Translate

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Exposição "Quando a argila fala"

Exposição A Arte de Aqui e Agora

Silvia Maria mostra repertório precioso no Projeto Adoniran

Cantora de destaque na cena musical das décadas de 60 e 70, a paulistana Silvia Maria apresenta o show Simples Assim dia 21 de outubro, na Sala dos Espelhos do Memorial da América Latina, às 20h30, com entrada franca. O espetáculo dá continuidade ao Projeto Adoniran e integra as comemorações do centenário do compositor.


Segundo Silvia Maria o público vai ouvir belas canções de compositores que marcaram a sua vida artística. Acompanhada pelo violonista Conrado Paulino, a intérprete revive de forma intimista momentos especiais de sua trajetória e ainda faz um pout-pourri em homenagem ao mestre Adoniran Barbosa.


O roteiro contempla compositores como Edu Lobo (“Ave Rara”), Assis Valente (“Minha Embaixada”), Eduardo Gudin (“Acendeu”), Rafael Rabello & Paulo César Pinheiro (“Sete Cordas”), Cláudio Nucci (“Acalmar”), Baden Powwell & Paulo César Pinheiro (“Refém da Solidão”), Ivan Lins & Victor Martins (“Palhaços e Reis”) e Adylson Godoy (“Porte de Rainha”), entre outros.

Projeto Adoniran

Show: Silvia Maria
Formato: Silvia Maria (voz) e Conrado Paulino (violão).
Dia 21 de outubro - quinta-feira – às 20h30
Memorial da América Latina – Sala dos Espelhos
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda/SP - Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis (não há distribuição de ingressos; entrada liberada às 20h).
Duração: 1 hora – Classificação etária: Livre – Capacidade: 100 lugares
Ar condicionado - Acesso universal
Estacionamento (Portão 15) s/ manobrista: R$ 10,00. Entrada/pedestres: Portão 13.
Realização: Fundação Memorial da América Latina - www.memorial.sp.gov.br
Produção: PG Music
Assessoria de imprensa: VERBENA COMUNICAÇÃO


Silvia Maria
Silvia Maria já se apresentou ao lado de nomes como Edu Lobo, Chico Buarque, Francis Hime, Paulinho da Viola, Zimbo Trio, Baden Powell, Raul de Souza, Carlos Lyra, Sebastião Tapajós, Billy Blanco e Milton Nascimento, de quem gravou o tema “Bodas”, para o filme Os Deuses e os Mortos, de Ruy Guerra. Cantou ao lado de Baden Powell, Laércio de Freitas e Carlos Alberto de Alcântara; fez temporada na Europa com Toquinho; com Luis Carlos Miéle excursionou pelas capitais brasileiras; desenvolveu um trabalho de música norte-americana ao lado do pianista Paulo Roberto do Espírito Santo, do guitarrista Alexandre Mihanovich e do baterista Bob Wyatt.

A carreira de Silvia Maria começou aos 11 anos, acompanhando-se ao violão. Aos 13, estreou no programa Sábado com Você e foi atração em O Fino da Bossa e no Corte Rayol Show, todos na TV Record; depois atuou nos musicais da TV Tupi, produzidos por Fernando Faro. Vencedora de seis festivais de música como melhor intérprete, ela também recebeu os troféus Índio de Ouro e France (este concedido pelo Governo Francês).

Com Zimbo Trio gravou o LP Opus Pop, cantou no Brasil e Exterior, venceu o Festival Internacional Onda Nueva (Venezuela, 1972). Lançou os LPs Porte de Rainha (eleito um dos 10 melhores do ano, com arranjos de Adylson Godoy, participação do saxofonista Casé e orquestração de Cyro Pereira) e Coragem (arranjos de Amilson Godoy e participação do grupo Medusa, Roberto Sion, Baden Powell, Chacal e outros). Gravou temas instrumentais vocalizados com o pianista Guilherme Vergueiro, em duo com a flautista Léa Freire; participou do disco Sampa em homenagem a São Paulo, cantando obras de Paulo Vanzolini e Raul Duarte; em 2009, integrou o DVD Dorival Caymmi (Biscoito Fino); e, recentemente participou do show Assis, Samba Valente (SESC Pompéia), ao lado de Célia, Zé Renato e Baby do Brasil.

Banda paraibana Cabruêra encerra série musical do CCBB na Praça do Patriarca

Direto de Campina Grande na Paraíba, o grupo Cabruêra aporta em São Paulo, mais especificamente na Praça do Patriarca - centro da Capital - para duas apresentações grátis, ao ar livre, na série musical Vale a Pena Ouvir, promovidas pelo CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).


A banda - que a rompe com as formalidades e une o cancioneiro popular à música eletrônica, apresenta-se nos dias 29 e 30 de outubro, sexta e sábado (12h30), fechando o projeto do CCBB que, desde o início de setembro, vem recheando a programação cultural da cidade com a diversidade musical do Brasil, quinzenalmente na Praça do Patriarca.

A banda Cabruêra é formada por quatro alunos da Universidade Federal da Paraíba: Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo) e Leo Marinho (guitarra). O quarteto desenvolve um trabalho ímpar no cenário brasileiro calcado em ritmos do cancioneiro popular paraibano, mas com inserções da música eletrônica, estilo tão distante das raízes brasileiras.

Graças à originalidade e qualidade, desde 1998, eles já participaram de vários festivais na Inglaterra, Dinamarca, Itália, República Tcheca, Alemanha, França, Holanda, Bélgica, Suíça e Portugal. Algumas músicas do grupo também foram inseridas em filmes e documentários no Brasil, EUA e Europa.

O Cabruêra lançou quatro CDs - Cabruêra (2000), Samba da Minha Terra (2004), Sons da Paraíba (2005) e Visagem (2010) –, além de participar de 17 coletâneas lançadas no Brasil, Japão, Alemanha, França e Portugal. Ganhou o Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado para melhor música de curta-metragem e participou do programa Som Brasil (Rede Globo) em homenagem a Luiz Gonzaga.

O repertório que será apresentado em São Paulo é formado por composições do próprio grupo (“Doce de Coco”, “Xangô”, “Visagem”, “A Pisada”, “Pisa Morena” e “Passarada”), outras assinadas somente por Arthur Pessoa (“Zabé Sabe”, “Forró Esferográfico” e “Erectos Cactos”) e parcerias de Arthur e Pablo Ramires com Chico Correa e Fabiano Soares (“Bendito de São José” e “Samba Negro”).


Vale a Pena Ouvir
O grupo pernambucano Fim de Feira abriu a temporada da série Vale a Pena Ouvir (3 e 4/9), seguido pela também pernambucana Andrea Amorim (17 e 18/9), pela banda mineira Forró no Escuro, composta por deficientes visuais (1º e 2/10) e pelo paulistano/pantaneiro Gabriel Sater (15 e 16/10), antes do encerramento com a paraibana Cabruêra (29 e 30/10).
Todos os grupos e artistas que participaram deste projeto possuem trabalhos reconhecidos em suas respectivas regiões e até mesmo no Exterior; alguns trazem o aval de artistas de renome nacional. A seleção do CCBB envolveu uma criteriosa pesquisa em busca da diversidade de gêneros somada às particularidades dos estilos. O resultado é um projeto rico em sonoridades e elementos da cultura brasileira.


Para Marcelo Mendonça, diretor do CCBB, “esta iniciativa foi um cortês convite ao paulistano para fazer uma pausa e apreciar sonoridades diferentes no centro histórico da cidade”. Essa é a terceira série de shows realizada ao ar livre, numa proposta de levar ao público transeunte um pouco da programação cultural da instituição.
--------------------------------------------------------------------------------

Vale a Pena Ouvir
Encerramento: 29 e 30 de outubro
Show: Cabruêra
Integrantes: Arthur Pessoa (voz, violão e escaleta), Pablo Ramires (bateria), Edy Gonzaga (baixo), Leo Marinho (guitarra) e os convidados Mib (trombone) e César (trompete).

Praça do Patriarca - Centro/SP
Sextas e sábados - às 12h30 - Informações: (11) 3113-3651 e 3113-3652
www.bb.com.br/cultura e www.twitter.com/ccbb_sp - Capacidade estimada: 500 pessoas
Grátis (ao ar livre) - Classificação etária: Livre - Duração: 60 min
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

EXPOSIÇÃO de FOTOGRAFIAS em Curitiba