Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Poetry slam ZAP! celebra a poesia falada no Sesc Pompeia


Evento, que traz finais de campeonatos de poesia
performática  e pocket shows de rap ao palco da unidade, abre
 espaço para que o espectador se torne poeta e recite seus próprios
 poemas. A batalha final entre campeões vale vaga e passagem para
 a Copa do Mundo de Slam na França, em 2013

Entre versos autorais e apresentações de rap, a poesia performática ganha o palco do Sesc Pompeia nos dias 4 e 5 de dezembro, terça e quarta, às 20h, com atrações ligadas ao Poetry Slam no Brasil.

A primeira noite começa com o Microfone Aberto, momento em que todos podem se aventurar pelo universo lúdico recitando poesias próprias ou de outros autores, bastando apenas fazer a inscrição na hora. Em seguida, ocorre a Final do ZAP! (1º evento de poesia falada criado em São Paulo e realizado mensalmente pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos), na qual se enfrentam pelo título de “zapeão do ano” os vencedores das edições mensais do torneio realizadas ao longo de 2012.

Já na segunda noite de evento acontecem a Final do Menor Slam do Mundo (torneio de poemas curtos) e a Grande Final entre o campeão do ZAP! e o campeão do Slam da Guilhermina – confronto que vale uma vaga na Copa do Mundo de Poetry Slam, anualmente realizada em Paris, na França.

Ao final da competição, acontece o RAP-SLAM, shows com DJ e MC que trazem em seus trabalhos influências do spoken word com MC Gra, Marechal e Amiri.

Para participar, o competidor deve obedecer às seguintes regras do Slam:
1) Podem ser lidos um poema (ou texto) por vez, devendo ser de autoria do poeta.
2) Sem acessórios, sem figurino, sem acompanhamento musical.
3) Os poemas devem ter no máximo 3 minutos (ou menos)  mais 10 segundos de bônus. Após esse tempo, a cada 10 segundos excedidos, 1 ponto é descontado.

O Slam no Brasil

Os microfones do ZAP!, o primeiro Poetry Slam brasileiro, foram pela primeira vez ligados para poetas que falam sobre temas diversificados em 2008. Promovido pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, fundado em 1999, o evento inaugurou essa “modalidade” poética no território nacional, abrindo caminho para o surgimento de competições do gênero, como Slam da Guilhermina e o Menor Slam do Mundo. 

Permeados desde o princípio por notáveis aspectos sociais, culturais, políticos e artísticos, os poetry slams surgiram em meados dos anos 80 nos EUA, paralelamente ao afloramento da cultura hip hop, que estabelecia entre seus adeptos uma prática similar: as tradicionais batalhas de MC's. Os slams possuem um caráter inclusivo, e convidam qualquer um a expressar seus pensamentos por meio dos versos. Esse tipo de manifestação artística perpetuou-se mundo afora e é hoje popular em países como França, Canadá, Alemanha, Zimbabwe, Gabão e Singapura, apenas para citar alguns exemplos.

Vídeos:
Copa do Mundo de Poetry Slam em Paris http://www.youtube.com/watch?v=Gbkhar165C8

SERVIÇO: 

ZAP! Poetry Slam na Choperia do Sesc Pompeia

Dia 4 de dezembro- terça-feira, às 20h (Final do ZAP!)


Dia 5 de dezembro - quarta-feira, às 20h (Final Slam SP e Rap Slam)

Classificação indicativa: Livre
Grátis. Retirar ingressos com uma hora de antecedência.

Duração: 90 minutos

SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal 
www.sescsp.org.br.

Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas.
Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).


Um comentário:

  1. Incrível este evento... oportunidade ímpar de ver MC GRA+ MARECHAL + Amiri juntos

    ResponderExcluir