Translate

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Minha Homenagem ao Artista Plástico Wesley Duke Lee

O artista plástico paulistano Wesley Duke Lee morreu às 23h do domingo (12), no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.


Nascido em 1931, Wesley Duke Lee ficou conhecido como um dos fundadores do Grupo Rex, na década de 1960, com artistas como Carlos Fajardo, Nelson Leirner e Geraldo de Barros. Influenciados pela pop art dos anos 60, eles usavam o humor em suas obras e foram os pioneiros brasileiros nos chamados "happenings".


Na década de 80 ele começou a experimentar com a tecnologia em seu trabalho, atuando em parceria com o Centro de Reprodução Xerox, em Nova York, nos EUA. Nesta época, Duke Lee utilizou recursos como fotografias polaroid e fotocópias em suas obras.


Além da pop art, ele se dizia influenciado pelo movimento dadaísta, surgido nos anos 20 na Europa, e pela publicidade. Seus trabalhos foram expostos nas Bienais de Veneza e de Tóquio, entre outras mostras. Uma exposição de suas obras está em cartaz na Pinakotheke Cultural, do Rio de Janeiro (rua São Clemente, 300, Botafogo), até 2 de outubro.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Obras de Wesley Duke Lee
 
*Perdemos o artista, mas eternizamos seu trabalho e sua experiência de inovar e ousar, acima de qualquer coisa, sem modismos, simplesmente a Idéia VIVA de fazer ARTE!
Rose de Paulo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário