Translate

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Club Noir apresenta Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea com 8 peças inéditas de novos autores brasileiros

foto: Bob Sousa


Roberto Alvim encena simultaneamente as primeiras peças da história do teatro (as tragédias do projeto 
PEEP CLASSIC ÉSQUILO) e as mais recentes escritas até o momento (da Mostra de Dramaturgia Contemporânea) em dois projetos no Club Noir


Formado por espetáculos inéditos da nova geração de autores, a Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea apresenta peças de julho de 2012 a abril de 2013 no Club Noir, trazendo a público 8 espetáculos inéditos escritos entre 2009 e 2011 por novos autores. Os textos foram selecionados pelo diretor e dramaturgo Roberto Alvim entre centenas de obras recebidas de diversos Estados do Brasil.

O projeto abre com Hieronymus nas Masmorras dia 17 de julho, terça-feira, às 21 horas.  Texto de Luiz Felipe Leprevost, direção de Roberto Alvim, reúne os atores Juliana GaldinoRenato Forner e Ricardo Grasson. Na mesma noite será lançado livro com textos das duas primeiras peças e a obraDramáticas do Transumano, de Roberto Alvim. Cada obra ficará em cartaz por um mês, de terça a quinta-feira, sempre às 21h, no Club Noir (Rua Augusta, 331 - Consolação).

O livro Dramáticas do Transumano (Ed. 7 Letras), de Roberto Alvim, traça um mapeamento dessa produção dramatúrgica atual. Todos os textos também serão publicados. Cada livro contém 2 peças e serão lançados a cada dois meses.

Assim, até o final do ano, o Club Noir terá em cartaz, simultaneamente, as primeiras peças da história do teatro - as tragédias de Ésquilo, que estão sendo encenadas no projeto PEEP CLASSIC ÉSQUILO de sexta a domingo - e as mais recentes escritas até o momento.

O projeto prossegue com as estreias mensais dos outros textos (Em) Branco, de Patrícia Kamis (de 14 de agosto a 6 de setembro); Aqui, de Martina Sohn Fischer (de 11 de setembro a 4 de outubro); Happycinio, de Angélica Kauffmann (de 9 de outubro a 1º de novembro); Procurado, de Diego Fortes (de 13 de novembro a 6 de dezembro); Fatia de Guerra, de Andrew Knoll (de 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013); Agro Negócio, de Marco Catalão (de 12 de fevereiro a 7 de marçoGrimorium, de Alexandre França (de 12 de março a 4 de abril). Ver sinopses na programação completa.

O diretor destaca que a mostra “compõe um panorama riquíssimo da nova produção autoral em nosso país, com sua notável variação de interesses temáticos e estratégias inovadoras de construção, que colocam a dramaturgia nacional em um lugar de ponta na criação de novos sistemas dramatúrgicos na contemporaneidade”.

Por Roberto Alvim“Buscamos reunir neste projeto autores inéditos e oriundos de diversos Estados do Brasil para produzir uma MOSTRA BRASILEIRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA, através de textos que se inscrevem no campo da Arte: configuram um contra-fluxo às estratégias de construção da cultura de massa. São oito textos que salvaguardam o teatro como um espaço para a ampliação da experiência humana, através da invenção de sistemas formais complexos que nos conduzem por veredas estéticas desconhecidas. Constituem-se como escrituras que nos confrontam, de diferentes e imprevisíveis maneiras, com a reinvenção absoluta do mundo e do ser humano.

Recusando estereótipos, negando a imagem-padrão acerca da condição humana com que somos bombardeados diariamente, os oito dramaturgos aqui reunidos encetam tentativas de instaurar campos de invenção radical que apontam para outras possibilidades de compreendermos e experienciarmos o tempo, o espaço, a vida.

A única arma de que fazem uso é a linguagem – é através de insuspeitadas manipulações das palavras que criam fissuras, interstícios nos discursos padronizados, abrindo e habitando regiões desconhecidas da experiência humana. Estas obras forçam os limites estabelecidos do teatro em direções insuspeitadas, ressignificando a atuação e a encenação na medida em que ressignificam nossa ideia acerca do que seja a humanidade.

O que estas peças (poéticas e múltiplas de significados) afirmam, em sua diferença em relação a todos os territórios estéticos reconhecíveis, é a necessidade imperiosa de conquistarmos uma visão de mundo singular, descolada das formas hegemônicas – visões críticas e reflexivas, poéticas e transfiguradoras do senso-comum. As obras são alteridades radicais – não espelham o mundo, mas criam outros/novos mundos, habitados por outras/novas formas de vida.

Juntas, estas oito peças inéditas configuram um mapa impressionante de visões singulares e possibilidades inaugurais para a dramaturgia produzida em nossos dias. Agem como um Norte, problematizando (com coragem e propriedade) todos os esteios do drama tradicional, sugerindo caminhos e desdobramentos para as perguntas mais urgentes de nosso teatro – e, inevitavelmente, de nossa complexa vida contemporânea.

Tenho a certeza de que será imensa a contribuição que esta MOSTRA do trabalho de oito novos autores (a serem apresentados pela primeira vez ao público neste projeto) dará para o fomento da produção da dramaturgia nacional, para a descoberta e invenção de novas experiências estéticas que ampliem a criação cênica para além de convencionalismos, assim como para o debate e produção de pensamento de ponta nas Artes Cênicas brasileiras.

O meu livro, DRAMÁTICAS DO TRANSUMANO, a ser publicado pela Editora 7 LETRAS e lançado na estreia do projeto (juntamente com os 8 textos a serem encenados), procura conceituar esta nova produção dramatúrgica, em seu impulso pela reinvenção do homem e pela instauração do teatro como alteridade radical em relação ao nosso mundo.”

Programação Completa – MOSTRA BRASILEIRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

HIERONYMUS NAS MASMORRAS – de 17 de julho a 9 de agosto
Texto: Luiz Felipe Leprevost. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Renato Forner e Ricardo Grasson. Iluminação e Cenografia: Roberto Alvim. Figurinos: Juliana Galdino. Adereços: Juliana Fernandes. Trilha Sonora Original: Felipe Ribeiro.

SINOPSE - Uma saga épica, passada em um mundo inteiramente inventado, no qual a luta entre formas híbridas de vida cria a possibilidade do surgimento de  outra civilização.

(EM) BRANCO - de 14 de agosto a 6 de setembro
Texto: Patrícia Kamis. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Frann Ferrareto, José Geraldo Jr. e Fernando Gimenes.

SINOPSE A criação de uma obra de arte e um assassinato tem algo em comum? Em uma atmosfera misteriosa, pistas se sobrepõe, em um labirinto no qual criminosos e vítimas se confundem. Em deslocamentos permanentes de tempo, espaço e sujeito, a peça promove uma imersão nas forças inconscientes e incontroláveis que perpassam um ato transformador.

AQUI - de 11 de setembro a 4 de outubro
Texto: Martina Sohn Fischer. Direção: Juliana Galdino. Elenco: Gabriela Ramos, Fernando Gimenes, Ricardo Grasson, Bruno Ribeiro, José Geraldo Jr., Renato Forner, Paula Spinelli e Juliana Galdino.

Sinopse: A peça instaura um outro mundo, habitado por outras formas de vida, não-humanas. A proposição de uma nova mitologia, de novos arquétipos, através de uma obra que se desenvolve como um estranho conto-de-fadas.

HAPPYCINIO - de 9 de outubro a 1º de novembro

Texto: Angélica Kauffmann. Direção: Juliana Galdino. Elenco: Anapaula Csernik, Ricardo Grasson, Marcelo Rorato e Bruno Ribeiro.


Sinopse: A contemporaneidade vista como um pesadelo, no qual a alegria se coloca como uma terrível obrigação. O mundo como uma orgia permanente, na qual todas as ações flutuam sem gravidade. Uma festa da qual não conseguimos sair, assombrados por um inimigo que, suspeitamos, nos espera atrás da porta.


PROCURADO - 13 de novembro a 6 de dezembro

Texto: Diego Fortes. Direção: Juliana Galdino. Elenco: José Geraldo Jr., Fernando Gimenes, Jackeline Stefanski, Renato Forner, Bruno Ribeiro, Marcelo Rorato e Ricardo Grasson

 

Sinopse: Explorando de modo transfigurador o universo dos westerns, no qual a morte e a violência estão sempre à espreita, a peça se estrutura em torno de um cowboy fora-da-lei que aterroriza e fascina uma pequena cidade localizada no deserto.  


FATIA DE GUERRA - de 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013

Texto: Andrew Knoll. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Paula Spinelli, Fernando Gimenes, Renato Forner e Jackeline Stefanski.

 

Sinopse: O mundo visto pelos olhos de um cão doente, prestes a ser sacrificado por seu dono. Em meio a um cenário de guerra, diversas guerras íntimas são travadas, em uma peça que se instaura em deslocamentos entre pontos-de-vista insuspeitados: a visão do cão, a visão da paisagem, a visão de uma arma. 


AGRO NEGÓCIO - de 12 de fevereiro a 7 de março
Texto: Marco Catalão. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Paula Spinelli, Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Marcelo Rorato e José Geraldo Jr.

Sinopse: Um assassinato é cometido em uma plantação de cana-de-açúcar: o proprietário é morto. Mas sua cabeça, decepada, continua a falar. A peça entrecruza, poeticamente, uma série de discursos - de políticos, repórteres, policiais, bóias-frias e latifundiários -  acerca do agro-negócio no Brasil.

Grimorium- de 12 de março a 4 de abril
Texto: Alexandre França. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Fernando Gimenes, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos, Jackeline Stefanski, Bruno Ribeiro e José Geraldo Jr.

Sinopse: Qual é o limite que separa aquele que cria daquilo que é criado? A peça remete ao gêneses bíblico: um homem e uma mulher inventam, como deuses, uma nova criatura, que vai habitar e povoar um novo mundo. Mas a criatura, uma vez invocada, passa a habitar os corpos daqueles que a criaram, transformando-os completamente.

CLUB NOIR – Rua Augusta, 331 – Consolação – Telefone - 3255-8448 / 3257-8129. Ingresso: gratuito (senhas distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo). Duração: 40 minutos. Temporada: terças, quartas e quintas às 21h. Produção Executiva: Danielle Cabral. Assessoria de Imprensa: Arteplural. Realização: CLUB NOIR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário