Translate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Espetáculo juvenil Sobre Sonhos e Esperança faz única apresentação gratuita na Funarte dia 20 de julho

Peça inspirada na obra do educador Paulo Freire (1921-1997), escrita por Thomas Holesgrove e Luciana Saul e dirigida por Luciana Saul conta o pesadelo e o sonho de uma professora do Ensino Fundamental. No elenco, Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas, Luciana Saul e Thomas Holesgrove.
Sobre Sonhos e Esperança foi criada e produzida pela Cia Arte Tangível que foi convidada pela Cia Stromboli e CRU para integrar o Projeto Antígona, que ocupa a Funarte desde maio e ficará até dezembro desde ano.
A trama coloca sua protagonista, a professora, dentro o cotidiano de uma escola tradicional. Amedrontada pela direção da escola e pela sala de aula, seu sonho inicial se refere tão somente a uma fuga para um transatlântico onde não precisaria mais pisar na escola. Em um momento de grande pressão, a professora, bastante atordoada por seus medos, atrai a figura do educador Paulo   Freire   para   dentro   de   seu   pesadelo.  
Em   uma   atmosfera que mistura realidade e sonho, de início, a presença de Freire com suas ideias, causam incômodo na professora. Com o tempo ela vai se permitindo fazer algumas reflexões e recorda-se de um sonho há tempos esquecido: no início de sua formação queria ser uma grande educadora. A partir daí, ela começa a buscar novas soluções. Algumas de suas estratégias funcionam bem, outras precisam ser repensadas; de qualquer maneira, ela começa a ser convencida de que o sonho de uma escola diferente é possível, mas exige ação, aliados e paciência.
Sobre o Projeto Antígona
O projeto Antígona, da Cia. Stromboli (em parceria com o grupo Teatro Cru) é dedicado à formação de público para o teatro e à reflexão sobre os processos de maturidade e desenvolvimento social por meio da arte.
 O projeto pretende apresentar espetáculos destinados a diversas faixas etárias e fases da vida – desde os infantis até peças adultas, passando pelo infanto-juvenil – como O Casamento da Baratinha (para o público de 5 a 6 anos), Sherazade (para o público de 7 a 10 anos) e A Bela e a Fera (para o público jovem), além das apresentações de espetáculos infantis de companhias convidadas como Astoria Artistic Ensemble (Mexico), Cia Arte Tangível (São Paulo),entre outras.
 A proposta é, por meio dessa apresentações, de workshops, mesas redondas e de aulas abertas sobre teatro, educação, cinema e cultura, discutir a formação do indivíduo como cidadão responsável e socialmente consciente de seu lugar social. Dos workshops e processos de seleção deste projeto, decorrerá a idealização e montagem do espetáculo Antígona, que terá a direção de José Rubens Siqueira e contempla as pesquisas das duas companhias idealizadoras do projeto – Cia Stromboli e CRU. Tudo acontece na Funarte, de maio a dezembro de 2013.
Serviço:
Sobre Sonhos e Esperança – Única apresentação dia 20 de julho, sábado, às 20h, na Funarte (Sala Carlos Miranda – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos). Grátis. C lassificação indicativa: a partir de 14 anos. Duração: 70 minutos. FUNARTE: Sala Carlos Miranda – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo, CEP 01216-001. Telefone: 3662-5177.Ingressos:Grátis. Bilheteriauma hora antes do espetáculo. Capacidade: 53 lugares.
Ficha Técnica:
Direção: Luciana Saul. Texto: Luciana Saul e Thomas Holesgrove. Elenco: Alexandre Saul, Fernanda Quatorze Voltas, Luciana Saul e Thomas Holesgrove Fotógrafo: João Grembecki. Produção executiva: Cia Tangível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário