Translate

sábado, 15 de setembro de 2012

Leituras Dramáticas de textos selecionados - Com Cia. Os FOFOS ENCENAM


Cia Os Fofos Encenam faz leituras de 6 textos
curtos selecionados no Dramaturgias Urgentes

As 6 peças curtas terão leituras dramáticas nos dias 20 e 27 de setembro, 3 cada dia,
finalizando o segundo ciclo do projeto, que acontece até 2013

Cia OS FOFOS ENCENAM apresenta a leitura dramática dos seis textos selecionados entre os enviados no segundo módulo do concurso de peças curtas, o Dramaturgias Urgentes do CCBB, dias 20 e 27 de setembro, quintas-feiras, 19h30, no Teatro do CCBB, com entrada franca.
Com o tema Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?, os três textos a serem lidos dia 20 de setembro são A Cigarra e a Formiga, de Paula Cicolin (Cordeirópolis/ SP), Dona Adélia, de Rogério Corrêa (Rio de Janeiro/ RJ), Nem Tudo São Flores, de Paulo Sacaldassy (Cubatão/ SP). No dia 27 de setembro, os Fofos fazem a leitura de Maço de Cigarros, de Rafael Cal (Rio de Janeiro/ RJ), Projeto São Lourenço, de Flavio Goldman (Rio de Janeiro/ RJ) e Suéter Laranja em Dia de Luto, de André Felipe (Florianópolis/ SC).

As seis peças foram escolhidas por uma comissão de dramaturgos formada por Lucienne GuedesSamir Yazbek e Alessandro Toller. Depois das leituras, serão realizados debates com os diretores Newton Moreno e Zé Roberto Jardim, no dia 20; Fernando Neves, no dia 27, além do elenco dos Fofos. As senhas para a entrada devem ser retiradas uma hora antes do começo de cada evento.

As leituras fazem parte do Dramaturgias Urgentes, novo projeto do CCBB de  formação de público para teatro, explorando sua potencialidade para debater temas contemporâneos. Com curadoria de Marici Salomão, o projeto propõe um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro, incluindo um concurso de dramaturgia de textos curtospalestras com pensadores e criadores teatraisworkshops de processos de criação e oito noites de leituras dramáticas dos textos selecionados.

Para concorrer, os interessados enviaram seus textos (de 20 minutos - de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço) sobre o tema proposto para o site do projeto (www.dramaturgiasurgentes.com.br) até dia 4 de setembro. Os 30 primeiros enviados receberam pareceres técnicos, depois de análise dos dramaturgos Lucienne GuedesSamir Yazbek e Alessandro Toller. Os 6 textos selecionados, ficam disponíveis no site.

___________________________________________________________________

Leituras dramáticas dos textos selecionados
no concurso nacional de peças curtas Dramaturgias Urgentes

Dia 20 de setembro às 19h30 - quinta - entrada franca

A Cigarra e a Formiga
Autora: Paula Cicolin
Cordeirópolis/ SP
Sinopse: Um idoso chega em casa sobrecarregado pelo desgaste gerado pela cidade. Para aliviar suas dores físicas, toca um instrumento musical dado por um amigo. Sua mulher ouve a vitrola que repete a mesma música, uma distração em meio ao tricô, à música e às tecnologias do mundo moderno. Ambos procuram aliviar suas mazelas emocionais.

Dona Adélia

Autor: Rogério Corrêa

Rio de Janeiro/ RJ
Breve sinopse: A idosa Dona Adélia é obrigada a sair de sua casa e se mudar para o apartamento da filha, devido à senilidade. Com a mudança, ela fica cada vez mais desorientada, revivendo o passado e o misturando às indignidades da sua condição presente, para desespero da família. O triste fim de Dona Adélia é mostrado em contraponto às memórias de sua vida rica e plena. A situação torna-se cada vez mais insustentável, até que a morte, que surge como a memória do seu casamento, liberta a todos.

Nem Tudo São Flores
Autor: Paulo Sacaldassy
Cubatão/ SP
Breve sinopse: Depois de uma amizade iniciada pela internet, uma idosa acaba sendo acusada de participar de um assalto a banco. Na delegacia, enquanto tenta dar explicações de sua inocência ao delegado, discute com a filha os motivos que a levaram a estar naquela situação.


Dia 27 de setembro às 19h30 – quinta - entrada franca

Maço de Cigarros
Autor: Rafael Cal
Rio de Janeiro/ RJ
Breve sinopse: Uma senhora passa todas as tardes sentada em uma cadeira na varanda de sua casa. A chegada do carteiro quebra essa rotina.


Projeto São Lourenço
Autor: Flavio Goldman
Rio de Janeiro/ RJ
Sinopse: Dona Eulália tem noventa anos, uma saúde de ferro e um problema muito particular com sua memória. Numa consulta médica com um ás da geriatria, ela é apresentada a um projeto científico revolucionário e altamente sigiloso. Será que ela vai aceitar viajar a São Lourenço e virar cobaia desse misterioso projeto?

Suéter Laranja em Dia de Luto
Autor: André Felipe
Florianópolis/ SC
SinopseUm closet pequeno com muitos vestidos, sapatos e perfumes de senhora. Apertados neste closet, um senhor corcunda e três senhoras com chapeuzinhos cônicos de papel aguardam a chegada de uma amiga para uma festa surpresa.


Mais informações acessem http://dramaturgiasurgentes.com.br

Próximos eventos do Projeto Dramaturgias Urgentes
*. Leitura de 3 textos – 20/09
*. Leitura de 3 textos – 27/09
*. Lançamento do tema do 3º Módulo

Centro Cultural Banco do Brasil -
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652.

SAC 0800 729 0722 / Ouvidoria BB 0800 729 5678.
Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088.
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos),
Transporte gratuito até as proximidades do CCBB
Produção: Kavantan & Associados.

Assessoria de imprensa CCBB São Paulo:
Alexandre Yokoi
Tel: (11) 3491 4655

Nenhum comentário:

Postar um comentário