Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolero de 4 une dança contemporânea e acrobacias em bicicletas no Sesc Pompeia


A apresentação faz parte do projeto Ocupação Pompeia, que promove espetáculos e intervenções artísticas que, por meio de diversas linguagens, se integram e utilizam o espaço arquitetônico do Sesc Pompeia.

Em meio a uma roda de atentos espectadores, o bailarino monta em sua bicicleta e pedala em círculos, observando as expressões do público. Sem as mãos, coloca-se de pé sobre o banco de sua bike e inclina-se pra trás: braços abertos em cruz. Serpenteando acrobacias sobre as notas suaves de um bolero, João Rafael – o bailarino em questão – inicia assim seu Bolero de 4, espetáculo gratuito que apresenta de 5 a 8 de dezembro, às 16h e às 19h30, na quarta e às 20h30 e 21h15 de quinta a sábado, na Área de Convivência do Sesc Pompeia.

Com direção e concepção do dançarino Luiz Abreu e criação e interpretação do bailarino João Rafael, o espetáculo propõe um diálogo entre os princípios e elementos da dança contemporânea e as técnicas esportivas da BMX e dos esportes radicais, por meio da execução de movimentos artísticos e acrobacias sobre bicicletas.

Realizando a dança ao som do tradicional Bolero de Ravel, composição orquestral clássica de Maurice Ravel, o bailarino cria uma coreografia própria à performance, a partir da qual surgem novas possibilidades de aplicação cênica da bicicleta.  As abordagens artísticas sobre o veículo ultrapassam o campo da mera acrobacia e resultam em um deslocamento estético do esporte para o ambiente artístico: a BMX torna-se uma arte, e a arte um esporte.

A partir desta dialética, o atleta-dançarino desenvolve, de forma poética, um relacionamento de cumplicidade com sua parceira de cena – sua bike –,criando narrativas, construindo discursos intensos e linguagens singulares repletas de sentimentos, expressão e significados particulares.

O trabalho sugere um novo olhar que recria e reconstrói a imagem do ciclista-artista e de sua bicicleta na forma de uma intensidade crescente, assim como a trilha de Ravel que, aos poucos, leva à reafirmação e miscigenação da identidade do artista e do ciclista – do fazer artístico e do fazer esportivo.

Serviço:
BOLERO DE 4 – De 5 a 8 de dezembro, às 16h e às 19h30 na quarta e às 20h30 e 21h15 de quinta à sábado, na Área de Convivência do Sesc Pompeia. Classificação: Livre. Tempo de Duração: 16 minutos. Grátis.

Ficha Técnica:
Concepção e Direção: Luiz de Abreu. Interprete criador: João Rafael. Produção: Jacqueline de Castro. Trilha Sonora: Bolero de Ravel, de Maurice Ravel.

SESC POMPEIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Acesso para deficientes físicos. Não temos estacionamento. Funcionamento da bilheteria do SESC Pompeia – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário