Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fofos Encenam dão workshop sobre seu processo criativo

                                                                        foto Ary Brandi

O grupo Os Fofos Encenam vai abrir seu processo criativo, mostrando exercícios de preparação para a montagem de um espetáculo de teatro. O workshop acontece na quinta-feira dia 30 de agostoàs 19h30, no projeto Dramaturgias Urgentes do Centro Cultural Banco do BrasilA direção é de Newton Moreno, diretor do grupo, que, atualmente, também dirige Lilia Cabral em Maria do Caritó. Newton Moreno abre a noite, falando da trajetória dos Fofos, enquanto o ator Fernando Neves aplica a dinâmica. No palco, estão, entre outros, Edu Reyes, Carol Badra e José Roberto Jardim, atores dos Fofos. 

 
Lançamento do segundo módulo - Evento do projeto Dramaturgias Urgentes
Entre 25 de agosto e 4 de setembro – Inscrições do Concurso de peças
Dia 23 de agosto – quinta-feira - 19h30, no CCBB - Exposição sobre o tema com Delia Catullo Goldfarb
Dia 30 de agosto, quinta-feira - 19h30, no CCBB - Workshop sobre Processos Criativos
Com Newton Moreno, Fernando Neves e Cia. Os Fofos Encenam
Dias 20 e 27 de setembro, quinta-feira - 19h30, no CCBB, leitura de 3 textos por noite, com Cia. Os Fofos Encenam (direção:Newton Moreno e José Roberto Jardim, Fernando Neves)
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca
______________________________________________________________________________
Ministério da Cultura e CCBB apresentam
DRAMATURGIAS URGENTES - 2º módulo
Nova etapa do projeto de peças curtas
é sobre envelhecimento da população e
conta com cia teatral Os Fofos Encenam

O Dramaturgias Urgentes reúne Concurso de Dramaturgia, Encontros com Pensadores/Especialistas, Workshops com Grupos de Teatro e Leituras Dramáticas dos textos selecionados. Com temas palpitantes, textos curtos e rapidez no envio, projeto tem objetivo de estimular a escrita de peças de teatro de autores brasileiros voltadas à realidade nacional

Para o segundo módulo do projeto Dramaturgias Urgentes do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - aberto ao público em geral, gratuito e de âmbito nacional -, os interessados em participar do concurso devem enviar seus textos teatrais agora sobre o tema Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?, entre 25 de agosto e 4 de setembro. As peças devem ser curtas, de 20 minutos (de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço).

O grupo de teatro convidado para as leituras dramáticas dos textos selecionados e o encontro sobre processos de trabalho com a plateia é a Cia Os Fofos Encenam. Os pareceristas que analisarão as peças nessa nova etapa sãoLucienne Guedes e Samir Yazbek. Junto com Alessandro Toller, cada um lerá 10 textos e juntos selecionarão os 6 melhores. Depois, os textos ficam disponíveis no site www.dramaturgiasurgentes.com.br.

Assim como a primeira etapa (que abordou A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes), este novo módulo contemplará 4 encontros. Com foco no tema proposto, a palestra desta vez acontece dia 23 de agosto, às 19h30, comDelia Catullo Goldfarb, psicóloga e psicanalista com mestrado pela PUC-SP e doutorado em psicologia pela USP-SP, além de especialização em Gerontologia.

workshop de processos criativos é dia 30 de agosto, às 19h30, com Newton MorenoFernando Neves e Cia Os Fofos Encenam. As leituras dramáticas dos seis textos selecionados são dias 20 e 27 de setembro, quintas-feiras, às 19h30, com Newton Moreno e José Roberto Jardim (dia 20) e Fernando Neves (dia 27). Todas as atividades acontecem no CCBB de São Paulo.

Serão emitidos certificados de participação no projeto às pessoas que participarem dos 4 encontros presenciais (especialista, workshop e 2 leituras), a partir do segundo módulo.

Das 95 peças curtas recebidas no primeiro módulo do Dramaturgias Urgentes, 83 vieram da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), cinco do Sul (Rio Grande do Sul e Paraná), quatro do Centro Oeste (Distrito Federal), duas do Nordeste (Bahia e Pernambuco) e uma do Norte (Amapá). Foram selecionadas as seguintes seis: A Visita (Joca Monteiro, Macapá/ AP), Os Inesteriotipáveis (James Hermínio, São Paulo/ SP), Pagando pra se Aborrecer (Paula Prange, Rio de Janeiro/ RJ), Produtos Perecíveis (Flavio Goldman, Rio de Janeiro/ RJ), Resíduo Submergente (Mariana de Menezes, São Paulo/ SP) e Sucesso com C (Raphael Scire, São Paulo/ SP).

Com curadoria de Marici Salomão, o programa propõe um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro. Ao longo do projeto, 130 textos de teatro receberão os pareceres técnicos, auxiliando a formação profissional dos participantes.
Com o Dramaturgias Urgentes, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil segue com a proposta de trabalhar com fomento da dramaturgia e formação de público para teatro, explorando sua potencialidade para debater temas contemporâneos. Iniciado em junho de 2012, o Dramaturgias Urgentes tem a característica de ser dinâmico.

Entre os objetivos do Dramaturgias Urgentes está refletir sobre os problemas e as questões urgentes da sociedade brasileira e do mundo atual por meio da arte. Também estão entre os objetivos: divulgar a dramaturgia brasileira de autores jovens e veteranos; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros.

Classificação indicativa: A participação no concurso é para maiores de 18 anos. A participação dos encontros com especialistas é livre. A participação dos encontros com atores é livre. As leituras dramáticas: a definir. Todas as atividades serão gratuitas.
De acordo com a curadora Marici Salomão, “é uma novidade, para um concurso de dramaturgia, oferecer ao autor brasileiro, de qualquer região do País, um parecer técnico sobre o que escreveu. É um grande diferencial. Aliás, este projeto tem alguns diferenciais: o fato de uma companhia apresentar seus processos de trabalho ao público, convidando-o à participação, é algo que ainda pouco acontece”.

Sobre a importância do projeto, Marcos Mantoan, gerente do CCBB-SP, afirma que “desde 2002, com a criação do projeto Dramaturgias, o CCBB SP se debruça sobre a dramaturgia e sua relação com os criadores teatrais e o público em geral”. Para ele, “pensar o teatro hoje é também refletir sobre seu potencial de abordar as questões contemporâneas - e urgentes - da nossa sociedade”.

Para roteiro:
DRAMATURGIAS URGENTES no CCBB SP – 2º módulo
Exposição sobre o tema – com Delia Catullo Goldfarb, psicóloga e psicanalista
Dia 23 de agosto, às 19h30, grátis
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Inscrições do Concurso de peças
Entre 25 de agosto e 4 de setembro
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Workshop sobre Processos Criativos 
Cia Os Fofos Encenam, dirigida por Newton Moreno e Fernando Neves.
Dia 30 de agosto, às 19h30, grátis.
Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Leituras Dramáticas dos textos selecionados –
Cia Os Fofos Encenam
Direção de Newton Moreno e José Roberto Jardim (20/09)
Direção de Fernando Neves (27/09)
Dias 20 e 27 de setembro, às 19h30, grátis.
Teatro do CCBB. Entrada franca

Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652. www.bb.com.br/cultura

SAC 0800 729 0722 / Ouvidoria BB 0800 729 5678. Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088. Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos). Transporte gratuito até as proximidades do CCBB. Produção: Kavantan & Associados.
Assessoria de imprensa CCBB São Paulo:
Alexandre Yokoi
Tel: (11) 3491 4655

Nenhum comentário:

Postar um comentário