Translate

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Groove tropical dos paulistanos do CIRCO MOTEL no Prata da Casa

foto: Debora Lopes


Projeto criado para apontar os novos talentos da cena musical brasileira, Prata da Casa revela o suingue paulistano do Circo Motel, em apresentação no SESC Pompeia

Celeiro para novos grupos e artistas, o projeto Prata da Casa é atração obrigatória para quem acompanha de perto a cena musical brasileira e quer conhecer os novos expoentes. O segundo show do mês de setembro é do grupo paulistano Circo Motel, dia 11 de setembro, terça-feira, às 21 horas, na Choperia. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência.

No repertório estão as composições do EP homônimo do grupo, lançado em 2009, e faixas de Sobre Coiotes e Pássaros, primeiro álbum do grupo, lançado em 2011. O grupo toca, também, quatro músicas novas, covers especiais de Hard To Handle, de Otis Redding, e a inédita versão de Nine Out Of Ten, de Caetano Veloso, gravada especialmente para o Canal Brasil. A apresentação conta, também, com a presença do grupo de vozes femininas, saxofones, trombones, trompetes e teclados que acompanha o grupo em apresentações especiais. O disco foi disponibilizado gratuitamente na página do grupo na TramaVirtual (http://tramavirtual.uol.com.br/circo_motel).

O grupo compôs a faixa Lombeirazul em 2012 como parte da coletânea multidisciplinar Reversos, de organização do portal cultural Nego Dito, ao lado de artistas notórios da cena musical paulistana, como Tatá Aeroplano, Bárbara Eugênia e Saulo Duarte. Em setembro, o grupo lançou, também, o vídeo de uma versão despretensiosa do clássico Nine Out Of Ten, do disco icônico Transa, de Caetano Veloso, veiculado exclusivamente pelo Canal Brasil, em comemoração ao dia da independência.

O Circo Motel formou-se em 2008, a partir das referências musicais dos amigos Rafael Gregorio (voz), Rodrigo Machado (guitarra), Felipe Seabra (baixo) e Thiago Coiote (bateria) que, já no ano seguinte da formação, lançaram um EP homônimo ancorado na sonoridade do rock clássico e glam de Led Zeppelin, Guns and Roses e Rolling Stones. Tal identidade, entretanto, não durou muito e logo se viu datada para os jovens.

O grupo então agregou o guitarrista Rafael Charnet, que passou a contribuir para um movimento de revisão e recriação da sonoridade até então consolidada, buscando uma sinergia de referências antigas dos integrantes em uma nova estética. Deste processo, resultou o primeiro álbum da banda, Sobre Coiotes e Pássaros, gravado no estúdio Lamparina, em São Paulo, e lançado de forma independente em um show restrito para 150 pessoas no Apartamento 80, em São Paulo.

A banda se despediu oficialmente de sua sonoridade anterior durante a Virada Cultural de São Paulo de 2010, em uma apresentação lotada na galeria Júlio Prestes, marcando o início de sua nova identidade – ainda em constante construção.

O Circo Motel de Sobre Coiotes e Pássaros aposta na retomada da sonoridade ritmada e da harmonia dançante embalada pela brasilidade musical – referenciada tanto na psicodelia dos anos 60, quanto no samba-rock de Jorge Ben e Bebeto, além da Tropicália de Mutantes, Caetano e Gil e o suíngue negro do R&B de Otis Redding, Aretha Franklin e da Motown. Tal estética se alcança a partir da inclusão de um grupo de vozes femininas (Débora Lopes e Talitha Pereira), de metais (Lucas Joly no trompete, Emiliano Sampaio no trombone e Jorge Cirilo, no saxofone) e teclados (Rafael Montorfano) nas gravações e apresentações ao vivo de grande porte.

Desde o lançamento do EP e a formação do grupo, o Circo vem se apresentando ao lado de nomes em foco na música contemporânea brasileira, como Tatá Aeroplano, Aeromoças e Tenistas Russas e Saulo Duarte em localidades como o Studio SP e a Virada Cultural, conquistando  atenção da mídia e da crítica especializada, que levou à inclusão da faixa Sunshine na lista das 50 melhores músicas de 2011 do blog Trabalho Sujo.

Sob a curadoria do crítico musical Alexandre Matias, responsável por selecionar os participantes em parceria com a equipe de programação do SESC Pompeia, o Prata da Casa tem a proposta de revelar novos talentos. Para isso, oferece condições profissionais (é um dos palcos mais disputados de São Paulo, equipado com som e iluminação) para artistas e bandas iniciantes que estão trabalhando o primeiro CD/DVD ou que ainda não lançaram discos. Trata-se de uma base de lançamento musical ao vivo e uma oportunidade de conhecer em primeira mão a nova safra da música brasileira.

Para roteiro:
PRATA DA CASA – Dia 11 de setembro – CIRCO MOTEL (SP). Músicos - Rafael Gregorio (voz), Rodrigo Machado (guitarra), Felipe (baixo), Rafael Charnet (guitarra) e Thiago Coiote (bateria). Terça-feira, às 21 horas, na Choperia do SESC Pompeia.Curadoria – Alexandre Matias.Capacidade– 800 lugares.Censura– Não recomendado para menores de 12 anos. Ingressos – Grátis.Retirar os ingressos na bilheteria com 1h de antecedência.Duração– 90 minutos.

Dia 18 de setembro – CAFÉ PRETO (PE) – Músicos – Eric Gabino (baixo), PI-R (teclados e programações), Marcus Antonio (guitarra), Bruno Pedrosa (programações, samples e efeitos), Mércio Marley (bateria) e Cannibal (voz).

Dia 25 de setembro – DEAD LOVER’S TWISTED HEART (MG) – Músicos – Ivan (vocais e guitarra base), Velvs (piano, baixo e voz), Guto (guitarra solo e voz) e Pati (bateria e voz).

SESC POMPEIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Acesso para deficientes físicos. Não temos estacionamento. Funcionamento da bilheteria do SESC Pompeia – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br.

Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades doSESC).

Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Assessoria de Imprensa - SESC POMPEIA:

Roberta DellaNoce
(11) 3871-7740
roberta@pompeia.sescsp.org.br

Marina Pereira
(11) 3871-7776
mclaudia@pompeia.sescsp.org.br

ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Douglas Picchetti – (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703
www.artepluralweb.com.br
www.twitter.com/arteplural
Facebook – Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário