Translate

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

L’ Illustre Molière


Após sucesso de público com mais de 20 mil espectadores e ganhador de 03 categorias do Prêmio Shell 2012 (melhor ator – Guilherme Sant’ Anna, figurino – Zé Henrique de Paula e música – Fernanda Maia), o espetáculo L’ Illustre Molière retorna em janeiro para uma curta temporada no Teatro Eva Herz.

A peça, uma comédia musicada ambientada no século XVII, apresenta o cotidiano da companhia teatral capitaneada pelo maior autor de comédia de todos os tempos, Jean Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière, retratando momentos marcantes de sua vida e obra. 

A proposta da encenação baseia-se na metalinguagem teatral, recriando o teatro de Molière dentro do palco do teatro onde se apresenta o espetáculo. Desse modo, pode-se ver a mesa de trabalho do autor ao lado do palco onde suas criações se materializarão, bem como os atores nas coxias preparando-se para dar vida às personagens. É nesse ambiente que se desenrola o drama da vida cotidiana de uma companhia teatral do séc. XVII, com suas dificuldades e conquistas. 

O espetáculo propõe ao espectador uma viagem ao século XVII, com uma ambientação em tons pastéis inspirada na obra de Rembrandt. O cenário recria o palco barroco tradicional com a cena em perspectiva, o procênio iluminado pela ribalta, e o telão ao fundo, adaptado da obra de Sebastiano Cerlio (1475-1557), um dos maiores cenógrafos do período. A iluminação sugere o clima antigo de velas e tochas. Os figurinos de época mostram a roupa básica utilizada pelos atores da trupe de Molière durante os ensaios, complementados com vestimentas e adereços elaborados para caracterizar as personagens vividas nas diferentes peças do autor. O repertório musical, executado ao vivo pelo elenco, é composto por canções vocais populares renascentistas, que fazem um contraponto com a leveza dos diálogos do dramaturgo. 

FICHA TÉCNICA: 

Direção: Sandra Corveloni.
Direção musical: Fernanda Maia.
Preparação corporal: Inês Aranha.
Cenografia e figurino: Zé Henrique de Paula.
Assistente de figurino: Cy Teixeira
Elenco: Guilherme Sant’Anna; Paulo Marcos; Amanda Acosta; Angela Fernandes; Caio Salay; Lara Hassum; Mateus Monteiro.
Illuminador: Nelson Ferreira.
Fotógrafo: Ronaldo Gutierrez.
Assessoria de Imprensa: Fabio Camara
Produção: Corveloni De Simone Produções Artísticas Ltda.
Diretor de produção: Maurizio De Simone.

SERVIÇO: 

LOCAL: Teatro Eva Herz, Avenida Paulista, 2073 - (Conjunto Nacional - 1º Piso) - Bela Vista. 168 lugares.
DATA: 18/01 até 23/02 (Sábado às 21h e Domingo às 19h)
INGRESSOS: R$ 40,00. Dinheiro / Cartões de débito - Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito - Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard
VENDAS PELA INTERNET: www.ingresso.com
BILHETERIA: 14h/21h (terça a sexta); a partir das 14h (sábado e domingo).
INFORMAÇÕES: 3070 4059
DURAÇÃO: 100 minutos
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

CIA D’ALMA:
A Cia D’Alma fundada em 2010 tem como interesse a pesquisa sobre o universo da dramaturgia cômica. Nesses anos de trabalho a companhia dedicou-se ao estudo da obra de Molière. Considerando a comédia como um exercício de inteligência, o autor é perfeito para mostrar que a observação, o pensamento, o riso, a crítica e a conclusão andam atrelados. Ao longo desse processo o grupo envolveu-se cada vez mais com a dramaturgia deste grande artista. Em 2010, a companhia ganhou o edital do SESI-SP para produzir o espetáculo “L’Illustre Molière”, que se apresentou em diversas unidades do SESI-SP e ganhou em 03 categorias do prêmio Shell 2012 (ator, figurino e música). Atualmente a Cia está em cartaz com o espetáculo “O Doente” de Molière, em que também ganhou o edital do Sesi-SP.

SANDRA CORVELONI:
Atriz, diretora e professora. Trabalhou como atriz em vários espetáculos infantis e adultos nos quais também participou como produtora. No Grupo TAPA foi por 10 anos atriz e diretora atuando nas seguintes peças: “Major Bárbara” de Bernard Shaw (2002), “Órfãos de Jânio” de Millôr Fernandes (2001), “Contos de Sedução - Contos de Guy de Maupassant” (2000), “A Serpente” de Nelson Rodrigues (2000), “Ivanov” de Anton Tchéckov (1998), “Moço em Estado de Sítio” de Vianinha (1997-98), “Do Fundo do Lago Escuro” de Domingos de Oliveira (1997),“Rasto Atrás” de Jorge Andrade (1996). No mesmo grupo dirigiu as montagens: “As Viúvas” de Arthur Azevedo (1999-2000) e “O Amargo Siciliano” de Luigi Pirandello (2008). Também atuou em outros espetáculos: ”Side Man” de Warren Leight (2010) - Dir. Zé Henrique de Paulo; “O Livro dos Monstros Guardados” de Rafael Primot (2009) – Dir. Zé Henrique de Paula; “Retorno ao Deserto” de Bernard Marie Kotès (2008) – Dir. Catherine Marnas; “Mistinguett” de Marília Toledo (2005) – Dir. Dagoberto Feliz; “I Racconti sul Vestito Incantato” – (2004) Concepção, Direção e Atuação – Sandra Corveloni (Itália); “O Califa da Rua do Sabão” de Arthur Azevedo (2003) – Dir. Norival Rizzo; “Auto da Paixão e da Alegria” de Luiz Alberto de Abreu (2003) – Dir. De Ednaldo Freire; “Ônibus da História” de Calixto de Inhamuns (1999) – Dir. Edinaldo Freire e Rosi Campos; “Morte e Vida Severina” de João Cabral de Mello Neto (1996) – Dir. Silnei Siqueira; “A Menina e o Vento” de Maria Clara Machado (1996) – Dir. André Garolli; “Beckett in White” de Samuel Beckett (1994-95) – Dir. Mauricio Lencastre; “De frente pro crime” de Paulo Marcos (1993) – Dir. – Paulo Marcos; Memórias de Cristal de Tennessee Willians (1992) – Dir. Pablo Moreira e Roberto Mallet; “As Viúvas do Arthur” de Arthur Azevedo (1991) – Dir. Pablo Moreira; “O Homem e o Cavalo” de Oswald de Andrade (1990) – Dir. Pablo Moreira e Carlos Gardim. Atuou no cinema nos longas: “Flores Ímpares” de Sung Sfai (1992); “Linha de Passe” de Walter Salles e Daniela Thomas (Palma de Ouro no Festival de Cannes; Melhor atriz no Festival de Havana; Prêmio Qualidade Brasil, os melhores de 2008; Premio Veja SP, os destaques de 2008; Premio ACEI - Correspondentes Internacionais); “O Filme dos Espíritos de Michel Dupre (2010); “Onde está a felicidade” de Carlos Alberto Ricelli (2010). Como professora trabalhou nas áreas de interpretação e montagem nas escolas Macunaíma, Celia Helena, Vento Forte, Oficinas do Grupo TAPA, Uniban, TUCA e Instituto Intercultural e Escola Wof Maia. Na TV atuou em Malhação em 2010, O Brado Retumbante e Amor Eterno Amor em 2012. Atualmente está no ar na novela Amor à Vida, todos na Rede Globo.

GUILHERME SANT’ANNA:
Ator profissional desde 1986. Integrante do grupo TAPA onde atuou nos seguintes espetáculos: “A Mandrágora “de Nicolau Maquiavel, 2005-2008 (Prêmio APCA como Melhor Ator); “A Importância de Ser Fiel” de Oscar Wilde, 2002-2004; “Executivos” de Daniel Besse; “Major Bárbara” de George Bernard Shaw, 2002; “Os Órfãos de Jânio” de Millôr Fernandes, 2001; “Navalha na Carne” de Plínio Marcos, 1999- 2000; “Do fundo do lado escuro” de Domingos de Oliveira, 1997; “Rasto Atrás” de Jorge Andrade, 19951996; “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, 1995-1996; “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues, 1994-1999; “Querô“ de Plínio Marcos, 1992-1993; “A Megera Domad” de William Shakespeare, 1991-1993; “Nossa Cidade” de Thornton Wilde, 1990; “Senhor do Porqueiral” de Molière, 1989-1990 (Prêmio APCA como Melhor Ator); “Uma peça por outra” de Jean Tardieu, 1987; “Viúva Porém Honesta” de Nelson Rodrigues, 1987 e “A verdadeira História de Jonas Wenka” de Bertolt Brecht, 1986. Atuou em inúmeras montagens com outros grupos dentre elas: “O Colecionador de Crepúsculos” de Vladimir Capella, 2009-2010 ; “Peter Pan” de James M.Barrie, 2007; “Timão de Atenas” de William Shakespeare, 2006; “Happy End” de Elisabeth Hauptmann e Kurt Weill, 2000. É também professor da Oficina de atores do Grupo Tapa, Oficina de Atores Nilton Travesso, Universidade Anhembi Morumbi e Oficina de Atores Wolf Maia.

AMANDA ACOSTA:
Começou aos 4 anos de idade cantando no Programa Raul Gil. Fez muitos comerciais, cantou em alguns grupos infantis e em 1987 entrou para a turma do Dó-Ré-Mi. Em 1988 ingressou para o famoso grupo Trem da Alegria e alcançou a marca de 5 discos de ouro e 3 de platina, sendo uma das crianças mais importantes da época. Em 1998 interpretou Narizinho no espetáculo No Reino das Águas Claras, baseado na obra de Monteiro Lobato. Ficou em cartaz de 2003 a 2005 com a peça O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, baseada em história de Jorge Amado. Em 2007, viveu a personagem Elisa Doolittlte, em My Fair Lady, ao lado de Daniel Boaventura se tornando uma das mais importantes atrizes do circuito brasileiro de musicais. Em 2009, viveu a personagem Sonia Walsk, no musical Esta é a Nossa Canção, ao lado de Tadeu Aguiar. Em 2010, fez o monólogo “Maternidades” de autoria e direção de André Fusko. Ainda em 2010, participou do espetáculo “O Poeta e as Andorinhas”. Sob a direção de Fred Hanson, participou em 2011 da peça “Baby, o Musical”. Atualmente está no elenco da novela Chiquititas do SBT.

PAULO MARCOS:
Membro do Grupo TAPA desde 1994 participou de mais de 20 montagens do Grupo como ator, diretor e sonoplasta, com destaque para sua atuação em A Mandrágora Major Bárbara. Foi também responsável pela administração e produção executiva dos projetos Panorama do Teatro Brasileiro O TAPA no Arthur. Entre suas direções destacam-se O Tambor e o Anjo (Grupo TAPA) e os espetáculos infanto-juvenis De Malas Prontas (Grupo Barraka), A História da História (Caixa de Imagens) e O Conto da Ilha Desconhecida (Cia. Pé na Porta), premiada no III Festival Nacional de Teatro do Campo Limpo. Foi também premiado no ProAC 2008 da Secretaria de Estado da Cultura com o projeto Contos de Mulheres Sábias. Mestre em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP; Especialista em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi; Ator formado pelo TUCA (Teatro da Universidade Católica) – PUC/SP. Professor de Interpretação e História do Teatro no Curso Superior de Teatro da Universidade Anhembi Morumbi desde 1999, e na Escola de Atores Wolf Maya desde 2008. Diretor musical e compositor de trilhas para o teatro, foi indicado para o prêmio de Melhor Sonoplastia no 5º Festival de Teatro Universitário de Blumenau pelo espetáculo As Viúvas do Arthur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário