Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Brasil: Violência E Relações Sociais





Lançamento do quarto módulo Evento do projeto Dramaturgias Urgentes
Entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro – Inscrições do concurso de peças

Dia 17 de janeiro – quinta-feira – 20hs, no CCBB
Exposição sobre o tema com o antropólogo, cientista político e escritor Luiz Eduardo Soares

Dia 31 de janeiro, quinta-feira – 20hs, no CCBB - Workshop sobre Processos Criativos 
Com José Fernando de Azevedo - Teatro dos Narradores

Dias 21 e 28 de fevereiro, quinta-feira – 20hs, no CCBB, leitura de 3 textos por noite
Com José Fernando de Azevedo - Teatro dos Narradores

Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca
___________________________________________________________________

Violência e Relações Sociais são tema
das peças do Dramaturgias Urgentes.  Texto
deve ser enviado a partir de 21 de janeiro


Interessados podem enviar suas peças curtas entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro.
Projeto finaliza sua primeira edição com a apresentação de mais uma etapa. A iniciativa reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Após Cia Elevador de Teatro Panorâmico, Os Fofos Encenam e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, é o Teatro dos Narradores responsável pelo processo cênico

Programa que instiga e fomenta a dramaturgia e o teatro, o Dramaturgias Urgentes começa a quarto e último módulo de sua primeira edição. Desta vez, o tema é Brasil: Violência E Relações Sociais. Os interessados em participar do ciclo final podem enviar suas peças curtas - de 20 minutos, de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço - entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro. No final do projeto, em fevereiro, 130 textos de teatro terão recebido os pareceres técnicos, auxiliando a formação profissional dos participantes.

Depois dos grupos Elevador de Teatro Panorâmico, Os Fofos Encenam e do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, agora é a vez do Teatro dos Narradores ser responsável pela apresentação de seu processo criativo (dia 31 de janeiro, quinta-feira – 20hs) e nas leituras dramáticas (dias 21 e 28 de fevereiroquintas-feiras – 20hs, três textos por noite). O projeto é aberto ao público em geral e gratuito.

O objetivo do programa é traçar um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro. Desde junho de 2012, o projeto recebeu 189 textos de várias regiões do Brasil. As três primeiras etapas tiveram, cada uma, um tema e profissionais diferentes. “O retorno foi muito positivo, participaram pessoas de todas as regiões do País. O projeto se destaca pela valorização da dramaturgia brasileira contemporânea; cria e estimula uma discussão sobre uma atividade que cresce de forma gradativa no Brasil; proporciona debates sobre temas que estão inseridos na vida da população”, conta a curadoraMarici Salomão.

Os pareceristas que analisarão as peças neste novo módulo são os dramaturgos Adélia Nicolete e Flavio de Souza junto com Alessandro Toller, que está no projeto desde o primeiro módulo. Seis textos são selecionados para leituras e ficam disponíveis no site www.dramaturgiasurgentes.com.br.

Dramaturgias Urgentes reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Com temas provocantes, textos curtos e rapidez no envio, projeto tem objetivo de estimular a escrita de peças de teatro de autores brasileiros voltadas à realidade nacional.

“Sempre é de grande responsabilidade selecionar os melhores textos. A comissão de julgadores é formada por profissionais de reconhecido mérito na dramaturgia. Colocam sobre cada texto lido e analisado um olhar técnico, ao mesmo tempo sensível. Temos recebido trabalhos muito interessantes, com olhares instigantes sobre a forma e o conteúdo.”

Brasil: Violência E Relações Sociais
“Estamos sujeitos hoje a várias formas de violência social, e não só nas grandes, mas também nas pequenas cidades brasileiras. Vivemos sob as leis do crime organizado, das gangues urbanas, dos pichadores de rua, dos assaltantes, dos motoristas assassinos no trânsito. A responsabilidade envolve todos, poder público e sociedade civil. E nós dramaturgos como podemos denunciar, com nossas armas (teclados, lápis e canetas), os efeitos e as transformações nas regras de convívio social deflagrados pela violência em nossas cidades?”. Por Marici Salomão

