Translate

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Andrea Ferrer volta ao Rio trazendo sua MPB com sotaque baiano, dia 20, no Solar de Botafogo


Desde 2010 sem se apresentar em palcos cariocas, cantora apresenta composições autorais e releituras que vão de Chico Buarque a Villa-Lobos

 

Dona de uma voz singular e uma das grandes revelações da música brasileira popular e contemporânea, a cantora baiana Andrea Ferrer volta aos palcos do Rio de Janeiro, após dois anos e meio morando em Salvador, tocando em casas de shows baianas. Desta vez, a artista prepara uma apresentação digna de reestréia no Solar de Botafogo, dia 20, terça-feira, às 21:30h, sob o arranjo do maestro João Carlos Coutinho, também pianista e acordeonista do grupo, acompanhada ainda por César Machado (bateria), Adriano Giffoni (baixo) e Felipe Poli (violão/guitarra). No repertório, composições autorais e releituras de seu recente e segundo disco, o homônimo “Andrea Ferrer”. Crescida embalada por óperas italianas (cantadas pelo pai tenor) e clássicos da MPB (na voz da mãe), flertando com o pop (mas sem abrir mão da sofisticação e das boas referências), a cantora reserva para este show, um repertório que passeia de Villa-Lobos a Lobão, dialogando com estéticas distintas também nas composições autorais.

No repertório do show, músicas presentes no seu ultimo CD, o recente “Andrea Ferrer”, produzido pela própria cantora junto com Beto Benjamin e Luca Maciel, e um retrato de uma verdadeira pluralidade musical da artista baiana. No disco, o rock acabou por dar o tom de “Marina dos Mares”, parceria de Carlinhos Brown com Géo Benjamin, em homenagem ao mundo marítimo de Dorival Caymmi. “Ai, Ai, Ai, Ai, Ai”, sucesso de Ivan Lins e Vitor Martins, também se destaca dentre as releituras, ao lado de um clássico de Edu Lobo e Ruy Guerra, “Reza”, que vira um samba elétrico, com muita personalidade. As melodias folk de Lobão ganham versão jazz-funk em “Chorando no Campo”, e sobra também para Chico Buarque, cuja canção “Vida” ganha um formato meio tango, meio pop. Na fronteira com a erudição, em “Melodia Sentimental” (parceria com Dora Vasconcelos), Villa-Lobos renasce com o piano de João Carlos Coutinho, os teclados de João, Fernando Merlino e Luca Maciel, e – em participação especialíssima – o cello de Lui Coimbra. Dentre as autorais, o leque de canções de Andrea em parceria com Luca Maciel se destaca  sempre entre o pop, o samba, o rock e o folk, como em “Poder Insano”, com participações do cello de Lui Coimbra e dos vocalises de Dorit Luiza Grosman. O romantismo é a marca em “Pertinho” ( em suas palavras, uma canção sobre o “encontro homem-mulher”) e “O Que Ficou”, relatando os reversos do amor (“pra você me dei / doei / doeu demais”). As autorais se completam ainda com “Nas Nuvens” e “Quem é Você”.

Na carreira de Andrea Ferrer, que se divide também com o teatro e a televisão (gravou comerciais, participou de novelas, aprofundou-se nos estudos cênicos), uma série de shows reverberou seu nome para diferentes cantos do país, especialmente através da tournée “Caetaneando”, cantando e recitando letras de Caetano. No Rio, apresentou-se no Mistura Fina, Mika’s,  Merci Piano Bar, Vinícius, Bastidores, Casa Julieta de Serpa, Teatro Café Pequeno e os teatros do SESC. Curitiba, Florianópolis, Brasília e Salvador também receberam a cantora com sucesso de público. Lançou seu CD de estréia “Séculos” em 2003, fruto de uma parceria com o baixista e produtor musical Luca Maciel, e já gravou dois videoclipes: “Marina dos Mares”, de Carlinhos Brown, e “Pertinho”, também uma parceria com o então produtor Maciel.


SERVIÇO: Show Andrea Ferrer no Solar de Botafogo
20/11 – terça-feira – às 21:30h
End: Rua General Polidoro, 180 - Botafogo
Informações: 21-25435411
Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20,00 (meia)

video: http://www.youtube.com/watch?v=-jRNra9LEuM&feature=youtube_gdata_player

Nenhum comentário:

Postar um comentário