Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

APCA 2012, Club Noir estreia Fatia de Guerra na mostra de peças contemporâneas




Depois de terminar o ano com Prêmio Especial da APCA 2012 (Associação Paulista dos Críticos de Arte) pelo projeto Peep Classic Ésquilo, que encenou as primeiras peças da história do teatro, a companhia Club Noir abre 2013 com a continuação do projeto Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea. Texto do curitibano Andrew Knoll, Fatia de Guerra estreia dia 15 de janeiro, terça-feira, às 21 horas, na sede do grupo. No elenco, Juliana Galdino, Renato Forner e Paula Spinelli, dirigidos por Roberto Alvim.

Entre os mais inventivos grupos da cena paulistana de teatro, o Club Noir já montou cinco peças inéditas da nova geração de autores brasileiros. Os textos desta mostra foram selecionados pelo diretor e dramaturgo Roberto Alvim entre centenas de obras recebidas de diversos Estados do Brasil. O projeto segue com as estreias de Agro Negócio, de Marco Catalão (de 12 de fevereiro a 7 de março), e Grimorium, de Alexandre França (de 12 de março a 4 de abril).

Fatia de Guerra
A ação é ambientada em um lugar deserto na região Sul do país, durante uma Guerra não definida. Neste clima, o autor lança um olhar profundo sobre a vida de uma família em uma fazenda, aproximando os dramas individuais ao horror da guerra. Tece uma rede de fios produzidos por afetos, memórias e paisagens em que os mundos se confundem, lançando perguntas sobre a origem de toda forma de violência. O texto permite múltiplas perspectivas, instaurando uma polifonia de subjetividades, aliada à coexistência de tempos e espaços distintos.

Em meio a esta situação-limite, vive uma pequena e desestruturada família que habita uma fazenda perdida na imensidão dos campos. Um pai, uma filha (ainda criança) e uma cadela doente. A mãe está ausente. A trama se desenvolve em um único dia, aquele em que o pai sacrificará a cadela, como um ato de amor visando abreviar seu sofrimento.

A encenação segue a linha de investigação da companhia, pautada por elementos, como a imobilidade dos atores, que se desdobram em movimentos mínimos, desacelerados, ambientados por uma luz fria e de penumbra. Trata-se de um trabalho minucioso dos atores em relação ao emprego musical da voz alternando ritmos, sensações e sobreposições.

O projeto artístico do Club Noir sempre foi norteado pela encenação de dramaturgos contemporâneos. Para o diretor Roberto Alvim, “Fatia de Guerra, é uma peça cuja singular estrutura desvela, por meio de uma manipulação pouco usual da linguagem e da ação dramática, uma polifonia de novos modos de subjetivação até então nunca vista na dramaturgia brasileira. Os recursos formais de que o autor se utiliza diluem a diferença entre sujeito e objeto, mundo interno e mundo externo, vida e morte. A obra não define o que é passado e o que é presente. Instaura um insuspeitado espaço mental, no qual tudo pode ser interpretado como reminiscência; ou sonho; ou projeção de memórias; ou mesmo como a consagração de um eterno instante. A escrita de Andrew Knoll é repleta de imagens extraordinárias, que constroem mundos inaugurais na percepção do público”.
  
Para roteiro:
FATIA DE GUERRA - de 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013

Texto: Andrew Knoll. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Renato Forner e Paula Spinelli.


Sinopse: O mundo visto pelos olhos de um cão doente, prestes a ser sacrificado por seu dono. Em meio a um cenário de guerra, diversas lutas íntimas são travadas, em uma peça que se instaura em deslocamentos entre pontos-de-vista insuspeitados: a visão do cão, a visão da paisagem, a visão de uma arma. 


AGRO NEGÓCIO - de 12 de fevereiro a 7 de março
Texto: Marco Catalão. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Paula Spinelli, Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Marcelo Rorato e José Geraldo Jr.

Sinopse: Um assassinato é cometido em uma plantação de cana-de-açúcar: o proprietário é morto. Mas sua cabeça, decepada, continua a falar. A peça entrecruza, poeticamente, uma série de discursos - de políticos, repórteres, policiais, bóias-frias e latifundiários -  acerca do agro-negócio no Brasil.

Grimorium - de 12 de março a 4 de abril
Texto: Alexandre França. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Fernando Gimenes, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos, Jackeline Stefanski, Bruno Ribeiro e José Geraldo Jr.

Sinopse: Qual é o limite que separa aquele que cria daquilo que é criado? A peça remete ao gêneses bíblico: um homem e uma mulher inventam, como deuses, uma nova criatura, que vai habitar e povoar um novo mundo. Mas a criatura, uma vez invocada, passa a habitar os corpos daqueles que a criaram, transformando-os completamente.

CLUB NOIR – Rua Augusta, 331 – Consolação – Telefone - 3255-8448 / 3257-8129. Ingresso: gratuito (senhas distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo). Duração: 40 minutos. Temporada: terças, quartas e quintas às 21h. Produção Executiva: Danielle Cabral. Assessoria de Imprensa: Arteplural. Realização: CLUB NOIR. Capacidade: 42 lugares. Classificação etária: 16 anos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário