Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Espetáculo Das Faces do Corpo, da Cia E² propõe um encontro entre dança e fotografia


O livro Antropologia das Faces Gloriosas, do fotógrafo Arthur Omar, inspirou coreografia dirigida pela bailarina Eliana Santana e Wellington Duarte


Tudo começou em 2001, quando os bailarinos Eliana Santana e Wellington Duarte criaram dois solos a partir do livro de Arthur Omar. Na época, o premiado fotógrafo esteve com os bailarinos e puderam travar um profundo diálogo sobreAntropologia das Faces Gloriosas, lançado na Bienal de São Paulo, em 1997 e que é considerado um clássico da arte visual brasileira. Com esta bagagem, 11 anos depois da criação dos dois solos, Eliana e Wellington dirigem Faces do Corpo, que também é inspirado nessa obra de Arthur. Neste novo trabalho traz sete bailarinos em cena e procura estabelecer um paralelo entre o palco do teatro e a máquina fotográfica. A atual pesquisa transita por uma livre sintonia com as artes visuais. No elenco Elen Minhoto, Eliana de Santana, Leandro de Souza, Nina Wiziack, Rafael Barzagli, Samanta Barros e Tatiane MartinsA estreia acontece dia 06 de dezembro às 20 horas, no Kasulo, Espaço de Cultura e Arte, na Barra Funda.
Antropologia das faces Gloriosas, de Arthur Omar é uma série de fotos nas quais o artista e diretor de cinema interpreta o delírio carnavalesco brasileiro e o transe nas ruas em 161 retratos. Para fazer este paralelo sobre uma visão do êxtase proposta por Arthur, Faces do Corpo conta com cenário e figurino de Eliana de Santana e Hernandes de Oliveira, iluminação de Hernandes de Oliveira e trilha sonora de Daniel Fagundes.

Nesse encontro com a obra de Omar, tanto a cenografia quanto a buscaram criar um espaço cênico que traduzisse em síntese poética aquele universo subjetivo. “Para criar este espaço buscamos um paralelo entre o palco do teatro e a máquina de fotografia. A câmera escura quando inundada de luz ao disparo do obturador não é muito diferente da caixa preta do palco que aguarda para se desfazer em possibilidades infinitas que só o instante da cena - no instante da cena - pode revelar”, comenta o iluminador e cenógrafo Hernandes de Oliveira.

Sobre a música do espetáculo, o compositor Daniel Fagundes explica: “Procurei trabalhar a música até que ela chegasse a um estado de graça, de êxtase. Usei como matéria prima, músicas de outros artistas, sobrepondo, decompondo, recompondo, trabalhando uma amálgama, buscando uma liga entre elas, a fim de criar um corpo-sonoro, um espaço de tensão que mantém vivo o diálogo entre som e dança”.

Para Arthur Omar, As Faces Gloriosaas são “aquelas que vivem atitudes de passagem, porque não duram mais que breves instantes, frações de sentimentos alterados entre a alegria e a tristeza, o amor e o ódio, o entusiasmo e a retração”.


Ficha TécnicaDireção: Eliana de Santana e Wellington Duarte. Elenco: Elen Minhoto, Eliana de Santana, Leandro de Souza, Nina Wiziack, Rafael Barzagli, Samanta Barros e Tatiane Martins. Cenografia / Figurinos: Hernandes de Oliveira e Eliana de Santana. Iluminação: Hernandes de Oliveira. Trilha Sonora: Daniel Fagundes. Orientação Artística: Wellington Duarte. Produção: E² Cia de Teatro e Dança.
ServiçoKASULO ESPAÇO DE CULTURA E ARTE - Rua Souza Lima, 300B - Barra Funda -  (próximo ao Metro Marechal Deodoro).Temporada: 06, 07, 08, 09, 13, 14, 15 e 16 de dezembro. Quinta a sábado, 20 e domingo às 18h Duração aproximada: 50 minutos. Censura: 14 anos. Gratuito.

ARTEPLURAL - Assessoria de Imprensa
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9 9948-5355
Heloisa Cintra - (11) 9 9402 8732

Nenhum comentário:

Postar um comentário