Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Eumir Deodato leva talento suingue ao Piano na Praça


Eumir se apresenta ao ar livre, dia 18 de agosto, tendo Telo Borges no concerto de abertura.

A série Piano na Praça da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta no dia 18 de agosto (sábado), concerto com genial instrumentista, arranjador e compositor Eumir Deodato e com o mineiro Telo Borges. O espetáculo acontece na Praça Dom José Gaspar, centro da capital, com Telo fazendo concerto de abertura, às 15 horas, e Deodato assumindo as teclas, às 16 horas.

Radicado nos Estados Unidos, Eumir Deodato é um dos músicos/arranjadores mais consagrados do mundo. Ganhador de um Grammy Mundial, ele é reconhecido, internacionalmente, como um dos maiores representantes do jazz funk. O programa de sua apresentação no Piano na Praça contempla canções próprias que embalaram o romantismo dos anos 60 no Brasil, como "Razão de Viver", além das baladas de sucesso que fizeram parte de trilhas internacionais de cinema e das rádios americanas. O roteiro traz ainda a recente “Double Face”, parceria sua com Al Jarreau.

É inevitável lembrar que Telo Borges é irmão de Lô e Márcio Borges. O artista está comemorando 40 anos de carreira junto com o Clube da Esquina, movimento musical com o qual despontou para a arte. Entre suas composições, destaque para "Vento de Maio", composta por ele aos 17 anos e sucesso na voz de Elis Regina, além de "Tristesse", ganhadora do Grammy Latino 2003, cujo arranjo foi justamente feito por Eumir Deodato, para as vozes de Milton Nascimento (parceiro na música) e Maria Rita. 

Os concertos ao ar livre da série Piano na Praça é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, que acontece, quinzenalmente, na Praça Dom José Gaspar. O projeto, que está em sua 7ª temporada, vem apresentando pianistas de expressão nacional e internacional, tanto no âmbito popular quanto erudito.
Série: Piano na Praça
Dia 18 de agosto de 2012 – sábado
15 horas: Telo Borges
16 horas: Eumir Deodato
Local: Praça Dom José Gaspar, s/nº - Centro – São Paulo/SP
Grátis – Informações: (11) 3397-0160 – Metrô República
Nº lugares: 300 cadeiras - Concerto ao ar livre – Duração: 2 horas

Eumir Deodato

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Eumir Deodato, desde cedo, já tocava em festas e bailes e, no fim dos anos 50, apresentava-se em shows com músicos do núcleo da bossa nova. O reconhecimento como arranjador veio com os primeiros discos de Marcos Valle, Wilson Simonal e no álbum Inútil Paisagem, com músicas de Tom Jobim. Mudou-se para os Estados Unidos, em 1967, incentivado pelo violonista Luiz Bonfá, depois de participar de festivais de música. Nos EUA, consagrou-se como arranjador de sucesso, inicialmente trabalhando com outros músicos brasileiros então radicados naquele país, como Tom Jobim, Astrud Gilberto, Walter Wanderley e Bonfá.

Eumir fez arranjos tanto para músicos tradicionais norte-americanos (como Frank Sinatra) quanto para Roberta Flack e a música pop dos anos 80 (de Kool and the Gang) ou dos anos 90 (da cantora islandesa Björk). Gravou, em 1972, o clássico disco Donato/Deodato, com João Donato, e foi um dos nomes mais importantes da música fusion-jazz. Seu projeto de maior sucesso aconteceu, em 1972, quando fez os arranjos de "Assim Falou Zaratustra", música de Richard Strauss que virou tema do filme 2001 - Uma Odisséia no Espaço, de Stanley Kubrick. Deodato trabalhou em diversas outras trilhas sonoras hollywoodianas. No total, participou como compositor, arranjador, produtor ou instrumentista de cerca de 500 discos e ganhou mais de 15 discos de platina. Atualmente, Eumir Deodato está em primeiro lugar nas rádios de jazz dos EUA, com a canção “Double Face”, em parceria com Al Jarreau.

Telo Borges

Telo Borges é cantor, compositor e instrumentista. Penúltimo filho da conhecida família Borges, de Belo Horizonte, é irmão de Lô e de Márcio Borges, fundadores do Clube da Esquina, junto com Milton Nascimento. Em 2012, Telo Borges completa 40 anos de carreira, iniciada aos 14 anos, quando compôs a canção “Vôa Bicho”, que hoje é sucesso nacional. Telo tem quatro CDs gravados e, como instrumentista, acompanha artistas do naipe de Milton Nascimento, os irmãos Beto e Lô Borges, Toninho Horta e Flávio Venturini, sempre ao teclado ou com violão. Sua levada imprime um sotaque pop, influenciada pela música dos Beatles, cuja sonoridade aparece em gravações memoráveis dos melhores álbuns musicais brasileiros.

Suas composições já foram gravadas por Elis Regina, Milton Nascimento e 14 Bis, entre outros grandes intérpretes. Em parceria com Milton Nascimento, compôs “Tristesse”, que ganhou o Grammy Latino 2003 de Melhor Canção. Atualmente, Telo interpreta com Milton, a sua canção “Voa Bicho” na novela “Chocolate com Pimenta”, que está sendo reprisada no horário da tarde, na Rede Globo.

Verbena Comunicação
Eliane Verbena / Marcela Lima
Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário