Translate

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


“Há um lugar no coração do mundo, que o mundo esqueceu”
Tony Kushner


Nova montagem do Núcleo Experimental convida público para uma     
                                     viagem a Cabul, no Afeganistão
Foto Ronaldo Gutierrez

Livremente adaptado da obra de Tony Kushner, o novo espetáculo do Núcleo Experimental aproxima a cena do público, que é convidado a entrar em cidade afegã. Espetáculo é uma revisão de Casa / Cabul, montado no ano passado pelo grupo, agora, com concepção renovada. Direção e adaptação de Zé Henrique de Paula e direção musical de Fernanda Maia, peça tem música ao vivo, cantada e tocada pelo elenco de 12 atores


Depois de montar em 2011 o texto integral de Homebody / Kabul (encenado aqui no ano passado, com o nome de Casa / Cabul), de Tony Kushner, o Núcleo Experimental se volta agora a uma revisão da peça escrita pelo norte-americano. No Coração do Mundo estreia dia 16 de outubro, terça-feira, às 21 horas no Teatro do Núcleo Experimental para temporada gratuita até 13 de dezembro.

Com direção de Zé Henrique de Pauladireção musical de Fernanda Maia, cenário e figurino do próprio diretor e preparação de atores de Inês Aranha, a peça tem interpretação de 12 atoresNo palco, Chris Couto vive a personagem principal (Sra. Ceiling), acompanhada por Tony Giusti, Renata Calmon, Herbert Bianchi, Nábia Vilela, Eric Lenate, Alexandre Meirelles, Thiago Ledier, Marcelo Villas Boas e Thiago Carreira, Laerte Késsimos e Felipe Ramos.

Enquanto lê seu guia de viagem sobre o exótico e misterioso Afeganistão, a Sra. Ceiling (Chris Couto) conduz uma jornada de aceitação do desconhecido e de suas diferenças. Com a personagem, o público viaja para Cabul, a cidade no coração do mundo, que está devastada e, há tantas décadas, sofre com a guerra e suas consequências. 

Apesar de se tratar de um tema político, No Coração do Mundo traz uma abordagem poética a partir das relações humanas, com música, que já é uma marca das montagens do Núcleo Experimental. Na peça, os doze atores tocam e cantam ao vivo as versões que Fernanda Maia criou para canções imortalizadas por Frank Sinatra, somente com voz e percussão.

Com concepção renovada, o diretor Zé Henrique de Paula conta que “a montagem está mais focada na jornada em busca de uma identidade universal do que em questões geopolíticas”.

Durante a apresentação, o público é convidado a visitar Cabul com a personagem protagonista. Em cena, a porta da casa de Sra Ceiling se abre para a cidade afegã e o público dividi-se em duas plateias, uma de cada lado do teatro, quase dentro da cena. Essa proximidade é reforçada com pães e chás afegãos, que serão servidos durante a peça.

“Com uma proposta de experiência sensorial, o espetáculo se aproxima muito mais da versão que o Núcleo Experimental encenou de As Troianas, de Eurípides, do que da própria montagem de Casa/Cabul”, conta o diretor.

“Está sendo ótimo criar no espaço cênico do Teatro do Núcleo Experimental – nova sede do grupo. Isso fez com que a nossa concepção do espetáculo, junto com os novos atores e o texto completamente adaptado, se renovasse por completo”, conclui Zé Henrique sobre a nova montagem.

Na nova sede do grupo, localizada na Rua Barra Funda, já passaram As Troianas – Vozes de Guerra, BichadoMormaço Senhora dos Afogados. Ainda neste ano, deve entrar em cartaz Canções de Amor em Rosa, dirigido por Fernanda Maia, o musical infantil que estreia programação para as crianças.

ELENCO

Sra. Ceiling – Chris Couto
Milton Ceiling – Tony Giusti
Priscilla Ceiling – Renata Calmon
Quango Twistleton – Herbert Bianchi
Mahala – Nábia Vilela
Khwaja – Eric Lenate
Mulá Durrani – Alexandre Meirelles
Zai Garshi – Thiago Ledier
Dr. Qari Shah – Marcelo Villas Boas
Coro de afegãos – Thiago Carreira, Laerte Késsimos e Felipe Ramos

FICHA TÉCNICA

Tradução, adaptação e direção: Zé Henrique de Paula. Direção musical e preparação vocal: Fernanda Maia. Preparação de atores: Inês Aranha. Assistência de direção: Thiago Ledier. Cenografia e figurinos: Zé Henrique de Paula. Assistência de cenografia: Laura Souza. Assistência de figurinos: Cy Teixeira. Iluminação: Fran Barros. Assessoria em História e Costumes Afegãos: Adriana Carranca. Assessoria em Dari e Pashtun: Sayed Mustafá. Direção de produção: Sergio Mastropasqua. Produção executiva: Claudia Miranda. Assistência de produção: Lara Hassum. Projeto gráfico: Laerte Késsimos. Assessoria de Imprensa: Arteplural - Fernanda Teixeira. Fotos: Ronaldo Gutierrez.

SERVIÇO:
No Coração do Mundo estreia dia 16 de outubro, terça-feira, no Teatro do Núcleo Experimental, às 21 horas na Rua Barra Funda, 637. Temporadagratuita: às terças, quartas e quintas-feiras, às 21 horas. Capacidade: 40 lugares. Duração: 100 minutos. Censura: 16 anos. Telefone: 3259-0898. Até 13 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário