Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bailarinos ficam de ponta cabeça na performance Árvores

                                                      foto: Marcio Tavora



Clarice Lima traz sua estética e experiência na dança para uma performance que mescla poesia, beleza, além de uma reflexão sobre a velocidade em que o corpo está inserido no dia a dia. As apresentações no SESC Pompeia são gratuitas e começam a partir de 23 de agosto

Uma intervenção de dança que porpõe uma reflexão sobre tempo e espaço no mundo contemporâneo e que desperta a curiosidade das pessoas ao seu redor. Com idealização e concepção da bailarina Clarice Lima, Árvores faz apresentações nos dias 23, 24, 29, 30 e 31 de agosto, quintas e sextas, às 20h30 e quarta, às 15h30 na Área de Convivência e Rua Central do SESC Pompeia.
A performance acontece em espaços abertos e sem música. Suas necessidades são mínimas, pois têm como proposta a capacidade de se adaptar a qualquer local. Durante a apresentação, os bailarinos ficam de cabeça para baixo e permanecem nessa posição. Quando o corpo não aguenta mais, eles caem no chão, um a um, onde continuam até o fim da performance. O figurino é essencial e composto por uma saia-calção colorida que deixa as pernas à vista durante a encenação.
“A intervenção é instrumento de ação para o paradoxo do corpo contemporâneo que vive em função da velocidade de estímulos, coisas para fazer, ter ou realizar. Essa dança lida com o desejo de pausa, de um olhar, de subversão do tempo para abrir-se ao sutil”, diz Clarice Lima.
A concepção começou a ser desenvolvida por meio do projeto Saia, junto com a fotógrafa Patrícia Araujo em meados de 2010.Árvores já passou pela Bienal SESC de Dança 2011 em Santos e ganhou o prêmio Klauss Vianna na categoria circulação  se apresentar em São Luís (MA), Juazeiro do Norte (CE), Teresina (PI) e Belo Horizonte (MG). “A performance se adaptou em cada lugar e trouxe experiências diferentes para os espectadores. Algumas pessoas logo viram os bailarinos como árvores, outros imaginaram sereias. Não importa o local, seja na praia, na calçada, a série de performances abre um leque de multiplicidades de interpretações, além de trazer uma plasticidade poética nessa luta do corpo em resistir de ponta-cabeça”, conta a bailarina.
Clarice Lima trabalhou com coreógrafos como Jan Fabre, Constanza Macras, Jorge Garcia, Cristian Duarte, Thelma Bonavitta, entre outros. Desde 2005, estabelece parcerias artísticas para criação de seus espetáculos que já foram apresentados no Brasil, Holanda e Bélgica. Foi a única brasileira selecionada para o workshop 50 Days Flying Low e Passing Throught com David Zambrano na Costa Rica e durante a sua residência dirigiu o vídeo-dança Day Project, composto por 50 mini vídeos que foram exibidos em Amsterdam, Barcelona, Eslovênia e Polônia. Em 2011 criou a companhia Clarice Lima + gente finaelegante e sincera que conta com elenco de artistas profissionais.
“Acredito que o que me faz produzir dança é o desejo do encontro. De encontrar o outro, as pessoas, os artistas. Minhas criações sempre têm o objetivo de atingir esse desejo de despertar a curiosidade e contato com o público.”

SERVIÇO:

Árvores
Dias 23, 24, 29, 30 e 31 de agosto, quintas e sextas, às 20h30 e quarta, às 15h30
Área de Convivência e Rua Central do SESC Pompeia
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: Grátis
Duração: cerca de 30 minutos
SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700

Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal 
www.sescsp.org.br
.
Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades do SESC).
Assessoria de Imprensa - SESC POMPEIA:
Roberta Della Noce (11) 3871-7740
roberta@pompeia.sescsp.org.br
Marina Pereira(11) 3871-7776
mclaudia@pompeia.sescsp.org.br
ARTEPLURAL - Assessoria de Imprensa – SESC Pompeia 
Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli - (11) 9245-4138
Douglas Picchetti - (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703

Nenhum comentário:

Postar um comentário