Histórico
O primeiro módulo, lançado em junho, teve como tema A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes e o trabalho daCia Elevador de Teatro Panorâmico. Foram selecionadas as seguintes peças: A Visita (Joca Monteiro, Macapá/ AP), Os Inesteriotipáveis (James Hermínio, São Paulo/ SP), Pagando pra se Aborrecer (Paula Prange, Rio de Janeiro/ RJ), Produtos Perecíveis (Flavio Goldman, Rio de Janeiro/ RJ), Resíduo Submergente (Mariana de Menezes, São Paulo/ SP) e Sucesso com C (Raphael Scire, São Paulo/ SP).
Em agosto, o segundo módulo contou com o tema Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?, além do trabalho da Cia Os Fofos Encenam. Os textos escolhidos no final do processo foram são A Cigarra e a Formiga, de Paula Cicolin (Cordeirópolis/ SP), Dona Adélia, de Rogério Corrêa (RJ), Nem Tudo São Flores, de Paulo Sacaldassy (Cubatão/ SP), Maço de Cigarros, de Rafael Cal (RJ), Projeto São Lourenço, de Flavio Goldman (RJ) e Suéter Laranja em Dia de Luto, de André Felipe (Florianópolis/ SC).
O terceiro módulo recebeu textos que abordavam o tema Brasil: Um País de Estrangeiros? no mês de outubroCláudia Schapira dirigiu os atores do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos durante o processo cênico. Os trabalhos selecionados foram Um Homem Sofrido (Homem Netto - Teresópolis/ RJ), Res Nullius, a Terra de Ninguém (Débora Brenga - Sorocaba/ SP), Sorria, Você Está no País da Alegria (Luciana do Valle - São Paulo/ SP), Desassossego (Kiko Rieser - São Paulo/ SP), Quarenta Peças (Victor Nóvoa - São Paulo/ SP) e Terra Estranha (Bruno de Assis Oliveira - Guarulhos/ SP).


Proposta
Com o Dramaturgias Urgentes, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil segue com a proposta de trabalhar com fomento da dramaturgia e formação de público para teatro, explorando sua potencialidade para debater temas contemporâneos.

Entre os objetivos do Dramaturgias Urgentes está refletir sobre os problemas e as questões urgentes da sociedade brasileira e do mundo atual por meio da arte. Também estão entre os objetivos: divulgar a dramaturgia brasileira de autores jovens e veteranos; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros.

Classificação indicativa: A participação no concurso é para maiores de 18 anos. A participação dos encontros com especialistas é livre. A participação dos encontros com atores é livre. As leituras dramáticas: a definir. Todas as atividades serão gratuitas.

De acordo com a curadora Marici Salomão, “é uma novidade, para um concurso de dramaturgia, oferecer ao autor brasileiro, de qualquer região do País, um parecer técnico sobre o que escreveu. É um grande diferencial. Aliás, este projeto tem alguns diferenciais: o fato de uma companhia apresentar seus processos de trabalho ao público, convidando-o à participação, é algo que ainda pouco acontece”.

Sobre a importância do projeto, Marcos Mantoan, gerente do CCBB-SP, afirma que “desde 2002, com a criação do projeto Dramaturgias, o CCBB SP se debruça sobre a dramaturgia e sua relação com os criadores teatrais e o público em geral”. Para ele, “pensar o teatro hoje é também refletir sobre seu potencial de abordar as questões contemporâneas - e urgentes - da nossa sociedade”.

Para roteiro:
DRAMATURGIAS URGENTES no CCBB SP – 4º módulo
Exposição sobre o tema – com o antropólogo, cientista político e escritor, Luiz Eduardo Soares.
Dia 17 de janeiro, às 20hs, grátis
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Inscrições do peças curtas
Entre 21 de janeiro e 1 de fevereiro

Workshop sobre Processos Criativos 
Com José Fernando de Azevedo - Teatro dos Narradores
Dia 31 de janeiro, às 20hs, grátis.
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Leituras Dramáticas dos textos selecionados –
Com José Fernando de Azevedo - Teatro dos Narradores
Dias 21 e 28 de fevereiro, às 20hs, grátis.
Teatro do CCBB. Entrada franca

Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652. www.bb.com.br/cultura

SAC 0800 729 0722 / Ouvidoria BB 0800 729 5678. Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088. Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos). Transporte gratuito até as proximidades do CCBB. Produção: Kavantan & Associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário