Translate

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Artista plástico franco-brasileiro, Augustin de Lassus abre primeira exposição em SP em novembro


Em uma tela, as cores vibrantes e tropicais das praias de Florianópolis estampam as paredes estáveis e ordenadas de antigos castelos europeus. Na complexidade das imagens, padrões tribais e indígenas se entrelaçam sobre palhetas cromáticas tiradas do design contemporâneo. A inspiração está presente na obra do artista plástico franco-brasileiro Augustin de Lassus,que abre sua primeira exposição ao público paulistano no dia 22 de novembro, quinta-feira às 11h em Pinheiros.


Com um trabalho artístico que tem vasta influência, de Henri Matisse e Paul Gauguin a Candido Portinari e Tarsila do Amaral, o jovem Augustin, 28 anos, busca na cultura do surfe e em suas viagens e experiências as referências estéticas para as mais de 20 telas em acrílico e óleo que expõe agora pela primeira vez fora do eixo artístico de Santa Catarina.

Francês radicado no Brasil, Augustin nasceu em Tolouse, sul da França e, ainda pequeno, mudou-se para Florianópolis, onde vive desde então. Desenhista desde pequeno, Lassus desenvolveu-se artisticamente de forma autodidata, adquirindo por meio da prática um estilo próprio e característico, marcado pela sobreposição de formas, por extensos detalhes e cores vibrantes.

Foi da formação em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina que Augustin tirou o embasamento teórico e o refino estético daquilo que há muito exercia naturalmente. Estudou os clássicos da pintura tradicional, os ideogramas de povos antigos e as particularidades artísticas de celtas e egípcios. Articulou estes conceitos com as referências cromáticas, conceituais e ideais dos suportes digitais, da moda e do design contemporâneo.

As constantes viagens do artista a países europeus e visitas à família na França, bem como suas vivências por diversas localidades e regiões como País Basco, Maui, no Havaí, e Biarritz, na França, também contribuíram para o estilo de suas obras. “Todo tipo de influência externa se permeia na mente e nas emoções do artista e mais do que uma dicotomia entre Brasil e França, acho que a influência visual vem da contraposição entre América do Sul e Europa, do sangue frio europeu e do temperamento latino”, comenta Augustin.

Nesta contraposição e em suas experiências, o artista encontra também a temática de sua obra, como a representação dos castelos europeus e dos litorais tropicais e da cultura do surfe. “Dos elementos arquitetônicos antigos, sempre admirei os castelos, os templos e as pirâmides, e mais tarde percebi que este tipo de respeito está no inconsciente coletivo”, afirma Lassus.
“Todos que tiveram algum passado na Europa, Ásia, Oriente Médio e África, de certa forma, já estiveram intimamente ligados a algum castelo ou fortaleza, talvez por serem referências de segurança, de autoridade, de poder.”

America, de Augustin de Lassus
Para Lygia Helena Roussenq Neves, administradora do Museu de Arte de Santa Catarina e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, as pinturas de Augustin “revelam o trabalho de um jovem artista em processo de amadurecimento e provocam sensações óticas que despertam memórias sensitivas”.
O artista se apropria de todas essas referências para formular, por meio de um trabalho figurativo, um panorama naturalista de escapismo onírico e, ao mesmo tempo, de crítica à urbanização desenfreada e ao abuso do meio ambiente. “São problemas mundiais: poluição, superpopulação e criminalidade, entre outros. Não fui eu quem inventou esta preocupação, mas cresci com essas questões em mente e isto aparece em alguns quadros meus”, afirma Lassus.

Augustin estreou no segundo semestre de 2009, com a abertura de sua primeira exposição, em que apresentava ao público o fruto de cinco anos de trabalho. Desde então, tem participado de atividades colaborativas dos ciclos artísticos locais, fora do eixo de arte tradicional.

Abriu, em 2010, as exposições Dois Mundos, no Shopping Iguatemi Florianópolis eGrito das Cores, no Floripa Shopping, além de ter participado da Mostra de Arte Colaborativa, ao lado de nomes fortes da região e da exposição Arte Para Todos, promovida pelo canal de arte colaborativa donc!. Realizou, também, trabalhos de ilustração para os arquitetos Toniolo & Trejes, no ambiente da brinquedoteca da Casa Cor Santa Catarina e desenhou estampas para a grife Empty Clo.

Neste ano, o artista foi convidado a criar duas obras para a Cow Parade Florianópolis, evento idealizado pelo estúdio Labbo. Augustin pintou a “vaca açoriana”, baseado na cultura local de Florianópolis e a “Uvaca”, representando a vinicultura da serra catarinense. Teve algumas de suas obras leiloadas em Paris e pelo projeto colaborativo Tainhas na Rede, de Florianópolis, que arrecada fundos para manutenção de instituições filantrópicas.

Serviço:

EXPOSIÇÃO AUGUSTIN DE LASSUS  A partir de 22 de novembro, quinta-feira, às 11h. Horário: de segunda a sexta, das 11h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. Até 18 de dezembro de 2012. GRÁTIS.

Ficha Técnica:
Proposição e desenvolvimento: Agência A. Artista: Augustin de Lassus. Assistente artista: Stephanie Ghisio. Produção geral: Caetana Britto. Projeto expográfico e Produção executiva: Helena Kuma. Projeto gráfico: Yves Ribeiro, filho. Fotografia: Jared Windmuller. Agradecimento: Lygia Helena Roussenq Neves.

Local:
Rua Mateus Grou, 629 - Pinheiros - 05415-050.
Estacionamento (pago) Rua Cardeal Arcoverde, 1626

ARTEPLURAL - Fernanda Teixeira
(11) 3885-3671 / 9948-5355
fernanda@artepluralweb.com.br

Adriana Balsanelli
(11) 9245-4138
adriana@artepluralweb.com.br

Douglas Picchetti
(11) 9814-6911
douglas@artepluralweb.com.br
Facebook – Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário