Translate

terça-feira, 21 de junho de 2011

SESI SP apresenta Nicholas Payton - Quartas Musicais

Grátis - Dia 2 de julho, no Theatro São Pedro em São Paulo, abertura do projeto Imagens do Brasil com recitais do São Paulo Arte Trio

Correios apresentam o projeto musical Imagens do Brasil com recitais do




São Paulo Arte Trio

Dia 2 de julho, sábado, às 20h, acontece o primeiro recital do São Paulo Arte Trio no projeto Imagens do Brasil patrocinado pelos Correios. A apresentação será em São Paulo, no Theatro São Pedro. O projeto Imagens do Brasil foi concebido com a intenção de levar ao público a música de concerto para trio (piano, violino e violoncelo) composta por dois autores consagrados e representativos da história da música erudita brasileira, Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno. O grupo de câmara São Paulo Arte Trio é formado por Laércio Diniz ao violino, Ana Chamorro ao violoncelo e Paulo Gazzaneo ao piano. O trio viajará por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. A realização é da Retrato Brasileiro Interartes. Grátis!

O projeto Imagens do Brasil apresenta duas obras musicais do acervo nacional compostas por Alexandre Levy, o Trio Opus 10 e Alberto Nepomuceno, o Trio em fá sustenido menor, criações de importância ímpar na história da música de câmara brasileira.

As obras constantes nos programas compreendem o final do século XIX e início do século XX e foram selecionadas de forma que o ouvinte possa, além de apreciar a arte musical brasileira, diferenciar, tanto similaridades, como as diferenças e inclinações pelas quais a música brasileira atravessou durante esse período através das obras dos compositores Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno, que, contemporâneos entre si, apresentam proximidades textuais e estilísticas que os legitimam como autênticos e principais representantes das características culturais brasileiras no romantismo.

As obras foram cuidadosamente selecionadas para uma clara identificação da penetrante textura nacional destes compositores na forma de ritmos característicos de nossa música ou na utilização de temas de conhecimento popular, bem como, o total domínio das formas e da equilibrada timbragem concebida aos três instrumentos que compõem as obras.

Agenda:
Dia 02 de julho, sábado, às 20h - Theatro São Pedro em São Paulo/SP
Dia 15 de agosto, segunda-feira, às 20h: Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro/RJ
Dia 2 de setembro, sexta-feira, às 20h - Memorial de Curitiba – Teatro Londrina em Curitiba/PR
Dia 23 de setembro, sexta-feira, às 20h - Casa Thomas Jefferson em Brasília/DF
Dia 11 de outubro, terça-feira, às 20h - Theatro São Pedro em Porto Alegre/RS
Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 18h30, na UCSAL – Universidade Católica de Salvador em Salvador/BA
Dia 26 de novembro, sábado, às 20h - Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG

Programa:
Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Trio em fá sustenido menor para piano, violino e violoncelo.
1. Molto lento – Doppio Movimento – Allegro enérgico e marcato
2. Lentamente
3. Con spirito
4. Largo assai e molto espressivo - Allegro

Alexandre Levy (1864-1892)
Trio em si bemol maior op. 10 para piano, violino e violoncelo.
1. Allegro
2. Andante
3. Scherzo-Fugato (Presto)
4. Finale - Allegro Molto

São Paulo Arte Trio
Paulo Gazzaneo, piano
Laércio Diniz, violino
Ana Maria Chamorro, violoncelo

Fundado oficialmente em 25 de abril de 2006 é formado por três destacados músicos residentes em São Paulo : o pianista paulistano Paulo Gazzaneo, o violinista Laércio Diniz, do Rio de Janeiro e Ana Maria Chamorro ao violoncelo, professores conceituados com formação acadêmica consistente e concertistas premiados nacional e internacionalmente.

Músicos amplamente ativos em suas atribuições profissionais pedagógicas e artísticas, reconheceram entre si a afinidade pela realização de um trabalho qualitativo que exige dedicação, estudo constante e identidade musical própria.

Artistas dotados de sonoridade vigorosa e refinada em seus respectivos instrumentos, caminham com maestria pelos diferentes estilos da música de concerto demonstrando grande versatilidade no estudo da sonoridade e particularidades estilísticas das obras que integram seu repertório explorando todas as possibilidades que a formação clássica de trio com piano possibilita aos seus intérpretes.

O São Paulo Arte Trio fez sua estreia oficial nas salas de concerto em evento realizado no mês de setembro de 2006 na Casa de Cultura "Maestro Demétrio Kipman na cidade de Bragança Paulista / SP dentro da série de concertos do Festival Demétrio Kipman apresentando obras dos compositores W. A. Mozart, L. van Beethoven, R. Gnattali e A. Piazzolla.

Desde então, o Trio vem somando apresentações nas principais salas de concerto do Brasil em São Paulo , Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília integrando o calendário de importantes séries de concertos de câmara.

Laércio Diniz é natural do Rio de Janeiro, foi aluno de Ludmila Vinecka em Brasília e Erich Lehninger como bolsista na Universidade do Rio de Janeiro.

Venceu dois Concursos “Jovens Solistas” (Porto Alegre e Brasília) e em 1987 foi contemplado com bolsa de estudos para a Alemanha pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), ingressando na Escola Superior de Música de Aachen sob a orientação de Ingeborg Scheerer e um ano depois na Escola Superior de Música de Colônia sob a orientação de Saschko Gawriloff (spalla da Orquestra Filarmônica de Berlim), Susanne Rabenschlag (primarius do Quarteto Verdi) e música de câmara com o Quarteto Amadeus.

Na Alemanha foi professor na Escola de Musica de Gumrnersbach e trabalhou com a Heidelberger Kammerorchester tendo atuado como spalla e solista e realizando concertos por mais de cinco anos por todos os países da Europa Ocidental.

De volta ao Brasil em 1995 fundou o Quarteto de Cordas Aureus especializado no repertório brasileiro com o qual gravou dois Cds , um pelo selo Som Puro com autores variados e o outro com a obra completa para quarteto de cordas de Alberto Nepomuceno pelo selo Paulus.

Em 1997 fundou a Orquestra de Câmara Engenho Barroco da qual é spalla e diretor artístico e com a qual lançou um CD de música barroca pelo selo Som Puro com obras de autores do período Barroco e em 2001, 2002 e 2003, três CDs integrantes do projeto “Restauração e Difusão de Partituras” patrocinado pela Petrobras interpretando obras de autores do período colonial brasileiro.

Foi professor de violino dos Festivais de Inverno de Campos do Jordão de 1999, 2000, e 2003, em 2001 junto ao Quarteto Aureus, professor do curso de inverno da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e em 2002, professor do Festival de Inverno de Londrina. Em 2007 foi o titular da cadeira de violino no Festival Música das Esferas de Bragança Paulista / SP. Desde 1998 é professor de violino da Faculdade de Artes Alcântara Machado. É também consultor musical da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, professor da Universidade Livre de Música , Chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e spalla da Bachiana Chamber Orchestra, além de desenvolver uma intensa carreira como recitalista e solista.

Em 2005 inicia sua carreira como regente, e, atualmente é Maestro e Diretor Artístico da Orquestra do Pateo do Collegio em São Paulo e Regente adjunto da Bachiana Filarmônica e da Orquestra HSBC.
Além das múltiplas atividades citadas, Laércio Diniz desenvolve sua arte como camerista na posição de violinista do São Paulo Arte Trio.

Ana Maria Chamorro é natural da cidade de São Paulo, estudou no Brasil com Zigmund Kubala na USP e trabalhou nas orquestras sinfônicas da USP, Estadual de São Paulo e do Teatro Municipal (SP).
Na Alemanha prosseguiu seus estudos com Eduardo Vasalo, Friedmman Dahn e Joachim Griesheimer, além de cursar música de câmara com Saschko Gawriloff e Quarteto Amadeus. Durante esse período, foi professora da Escola de Música de Wiehl e integrou diversas orquestras Alemãs como: Rheinisches Kammerorchester, Sinfonieta Köln e Klassische Philarmonie Telekomm Bonn. Foi também primeiro violoncelo da Tippet Ensamble e violoncelo solo da Heidelberger Kammerorchester, com a qual se apresentou regularmente durante cinco anos em vários países europeus como: Alemanha, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, e Finlândia.
Volta ao Brasil trabalhando como spalla dos violoncelos da Orquestra Sinfônica de Santos e violoncelista do Quarteto Municipal de Santos. Participou varias vezes como violoncelista convidada da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Atualmente é violoncelo solo da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, violoncelista do Quarteto de Cordas Aureus tendo vários Cds gravados com os dois grupos, violoncelista do São Paulo Arte Trio e da Orquestra Filarmônica de São Bernardo , professora de violoncelo da Universidade Livre de Música e primeiro violoncelo da Bachiana Chamber Orchestra.

Gravou para a serie de Cds "SOLOS" da gravadora Som Puro varias peças para violoncelo e piano.

