Translate

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Onagra Claudique estreia seuindie-folk melancólico no SESC Pompeia


foto:  Vitor Mortara


Prata da Casa, projeto criado para apontar novos nomes e tendências da música brasileira, apresenta a sutileza bucólica do indie pop do grupo paulistano Onagra Claudique, em apresentação no SESC Pompeia

A Hora e Vez de Onagra Claudique é o nome oportuno do primeiro EP do grupo paulistano Onagra Claudique, toca no dia 9 de outubro, terça-feira, às 21h, na Choperia do SESC Pompeia. A apresentação é a segunda atração de outubro do Prata da Casa, projeto criado para apontar os novos talentos e tendências da cena musical brasileira. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com 1h de antecedência.

O show conta com a participação especial de Mauro Motoki, guitarrista da banda Ludov e produtor do EP e dos músicos Renato Spinosa (voz e piano), Tiago Bertolin (contrabaixo) e Ladislau Kardos (bateria). Na apresentação – a primeira do grupo –, estão todas as faixas do EP de estreia, A Hora e Vez de Onagra Claudique,lançado em abril deste ano, e novas composições queintegrarão o novo disco do grupo, além de covers de Simon & Garfunkel e Belle & Sebastian. A formação em artes cênicas dos integrantes colabora na montagem do show, preparado com elementos cenográficos, baseados na arte de capa do disco.

A sonoridade do grupo transita entre o indie-pop contemporâneo, o folk rock inglês e norte-americano, e a MPB derivada de um clima campestre e pastoril em uma introspecção tímida e melancólica de violões modernos. O resultado é uma identidade própria, que bebe tanto da fonte estrangeira dos FleetFoxes, BonIver e Kings ofConvenience quanto nos instrumentais da MPB do Clube da Esquina e de Lô Borges.

 

A banda liderada pela dupla Roger Valença e Diego Scalada (nos violões e vozes) se formou a partir da amizade e das suas experiências adolescentes. O primeiro encontro da dupla se deu em um festival de bandas do interior, em que os jovens se apresentariam com Garoto Amargo e Praga de Mãe, suas respectivas bandas de punk rock. Ambos finalizaram o festival em último lugar e selaram, a partir daí, o início de sua amizade.

Mais tarde, Diego se mudou para a capital de São Paulo para cursar Letras na USP (Universidade de São Paulo), enquanto Roger se mudava para o Paraná, para cursar Artes Cênicas. Da distância, vieram as correspondências via email, e dessas correspondências, vieram as músicas. Musicando uma das “cartas” trocadas entre a dupla, Roger deu início ao que viria a ser o Onagra Claudique.

A partir dessa dinâmica, o grupo passou a trocar materiais musicais periodicamente, até que Roger se mudou para São Paulo para trabalhar com teatro e viabilizou os ensaios regulares e gravações da Onagra Claudique.

Com uma demo gravada e graças ao intermédio de um amigo em comum, a dupla apresentou sua sonoridade a Mauro Motoki,guitarrista da banda paulistana Ludov e ao sócio de seu estúdio, Fábio Pinczovski, que produziram o EP e se envolveram com o projeto, tocando em algumas gravações.

O projeto então passou pelas mãos de Steve Fallone, em Nova Iorque, produtor musical responsável por discos de Simon and Garfunkel, FleetFoxes e Bon Iver – notáveis influências dos paulistanos.

Sob a curadoria do crítico musical Alexandre Matias, responsável por selecionar os participantes em parceria com a equipe de programação do SESC Pompeia, oPrata da Casa tem a proposta de revelar novos talentos. Para isso, oferece condições profissionais (é um dos palcos mais disputados de São Paulo, equipado com som e iluminação) para artistas e bandas iniciantes que estão trabalhando o primeiro CD/DVD ou que ainda não lançaram discos. Trata-se de uma base de lançamento musical ao vivo e uma oportunidade de conhecer em primeira mão a nova safra da música brasileira.

Para roteiro:

PRATA DA CASA – Dia 9 de outubro – ONAGRA CLAUDIQUE (SP) – Músicos – Roger Valença (voz e violão), Diego Scalada (voz e violão), Renato Spinosa (voz e piano), Tiago Bertolin (contrabaixo), Ladislau Kardos (bateria). Terça-feira, às 21 horas, na Choperia do SESC Pompeia. Curadoria– Alexandre MatiasCapacidade – 800 lugaresCensura – Não recomendado para menores de 12 anos.Ingressos – Grátis. Retirar os ingressos na bilheteria com 1h de antecedência.Duração – 90 minutos.


Dia 16 de outubro – ME & THE PLANT (RJ) – Músicos – Vitor Patalano (voz, guitarra e violão), Rocco Bid (bateria), Beto Montag (vibrafone), Rodrigo Fonseca (baixo), Arthur Joly (programação e efeitos), Missionário José (teclado).


Dia 23 de outubro – TIBERIO AZUL (PE) – Músicos – Tibério Azul (voz e violão), Yuri Queiroga (guitarra), Márcio Silva (bateria) e Areia (baixo acústico).


Dia 30 de outubro – ICONILI (MG) – Músicos – André Orandi (órgão e sax), Henrique Staino (sax tenor), Lucas Freitas (sax barítono), Victor Magalhães (trompete e baixo), Rafael Orlandi Mandacaru (guitarra e theremin), Gustaco Cunha (guitarra), William Rosa (baixo), Wesley Cançado (bateria), Pedro de Filippis (percussões), Rafa Nunes (percussões), Nara Torres (percussões).


SESC POMPEIA – Rua Clélia, 93. Telefone – 3871-7700. Acesso para deficientes físicos. Não temos estacionamento. Funcionamento da bilheteria do SESC Pompeia – de terça a sábado, das 9h às 21h e aos domingos, das 9h às 19h. Aceitam-se cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners Club International e American Express) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro, Redeshop e Cheque Eletrônico). Para informações sobre outras programações, ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br

SESC Pompeia – Rua Clélia, 93
Telefone para informações: (11) 3871-7700
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal 
www.sescsp.org.br.

Horário de funcionamento da Bilheteria – De terça a sábado das 9 às 21 horas e domingos e feriados das 9 às 19 horas (ingressos à venda em todas as unidades doSESC).

Formas de pagamento - Cheque, cartões de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club International) e débito (Visa Electron, Mastercard Electronic, Maestro e Redeshop).

Assessoria de Imprensa - SESC POMPEIA:

Roberta DellaNoce
(11) 3871-7740roberta@pompeia.sescsp.org.br

Marina Pereira(11) 3871-7776mclaudia@pompeia.sescsp.org.br

ARTEPLURAL – Assessoria de imprensa Fernanda Teixeira - 11. 3885-3671/ 9948-5355
Adriana Balsanelli – (11) 9245-4138
Douglas Picchetti – (11) 9814-6911
Renato Fernandes – (11) 7286-6703
Facebook – Arteplural

Nenhum comentário:

Postar um comentário