Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ministério da Cultura e CCBB apresentam DRAMATURGIAS URGENTES


CCBB lança concurso de textos curtos para dramaturgos.
Inscrições abrem na sexta, 22
Você que é dramaturgo, fique ligado no concursode textos rápidos do Centro Cultural Banco do Brasil!

Para concorrer, os interessados podem enviar seus textos sobre o tema proposto para o site do projeto (que entrou no ar no dia 11 de junho)entre 22 de junho e dia 2 de julho. Os 30 primeiros enviados receberão pareceres técnicos, depois de análise, dos dramaturgos Noemi MarinhoLeonardo Cortez e Alessandro Toller, ficando em seguida disponíveis no site. O tema do primeiro módulo do concurso é A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes. Abrindo o projeto, a palestra sobre o assunto será dada pelo sociólogo Renato Ortiz dia 21 de junho, às 19h30, no CCBBO grupo de teatro convidado para as leituras dramáticas e para o W orkshop sobre Processo Criativo com a plateia será a Companhia de Elevador Panorâmico, dirigida por Marcelo Lazzaratto – dia 28 de junho, às 19h30, entrada franca. Os demais pareceristas, diretores e atores serão selecionados ao longo do desenvolvimento do projeto.


Projeto dinâmico lança desafio de textos teatrais curtos , com
curadoria de Marici Salomão

O concurso - que acontece de junho a março de 2013 - prevê o envio de textos de 20 minutos (de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço). Aberto ao público em geral e gratuito, o Dramaturgias Urgentes envolve encontros com especialistas nos temas propostos, com criadores teatrais e leituras dramáticas.

Para o primeiro módulo, os interessados devem enviar textos sobre A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes, entre 22 de junho e 2 de julho. Participam os dramaturgos Noemi MarinhoLeonardo Cortez eAlessandro TollerO grupo de teatro convidado para as leituras dramáticas e o encontro sobre processos de trabalho com a platéia é a Companhia de Elevador Panorâmico, dirigida por Marcelo LazzarattoMais informações nowww.dramaturgiasurgentes.com.br



Como instituição cultural, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil segue com a proposta de trabalhar com fomento da dramaturgia e formação de público para teatro, explorando sua potencialidade para debater temas contemporâneos. Nesta linha, investe em novo projeto, DRAMATURGIAS URGENTES, que teve sua semente plantada durante dez anos em atividade semelhante. Com curadoria da dramaturga e jornalista Marici Salomão e a característica de ser dinâmico, o projeto acontece de Junho de 2012 a Março de 2013, é aberto ao público em geral, tem âmbito nacional e é gratuito. O site do projeto é www.dramaturgiasurgentes.com.br

O tema do primeiro módulo é A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes. Abrindo o projeto, a exposição sobre o assunto será dada por Renato Ortiz dia 21 de junho, às 19h30, no CCBB. Para concorrer, os interessados podem enviar seus textos sobre o tema proposto para o site do projeto (que entra no ar no dia 11 de junho) entre 22 de junhodia 2 de julho. Os 30 primeiros enviados receberão pareceres técnicos, depois de análise, dos dramaturgos Noemi MarinhoLeonardo Cortez e Alessandro Toller, ficando em seguida disponíveis no site.

O grupo de teatro convidado para as leituras dramáticas e para o Workshop sobre Processo Criativo com a plateia será a Companhia de Elevador Panorâmico, dirigida por Marcelo Lazzaratto – dia 28 de junho, às 19h30, entrada franca. Os demais pareceristas, diretores e atores serão selecionados ao longo do desenvolvimento do projeto.

DRAMATURGIAS URGENTES propõe um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro, incluindo umConcurso de Dramaturgia, com foco em assuntos atuais do País. O projeto envolve atividades como Encontros com Pensadores e criadores teatrais sobre os temas propostos, além de oito Leituras Dramáticas dos textos selecionados em cada etapa do Concurso. Ao longo do projeto, 130 textos receberão os pareceres técnicos, auxiliando a formação profissional dos participantes.

Aberto às pessoas em geral, o projeto terá 4 módulos ou 4 temas e prevê o envio de textos curtos (são de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço), resultando em um tempo de 20 minutos de leitura. Cada módulo contemplará 4 encontros - um com um especialista, outro com um diretor de teatro e mais dois para a realização de leituras de 3 textos dramáticos cada. Todas as atividades acontecem no CCBB de São Paulo.

Em cada módulo, cada um dos pareceristas lerá 10 textos e juntos os três vão selecionar os 6 melhores, de acordo com os critérios do regulamento. Ao longo do projeto, 130 textos analisados receberão os pareceres técnicos.

Entre os objetivos do Dramaturgias Urgentes está estimular a escrita de peças de teatro de autores brasileiros voltadas à realidade nacional. Refletir sobre os problemas e as questões urgentes da sociedade brasileira e do mundo atual por meio da arte; aliar cultura e educação, ao propor a produção de pareceres técnicos sobre os textos criados para os autores brasileiros, que pouco têm acesso ao estudo da dramaturgia (e isso feito por dramaturgos renomados) também está entre as propostas.