Paulo Gazzaneo é natural da cidade de São Paulo. Aos 45 anos, vem conquistando uma sólida posição dentro do cenário musical brasileiro, tanto como intérprete ou pedagogo e, recentemente, na área da composição.
Discípulo de Amaral Vieira pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo no Brasil e István Lantos na Budapesti Liszt Ferenc Zenemüvészeti Föiskola na Hungria, vem se destacando por suas apresentações e gravações, principalmente de obras brasileiras, para piano solo e música de câmara, importantes registros de seu trabalho como solista e camerista.
Complementando seus estudos, recebeu a orientação de Osvaldo Lacerda, Almeida Prado, (Composição, Harmonia e Contraponto) no Brasil, Marta Gulyás, Ferenc Rados e Matte Hollos na Hungria e Hans Graff na Academia Superior de Música de Viena, além de sua participação em festivais de verão e inverno nas classes de Zoltán Kocsis, Peter Frankl e Bruno Leonardo Gelber.

É convidado com freqüência a ministrar aulas de piano e música de câmara bem como palestras e seminários em tradicionais festivais de inverno e verão, tanto no Brasil como em países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru).

Como recitalista e solista já se apresentou em todos os países da América do Sul e nos principais centros musicais europeus (Áustria, Alemanha, Bélgica, Hungria, Polônia, Espanha, Grécia, Bulgária, Inglaterra, Suíça), com destaque para a integral dos Concertos para piano de Mozart realizada em Budapeste em 1991 por ocasião do bicentenário de morte do compositor.

Desde o seu retorno ao Brasil em 1993, assumiu como principal premissa de seu trabalho a execução e registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, preferencialmente ainda ativos, e, desde o ano de 2000, tem se dedicado de forma mais produtiva na área da criação.

Entre suas premiações destacam-se o Prêmio Lorenzo Fernandez 2004 outorgado pelo Femusica da cidade de Campos / RJ, e as indicações ao Prêmio Carlos Gomes 1996 (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo) e ao Grammy 2002 (melhor Cd de música erudita com a estampa “Duo Quanta”).

Como intérprete já dispõe de oito títulos em sua discografia sete dos quais integralmente dedicados à música nacional. Como compositor já foi prestigiado pelo Harpyia Quartet (Grécia) em uma temporada de concertos pelos países da Europa Oriental e, uma gravação de suas seis miniaturas para piano solo pelo selo PMC / SP.

Na pedagogia, desenvolveu um importante trabalho de 1998 a 2004 no cargo de coordenador do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim de São Paulo, departamento da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atualmente é docente titular das Faculdades Integradas Cantareira e da EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo.

Unindo-se ao violinista Laércio Diniz e à violoncelista Ana Maria Chamorro, firmaram oficialmente em 25 de abril de 2006 a fundação do São Paulo Arte Trio.

Gazzaneo é membro ativo da American Liszt Society, British Liszt Society e, de 1999 a 2003, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea.

Leila Gazzaneo - Diretora Executiva da Retrato Brasileiro Interartes é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIP - Universidade Paulista / SP, e atualmente dirige e promove as atividades artísticas administradas pela Retrato Brasileiro Interartes.

Sua diretriz comercial nas atividades culturais tem sido a valorização das parcerias culturais, o que tem lhe proporcionado a possibilidade de desenvolvimento de importantes projetos culturais de natureza musical ao lado de empresas do mesmo ramo, a exemplo da Allegro do maestro João Carlos Martins, Cia Ópera São Paulo, e artistas de renome internacional como Eudóxia de Barros, pianista Sergio Gallo da University of Atlanta, Trio Apolo da Bolívia, o violista Ville Mankkinen da Finlândia.

Atual responsável pela produção do Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista, tem ampliado a carteira de artistas que solicitam seu agenciamento e, conseqüentemente tem tornado a RBI Interartes uma empresa cultural com um leque de opções musicais bastante variado e qualitativo.

Desde 2010 é a agente oficial da Orquestra Filarmônica do Brasil, sediada na cidade do Rio de Janeiro / RJ.


A Retrato Brasileiro Interartes é especializada na realização e promoção de eventos de música erudita, se diferenciou desde a sua fundação por um trabalho artisticamente valioso, ao apoiar e produzir eventos com a participação integral de músicos brasileiros. Recentemente iniciou a inclusão de artistas estrangeiros em suas atividades promovendo um saudável intercâmbio cultural. A mescla dos patrimônios musicais de culturas distintas entre si tem se apresentado como excelente celeiro de conhecimento, tanto na apresentação de obras de nossos representantes às culturas além de nossas fronteiras, assim como na execução de obras do acervo de nossos visitantes.

Em quatro anos de atividades, a representação artística da RB Interartes já realizou eventos com músicos do porte dos pianistas Paulo Gazzaneo, Sérgio Gallo (EUA), Eudóxia de Barros, o violoncelista Raïff Dantas Barreto, o Trio Retrato Brasileiro, Duo Quanta, Duo Opus Brasiliae, Quarteto Aureus, Trio Images, Trio Apolo (Bolívia), Orquestra de Câmara Engenho Barroco e, o interesse de músicos e agrupações camerísticas por seu trabalho de produção e agenciamento, tem aumentado significativamente nos últimos meses.

Visão: Ser modelo de excelência na difusão de música erudita e gerenciamento cultural;

Missão: Ser referência na área de empreendedorismo cultural, fomentar e divulgar a cultura e a música de concerto, promover o acesso do público em condições sócio-econômicas menos favorecidas, estimular a criação de valores, o desenvolvimento humano e intelectual;

Valores: Ética, transparência, confiabilidade, efetividade, competência, democratização, qualidade, excelência e parceria.

Devido ao seu trabalho prioritário com artistas brasileiros, residentes ou não em território nacional e à qualidade de seus agenciados, sua Diretora Executiva, Leila Gazzaneo tem recebido convites para curadorias em tradicionais centros musicais. No ano de 2006 foi a representante oficial em São Paulo do XV Femusica - Festival Internacional de Inverno de Campos dos Goytacazes / RJ. Sua atuação foi merecedora do Prêmio Lorenzo Fernández outorgado no ato de encerramento do Festival.

A produção de eventos musicais em áreas e cidades pouco tradicionais para espetáculos desta natureza tem sido um excelente mecanismo na formação de platéias e é uma das principais diretrizes nas elaborações de atividades da empresa.

Desde o ano de 2007 assumiu a direção administrativa do Festival Música das Esferas - Festival Internacional de Música de Bragança Paulista. Nesse mesmo ano foi contemplada em editais nas cidades de Curitiba e em São Paulo.

O trabalho de produção tem mostrado na figura da produtora Leila Cristhiane, Diretora Executiva da empresa, uma profissional de visão mercadológica e sensível aos anseios da cultura nacional.


Serviço:
Projeto Imagens do Brasil
Patrocínio dos Correios
Realização Retrato Brasileiro Interartes
São Paulo Arte Trio: Laércio Diniz (violino), Ana Chamorro ( violoncelo) e Paulo Gazzaneo (piano)
Obras de Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno
Duração: 60 minutos
Classificação Livre

Todas as apresentações são gratuitas

Dia 02 de julho, sábado, às 20h - Theatro São Pedro em São Paulo/SP
636 lugares
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
São Paulo - SP
Estações do Metrô Próximas: Marechal Deodoro
Ar-condicionado
Acessibilidade para Pessoas com Necessidades Especiais
Informações: (11) 3667-0499 (de quarta a domingo, das 14h até 19h)
Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 19h ou até o início do espetáculo
Retirada de senha uma hora antes da apresentação
Dia 15 de agosto, segunda-feira, às 20h: Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro/RJ
Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro
Corredor Cultural
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: 21 2253-1580

Dia 2 de setembro, sexta-feira, às 20h - Memorial de Curitiba – Teatro Londrina em Curitiba/PR
Teatro Londrina
Rua Claudino dos Santos, 79 - Setor Histórico
Memorial de Curitiba
(41) 3321-3313

Dia 23 de setembro, sexta-feira, às 20h - Casa Thomas Jefferson – Asa Sul - em Brasília/DF
SEP Sul 706/906
Brasília - DF

Dia 11 de outubro, terça-feira, às 20h - Theatro São Pedro em Porto Alegre/RS
600 lugares
Praça Mal Deodoro, 1 - Centro
Porto Alegre – RS
51 3227-0275

Dia 28 de outubro, sexta-feira, às 18h30, no Instituto de Música da UCSAL – Universidade Católica de Salvador em Salvador/BA
Rua Carlos Gomes, 300
Salvador-BA
(71) 3329.8100

Dia 26 de novembro, sábado, às 20h - Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte/MG
176 lugares
Av. Afonso Pena, 1537
Centro- Belo Horizonte
Tel (31)3236-7400











11ª Edição do FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto

Ingressos para o FIT Rio Preto começam ser vendidos no dia 25 de junho, sábado



Começam a ser vendidos no sábado, dia 25 de junho, ingressos para a 11ª Edição do FIT - Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. Eles estarão disponíveis nas 30 unidades do SESC da Capital e Interior de São Paulo, a partir das 10h30, e também pela internet, acessando o site oficial do Festival, www.festivalriopreto.com.br . O evento internacional acontece de 7 a 16 de julho em São José do Rio Preto, Interior do Estado. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes, menores de 18 anos, maiores de 60 anos, professores da rede pública de ensino e usuários matriculados no SESC pagam meia-entrada). A 11ª edição do FIT é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobrás, com apoio do ProAC e SESI, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e Bebidas Poty, e realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, SESC-SP e Governo do Estado de São Paulo.