Translate

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ESPETÁCULO Luis Antonio – Gabriela e lançamento do LIVRO Luis Antonio – Gabriela


Cia Mungunzá de Teatro

apresenta

LUIS ANTONIO – GABRIELA


A partir do argumento de Nelson Baskerville
Intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin

Depois de participar da Mostra São Palco Portugal, Festival Internacional de Brasília, Festival de Curitiba, Tempo Festival Rio de Janeiro, Festival Recife do Teatro Nacional e Festival Palco Giratório Sesc Porto Alegre, o espetáculo que emociona público e críticos há mais de um ano volta ao cartaz pela 4ª vez em São Paulo,
em Temporada Popular

Reestreia dia 30 de agosto no Teatro João Caetano


O diretor Nelson Baskerville coloca em cena sua própria história, onde o irmão mais velho, homossexual, Luis Antonio, desafia as regras de uma família conservadora dos anos 1960 e parte para a Espanha sob o nome de Gabriela.

O documentário cênico Luis Antonio – Gabriela tem início no ano de 1953, com o nascimento de Luis Antonio, filho mais velho de cinco irmãos, que passou infância, adolescência e parte da juventude em Santos até ir embora para Espanha aos 30 anos.
O espetáculo foi construído a partir de documentos e dos depoimentos do ator e diretor Nelson Baskerville , de sua irmã Maria Cristina , de Doracy, sua madrasta e de Serginho, cabelereiro em Santos e amigo de Luis Antonio, e narra sua história até o ano de 2006, data de sua morte em Bilbao onde vivera até então como Gabriela.

“Em 2002, recebi uma ligação de minha segunda mãe, Doracy - segunda mãe porque minha primeira faleceu após o meu parto, fazendo meu pai, Paschoal, viúvo com 6 filhos, casar com a Dona Doracy, viúva com 3 filhos, quando eu tinha 2 anos – ela me ligou pra dizer que Luis Antonio havia morrido na Espanha. Luis Antonio, pra mim, era aquele irmão, 8 anos mais velho, que sempre mantive na sombra. Só alguns poucos amigos sabiam da sua existência, ele era aquele que, além de me seduzir, e abusar sexualmente, fazia com que muitos dedos da cidade de Santos fossem apontados pra nós, os “irmãos da bicha”, “a família do pederasta”  e outros nomes. Sou obrigado a confessar que a notícia da morte dele não me abalou nem um pouco. Eram quase 30 anos sem saber nada dele, sem saber se ele estava vivo ou morto, enfim, liguei pra minha irmã, Maria Cristina , advogada para passar a notícia pra frente e a preocupação imediata dela foi com os papéis, atestado de óbito, documentação para o espólio, etc. Mas não sabíamos nada do fato e nem ao menos o local exato de sua morte. Maria Cristina empreendeu então uma jornada fadada ao fracasso que era saber notícias do paradeiro dele. Depois de alguns meses, através da embaixada brasileira na Espanha ela o encontrou. Mas não exatamente da forma que esperava. Luis Antonio estava vivo, morava em Bilbao e a partir disso começamos a tentar formar e entender aquela lacuna de 30 anos que nos separavam dele. Minha irmã, numa aventura “almodovariana” foi encontrá-lo. Luis Antonio chamava-se agora Gabriela, tinha sido uma estrela das noites de Bilbao, era viciada em cocaína e AIDS era a menor das suas doenças. Através da Maria Cristina , passamos então a ter notícias dele até sua morte, agora verdadeira, em 2006.
As perguntas mais frequentes dos amigos ao saberem da história eram: mas vocês nunca mais se viram? Resposta: nunca. Por que não o trouxeram de volta ao Brasil quando o encontraram doente? Resposta: porque não. Você não foi nem ao enterro? Não. “Fiz esse espetáculo.”
Nelson Baskerville

LUIS ANTONIO – GABRIELA
Teatro João Caetano (400 lugares)
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino
Próximo à estação Santa Cruz do Metrô

Informações: 5573.3774
Vendas: www.ingressorapido.com.br – 4003.1212
Bilheteria: de terça a quinta das 14h às 19h30 e de sexta a domingo, a partir das 14h.
Não aceita cheque. Pagamento em dinheiro e cartão.

Quinta a Sábado às 21h | Domingo às 19h

Ingressos: R$ 20

Excepcionalmente dia 02 de setembro (domingo) não haverá apresentação

Duração: 88 minutos
Gênero: Documentário Cênico
Recomendação: 16 anos

Reestreia dia 30 de agosto.

Curta temporada: até 14 de outubro.

 FICHA TÉCNICA:

Luis Antonio - Gabriela
A partir do argumento de Nelson Baskerville
Intervenção dramatúrgica de Verônica Gentilin

ELENCO: Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto , Verônica Gentilin, Virginia Iglesias; Day Porto

DIREÇÃO: Nelson Baskerville
DIRETORA ASSISTENTE: Ondina Castilho
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Camila Murano
DIREÇÃO MUSICAL, COMPOSIÇÃO E ARRANJO: Gustavo Sarzi
PREPARADOR VOCAL: Renato Spinosa
TRILHA SONORA: Nelson Baskerville
PREPARAÇÃO DE ATORES: Ondina Castilho
ILUMINAÇÃO: Marcos Felipe e Nelson Baskerville
CENÁRIO: Marcos Felipe e Nelson Baskerville
FIGURINOS: Camila Murano
VISAGISMO: Rapha Henry - Makeup Artist
FOTOS: Bob Sousa
VÍDEOS: Patrícia Alegre
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Sandra Modesto e Marcos Felipe
PRODUÇÃO GERAL: Cia Mungunzá de Teatro


Lançamento do Livro Luis Antonio – Gabriela

Segunda-feira, dia 17 de setembro, na Livraria Cultura

18h - Apresentação do Espetáculo
20h – Coquetel e Autógrafos




Curiosidades sobre a montagem:
O ator e diretor Nelson Baskerville apenas dirige o espetáculo, porém é personagem “defendido” por Veronica Gentilin.
Os atores aprenderam a tocar instrumentos para a execução da trilha Sonora original composta por Gustavo Sarzi.
A luz, não convencional do espetáculo foi inteiramente construída pelos atores e diretor e é operada de dentro do palco.
Há uma cena onde Maria Cristina leva Luis Antonio ao Guggeinhein de Bilbao; para essa cena a cia. encomendou 22 telas do jovem artista plástico Thiago Hatthner

A Cia Mungunzá, sob a direção de Nelson Baskerville ganhou 36 prêmios em festivais pelo Brasil com o espetáculo “Por Que a Criança Cozinha na Polenta” (segue abaixo o currículo do grupo e os prêmios)
Luis Antonio Gabriela foi montado graças ao Proac LGBT.
A primeira temporada do espetáculo foi gratuita. A bilheteria arrecada nessa temporada será revertida à uma instituição LGBT.

HISTÓRICO DO GRUPO
Cia. Mungunzá de Teatro nasceu em São Paulo no ano de 2006 por meio da união de atores recém-formados, motivados a aprofundar as técnicas aprendidas na escola e assim, desenvolver um estudo detalhado do Teatro Épico de Brecht e de linguagens estabelecidas na contemporaneidade.
De acordo com o interesse da Cia. Mungunzá de Teatro, contatamos o diretor, ator e também professor Nelson Baskerville , que desenvolveu seu estudo numa pesquisa aprofundada do teatro pós-dramático. No seu currículo constam espetáculos de sucesso como “17x Nelson” e “Camino Real”, ambos da Cia. Antikatartika de Teatro.
Apresentando o texto “Por que a criança cozinha na polenta” ao diretor, iniciamos o processo de ensaio e de pesquisa para a montagem de um espetáculo teatral que atendesse a necessidade artística proposta pela direção e pela Cia.
O espetáculo realizou cinco temporadas em São Paulo entre 2008 e 2010. Participou de diversos festivais pelo Brasil, acumulando 36 prêmios em diversas categorias.
Em Janeiro de 2010 a Cia. começou a realizar o processo de estudo cênico para o segundo trabalho, “Luis Antonio – Gabriela”, com estréia prevista para o início de 2011.

HISTÓRICO DO ESPETÁCULO “POR QUE A CRIANÇA COZINHA NA POLENTA”
“A IMAGINAÇÃO É AUTOBIOGRÁFICA.” Aglaja Veteranyi
Fevereiro / Março de 2008 – Trabalhos de mesa em cima da peça “Por que a criança cozinha na polenta” coordenado pelo diretor Nelson Baskerville. Palestras sobre “psicologia infantil” e “Stalinismo no Leste-Europeu”
Abril / Maio / Junho / Julho / Agosto de 2008 – Montagem cênica do espetáculo “Por que a criança cozinha na polenta” coordenado pelo diretor Nelson Baskerville , Ondina Castilho (diretora assistente), Ricardo Monteiro (diretor musical) e Flávia Lorenzi (preparadora corporal).
Setembro de 2008 – Estreia / Temporada no Instituto Cultural Capobianco.
Novembro e Dezembro de 2008 – Temporada no Instituto Cultural Capobianco.
Fevereiro / Março de 2009 – Temporada no Teatro Artur Azevedo (contemplada pelo edital de 2008 dos Teatros Distritais).
Abril / Maio de 2009 – Temporada no Teatro Coletivo (Antigo Teatro Fábrica São Paulo).
Junho de 2009 – Contemplado pelo edital “Proac Circulação” com  apresentações em Pindamonhangaba, São Sebastião, Salto, Botucatu, Jaú e Jundiaí.
Setembro de 2009 – Participou: 51° FESTA (Festival Santista de Teatro); 24° FESTIVALE (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba); FESTEC (Festival de Teatro de Catanduva); FETACAM (Festival de Teatro de Campo Mourão) – Prêmios: melhor espetáculo, atriz, ator, cenário, sonoplastia, iluminação, diretor, texto adaptado / Indicado: atriz e ator coadjuvante.
Outubro de 2009 – Participou: 2° Mostra de Teatro de Jundiaí – Prêmios: atriz, ator coadjuvante, texto e prêmio especial do júri pelo conjunto de atores / Indicado: melhor espetáculo, atriz coadjuvante, diretor, figurino e maquiagem; XXXIII FESTE (Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba) – Prêmios: melhor espetáculo, atriz e direção / Indicado: pesquisa, atriz coadjuvante, sonoplastia e cenário; 4° Tablado Mogi de Teatro – Prêmio: melhor espetáculo.
Novembro de 2009 – Participou do 37° FENATA (Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa) – Prêmios – melhor espetáculo, direção, direção musical, atriz, ator coadjuvante, figurino / Indicado: ator, cenografia, atriz coadjuvante, iluminação.
Janeiro de 2010 – Participou como grupo convidado do V Festival de Teatro Kiau em Cena (Araçuaí – MG) Abril / Maio de 2010 – Realizou temporada no Teatro dos Parlapatões em São Paulo.
Maio de 2010 – Participou como grupo convidado da Mostra de Teatro de Ourinhos.
Agosto de 2010 – Participou: FENTEPP (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente); 12° Festival de Teatro de Americana – Prêmios: melhor espetáculo, direção, texto adaptado, atriz, trilha sonora e figurino.
Novembro de 2010 – Participou como grupo convidado do 5° FENTEPIRA (Festival de Teatro de Piracicaba) – Prêmios: melhor espetáculo, direção, texto adaptado, atriz, preparação corporal e trilha sonora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário