Translate

sábado, 15 de setembro de 2012

Exilados estreia esse sábado, dia 15, no Teatro Nair Bello



De James Joyce

Direção Ruy Guerra

Com
André Garolli, Franciely Freduzeski, Álamo Facó,
Cristina Flores e Joana Medeiros

Estreia dia 15 de Setembro no Teatro Nair Bello


Ruy Guerra dirige primeira peça escrita pelo autor irlandês, James Joyce,
que faz curta temporada no Teatro Nair Bello, a partir de 15 de setembro.
As  apresentações acontecerão aos sábados e domingos,
durante quatro semanas.

O texto de James Joyce conta com informações autobiográficas relacionadas às primeiras experiências durante o exílio na Europa. A peça se passa em Dublin,  Irlanda, no início de 1912, e conta a história de um triângulo amoroso entre Richard Rowan (André Garolli), escritor que acaba de retornar do exílio, sua companheira Bertha (Franciely Freduzeski), uma jovem mulher a frente do seu tempo que abandona a sua vida e parte ao lado de seu amor para o exílio quebrando todas as regras desta época, e Robert Hand (Álamo Facó), jornalista e grande amigo de Richard, que tem uma forte atração por Bertha e se vê em conflito entre o seu desejo e as convenções sociais do início do século XX. O espetáculo relata também as preocupações dos protagonistas com o ciúme e traição no amor e na amizade.

O autor James Joyce foi romancista, dramaturgo, contista e poeta. Ele foi o primeiro a utilizar a psicanálise nos seus textos, desenvolvendo a técnica do monólogo interior, para chegar à profundidade, antes insondável da alma humana. A sua obra completa se compõe ao todo de seis volumes, e alguns fragmentos. “Exilados” tem um papel muito importante na exploração de um dos temas que mais preocuparam o autor: a relação homem e mulher.

“A peça tem um tema instigante e provocador. É um jogo de sentimentos e ideias. As relações são falsas e os sentimentos verdadeiros e profundos. Todos são mentirosos e manipuladores. O público sai sem saber a verdade. Esse texto tinha várias traduções: brasileira, portuguesa, argentina e francesa. Li todas e junto com o Diogo Oliveira fizemos a adaptação. A peça era muito longa, são 170 páginas e foi preciso tirar mais de uma hora de peça”, diz Ruy Guerra.
O diretor, poeta, dramaturgo e professor Ruy Guerra nasceu em Moçambique, mas vive no Brasil desde 1958. De 1952 a 1958, estudou no Institut des hautes études cinématographiques (IDHEC), de Paris, atuou como assistente de direção, antes de se instalar no Brasil, onde dirigiu o seu primeiro filme, “Os cafajestes”, quatro anos depois.
Em 1982, rodou no México, “Erêndira”, baseado em “A incrível e triste história da Cândida Erêndira e sua avó desalmada”, de Gabriel García Márquez. No teatro, dirigiu as peças “Trivial Simples”, em 1978, e nos anos 80, “Fábrica de Chocolate”. Também dirigiu os longas “Ópera do malandro”, em 1985, baseado no musical de Chico Buarque, e “Kuarup” (1989), baseado no livro Quarup, de Antônio Callado; e o telefilme “Fábula de la bella palomera”, também baseado em Gabriel García Márquez. O seu primeiro texto para teatro foi “Calabar”, em parceria com Chico Buarque.
Ruy Guerra tem também um importante trabalho como letrista de canções compostas em parceria com Chico Buarque, Carlos Lira, Edu Lobo, Francis Hime e Sergio Ricardo.

EXILADOS
Teatro Nair Bello (200 lugares)
Shopping Frei Caneca - Rua Frei Caneca, 569 - 3° andar.
Telefone: 3472-2414
Bilheteria: de terça a sábado, das 14h às 21h30; domingos, das 14h40 às 19h.
Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque.
Estacionamento R$ 6 até duas horas.
Vendas: www.ingresso.com e tel.: 4003-2330

Sábado às 21h. Domingo às 18h.
Ingressos: R$ 50

Duração: 100 minutos
Recomendação: 12 anos
Gênero: Drama

Estreia dia 15 de setembro

Curta Temporada: até 07 de outubro

Ficha Técnica:

Texto: James Joyce
Direção: - Ruy Guerra

Elenco:
André Garolli                      Richard Rowan
Franciely Freduzeski            Bertha
Álamo Facó                       Robert Hand
Cristina Flores                    Beatrice Justice
Joana Medeiros                  Brigid

Nenhum comentário:

Postar um comentário