Translate

sexta-feira, 8 de julho de 2011

SESI SP apresenta FILE 2011

Projeto Voz e Violão com Adélia Issa e Edelton Gloeden na Biblioteca Mário de Andrade

Biblioteca Mário de Andrade apresenta o Projeto Voz e Violão com  Adélia Issa e Edelton Gloeden

Dia 15 de julho, sexta-feira, às 12h, tem início o Projeto Voz e Violão na Biblioteca Mário de Andrade, com o duo formado pela soprano Adélia Issa e o violonista Edelton Gloeden, dois dos mais destacados intérpretes da música de concerto em nosso país. Serão seis apresentações, de julho a dezembro, na terceira sexta-feira de cada mês. Grátis!

Foto de Gal Oppido

O primeiro repertório será de Canções Brasileiras, que trazem poesias de alguns dos maiores nomes de nossa literatura, como Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Ribeiro Couto e Vinicius de Moraes e uma obra do compositor Paulo Costa Lima escrita especialmente para o duo.

No projeto Voz e Violão, o duo mostra um repertório fascinante e raro, com canções escritas por alguns dos maiores compositores da história da música ocidental dos séculos XIX, XX e XXI. Essas obras, em grande parte desconhecidas, foram resgatadas em pesquisas realizadas por Adélia Issa e Edelton Gloeden junto às famílias dos compositores, acervos pessoais de músicos ou seus descendentes, e em bibliotecas. Serão apresentadas obras de diferentes épocas e estilos, em vários idiomas, e muitas delas trazem poesias de grandes nomes da literatura mundial. Algumas dessas canções serão executadas em primeira audição no Brasil.

O duo apresenta-se em todo o Brasil e exterior há 20 anos. Nesse período, os dois músicos vêm se dedicando intensamente à pesquisa e à divulgação de um repertório originalmente escrito para canto e violão, e também encomendando obras com essa formação a compositores brasileiros contemporâneos.

Agenda e repertório:
15 de julho – Canções Brasileiras
19 de agosto – Tradição e Folclore - Parte I
16 de setembro – Tradição e Folclore - Parte II
21 de outubro – Música Latinoamericana
18 de novembro – O século XIX
16 de dezembro – Programa de Natal

No primeiro programa, Canções Brasileiras, o duo mostra um repertório com obras escritas por alguns dos maiores compositores brasileiros: Heitor Villa-Lobos, Francisco Mignone, César Guerra-Peixe, Gilberto Mendes, Ernst Mahle e Edmundo Villani-Côrtes. O programa inclui também uma obra do compositor baiano Paulo Costa Lima, escrita especialmente para o duo.

Da convivência intensa com músicos populares de suas épocas e de pesquisas sobre a música folclórica realizadas em várias regiões do Brasil, esses compositores souberam captar a essência da autêntica cultura brasileira e, com grande maestria, expressá-la em obras belas e bem construídas, e ao mesmo tempo singelas e de fácil audição. Várias das canções valem-se do reaproveitamento e da reelaboração de elementos rítmicos e melódicos do nosso riquíssimo folclore e também trazem poesias de alguns dos maiores nomes de nossa literatura, como Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Ribeiro Couto e Vinicius de Moraes.

Programa do dia 15 de julho - Voz e Violão - Canções Brasileiras

CÉSAR GUERRA PEIXE Mãe d’água
(1914-1993) 2 Prelúdios para violão
nº. 1 - Lua Cheia
nº. 5 - Ponteado Nordestino

PAULO COSTA LIMA Oriki de Erinlé (Ordep Serra)
(1954)

FRANCISCO MIGNONE O Impossível Carinho (Manuel Bandeira)
(1897-1986) Estudo nº 9 para violão

HEITOR VILLA-LOBOS Cantilena (Um canto das senzalas)
(1887-1959) Canção do Amor (Dora Vasconcellos)
Estudo nº 11 para violão

GILBERTO MENDES Poeminha poemeto poemeu poesseu poessua
(1922) da flor (Décio Pignatari)

EDMUNDO VILLANI-CÔRTES Rua Aurora (Mário de Andrade)
(1930) Imaginária Serenata (Cecília Meireles)

ERNST MAHLE Queixa da Moça Arrependida (Ribeiro Couto)
(1929) Natal (Vinícius de Moraes)

Adélia Issa – Soprano - Uma das mais importantes cantoras líricas brasileiras, iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York e, em música de câmara, trabalhou sob a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.

Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Eugene Kohn, John Neschling, Aylton Escobar, Abel Rocha, Osvaldo Colarusso, e vários outros maestros de igual renome. Dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo.

Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara brasileira e internacional, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes, no Requiem de Cláudio Santoro, com regência do compositor, e também na primeira audição brasileira de Strophen, do polonês K. Penderecki, com regência de Fábio Mechetti.

Tem ministrado cursos e seminários sobre música brasileira e técnica vocal em alguns dos principais festivais de música do país, entre eles o de Campos do Jordão, Maringá, Águas de São Pedro, Ourinhos e João Pessoa, e em universidades e escolas de música em Porto Alegre, Campo Grande, Salvador, Aracaju, Recife e Uberlândia entre outras. Foi orientadora vocal do Coral USP e do Coral Sinfônico da OSESP, entre vários outros.

Adélia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais - recolhidas por Mário de Andrade - para o selo Eldorado, e participou da gravação dos CDs Remeiros do São Francisco, com obras de Ernst Widmer (Paulus), e Missa, interpretando obras do barroco mineiro, com regência de Naomi Munakata.

Edelton Gloeden – Violão - um dos mais importantes músicos brasileiros da atualidade, o violonista Edelton Gloeden teve entre seus mestres Henrique Pinto, Eduardo Fernandez, Guido Santórsola e Abel Carlevaro.

Apresenta-se em recitais solo, com grupos de câmara, e em concertos com orquestra em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

Tem se dedicado intensamente ao repertório brasileiro, realizando inúmeras primeiras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Mário Ficarelli, Paulo Costa Lima e Gilberto Mendes.

Edelton Gloeden é Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Música da ECA. É presença constante nos mais importantes festivais de música em todo o Brasil, entre eles os de Campos do Jordão, Brasília, Londrina, Porto Alegre, Ouro Preto, Poços de Caldas, Guaratinguetá e João Pessoa.

De 1994 a 2008, foi o produtor e apresentador do programa Violão em Tempo de Concerto, transmitido semanalmente pela Rádio USP-FM da Universidade de São Paulo, e de séries especiais sobre o repertório violonístico realizadas para a Rádio Cultura FM de São Paulo.

Em sua discografia, destacam-se os CDs Uma Festa Brasileira, com violão e flauta (Paulus), Os Anos 20 (EGTA) e, com o Quarteto Brasileiro de Violões, Encantamento, Essência do Brasil e Four Bach Suites for Orchestra (Delos International - EUA).

Recebeu, em 2001, uma das mais importantes premiações da música de concerto no Brasil, o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Solista Instrumental.

Em 2008 e 2009, foi diretor artístico do Festival Leo Brouwer em São Paulo, com a presença do artista cubano, evento organizado pela USP, SESC e Instituto Cervantes.

Serviço:
Projeto Voz e Violão
Adélia Issa (Soprano) e Edelton Gloeden (Violão)

Agenda e repertório:
15 de julho – Canções Brasileiras
19 de agosto – Tradição e Folclore - Parte I
16 de setembro – Tradição e Folclore - Parte II
21 de outubro – Música Latinoamericana
18 de novembro – O século XIX
16 de dezembro – Programa de Natal
Sempre na terceira sexta-feira de cada mês, às 12h

Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Centro - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3256-5270
Lotação do auditório: 170 lugares
Grátis!
Retirada de senhas uma hora antes das apresentações

Mais informações com a assessoria de imprensa, a Bemelmans Comunicações, Miriam Bemelmans (MTB 26.374) pelos telefones (11) 3034-4997 e (11) 9969-0416, pelo e-mail miriam@bemelmans.com.br ou pelo site www.bemelmans.com.br

MIRCO em Execução Erudita no ACORDEOM -GRATIS