Translate

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tenda Cultural Ortega y Gasset homenageia Vanguarda Paulista no aniversário de São Paulo

Shows de Tetê Espíndola e Alzira E; homenagem a Itamar Assumpção com Anelis Assumpção e banda e os convidados Arrigo Barnabé, Kiko Dinucci e Serena Assumpção; e exibições de documentários integram programação de férias do novo espaço cultural do campus Butantã

Nestas férias a USP presta sua homenagem aos 460 anos de São Paulo celebrando a cultura paulista e a Vanguarda Paulista, notório movimento cultural dos anos 80. Serão três dias, de 24 a 26 de janeiro, repletos de shows, filmes e documentários de grandes nomes envolvidos com a cultura paulistana naTenda Cultural Ortega y Gasset, na Praça do Relógio do Campus Butantã.

A programação começa na sexta, 24 de janeiro, às 19 horas, com a apresentação do filme Rumo, da TV Cultura, com filmagens históricas, clipes e cenas do show-reunião do lendário grupo Rumo, um dos principais nomes da Vanguarda Paulista.

No sábado, 25, às 15h, a universidade oferece um presente a São Paulo colorindo o céu da cidade com aFesta de Pipas e Oficina de Pipamodelismo com o empinador profissional e recordista nacional Ken Yamazato — membro do Guinness Book Brasil por empinar um "trem" de 242 pipas.

Depois, às 19h, será exibido o documentário musical Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, de Riba de Castro, sócio do teatro Lira Paulistana, que investiga os sete anos de intensa atividade da Vanguarda, com dezenas de depoimentos de personalidades marcantes da cena cultural da época.

Fechando o dia, às 21h, acontece o show Sampa Midnight, como parte do projeto Caixa Preta, em homenagem ao ícone da Vanguarda, Itamar Assumpção, com Anelis Assumpção e banda e os convidados Arrigo Barnabé, Kiko Dinucci e Serena Assumpção, figuras presentes do movimento ou que tiveram sua obra marcada pelo olhar de Itamar.

No dia seguinte, 26 de janeiro, é a vez de Tetê Espíndola Alzira E se apresentarem no showAnahí, às 17h, comemorando a nova edição do CD e os quinze anos do show homônimo. Mais tarde, às 19h, será exibido o documentário Daquele Instante em Diante, de Rogério Velloso, que reúne imagens raras de acervos e arquivos particulares da vida e obra de Itamar Assumpção.

Inaugurada em novembro de 2013, a Tenda Cultural Ortega y Gasset tem formato inspirado na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e projeto arquitetônico desenvolvido pela associação Casa Azul – realizadora da FLIP, com o objetivo de se tornar um ponto de encontro, reflexão, convivência e cultura dentro do campus — e para toda a cidade.

Com curadoria dos sociólogos Maria Arminda do Nascimento Arruda, Sérgio Miceli e da antropóloga Lilia Schwarcz, o espaço oferece uma programação diversificada que inclui debates, seminários, bate-papos interdisciplinares, exposições e apresentações artísticas produzidas dentro e fora da Universidade. A programação de janeiro e fevereiro deste ano homenageia os 80 anos da USP e 460 anos da cidade de São Paulo.


PROGRAMAÇÃO


Para Sampa, Com Afeto
Música, memória e liberdade

Um presente aos paulistanos, a programação especial de aniversário dos 460 anos da cidade de São Paulo reúne uma série de documentários musicais da vanguarda paulista e dois shows que refletem o caráter cosmopolita da cidade. O olhar urbano de Itamar Assumpção, pelo Projeto Caixa Preta, e a música de Tetê Espíndola e Alzira E, que mexe com a memória e as raízes brasileiras, somam-se à festa de pipas para colorir o céu da cidade universitária.


Filme: Rumo
TV Cultura, Distribuição: Dabliú Discos
Brasil, 2005, Documentário, Português, 145 min, Livre
Sexta, 24 de janeiro, às 19h

Depois de 30 anos de sua primeira apresentação ao público, em 1974, e de certo modo realizando o que já estava previsto na canção Release de Luiz Tatit (álbum "Caprichoso"), o grupo RUMO reapareceu em 2004, com a formação completa, para relançar seus seis discos em CDs. Foram dois finais de semana de shows no SESC Pompeia com a presença de Ná Ozzetti, Hélio Ziskind, Paulo Tatit, Akira Ueno, Pedro Mourão, Gal Oppido, Ricardo Breim, Luiz Tatit, Zecarlos Ribeiro e Geraldo Leite. Houve ainda participação especial de Fábio Tagliaferri, Jonas Tatit e Rodrigo Mourão. O acontecimento único foi registrado neste DVD, ao lado de novas gravações que geraram um programa especial da TV Cultura, com depoimentos dos membros do grupo para o jornalista Arthur Nestrovski. O DVD traz clipes históricos concebidos entre 1985 e 1988. Traz, ainda, várias gravações inéditas do RUMO, como um show ao ar livre na praça Benedito Calixto, produzido pelo teatro Lira Paulistana, no aniversário da cidade de São Paulo. Com mais de 30 canções, temos aqui um registro bastante fiel do trabalho desenvolvido pelo RUMO no período de 1974 a 1992.


Oficina: pipamodelismo e encontro de empinadores - festa de pipas no céu da cidade
Sábado, 25 de janeiro, às 15h

Com a presença de Ken Yamazato e equipe, o público poderá aprender um pouco mais sobre a arte de projetar e criar modelos de pipas. Ao fim da oficina, as pipas tomarão o céu da cidade, como um símbolo de liberdade e um presente de aniversário para São Paulo e sua Universidade. Ken Yamazato é apaixonado por pipas/papagaios desde criança e por toda a vida tem se dedicado ao estudo e à arte de projetar e criar modelos das mais variadas cores, tamanhos e formatos. Desde 1991, Ken percorre o Brasil com seu projeto pedagógico. Entrou no o Guinness Book Brasil 98 ao empinar um “trem” de 242 pipas.


Filme: Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista
Direção: Riba de Castro
Brasil, 2013, Documentário, Português, 97 min, Livre
Sábado, 25 de janeiro, às 19h

Sete anos de intensa atividade artística revisitados ao longo de 97 minutos no documentário musical Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista. A tarefa parece difícil, mas o diretor Riba de Castro – um dos sócios do Lira, espaço cultural que agitou a vida da cidade de São Paulo entre os anos de 1979 e 1986 – amarra bem as diversas e divertidas histórias contadas pelos artistas que lá passaram. A lista não é pequena. Luiz Tatit, Ná Ozetti, Fernando Meirelles, Marcelo Tas, Passoca, Roger Moreira, Eduardo Gudin, Wandi Doratiotto, Cida Moreira, Lanny Gordin, Nelson Ayres, Amilson Godoy, Kid Vinil, Vânia Bastos, Tetê Espíndola, Alzira Espíndola, Alice Ruiz, Bia Aydar, Elias Andreato, Paulo LePetit, Hélio Ziskind.


Show: Sampa Midnight - Anelis Assumpção e banda com os convidados Arrigo Barnabé, Kiko Dinucci e Serena Assumpção - projeto Caixa Preta
Retirar ingresso com 1h de antecedência
Sábado, 25 de janeiro, às 21h

Como parte do projeto Caixa Preta, lançado em homenagem a Itamar Assumpção, o show Sampa Midnight traz releitura do disco homônimo de Itamar por sua filha, a cantora Anelis Assumpção com participação de Arrigo Barnabé, cantor e compositor que conviveu e criou com Itamar; Kiko Dinucci, jovem compositor paulista que assume Itamar como referência decisiva em seu trabalho; e Serena Assumpção, filha, cantora e idealizadora do Projeto Caixa Preta. Desde a morte de Itamar Assumpção, em 2003, a família do artista vem divulgando seu legado musical, com ações como o lançamento de Naná Vasconcelos, “Isso vai dar repercussão”, um ano após sua morte – 2004, e o “Livro de Canções e Histórias de Itamar – Porque que eu não pensei nisso antes?” – em 2006.


Show: Anahí – Tetê Espíndola e Alzira E
Retirar ingresso com 1h de antecedência
Domingo, 26 de janeiro, às 17h

Tetê Espíndola e Alzira E comemoram juntas em nova edição do CD Anahí, pelo selo Atração, 15 anos de atuação com o show homônimo, onde apresentam em duetos de vozes, craviola e violão, clássicos como Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo), Sertaneja (Renné Bintencourt) e Garota Solitária (Adelino Moreira), entre outros; as irmãs sul matogrossenses dão o tom da região, com os mais conhecidos temas como: Trem do Pantanal, Chalana, a alegria das polcas Paraguaias, como Galopeira, Mercedita, em releituras que resgatam suas raízes.


Filme: Daquele instante em diante
Direção: Rogério Velloso
Brasil, 2013, Documentário, Português, 110 min, Livre
Domingo, 26 de janeiro, às 19h

Itamar Assumpção foi fonte de inspiração para Rogério Velloso na direção de Daquele instante em diante, que abriu a série de exibições de Iconoclássicos (projeto de documentários sobre artistas brasileiros contemporâneos realizado pelo Itaú Cultural). Para realizar o filme, Rogério Velloso garimpou imagens raras em acervos e arquivos particulares. Durante dois anos mergulhou em um processo intenso de entrevistas e seleção de trechos em mais de 180 horas de gravações.


SERVIÇO:
Para Sampa, Com Afeto - Filme - RumoSexta, 24 de janeiro, às 19h. Oficina - pipamodelismo e encontro de empinadores - festa de pipas no céu da cidade: Sábado, 25 de janeiro, às 15h.Filme - Lira Paulistana e a Vanguarda PaulistaSábado, 25 de janeiro, às 19hShow - Sampa Midnight - Anelis Assumpção e banda com os convidados Arrigo Barnabé, Kiko Dinucci e Serena Assumpção - projeto Caixa PretaSábado, 25 de janeiro, às 21h. Show - Anahí – Tetê Espíndola e Alzira E: Domingo, 26 de janeiro, às 17hFilme - Daquele instante em diante: Domingo, 26 de janeiro, às 19h

Tenda Cultural Ortega y Gasset - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo -Endereço: Rua do Anfiteatro, s/n (Praça do Relógio) - Cidade Universitária, Butantã, São Paulo.Lotação: 565 lugares com projeção no telão exterior. Telefone: 3091-1933 / 3091-1778. Online: prceu.usp.br/tendaculturalortegaygasset.

Pombo Correio Assessoria de Imprensa
Douglas Picchetti - (11) 9 9814-6911
Helô Cintra - (11) 9 9402-8732


Nenhum comentário:

Postar um comentário