Translate

sexta-feira, 22 de junho de 2012

DUO GRAFFITI APRESENTA-SE EM CONCERTO NO SESI AVENIDA PAULISTA


Formado pela flautista Cássia Carrascoza e pelo percussionista Ricardo BolognaDuo Graffiti apresenta-se uma vez mais na cidade mostrando sua música original, que rompe as fronteiras entre o popular e o erudito. O concerto acontece no teatro do SESI Avenida Paulistano domingo 24 de Junho, ao meio-dia. A entrada é franca.
Foto: Heloísa Bortz
Duo Graffiti tem Ricardo Bologna na marimba e Cássia Carrascoza na flauta
Os músicos Cássia Carrascoza e Ricardo Bologna criaram em 2010 o Duo Graffiti. Desde então, dedicam-se a mostrar em gravações e apresentações um lindo repertório para uma formação instrumental rara: flauta transversal e marimba.
        Músicos de intensa atividade, ambos são donos de reconhecidas carreiras artísticas. Cássia Carrascoza é primeira flauta da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. O percussionista Ricardo Bologna é timpanista solista da OSESP-Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, professor da Universidade de São Paulo e diretor artístico do grupo Percorso Ensemble.

Prazer em tocar − O Duo Graffiti nasceu a partir do desejo da flautista Cássia Carrascoza de realizar um trabalho melódico mais acessível ao grande público. E Cássia veio a encontrar em Ricardo Bologna, amigo de longos anos, o parceiro certo. Músico de técnica excepcional,Bologna tem grande prazer em tocar a marimba, instrumento mágico que faz as vezes de instrumento harmônico, ritmico e melódico.
        Em "Fronteiras", seu único disco, lançado em 2010, o Duo Graffiti colocou foco nas músicas brasileira e argentina. Com músicas dos brasileiros Cyro Pereira, Waldir Azevedo, Edmundo Villani-Côrtes e Mané Silveira e do argentino Astor Piazzolla, Cássia Ricardo revelaram afinidades e dissonâncias desse repertório, em um trabalho no qual melodia, harmonia e ritmo se encontram de forma minimalista.
        Na apresentação que fazem em São Paulo, no SESI Avenida PaulistaCássia Carrascoza eRicardo Bologna passam ainda pelo universo musical Brasil-Argentina. Mas abrem também espaço para compositores japoneses (Toru Takemitsu e 
Keiko Abe) e para um jovem compositor brasileiro contemporâneo (Alexandre Lunsqui).
        Todas as peças do programa são executadas pela dupla sempre com elevado requinte técnico, grande força interpretativa e − para alegria e deleite da plateia − evidente prazer em tocar.

Cássia Carrascoza
 − Nasceu em São Paulo, em 1968. Flautista, graduou-se na ECA-USP, onde também concluiu o mestrado em musicologia. Em 1993, com bolsa da Fundação Vitae, estudou com István Matuz na Academia Liszt Ferenc de Budapeste. Em 1997, mudou-se para Amsterdã, onde estudou no Sweellinck Conservatorium. Começou em 2012 o curso de Doutorado em musicologia na ECA-USP. Dos prêmios que recebeu, destaca-se o de Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório, o IX Prêmio Eldorado de Música e o prêmio APCA, com a Camerata Aberta, na categoria Música Contemporânea. Integrante da Camerata Aberta e do Percorso Ensemble, é, desde 1990, primeira flauta da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e, desde 2000, primeira flauta da Orquestra Jazz Sinfônica. É professora na EMESP-Escola de Música do Estado de São Paulo.


Ricardo Bologna
 −
Nasceu em São Paulo, em 1970. É percussionista da OSESP, diretor artístico do Percorso Ensemble e professor da USP. Graduou-se em música pela UNESP. Em 1995, ganhou o I Prêmio de Virtuosidade do Conservatório de Música de Genebra. Em 1997, especializou-se em marimba no  Conservatório de Rotterdam. Fundou, com Eduardo Leandro, o DuoContexto, que obteve o 2º lugar no VI Prêmio Eldorado de Música. Depois de uma residência no Centro Internacional de Percussão, em Genebra, o duo recebeu o 1º Prêmio no Internationaler Musikwettebewerb für die Kultur, em Düsseldorf.    

S E R V I Ç ODUO GRAFFITI
Cássia Carrascoza, flauta & Ricardo Bologna, marimba
Domingo, 24 de Junho, 12 horas

P R O G R A M A
  • Toru Takemitsu (1930-1996) - Toward the Sea, para flauta alto e marimba
The Night - Moby Dick - Cape Cod
  • Alexandre Lunsqui (1969- ) - Topografia I, para flauta baixo
  • Keiko Abe (1937- ) - Wind Sketch
  • Astor Piazzolla (1921-1992) - História do Tango
Bordel 1900 - Café 1930 - Nightclub 1960 - Concert d'Aujourd'hui
  • Mané Silveira (1957- ) - A Dança do Arminho

SESI Avenida Paulista 
(456 lugares)
Av. Paulista 1313, tel. 3146-7406
Ingressos: ENTRADA FRANCA

Duração: ~ 60 minutos

Indicação etária: recomendado para todas as idades

Nenhum comentário:

Postar um comentário