Translate

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Romance narra a trajetória de jovens moradores da periferia de grande centro urbano

O livro Jardim do Céu, de Edison Rodrigues Filho, que explora as alegrias, os conflitos e as descobertas, de uma turma de moradores da periferia de uma grande cidade brasileira. Jardim do Céu sofre influências da literatura clássica, que é frequentemente citada no livro ao longo da trajetória de Edgar, personagem principal da trama. A obra entrelaça e desenvolve as diferentes histórias dos personagens que formam a Turma do bloco 34,


utilizada pelo autor para descrever a realidade das grandes cidades.

Jardim do Céu traz ao leitor a história de Edgar, um jovem órfão que vive com o irmão mais novo, Rafael, em um pequeno apartamento no periférico bairro Jardim do Céu. Lá, os irmãos dividem o tempo entre a diversão e os problemas do dia a dia com as amigas Carla, Pamela e Gabriela. O quinteto forma a Turma do bloco 34, um dos inúmeros blocos de moradores do conjunto habitacional de baixa renda que dá nome ao bairro.

E é no bloco 34 que Edgar conhece o novo vizinho e futuro amigo, Conrado: um deficiente visual que tem nos livros seu maior tesouro. Sob influência do novo amigo, Edgar se aproxima da literatura e se vê capaz de contar ao mundo as aventuras, os problemas e as alegrias do bairro e de seus moradores.

Ao mesmo tempo, Carla, Pamela, Rafael, Gabriela e Edgar passam por inúmeras situações em busca da realização de seus sonhos. Carla deseja ser bailarina – sonho proibido pelo pai, um taxista obcecado por reencontrar a ex-mulher. Pamela tem de lidar com uma gravidez indesejada, com o papel de mãe-solteira e com o mistério sobre a paternidade do filho. Já Gabriela enfrenta os dilemas da adolescência e o projeto de seu pai (de promover inclusão digital na periferia, para o qual não consegue apoio). Rafael, irmão de Edgar – ambos órfãos - encara a necessidade de trabalhar para ajudar nas despesas da casa, as dificulades impostas pela vida e ainda: o fim de sua adolescência ao assumir tantas responsabilidades.

A partir daí as aventuras da Turma do Bloco 34 levam o leitor à realidade da vida na periferia de uma grande cidade, conhecendo a fundo dilemas que muitas vezes estão distantes de sua vivência, mas muito próximos geograficamente.

Elaborado após a realização de um projeto de teledramaturgia, Jardim do Céu se distancia da série Segredo de romances policiais, publicada por Edison Rodrigues Filho. O novo livro promove o diálogo dos jovens com a realidade socioeconômica das grandes cidades.

Sobre o autor: Edison Rodrigues Filho nasceu em Porto Alegre e formou-se em Ciências Econômicas na PUC/RS. Mudou-se para São Paulo e pós-graduou-se em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Em 1995, começou a trabalhar como escritor e roteirista, tendo participado de cursos e workshops com os mais destacados profissionais da área. No ano seguinte, venceu o VII Prêmio Jorge Andrade de contos, da Academia Barretense de Cultura. Publicou, pela Editora Melhoramentos, os livros juvenis O Segredo da Longevidade, O Segredo da Invisibilidade, O Segredo da Chave.











Jardim do Céu
De Edison Rodrigues Filho
EDIÇÃO CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
145 páginas / 13,5 x 20,5 cm / R$ 34,00
Editora Melhoramentos, 2010
www.livrariamelhoramentos.com.br


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
(11) 3081-1260  / 3062-9951
Marcia Paterman
mailto:marcia@parceria6.com.br
(11) 8657-6894
Heloizi Parra
heloizi@parceria6.com.br
(11) 7717-5804 Nextel: ID 55*7*5307
Antoune Nakkhle
parceria6@parceria6.com.br
(11) 7717-5802 Nextel: ID 55*7*5305

Nenhum comentário:

Postar um comentário