Também estão entre os objetivos: d ivulgar a dramaturgia brasileira de autores jovens e veteranos; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros, tão caros hoje ao teatro brasileiro, pela inventividade e sofisticação de técnicas.

Classificação indicativa: A participação no concurso é para maiores de 18 anos. A participação dos encontros com especialistas é livre. A participação dos encontros com atores é livre. As leituras dramáticas: a definir. Todas as atividades serão gratuitas.

Para Marici Salomão, Dramaturgias Urgentes “é um projeto de fôlego, composto por um concurso nacional temático de textos dramatúrgicos, encontros de especialistas e companhias de teatro com o público, e por leituras dramáticas públicas das peças selecionadas por uma comissão de dramaturgos, que emitirão pareceres aos textos inscritos”.

De acordo com a curadora, “é uma novidade, para um concurso de dramaturgia, oferecer ao autor brasileiro, de qualquer região do país, um parecer técnico sobre o que escreveu. É um grande diferencial. Aliás, este projeto tem alguns diferenciais: o fato de uma companhia apresentar seus processos de trabalho ao público, convidando-o à participação, é algo que ainda pouco acontece. Também na ponta final do projeto 2012, há o empenho desta equipe de trabalho de querer ver montado o melhor texto do ano de 2012. Enfim, é um projeto que pretende não só estimular a criação de novas peças – a partir de uma reflexão temática sobre assuntos que pautam o nosso dia a dia -, como provocar formas potentes de interação entre artistas de teatro e espectadores”. 

Marici Salomão, responsável pela curadoria e coordenação artística, explica “que a curadoria  define a linha de pensamento do projeto, detalha conceitos, desdobra ideias e pensa nos melhores nomes para compor as atividades. A coordenação artística auxilia a produção na execução das várias etapas de organização dessas atividades todas”.

Sobre a importância do projeto, Marcos Mantoan, gerente do CCBB-SP,  afirma que “desde 2002, com a criação do projeto Dramaturgias, o CCBB SP se debruça sobre a dramaturgia e sua relação com os criadores teatrais e o público em geral”. Para ele, “pensar o teatro hoje é também refletir sobre seu potencial de abordar as questões contemporâneas - e urgentes - da nossa sociedade. Um programa regular e anual potencializa as reflexões ao se tornar um processo, onde dialogam os artistas, os pensadores e público. A possibilidade de interação, seja no concurso de textos curtos, nos encontros ou nas leituras, pode transformar as partes envolvidas e materializar ao público o fazer teatral como um processo em construção, cheio de conflitos, angústias e esperanças”.

A respeito do conceito do concurso - baseado em temas palpitantes, textos curtos que traduzam a velocidade do mundo moderno e rapidez no envio -, a velocidade muitas vezes se confunde com superficialidade. Será que necessariamente? O que está por trás de tanta informação? O CCBB acredita que a reflexão é o meio mais eficaz de se relacionar com a contemporaneidade. O programa pretende utilizar a velocidade de nosso tempo, assim como nossas urgências cotidianas, em prol da interatividade, da sensibilidade e do debate. E tudo convergindo para a formação de novas plateias para o teatro.

1º Módulo – A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes
a. Lança-se o tema e realiza-se a 1a. palestra dia 21 de junho, às 19h30, com Renato Ortiz.
b. encontro com atores e diretores com Cia Elevador de Teatro Panorâmico , com direção de Marcelo La z zaratto – 28 de junho, às 19h30.
c. leitura de 3 textos – * 19/7
d. leitura de 3 textos – * 26/7

*nas duas últimas quintas-feiras de julho

2º Módulo – a ser definido
a. Lança-se o tema e realiza-se a 2a. palestra com especialista da área - dia 23 de agosto
b. encontro com atores e diretores – dia 30/8
c. leitura de 3 textos – 20/9
d. leitura de 3 textos – 27/0

 3º Módulo – a ser definido
a. Lança-se o tema e realiza-se a 3a. palestra com especialista da área - dia 18 de outubro
b. encontro com atores e diretores – 25/10
c. leitura de 3 textos – 22/11
d. leitura de 3 textos – 29/11


4º Módulo – a ser definido
1. Lança-se o tema e realiza-se a 4a. palestra com especialista da área - dia 17 de janeiro de 2013
b. encontro com atores e diretores – 31 de janeiro de 2013
c. leitura de 3 textos – 21/2/13
d. leitura de 3 textos – 28/2/2013

MARÇO de 2013 – Divulgação dos vencedores


Para roteiro:
DRAMATURGIAS URGENTES no CCBB SP – 1º módulo

Exposição sobre o tema com Renato Ortiz –
Dia 21 de junho, quinta-feira, às 19h30. Grátis.

Workshop sobre Processo Criativo 
Companhia de Elevador Panorâmico dirigida por Marcelo Lazaratto –
Dia 28 de junho, às 19h30. Grátis.

Leituras Dramáticas dos textos selecionados –
Companhia de Elevador Panorâmico dirigida por Marcelo Lazaratto –
Dias 19 e 27 de julho, às 19h30. Grátis.

Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652. www.bb.com.br/cultura

SAC 0800 729 0722 / Ouvidoria BB 0800 729 5678. Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088. Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos). Transporte gratuito até as proximidades do CCBB. Produção: Kavantan & Associados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário