Translate

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Siga LUCIA HAIDAMUS esta SEMANA!

Exposição ARTE à Flor da Pele na Galeria Municipal de Arte

Exposição ARTE à Flor da Pele na Galeria Municipal de Arte

A Galeria Municipal de Arte, da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, recebe na próxima sexta-feira, 7, a exposição “Arte à Flor da Pele”, da artista plástica Elisa Zattera, de Caxias do Sul (RS) e o lançamento do livro “Delicadas Relações”, da escritora Ely Dolores Martini. O evento inicia a partir das 20h30.

Elisa utilizou por muito tempo o sol como inspiração para produzir suas telas, com a utilização de composições com círculos e cores em tons quentes. As formas arredondadas ainda permanecem na nova fase da artista, através de painéis e esculturas com formas sinuosas, que expressam a sensualidade feminina. Para a artista “as formas onduladas representam a mulher em sua essência”.

A exposição “Arte à Flor da Pele” demonstra o “eu” e “universo” da artista“ que se envolvem delicadamente, completando-se”. Leveza e movimento caracterizam suas obras, bem como o uso de cores fortes e vibrantes, principalmente o vermelho que representa a "paixão" pela vida. Inquieta, a artista representa em sua arte, pensamentos e sentimentos aplicados em suportes bidimensionais e tridimensionais e utiliza vários tipos de materiais, como a madeira, resina, poliuretano, papel machê, aço carbono e outros.

Literatura
O livro “Delicadas Relações” é resultado da dissertação de mestrado da escritora Ely Dolores Martini. A autora aborda o tema sexualidade e utiliza o filme “Delicada Relação” como dispositivo pedagógico, além de identificar em que momentos este confirma ou resiste ao dispositivo da sexualidade. Ely também verifica como os efeitos de verdade sobre a sexualidade foram construídos através dos tempos, repercutindo no espaço escolar.

Durante a exposição e o lançamento do livro, haverá a apresentação do “Quarteto de Cordas de Balneário Camboriú”, formado pelos músicos Marcos Pablo Dalmacio (violino), Alessandro Blenke (violoncelo), Tiago Eggers (viola) e Wolfgang Weber (violino).



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Serviço:
Abertura da exposição “ARTE à Flor da Pele” de Elisa Zattera
Lançamento do livro “Delicadas Relações” de Ely Dolores Martini
Apresentação do Quarteto de Cordas de Balneário Camboriú
Dia: 7 de maio de 2010 (sexta-feira)
Horário: 20h30
Período de exposição: 10 a 28 de maio de 2010
segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
Local: Galeria Municipal de Arte
Rua 2412, nº 111 - Centro
Balneário Camboriú - SC
Mais informações:
Galeria Municipal de Arte - FCBC
Rua 2412, nº 111 - Centro
Balneário Camboriú - SC
Fone: (47) 3366-5491 / (47) 3366-5325
e-mail: cultura@camboriu.sc.gov.br

Paradinha no MIS

Paradinha no MIS

Quinta-feira/ 06 de maio  /17h30

Nesta próxima “Paradinha do MIS”, ouviremos dois discos da coleção da História da Música Popular Brasileira, que são: Assis Valente e Orestes Barbosa, além de Ary Barroso na voz de Sílvio Caldas.


Com a profissionalização do samba, agora desvinculado da malandragem e do batuque, o Estado começa a vê-lo como um instrumento de educação cívica e disciplina social para as massas trabalhadoras da cidade. Valoriza-se um tipo de samba onde as matrizes africanas são menos evidentes, cujo modelo se vê em “Aquarela do Brasil”, considerado um samba de “bom gosto”. Mas não podemos nos esquecer de que o patriotismo de Ary Barroso era anterior às investidas do governo federal no mundo do samba. É o que ouviremos.


Lembrando que em 1932, consolida-se o cinema falado; Orestes Barbosa lança “Verde-Amarelo”, típico samba exaltação, ressaltando as características étnicas como brasileiras; em 1935 é oficializado o carnaval.

Começa uma época de visitas ao morro, abrindo-se a perspectiva para o exótico do samba. Em 1935 é feito o filme “Favela dos meus amores”, primeiro filme neo-realista brasileiro, de Umberto Mauro. Venha, participe do nosso grupo. Ouviremos também outros LPs. Se quiser, você também pode trazer o seu disco de casa para compartilhar conosco. Dê uma paradinha em sua semana para ouvir um som analógico. Espero você!!

Grátis

Paraitinga em São Paulo - Semana Artística e Cultural

ESTRÉIA: O Falecido (11 anos do Next)

Dia 7 de maio, próxima sexta, estreia O Falecido de Antonio Rocco.

A nova montagem comemora 11 anos do N.Ex.T..


APAP/PR apresenta exposição "ADORNOS" de Katia Velo



















A Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR , convida para a abertura da exposição individual "Adornos" de Katia Velo, que será realizada dia 16 de maio de 2010 (domingo), a partir das 11h até às 13h, na Galeria Osmar Chromiec.


A exposição “Adornos” é inspirada em Maria Antonieta. Reza a lenda que Maria Antonieta nunca usava o mesmo sapato duas vezes e que era completamente louca por jóias, tantos excessos acabaram fazendo-a perder, literalmente, a cabeça.

“Tenho um encantamento por objetos femininos. Nesta exposição sapatos e jóias são usados quase como um fetiche. Desejo envolver as pessoas, provocar um encantamento”, declara a artista. A exposição permanecerá aberta para visitação até 18 de junho de 2010. Entrada Franca.

SERVIÇO:

Exposição: "Adornos"
Artista: Katia Velo
Período da Exposição: 16 de maio a 18 de junho de 2010.
Horário para visitação: De terça a sexta-feira das 13h30 às 17h30/domingo das 11 as 13h.
Local: Galeria APAP/PR - Osmar Chromiec
Arcadas de São Francisco Sala 11
Rua Jaime Reis, 107 - Curitiba/ PR.
Telefone: (41) 3232-0408
http://www.apap.com.br/
Maiores informações sobre o artista, acesse:
Acesse: www.arteparanaense.art.br / www.arteatual.net link Katia Velo
Entre em contato:
Tel.: 41 3282-3867
Cel.: 41 8408-6452

Cine Favela encerra festival de curta dia 8/5

Cine Favela encerra quinto festival com premiação e exibição de curta
A 5ª edição do pioneiro festival aconteceu dentro da Comunidade de Heliópolis e reuniu
mais de 50 curtas realizados por ONGs, associações, coletivos e periferias em sessões gratuitas.
A cerimônia de encerramento do V Festival Cine Favela de Curta-Metragem acontece dia 8 de maio, sábado, na sede do Cine Favela, às 20 horas, na comunidade de Heliópolis. O evento inclui exibição do curta produzido durante a realização da Oficina de Cinema (promovida pelo Festival) e premiação do Melhor Filme da Mostra Competitiva, escolhido pelo voto popular.

O Festival teve início em 2 de abril, no Cine Favela, e dia 6, a abertura foi no SESC Santana, co-realizador do projeto.
A Mostra Competitiva exibiu 23 títulos nos dias 30 de abril, 01 e 01 de maios; o melhor filme receberá R$ 2.000,00 em dinheiro. Várias outras atrações movimentaram a programação do Festival: Mostra Itinerante (exibição de curtas ao ar livre em três pontos da Comunidade), Cine Recreio (exibição de uma grade infantil em 12 escolas públicas), debates e Oficina de Cinema para 30 jovens, ministrada por Luiz Adriano Daminello e participação de outros renomados profissionais do cinema (Braulio Mantovani, Thais Canjani, Monica Palazzo, Luciana Canton e Kira Pereira).
Premiação


Data: 08 de maio - sábado – às 20 horas
Local: Cine Favela

Programação: Pré-estreia do curta-metragem realizado pelos alunos da Oficina de Cinema do Festival. Divulgação e premiação do Melhor Filme do V Festival Cine Favela de Curta- Metragem, escolhido pelo voto popular. Shows com artistas locais.

Serviço:
V Festival Cine Favela de Curta-Metragem - www.cinefavela.org.br/festival
De 2 de abril a 8 de maio de 2010
Programação gratuita
Cine Favela - Rua da Alegria Popular, 63 C – Heliópolis/SP
Direção geral: Daniel Gaggini
Coordenação: Reginaldo de Túlio
Patrocínio: Petrobras
Co-realização: SESC São Paulo
Curadoria / Mostra Competitiva: William Hinestrosa e Daniel Gaggini;
colaboração de Maria Cristina Villas Boas/Flávia Tonalezi.
Curadoria / Mostra Itinerante, Cine Recreio e Mostra Cine Favela : Daniel Gaggini
Direção de produção: Flávia Tonalezi
Consultora Internacional: Luciana Rossi
Em apenas 23 dias de inscrições o V Festival Cine Favela de Curta-Metragem recebeu mais de 215 filmes (recorde do festival), provenientes de vários estados (RJ, BA, MG, SP, ES, TO, RS, PE, DF, AL e PR). São filmes realizados por Associações, ONGs, Coletivos e Periferias que utilizam o cinema como ferramenta de inclusão sociocultural. Entre elas, destacam-se: Nós do Morro, Boca de Filmes, Cavídeo, Cinema Nosso, Tela Brasil, Kinoforum, Projeto Arrastão, AnimaTV, Instituto Querô, Telinha de Cinema, Favela É Isso Aí, Cine Clube Clã Periférico, Cine Kbça e outros realizadores independentes.

Em cinco anos ininterruptos, o Festival já atraiu mais de 8.500 espectadores, exibiu mais de 95 títulos de filmes periféricos, beneficiou mais de 160 jovens em oficinas de cinema e distribuiu prêmios. Desde 2009, o projeto tem à sua frente o gestor cultural Daniel Gaggini, responsável pela reestruturação do Cine Favela, que, a partir deste ano, se transforma em um Ponto de Cultura do Governo do Estado de São Paulo e tem orçamento garantido até 2012 para desenvolver atividades ligadas à Sétima Arte.


Com mais de 130 mil habitantes, na maioria jovens, Heliópolis é uma das maiores comunidades carentes do mundo. O Cine Favela, uma iniciativa sem precedentes desde 2004, busca inserir o jovem tanto social como culturalmente por meio do cinema. O diferencial do Festival Cine Favela de Curta-Metragem, além do seu pioneirismo, é o de ser realizado dentro de uma das maiores comunidades da América do Sul e comprovar que ações desenvolvidas em camadas com baixa oferta de atividades culturais obtêm êxito de público e de resultados, além de contribuir para a integração social e cultural.

Improvisações Brasileiras - MuBE - abre em 06 de maio















Visite o site www.mube.art.br