Translate

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ciclo de filmes comentados “A contemporaneidade do cinema de David Lynch” OFICINA GRATUITA

Coordenador: Márcia Martins Ramos

Período de realização: 20/10/2010 a 15/12/2010 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: iniciantes
Faixa etária: adultos

Seleção: primeiros inscritos
Inscrições: 04/10/2010 a 20/10/2010 pelo telefone (19) 3733 8800, com Jô.
Vagas: 30
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859 – Centro
Informações complementares:

A oficina é direcionada a adultos, cinéfilos, estudantes e interessados na filmografia de David Lynch e tem por intuito apresentar e debater conceitos e procedimentos envolvidos na obra deste importante cineasta.

David Lynch é um dos diretores cinematográficos mais conceituados da atualidade. Seus filmes são cultuados por um público fiel, mas muitas pessoas não compreendem sua proposta, ou realmente não sentem afinidade. Esta falta de compreensão ou afinidade em grande parte justifica-se pelo desconforto causado por uma maneira de fazer cinema, que foge aos moldes tradicionais da narrativa clássica. Um maior contato com a filmografia e a poética do autor contribuirá para a formação de uma nova recepção.

Dentre os objetivos da atividade pode-se destacar: possibilitar a informação, e reflexão e a apreensão da complexidade artístico-cultural envolvida na filmografia de David Lynch; estimular o participante a exercitar sua criatividade através de redações de textos ou críticas

Márcia Martins Ramos é pesquisadora e professora universitária. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUCC (1985), mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências da Comunicação pela USP (1999). Possui ampla experiência como docente, lecionando desde 1999 em cursos de graduação de Comunicação Social, atuando principalmente nas seguintes áreas: produção audiovisual e criação.

CANTORA LUIZA POSSI FALA SOBRE SEU NOVO CD NO SHOW BUSINESS DE AMANHÃ (16/10)

Em entrevista ao jornalista e empresário João Doria Jr., apresentador do programa Show Business, que vai ao ar amanhã (16/10), às 23h40, pela Rede Bandeirantes, a cantora Luiza Possi fala sobre a satisfação em lançar seu quarto CD. “Gravar um disco é um resultado de uma vida de trabalho” desabafa.

A cantora também destaca sua relação com a mãe Zizi Possi, que acompanha o trabalho da filha de perto. “Ela é muito rigorosa, mas aprendi que a crítica construtiva é sempre bem-vinda”, conclui.


Reapresentação do programa SHOW BUSINESS na madrugada do domingo para segundas-feiras à 01h00.

TUPAC AMARU - encontro com o cineasta Federico Garcia Hurtado

17 de outubro

No próximo domingo, dia 17 de outubro, a Cinemateca Brasileira exibe em sessão especial o longa peruano Tupac Amaru (1984), dirigido por Federico García Hurtado. Inédito em telas brasileiras, o filme trata de um episódio da história da colonização espanhola no Peru, o levante conduzido pelo líder indígena Tupac Amaru, no final do século XVIII. Considerado pela crítica um dos mais importantes filmes da história do cinema peruano, foi exibido em diversos festivais ao redor do mundo e recebeu, entre outros prêmios, a Menção Honrosa no Festival de Cinema de Londres de 1986. Após a projeção, o cineasta Federico García Hurtado conversa com o público presente. + consulte a programação

 
Escritor, jornalista e cineasta, Federico García Hurtado nasceu em 1937. Iniciou sua carreira como diretor na segunda metade dos anos 1960 com os curtas Huando, Tierra sin patrones e Inkari, proibidos pela ditadura militar. Estreou no longa em 1975 com o documentário Donde nacen los cóndores, película financiada por um grupo de camponeses de uma cooperativa peruana. Seu último filme é El forastero (2002).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Banda Sinfônica - 17/10/2010

Exposição MASP - Por WIM WENDERS – "LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS"



A partir de 20/10, LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS traz 23 fotos inéditas do cineasta alemão WIM WENDERS, no 1o andar do MASP


WIM WENDERS

LUGARES, ESTRANHOS E QUIETOS

Diretor de importantes filmes nas últimas três décadas, entre eles Paris, Texas (1984), Asas do Desejo (1987) e Buena Vista Social Club (1999), Wenders tem presença importante na 34ª edição da Mostra Internacional de Cinema de SP, inclusive assinando o cartaz e as artes do evento, onde terá programa especial. Já a exposição fica em cartaz no 1º andar do MASP de 21 de outubro a 16 de janeiro de 2011.

Wenders tem uma extensa produção fotográfica e há duas décadas as exibe em alguns dos principais museus do mundo (http://www.wim-wenders.com/photography/photography.htm).

No MASP, onde esteve em 2008 para uma palestra e aventou com o curador Teixeira Coelho a possibilidade de realizar a mostra que agora se concretiza, a exposição tem sua estreia mundial.

Serviço Educativo

Como nas mostras compostas por obras do acervo e nas exposições temporárias realizadas pelo MASP, a exposição Lugares, Estranhos e Quietos terá um programa educativo elaborado especialmente para atender aos visitantes, professores e alunos de escolas das redes pública e privada. As visitas orientadas são realizadas por uma equipe de profissionais especializados. Informações: 3251 5644, ramal 2112.

Informações Gerais Período:
De 21 de outubro de 2010, quinta-feira, a 16 de janeiro de 2011
Local:1º andar do MASP, Galeria Horácio Lafer
Produção e Montagem:  Equipe MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP

Avenida Paulista, 1578 - Cerqueira César
CEP 01310-200 - São Paulo / SP
Telefone 55 - 11 - 3251-5644 / Fax 55 - 11 - 3284-0574

Tablado de Arruar lança livro sobre intercâmbios teatrais Brasil-Alemanha

Tablado de Arruar lança livro sobre intercâmbios teatrais Brasil-Alemanha


São Paulo-Berlim em Cena (Ed. Hedra) é o título do livro que o grupo Tablado de Arruar lança no dia 19 de outubro, terça, às 19h30, no Goethe-Institute. A publicação reúne uma série de entrevistas do Tablado de Arruar com diretores, cenógrafos e outros profissionais de renome do teatro (brasileiros e alemães), que estiveram envolvidos em trabalhos de intercâmbio teatral entre as cidades de São Paulo e Berlim. Entre os entrevistados, nomes como Frank Castorf, Dimiter Gotscheff, Armin Petras e Renato Bolleli Rebouças. O lançamento conta com a palestra do jornalista e critico teatral Valmir Santos.

SESI Vila Leopoldina – outubro - apresenta espetáculo O QUE ALI SE VIU

MuBE - Curso Inédito no Brasil "Narrar por Imagem" - PRIMEIRA AULA GRÁTIS - MuBE

http://www.mube.art.br/