sábado e domingo às 15h – Músicos de Bremen.
GratuitoClassificação: Livre. Área de Convivência

Vivências:
Dias 6 e 21/4, sábado e domingo, às 16h – Como as Coisas Vivas Crescem e Dançam.
Dias 7 e 20/4, sábado e domingo às 16h – Construindo um Pequeno Planeta
Dias 13 e 28/4, sábado e domingo às 16h – Viagem ao Tesouro do Fundo do Mar.
Dias 14, 27/4, às 16h – Uma Força animal.
GratuitoClassificação: Livre. Área de Convivência

SESC Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185 - Bom Retiro - São Paulo – SP. Telefone - 3332-3600. Central de Atendimento - terça a sexta, das 9h às 20h30. sábados, das 10h às 18h30. domingos e feriados, das 10h às 17h30. Acessibilidade Universal. Capacidade do teatro – 291 lugares. Acesso à Unidade -Estação de Trem: Júlio Prestes. Estações de Metrô: Luz, Tiradentes, Marechal Deodoro e Santa Cecilia. Terminal de Ônibus: Princesa Izabel. Estacionamento da Unidade (Entrada pela Alameda Cleveland). Preços: Matriculados (Comerciário e Usuário) - R$ 4,00 – até uma hora + R$ 1,00 – adicional por hora. Não Matriculados - R$ 8,00 – até uma hora + R$ 2,00 – adicional por hora.

   
ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 99245-4138
Heloisa Castilho  – (11) 99402-8732
Facebook – Arteplural